GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU OctaveQuantidade de visualizações: 5346 vezes |
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A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que: \[\sqrt{9} = 3\] então, pela potenciação: \[3^2 = 9\] Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave. Se você ainda não o fez, abra o GNU Octave e digite a seguinte expressão na janela de comandos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- >> raiz = sqrt(9) [ENTER] raiz = 3 >> Agora veja como podemos usar a função sqrt() em um script do GNU Octave: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
valor = input("Informe o valor desejado: ");
raiz = sqrt(valor);
fprintf("A raiz quadrada do valor informado é %d\n",
raiz);
Uma saída deste código poderia ser: Informe o valor desejado: 25 A raiz quadrada do valor informado é 5 >> É importante ter em mente que a função sqrt() do GNU Octave retorna um erro caso o valor do radicando for negativo. Veja: Informe o valor desejado: -5 A raiz quadrada do valor informado é error: octave_base_value::int64_scalar_value (): wrong type argument 'complex scalar' >> |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a quantidade de dias decorridos em C# usando um objeto TimeSpanQuantidade de visualizações: 8737 vezes |
Em algumas ocasiões precisamos saber a quantidade de dias decorridos deste uma determinada data usando a linguagem C#. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Veja que usamos o construtor da estrutura DateTime para construir a data no passado e então a subtraímos da data atual. Em seguida obtemos a quantidade de dias do TimeSpan resultante:----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
using System;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
// vamos obter a quantidade de dias decorridos entre
// 10/06/2009 e a data atual
DateTime data_anterior = new DateTime(2009, 6, 10); // 10/06/2009
DateTime hoje = DateTime.Now;
// obtém a quantidade de dias decorridos
TimeSpan dif = hoje.Subtract(data_anterior);
int decorridos = dif.Days;
// exibe o resultado
System.Console.WriteLine("Dias decorridos desde 10/06/2009: " +
decorridos);
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Dias decorridos desde 10/06/2009: 4662 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas) |
Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 9485 vezes |
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Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante. Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo. Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash. Veja como criamos um hash usando notação literal: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# cria um hash de estados e capitais
capitais = {'Goiás' => 'Goiânia', 'Mato Grosso' => 'Cuiabá',
'Paraná' => 'Curitiba'}
# exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso
puts capitais['Mato Grosso']
Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um hash de estados e capitais capitais = Hash.new capitais['Goiás'] = 'Goiânia' capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá' capitais['Paraná'] = 'Curitiba' # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6734 vezes |
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A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){
try{
// vamos carregar o bitmap a partir de um diretório
Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true);
// vamos exibir a imagem no PictureBox
pictureBox1.Image = imagem;
}
catch(ArgumentException ae){
MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " +
ae.Message.ToString());
}
}
Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){
try{
// vamos carregar o bitmap a partir de um diretório
Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true);
// vamos exibir a imagem no PictureBox
pictureBox1.Image = imagem;
// vamos exibir a largura e altura da imagem
MessageBox.Show("A imagem carregada possui a largura de " + imagem.Width +
" pixels e altura de " + imagem.Height + " pixels.");
}
catch(ArgumentException ae){
MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " +
ae.Message.ToString());
}
}
Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. |
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