Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Qual é a diferença entre print e puts em Ruby?Quantidade de visualizações: 12614 vezes |
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Tanto a função print quanto a função puts do Ruby nos permite escrever na tela, ou seja, exibir ao usuário o resultado do processamento das operações requisitas. Então, qual a diferença entre elas? A instrução puts é uma abreviação de "put string" e automaticamente move o cursor para a próxima linha. A instrução print é usada quando queremos escrever e manter o cursor na mesma linha. Veja um exemplo completo a seguir: # Este exemplo mostra a diferença entre as funções # print e puts da linguagem Ruby # vamos construir uma frase aqui frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos exibir a frase usando duas chamadas print e # depois duas chamadas puts print frase print frase puts frase puts frase Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de RubyGosto muito de RubyGosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby Note que as duas primeiras chamadas a print escreveram na mesma linha. Porém, a primeira chamada a puts escreveu na mesma linha anterior, mas já colocou uma quebra de linha após a escrita. As duas funções, contudo, permitem o uso do caractere de quebra de linha. Veja: # Este exemplo mostra a diferença entre as funções # print e puts da linguagem Ruby # vamos construir uma frase aqui frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos exibir a frase usando duas chamadas print e # depois duas chamadas puts print frase + "\n" print frase + "\n" puts frase + "\n\n" puts frase Ao executar este novo código nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover parte de uma string em C++ usando a função erase()Quantidade de visualizações: 17590 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos remover parte de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar a função erase(). Esta função é usada para remover parte de uma string, consequentemente diminuindo seu tamanho. Veja a sua assinatura: string& erase(size_t pos = 0, size_t n = npos); Veja o código C++ completo para o exemplo:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos criar uma string
string frase("Gosto de MySQL");
// Antes da remoção
cout << "Antes da remocao: " << frase << endl;
// vamos remover "My"
string nova_frase = frase.erase(9, 2);
// e mostramos o resultado
cout << "Depois da remocao: " << nova_frase << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Antes da remoção: Gosto de MySQL Depois da remoção: Gosto de SQL |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: document Object |
JavaScript DOM - Como usar o objeto document em seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 8068 vezes |
O objeto document representa a página HTML e fornece possibilidades para acessar, criar e manipular todos os elementos HTML no documento. Este objeto está logo abaixo do objeto window na hierarquia do DOM (Document Object Model), ou seja, podemos dizer que este elemento é filho do objeto window. Assim, para acessá-lo a partir de nossos códigos JavaScript podemos usar window.document ou simplesmente document. Veja:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos obter o título desta página
var titulo = window.document.title;
// vamos exibir o resultado em uma mensagem alert
window.alert("O título da página é: " + titulo);
</script>
</body>
</html>
Neste exemplo nós usamos o objeto window para obter o objeto document. O passo seguinte foi obter o valor de sua propriedade title, que é usada para definir ou obter o título da página HTML. Para obter um elemento em um documento HTML nós podemos usar as coleções (all, anchors, applets, etc), os métodos getElementById(), getElementsByName() e getElementsByTagName() e algumas outras propriedades e métodos. Se precisarmos acessar o elemento body ou html, podemos usar as propriedades document.documentElement e document.body. Veja um trecho de código no qual acessamos o corpo do documento HTML e definimos sua cor de fundo: <script type="text/javascript"> // vamos definir a cor de fundo da página HTML window.document.body.bgColor = "Beige"; </script> Uma vez que o objeto document é um objeto contâiner para um documento HTML, ele fornece métodos para a crição de novos elementos (por meio do método createElement()), nós textos (createTextNode()) e nós de comentários (createComment()). Depois que um nó (node) é criado, ele pode ser inserido no documento por meio de chamadas aos métodos appendChild() e insertBefore(). Veja um trecho de código no qual usamos o método createElement() para criar um novo elemento div e logo em seguida usamos o método appendChild() para adicionar o elemento recém-criado no final do documento HTML:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos criar um novo elemento div
var elem = document.createElement("div");
elem.innerHTML = "Sou uma div criada dinâmicamente";
elem.style.backgroundColor = "beige";
// vamos adicionar este novo elemento no final do documento
document.body.appendChild(elem);
</script>
</body>
</html>
Os documentos HTML contidos em elementos frames e iframes possuem seus próprios objetos document. Para obter tais objetos, devemos usar a propriedade contentDocument. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores |
Computação gráfica em PHP - Como obter informações sobre a biblioteca GD instaladaQuantidade de visualizações: 8364 vezes |
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Nesta dica vou mostrar como é possível efetuar uma chamada ao método gd_info() da linguagem PHP para verificar quais recursos da biblioteca GD estão habilitados em nossa instalação do PHP. Veja o código abaixo:
<?php
// vamos efetuar uma chamada à função gd_info()
$info = gd_info();
// agora percorremos as entradas
foreach($info as $chave => $valor){
if($chave != "GD Version"){
if($valor == true || $valor == false){
if($valor == true){
$valor = "Habilitado";
}
elseif($valor == false){
$valor = "Desabilitado";
}
}
}
echo "$chave: $valor<br>";
}
?>
Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com: GD Version: bundled (2.1.0 compatible) FreeType Support: Habilitado FreeType Linkage: Habilitado GIF Read Support: Habilitado GIF Create Support: Habilitado JPEG Support: Habilitado PNG Support: Habilitado WBMP Support: Habilitado XPM Support: Habilitado XBM Support: Habilitado WebP Support: Habilitado BMP Support: Habilitado TGA Read Support: Habilitado JIS-mapped Japanese Font Support: Desabilitado É sempre bom fazer este teste antes de usar as funções gráficas da GD no PHP. |
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