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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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Python ::: Python para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Centímetros Cúbicos em Metros Cúbicos em Python - Python para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 467 vezes |
Em muitas situações nós temos uma medida de volume em cm3 e queremos transformá-la em m3, que é a medida de volume do Sistema Internacional (SI). Para isso só precisamos dividir os centímetros cúbicos por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Metros Cúbicos} = \frac{\text{Centímetros Cúbidos}}{1.000.000} \] Agora veja o código Python que pede para o usuário informar a medida de volume em centímetros cúbicos e a converte para metros cúbicos. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica: # função principal do programa def main(): # vamos ler a medida em centímetros cúbicos cent_cubicos = float(input("Informe os centímetros cúbicos: ")) # agora calculamos os metros cúbicos met_cubicos = cent_cubicos / 1000000.00 # e mostramos o resultado print("Você informou {0} centímetros cúbicos.".format(cent_cubicos)) print("Isso equivale a {0} metros cúbicos.".format(met_cubicos)) print(f"Sem notação científica: {met_cubicos:.6f}") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe os centímetros cúbicos: 35 Você informou 35.0 centímetros cúbicos. Isso equivale a 3.5E-5 metros cúbicos. Sem notação científica: 0,000035 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Declarar e construir um vetor de inteiros e usar um laço for para inicializar seus elementos com os valores de 1 até 10 em JavaQuantidade de visualizações: 17571 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que declara e constrói um array de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para inicializar os elementos com os valores de 1 até 10. Para finalizar exiba os valores dos elementos do vetor na vertical. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A resolução desta tarefa passa pela declaração e construção do array. Aqui eu demonstro como isso pode ser feito em dois passos. Primeiro a declaração e depois a construção: // vamos declarar um vetor de 10 ints int valores[]; // vamos construir o vetor...neste momento seus elementos // terão, todos, o valor 0 valores = new int[10]; Veja a resolução completa do exercício: public static void main(String[] args){ // vamos declarar um array de 10 ints int valores[]; // vamos construir o array...neste momento seus elementos // terão, todos, o valor 0 valores = new int[10]; // vamos usar o laço for para inicializar seus elementos // com os valores de 1 até 10 for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // aqui nós usamos o valor da variável i para acessar o // elemento do array e também para atribuir o valor de i + 1 // ao elemento sendo acessado valores[i] = (i + 1); } // só nos resta exibir os valores de todos os elementos for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.println(valores[i]); } } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Python dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 3256 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem Python que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: # vamos importar o módulo Math import math as math def main(): # x e y do primeiro ponto x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: ")) y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: ")) # x e y do segundo ponto x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: ")) y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: ")) # agora vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1) # e mostramos o resultado print("O coeficiente angular é: %f\n\n" % m) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código em linguagem Python nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.666667 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): # vamos importar o módulo Math import math as math def main(): # x e y do primeiro ponto x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: ")) y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: ")) # x e y do segundo ponto x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: ")) y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: ")) # vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1 # e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1 # vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa # (em radianos, não se esqueça) tetha = math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente) # e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular # o coeficiente angular tangente = math.tan(tetha) # e mostramos o resultado print("O coeficiente angular é: %f\n\n" % tangente) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em PythonQuantidade de visualizações: 3743 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando Python. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código Python. Veja um trecho de código Python completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: def main(): # vamos declarar e construir uma matriz de três linhas # e três colunas linhas, colunas = (3, 3) matriz = [[0 for x in range(linhas)] for y in range(colunas)] soma_diagonal = 0 # guarda a soma dos elementos na diagonal # principal # vamos ler os elementos da matriz for i in range(len(matriz)): for j in range(len(matriz[i])): matriz[i][j] = int(input("Informe o valor para a linha " + str(i) + " e coluna " + str(j) + ": ")) print() for i in range(len(matriz)): for j in range(len(matriz[i])): print(matriz[i][j], end=' ') print() # vamos calcular a soma dos elementos da diagonal # principal for i in range(len(matriz)): for j in range(len(matriz[i])): if i == j: soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j] # finalmente mostramos a soma da diagonal principal print("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d" % soma_diagonal) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Validação de Formulários |
Como validar um endereço de e-mail usando expressões regulares em JavaScriptQuantidade de visualizações: 29084 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível validar um endereço de e-mail em JavaScript usando expressões regulares. Não se assuste com o tamanho da expressão regular. Ela pode ser um pouco complexa mesmo, mas é a mais completa que você vai encontrar na internet, e consegue validar praticamente todos os tipos de endereço de e-mails que o usuário poderá informar. É claro que você não pode se descuidar da validação do lado do servidor, pois há situações nas quais o usuário consegue burlar a validação somente do lado do cliente, ou seja, do lado do navegador. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <form name="cadastro" onSubmit="return validar()"> Informe seu E-Mail:<br> <input type="text" name="email"> <input type="submit" value="Enviar!"> </form> <script language="JavaScript"> var valido; function validar(){ var str = document.cadastro.email.value; var filter = /^([\w-]+(?:\.[\w-]+)*)@((?:[\w-]+\.)*\w[\w-]{0,66})\.([a-z]{2,6}(?:\.[a-z]{2})?)