Python ::: Python para Engenharia ::: Hidrologia e Hidráulica

Como calcular o volume de chuvas em Python - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em Python

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O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa?

O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros.

Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula:

\[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\]

Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros.

Veja agora o código Python completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros.

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina
  # de água em milímetros
  altura_lamina = float(input("Altura da lâmina de água em milímetros: "))

  # o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água
  # para metros
  altura_lamina = altura_lamina / 1000

  # agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar
  # pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por
  # metro quadrado
  volume_chuva = (altura_lamina * 1.00) * 1000

  # vamos mostrar o resultado
  print("O volume da chuva é: {0} litros para cada metro quadrado".format(volume_chuva))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Altura da lâmina de água em milímetros: 229
O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado

Qual é o volume de 1 mm de chuva?

A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2.

1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2.


Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas)

Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do Delphi

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Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho.

Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  areaDesenho: TCanvas;
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  areaDesenho := Form2.Canvas;

  // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
  areaDesenho.MoveTo(30, 100);

  // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
  // das coordenadas anteriores até as coordenadas
  // x = 300; y = 100
  areaDesenho.LineTo(300, 100);
end;

Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  with Form2.Canvas do
    begin
      // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
      MoveTo(30, 100);

      // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
      // das coordenadas anteriores até as coordenadas
      // x = 300; y = 100
      LineTo(300, 100);
    end;
end;

É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo().

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variável

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Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função.

Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente.

Veja um exemplo:

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// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "fmt"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // vamos declarar uma variável do tipo real
  // Como não definimos o tipo, ele será
  // automaticamente float64
  var salario = 1250.94
  
  // vamos mostrar o tipo da variável
  fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario)
}

Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado:

O tipo da variável é: float64


C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é par ou ímpar em C++

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Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em C++ usando-se o operador de módulo "%", que retorna o resto de uma divisão por inteiros.

Veja o exemplo a seguir:

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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas para resolver o problema
  int num;
  
  // vamos ler um número inteiro
  cout << "Informe um valor inteiro: ";
  cin >> num;

  // vamos testar se o número é par
  if(num % 2 == 0){
    cout << "Você informou um número par" << endl;
  }
  // é ímpar
  else{
    cout << "Você informou um número ímpar" << endl;
  }
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executar este programa C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 8
Você informou um numero par


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