Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma string está toda em letras minúsculas usando a função islower() da classe string do PythonQuantidade de visualizações: 8233 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos verificar se uma palavra, frase ou texto contém apenas letras minúsculas. Para isso pode usar a função islower() da classe string do Python. Esta função True se a string contiver apenas letras minúsculas e False em caso contrário. Note que, mesmo que a string contenha números ela ainda pode estar em letras minúsculas. Veja o código completo: # função principal do programa def main(): frase = "ainda gosto do python_2.6" if frase.islower(): print("A string está em letras minúsculas") else: print("A string não está em letras minúsculas") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A string está em letras minúsculas |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é par ou ímpar em C#Quantidade de visualizações: 3094 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em C# usando-se o operador de módulo %, que retorna o resto de uma divisão entre números inteiros. Veja:static void Main(string[] args){ Console.Write("Informe um valor inteiro: "); int num = int.Parse(Console.ReadLine()); if(num % 2 == 0){ Console.WriteLine("Você informou um numero par"); } else{ Console.WriteLine("Você informou um numero impar"); } Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Ao executar este programa C# nós teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 8 Você informou um numero par |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como obter a quantidade de linhas em um controle TDBGrid do Delphi (duas formas)Quantidade de visualizações: 10625 vezes |
A quantidade de linhas em um controle TDBGrid pode ser obtida de duas formas diferentes. A primeira consiste em fazer uma conversão de TDBGrid para TStringGrid e usar a propriedade RowCount. Veja:procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var quantLinhas: Integer; begin // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid quantLinhas := TStringGrid(DBGrid1).RowCount; // vamos mostrar o resultado ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.'); end; Ao executar este código você verá um mensagem parecida com: "O DBGrid possui 5 linhas." Note que a propriedade RowCount inclui a linha reservada aos títulos das colunas do DBGrid, ou seja, uma linha a mais que a quantidade de registros no controle. A segunda forma de se obter a quantidade de linhas no DBGrid consiste em obter a quantidade de registros no TDataSet no qual o DBGrid está conectado por meio de sua propriedade DataSource. Veja como isso pode ser feito: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var quantLinhas: Integer; begin // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid quantLinhas := DBGrid1.DataSource.DataSet.RecordCount; // vamos mostrar o resultado ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.'); end; Veja que aqui nós usamos a propriedade RecordCount para obter a quantidade de registros no DataSet. Note que agora a contagem de linhas não inclui a linha reservada para os títulos das colunas. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao primeiro elemento de um vector C++ usando a função front()Quantidade de visualizações: 6685 vezes |
O primeiro elemento em um contêiner STL vector do C++ pode ser acessado por meio da função front(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference front(); const_reference front() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do primeiro elemento do vector // Note que front() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.front(); cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do primeiro elemento valores.front() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Primeiro elemento: " << valores.front() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós usamos: int valor = valores.front(); int& valor = valores.front(); valor = 102; Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do primeiro elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.front(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 54. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.front() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; const int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.front() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 12601 vezes |