$/i; if(filter.test(str)){ alert("Este endereço de e-mail é válido!"); valido = true; } else{ alert("Este endereço de e-mail não é válido!"); document.cadastro.email.focus(); valido = false; } return valido; } </script> </body> </html> |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 404 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Random; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_magico, palpite, tentativas = 0; boolean acertou = false; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos sortear o número entre 0 e 500 Random rand = new Random(); numero_magico = rand.nextInt(501); // um laço que repete enquanto o usuário não // acertar o número mágico while (!acertou) { System.out.print("Adivinhe o número mágico: "); palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // registra essa tentativa tentativas = tentativas + 1; // o usuário acertou o número mágico? if (palpite == numero_magico) { System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas."); // mostra a classificação do usuário if (tentativas <= 3) { System.out.println("Classificação: Muito Sortudo"); } else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) { System.out.println("Classificação: Sortudo"); } else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) { System.out.println("Classificação: Normal"); } else { System.out.println("Classificação: Tente Novamente"); } // sai do laço acertou = true; } else { // indica se o palpite é maior ou menor if (palpite < numero_magico) { System.out.println("Tente um número maior.\n"); } else { System.out.println("Tente um número menor.\n"); } } } } } |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em CQuantidade de visualizações: 2496 vezes |
A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados. A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é: \[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \] Onde: Epg: energia potencial gravitacional (em joule, J). m: massa do corpo (em kg). g: aceleração da gravidade (m/s2). h: altura do objeto em relação ao chão (em metros). Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo? Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // massa do corpo float massa = 2; // em kg // altura do corpo em relação ao chão float altura = 1.5; // em metros // vamos calcular a energia potencial gravitacional float epg = massa * gravidade * altura; // mostramos o resultado printf("A Energia Potencial Gravitacional é: %fJ", epg); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string em Ruby usando o método index() da classe StringQuantidade de visualizações: 7494 vezes |
Este exemplo mostra como usar o método index() da classe String da linguagem Ruby para testar a existência de uma substring em uma string. Se a substring pesquisada não for encontrada na string, o valor nil é retornado. Veja: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" substring = "Ruby" # vamos verificar se a substring está contida # na string if frase.index(substring) != nil puts("A substring está contida na string") else puts("A substring NÃO está contida na string") end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A substring está contida na string |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data e hora em Ruby usando os métodos mktime() e local() da classe TimeQuantidade de visualizações: 7603 vezes |
Há situações em que precisamos trabalhar com datas e horas no passado ou futuro em Ruby. Para estas situações nós precisamos construir a data ou a data e a hora. Nesta dica mostrarei como usar os métodos mktime() e local() para esta finalidade. Os métodos mktime() e local() são sinônimos e ambos aceitam os seguintes argumentos: # argumentos para mktime Time.mktime(year [, month, day, hour, min, sec, usec) => time #argumentos para local Time.local(year [, month, day, hour, min, sec, usec]) => time Estes métodos criam um novo objeto Time baseado nos parâmetros fornecidos. As unidades de tempo são fornecidas em ordem inversa do mais longo para o mais curto: ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e microsegundos. Todos os parâmetros, exceto ano, são opcionais. Quando não fornecidos, estes parâmetros são automaticamente inicializados com seus menores valores possíveis. O parâmetro de microsegundos (usec) pode ser ignorado em muitas arquiteturas. O valor para as horas deve estar na faixa 0..23 (formato 24 horas). Veja um trecho de código no qual usamos os métodos mktime() e local() para construir uma data e uma data e hora: # constrói uma data usando o método mktime # passando o ano, mês e dia hoje = Time.mktime(2008, 11, 22) # exibe o resultado puts "A data é: " + hoje.to_s # constrói uma data e hora usando o método mktime # passando o ano, mês, dia, horas, minutos e segundos hoje = Time.mktime(2008, 11, 22, 20, 25, 10) # exibe o resultado puts "A data e hora é: " + hoje.to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A data é: 2008-11-22 00:00:00 -0300 A data e hora é: 2008-11-22 20:25:10 -0300 |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear arquivos e diretórios em C++ usando a função MoveFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 8842 vezes |
A função MoveFile() da API do Windows pode ser usada quando precisamos renomear um arquivo ou diretório. Veja seu protótipo:BOOL WINAPI MoveFile( LPCTSTR lpExistingFileName, LPCTSTR lpNewFileName ); Note que só precisamos fornecer o nome atual e o novo nome do arquivo ou diretório que queremos renomear. Se houver algum erro ao renomear o arquivo ou diretório, a função MoveFile() retornará o valor 0 (zero). Se a operação for efetuada com sucesso, um valor diferente de 0 (zero) será retornado. É sempre uma boa idéia usar a função GetLastError() para retornar o código do erro em caso de falha. Veja um trecho de código no qual renomeamos um arquivo: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // nome atual do arquivo CHAR nome_atual[] = "C:\\testes.txt"; // novo nome do arquivo CHAR nome_novo[] = "C:\\novo.txt"; // vamos renomear o arquivo if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){ cout << "Arquivo renomeado com sucesso." << endl; } else{ cout << "Erro ao renomear o arquivo: " << GetLastError() << endl; } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Aqui nós estamos alterando o nome do arquivo testes.txt para novo.txt. Os possíveis erros nesta operação são: a) ERROR_FILE_NOT_FOUND - Ocorre quando o arquivo fornecido como primeiro argumento para a função MoveFile() não existe. O código para este erro é 2 e a mensagem em português é "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado (The system cannot find the file specified)". b) ERROR_ALREADY_EXISTS - Ocorre quando o arquivo fornecido como segundo argumento para a função MoveFile() já existe. O código para este erro é 183 e a mensagem em português é "Não é possível criar um arquivo já existente (Cannot create a file when that file already exists)". Veja agora um trecho de código no qual renomeamos um diretório: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // nome atual do diretório CHAR nome_atual[] = "C:\\imagens"; // novo nome do diretório CHAR nome_novo[] = "C:\\imagens2"; // vamos renomear o diretório if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){ cout << "Diretório renomeado com sucesso." << endl; } else{ cout << "Erro ao renomear o diretório: " << GetLastError() << endl; } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
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