PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
PHP para iniciantes - Quais as diferenças entre include e require do PHP?Quantidade de visualizações: 14068 vezes |
A principal diferença entre as diretivas require() e include() do PHP é que, se usarmos require() para incluir um arquivo que não pode ser incluído (talvez o arquivo não exista), um erro fatal será gerado e a execução de código na página será imediatamente suspenso. Um exemplo de tal mensagem de erro é:Warning: require(inexistente.php) [function.require]: failed to open stream: No such file or directory in /public_html/testes.php on line 3 Fatal error: require() [function.require]: Failed opening required 'inexistente.php' (include_path='.:/usr/share/pear') in /public_html/testes.php on line 3 Veja que geralmente recebemos um Warning e depois um Fatal error. Experimente criar o arquivo "inexistente.php" e as mensagens de advertência e erro desaparecerão. Se usarmos include() e o arquivo de inclusão não puder ser localizado, teremos uma advertência mas a execução do código na página não será interrompida: Warning: include(inexistente.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /public_html/testes.php on line 3 Warning: include() [function.include]: Failed opening 'inexistente.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /public_html/testes.php on line 3 O uso de require() ou include() vai depender da situação: require() é melhor empregado para carregar arquivos que são essenciais para o restante da página, por exemplo, se você tiver um site usando banco de dados, então usar require() para incluir o arquivo contendo o login e senha do banco de dados é muito melhor que usar include(). Se usarmos include() nesta situação, poderemos terminar gerando mais erros e advertências que o pretendido. include() deve ser usado quando o arquivo a ser incluído não é essencial para o correto funcionamento da página. Um exemplo disso é quando incluímos um arquivo de topo ou rodapé de páginas. |
VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlgQuantidade de visualizações: 2076 vezes |
|
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:
Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg"
Var
// variáveis usadas na resolução do problema
// os coeficientes
a, b, c: real
// as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real
Inicio
// vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
escreva("Valor do coeficiente a: ")
leia(a)
escreva("Valor do coeficiente b: ")
leia(b)
escreva("Valor do coeficiente c: ")
leia(c)
// vamos calcular o discriminante
discriminante <- (b * b) - (4 * a * c)
// a equação possui duas soluções reais?
se discriminante > 0 então
raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a)
raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a)
escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
senão
// a equação possui uma única solução real?
se discriminante = 0 então
raiz1 <- -b / (2 * a)
raiz2 <- -b / (2 * a)
escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
// a equação não possui solução real?
senão
raiz1 <- -b / (2 * a)
raiz2 <- -b / (2 * a)
imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a)
escreva("Existem duas raízes complexas: ")
escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria)
fimse
fimse
Fimalgoritmo
Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como aplicar cores alternadas às colunas de um TDBGrid do Delphi (efeito zebrinha)Quantidade de visualizações: 9847 vezes |
|
Em algumas situações gostaríamos de aplicar o efeito zebrinha, ou seja, aplicar cores alternadas às colunas de um controle TDBGrid. Esta técnica é muito útil quando temos grids com várias colunas e queremos facilitar a visualização dos dados por parte dos usuários. A forma mais comum de se aplicar cores alternadas às colunas do DBGrid é por meio do evento OnDrawColumnCell. Veja o trecho de código abaixo:
procedure TForm3.DBGrid1DrawColumnCell(Sender: TObject; const Rect: TRect;
DataCol: Integer; Column: TColumn; State: TGridDrawState);
var
grid: TDBGrid;
begin
// obtém um referência ao DBGrid
grid := sender as TDBGrid;
// o número da coluna é par?
if Odd(DataCol) then
grid.Canvas.Brush.Color := clWhite
else
grid.Canvas.Brush.Color := clYellow;
// vamos terminar de colorir a célula
grid.DefaultDrawColumnCell(Rect, DataCol, Column, State);
end;
Execute este código e verá que a primeira coluna é pintada de branco, a segunda de amarelo, a terceira de branco e assim por diante. Note que neste código eu não tratei a seleção de células, na qual a cor do texto se iguala ao branco do fundo da célula. Veja mais dicas nesta seção para saber como realizar esta tarefa você mesmo. Fique atento ao fato de que este código aplica as cores alternadas às colunas mesmo se estas forem colunas persistentes com cores já definidas por meio do Object Inspector. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid |
Como centralizar os títulos das colunas (ou o conteúdo de qualquer célula) de um TStringGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 14025 vezes |
Em algumas situações nós precisamos centralizar os títulos das colunas de um TStringGrid. Em geral os títulos das colunas são exibidos nas células da primeira linha fixa do TStringGrid. Nesta dica eu mostrarei a forma mais comum de alcançar este efeito. Note que a técnica pode ser usada para centraliar o conteúdo de qualquer célula da grid:
procedure TForm1.StringGrid1DrawCell(Sender: TObject; ACol, ARow: Integer;
Rect: TRect; State: TGridDrawState);
var
conteudo: String;
alinhamento_anterior: Word;
begin
// vamos centralizar os títulos das colunas, ou seja, o conteúdo
// das células na primeira linha
if ARow = 0 then
begin
// vamos obter o conteúdo da célula
conteudo := (Sender as TStringGrid).Cells[ACol, ARow];
// vamos obter o alinhamento atual
alinhamento_anterior := SetTextAlign((Sender as TStringGrid).Canvas.Handle,
TA_CENTER);
// vamos colocar o conteúdo de volta na célula
(Sender as TStringGrid).Canvas.TextRect(Rect,
Rect.Left + (Rect.Right - Rect.Left) div 2, Rect.Top + 5, conteudo);
// vamos voltar o alinhamento anterior para as demais células
SetTextAlign((Sender as TStringGrid).Canvas.Handle, alinhamento_anterior);
end;
end;
Aqui nós temos duas chamadas à função SetTextAlign() da API do Windows. Na primeira vez nós obtemos o alinhamento atual e definimos o novo alinhamento como TA_CENTER. Na segunda chamada nós voltamos o alinhamento anterior. Se não fizermos este procedimento, todas as demais células da grid terão seus conteúdos também alinhados ao centro. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
|
C - Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C JavaScript - Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt() Revit Python Shell - Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell Java - Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove() |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
|
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