O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.awt.GridBagLayout Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable. A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas. O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção): import javax.swing.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // adiciona componentes à janela add(new JButton("Botão 1")); add(new JButton("Botão 2")); add(new JButton("Botão 3")); add(new JButton("Botão 4")); setSize(350, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como exibir apenas dois dígitos após o ponto decimal em JavaScript usando a função toFixed() do objeto NumberQuantidade de visualizações: 12718 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função toFixed() do objeto Number da linguagem JavaScript para convertermos um valor de ponto flutuante em uma string (em texto). Durante a conversão nós vamos especificar que queremos apenas dois dígitos depois do ponto decimal. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter o valor de // PI 3.141592653589793 var valor = Math.PI; document.write("PI: " + valor); // agora vamos converter o valor de PI para // string e arredondar para o número de // decimais desejados var res = valor.toFixed(2); document.write("<br>Resultado: " + res); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: PI: 3.141592653589793 Resultado: 3.14 |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como comparar strings em Java usando os métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe StringQuantidade de visualizações: 8922 vezes |
Em algumas situações precisamos efetuar comparação léxica de strings, ou seja, verificar se uma palavra ou frase é "igual, ""maior" ou "menor" que outra. Isso pode ser feito por meio do uso dos métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe String (definidos originalmente na interface Comparable<String>). Veja a assinatura do método compareTo(): public int compareTo(String anotherString) O retorno do método é 0 se a duas strings são iguais. O retorno será menor que 0 se a string na qual o método está sendo chamado for menor que a string passada como argumento. O retorno será maior que 0 se a string na qual o método está sendo chamado for maior que a string passada como argumento. Veja um exemplo de comparação léxica de duas strings: public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos declarar duas strings String nome1 = "Márcio"; String nome2 = "Márcia"; // vamos comparar as duas strings lexicamente if(nome1.compareTo(nome2) == 0){ System.out.println("As strings são iguais"); } else if(nome1.compareTo(nome2) > 0){ System.out.println("A primeira string é maior que a segunda"); } else{ System.out.println("A primeira string é menor que a segunda"); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A primeira string é maior que a segunda A funcionalidade fornecida pelo método compareToIgnoreCase() é semelhante à aquela do método compareTo(). A diferenção é que, quando usamos compareToIgnoreCase(), o método não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. A comparação efetuada pelos métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() é baseada no valor Unicode de cada caractere na string. A sequencia de caracteres representada pelo objeto String é comparada lexicamente com a sequencia de caracteres representada pela string fornecida como argumento. |
Laravel ::: Artigos e Tutorias ::: CRUD - CREATE, READ, UPDATE, DELETE |
Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 1Quantidade de visualizações: 7104 vezes |
Uma das maiores dificuldades de quem está aprendendo a desenvolver aplicações em Laravel é encontrar livros e tutoriais realmente direcionados para os iniciantes. A documentação do framework Laravel é muito consistente e apurada, mas não nos oferece um caminho progressivo para desenvolver do zero uma aplicação que vai de encontro ao anseio daqueles que querem desenvolver códigos Laravel com conexão à banco de dados, principalmente com o MySQL (ou MariaDB). Nesta série de tutoriais eu mostrarei como criar um CRUD completo em Laravel e MySQL, usando o XAMPP (PHP, MySQL e Apache Web Server). CRUD é uma abreviação para CREATE, READ, UPDADE e DELETE, ou seja, as quatro operações que comumente usamos em cadastros de clientes, produtos, etc. Então, sem mais atrasos, vamos colocar a mão na massa. Comece verificando se você já tem o Laravel instalado. Caso não tenha, aqui mesmo no site você encontrará instruções para fazer a instalação. Certifique-se também de que o seu XAMPP esteja instalado e funcionando corretamente. Criando a aplicação Laravel Para começar, vamos criar a aplicação. Daremos a ela o nome de biblioteca e faremos o cadastro de alguns livros. Abra uma janela de prompt e dispare os comandos abaixo: C:\Users\Osmar>cd C:\xampp\htdocs C:\xampp\htdocs>composer create-project --prefer-dist laravel/laravel biblioteca Aguarde um pouco até que a aplicação seja criada e as dependências sejam instaladas. Vá pegar um cafezinho e, quando voltar, verifique se tudo correu bem e vamos progredir. Hora de criar a base de dados no MySQL Depois de criada a aplicação Laravel, vamos até o banco MySQL criar a nossa base de dados. Daremos a ela o nome de biblioteca. Você pode criar a base de dados usando o phpMyAdmin, a linha de comando ou sua ferramenta GUI favorita. O passo seguinte é configurar os parâmetros de conexão essa base de dados. Para isso, abra o arquivo .env na raiz do projeto e localize as linhas abaixo (caso não saiba como abrir o arquivo .env, use a opção File -> Open File do Visual Code da Microsoft): DB_CONNECTION=mysql DB_HOST=127.0.0.1 DB_PORT=3306 DB_DATABASE=laravel DB_USERNAME=root DB_PASSWORD= Encontrou as linhas mencionadas? Agora altere-as para as definições abaixo: DB_CONNECTION=mysql DB_HOST=localhost DB_PORT=3306 DB_DATABASE=biblioteca DB_USERNAME=root DB_PASSWORD=osmar1234 É claro que os parâmetros de conexão Laravel + MySQL podem variar do meu exemplo para o seu. Vamos criar a migração (migration) - Mais café, por favor Com a base de dados MySQL já criada, vamos criar agora uma tabela chamada livros. Em uma janela de terminal, dispare os comandos abaixo: C:\xampp\htdocs>cd C:\xampp\htdocs\biblioteca C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan make:migration criar_tabela_livros --create=livros Created Migration: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros Se tudo correu bem, abra o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\database\migrations e verá um arquivo chamado 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros.php. Abra-o e teremos o seguinte conteúdo: <?php use Illuminate\Database\Migrations\Migration; use Illuminate\Database\Schema\Blueprint; use Illuminate\Support\Facades\Schema; class CriarTabelaLivros extends Migration { /** * Run the migrations. * * @return void */ public function up() { Schema::create('livros', function (Blueprint $table) { $table->id(); $table->timestamps(); }); } /** * Reverse the migrations. * * @return void */ public function down() { Schema::dropIfExists('livros'); } } ?> Note que temos uma classe chamada CriarTabelaLivros que extende Migration e, dentro dessa classe, foram criados dois métodos: up(), que permite criar a tabela livros e down(), que permite excluí-la. Vamos alterar o método up() para a seguinte versão: public function up() { Schema::create('livros', function (Blueprint $table) { $table->increments('id'); $table->string('titulo'); $table->string('autor'); $table->integer('paginas'); $table->timestamps(); }); } Veja que nossa tabela livros será composta de quatro campos: id (chave primária auto-incremento), titulo (varchar), autor (varchar) e paginas (int). O Laravel incluirá dois outros campos: created_at e updated_at para podemos registrar data e hora da criação e alteração dos registros individuais. Vamos fazer a migração agora? Agora que já temos a base de dados MySQL criada, configuramos os parâmetros de conexão no arquivo .env e criamos o arquivo de migração, o passo seguinte é rodar a migração. Para isso abra uma janela de terminal e digite o comando a seguir: C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan migrate Migrating: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros Migrated: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros (63.66ms) Se olharmos na base de dados agora, veremos que a tabela livros foi devidamente criada. Confira os campos atentamente e faça as alterações que julgar necessárias. Na parte 2 deste tutorial de CRUD usando Laravel + MySQL, veremos como criar a rota de direcionamento das ações CRUD, o controlador (controller), o model (model) e as views (visões). Até lá e bons estudos. Leia a parte 2 aqui: Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 2 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Java para iniciantes - Como substituir caracteres em uma string usando o método replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 286 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos substituir caracteres, ou seja, letras, números e símbolos em palavras, frases ou textos. Para isso nós podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java. Veja como isso pode ser feito no código completo a seguir: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é bom"; System.out.println("Original: " + frase); // substitui todas as ocorrências de "a" por "e" String frase2 = frase.replace('a', 'e'); System.out.println("Com substituições: " + frase2); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Programar em Java é bom Com substituições: Progremer em Jeve é bom |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangenteQuantidade de visualizações: 527 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado. Sua saída deve ser parecida com: O número gerado foi: 26 O seno do número gerado é: 0.7625584504796028 O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404 A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797 O número gerado foi: 40 O seno do número gerado é: 0.7451131604793488 O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619 A tangente do número gerado é: -1.117214930923896 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Random; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_rand; double seno, cosseno, tangente; // vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40 Random rand = new Random(); numero_rand = rand.nextInt(21) + 20; System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand); // vamos gerar o seno do número sorteado seno = Math.sin(numero_rand); System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno); // vamos gerar o cosseno do número sorteado cosseno = Math.cos(numero_rand); System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno); // agora a tangente do número sorteado tangente = Math.tan(numero_rand); System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente); } } |
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