C# ::: Threads ::: Thread |
Como usar a classe Thread para criar threads em seus programas C#Quantidade de visualizações: 12247 vezes |
A classe Thread permite criar e controlar uma thread, além de definir sua prioridade e obter seu status. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:
System.Object
System.Runtime.ConstrainedExecution.CriticalFinalizerObject
System.Threading.Thread
Um processo pode criar uma ou mais threads para executar parte do código do programa associado a tal processo. Usamos um delegate ThreadStart ou um delegate ParameterizedThreadStart para especificar o código do programa que será executado pela thread. O delegate ParameterizedThreadStart nos permite passar dados para as funções a serem executadas pela thread. Durante seu ciclo de vida, uma thread está sempre em um ou mais dos estados definidos pela enumeração ThreadState. Um nível de prioridade de agendamento, como definido na enumeração ThreadPriority, pode ser requisitado para a thread, mas, este comportamento nem sempre é garantido pelo sistema operacional. O método GetHashCode() fornece identificação para threads gerenciadas. Durante o ciclo de vida de uma thread, seu código de identificação não colidirá com os códigos das demais threads, independente do domínio da aplicação a partir do qual obtemos tal valor. Veja um trecho de código no qual criamos uma thread e a agendamos para execução paralela com a thread principal da aplicação. Note como os valores dos dois laços são exibidos de forma compartilhada pelas duas threads, ou seja, um thread exibe alguns valores e pára, para permitir que a outra faça parte do seu trabalho:
class Program{
static void Main(string[] args){
// using using System.Threading;
// vamos criar uma nova instância da clase Thread
// e fornecer o método que será executado
Thread thread = new Thread(contar);
// vamos agendar a thread para futura execução
thread.Start();
// agora vamos contar na thread principal
for (int i = 0; i <= 20; i++){
Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode()
+ ": " + i + ", ");
}
Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
// método que será chamado pela thread
static void contar(){
for (int i = 0; i <= 20; i++){
Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode()
+ ": " + i + ", ");
}
}
}
Aqui eu usei a sintáxe de criação de objetos da classe Thread que cria uma instância de ThreadStart nos bastidores, ou seja, forneci apenas o método a ser executado pela nova thread. Note também que uma chamada ao método Start() da thread não faz com que a thread seja executada imediatamente. Este método apenas torna a thread elegível para execução, ou seja, no estado "pronta" (Running). É o sistema operacional que determina quando a mesma será executada. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como adicionar conteúdo ao final de um elemento HTML usando a função append() do jQueryQuantidade de visualizações: 1120 vezes |
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O método append() permite adicionar conteúdo ao final de um elemento HTML. Este conteúdo pode ser um seletor, um elemento HTML, uma string HTML ou um objeto jQuery. Veja um trecho de código no qual adicionamos mais um linha de texto a um parágrafo:
<script type="text/javascript">
<!--
function adicionarConteudo(){
var texto = "<br>Mais uma linha.";
$("#parag").append(texto);
}
//-->
</script>
O método append() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 773 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C#:
using System;
namespace Estudos {
class Principal {
// função principal do programa C#
static void Main(string[] args) {
// vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
Console.Write("Informe um caractere: ");
// vamos ler o caractere informado
char caractere = Console.ReadLine()[0];
// agora vamos obter o código ASCII correspondente
int codigo = (int)caractere;
// e mostramos o resultado
Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere);
Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField |
Como usar a propriedade onChanged da classe TextField do Flutter para detectar mudança em seu conteúdo e exibí-lo como título da janelaQuantidade de visualizações: 1971 vezes |
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A propriedade onChanged da classe TextField nos permite detectar quando o conteúdo da caixa de texto sofre alterações (quando o usuário digita mais conteúdo ou deleta o conteúdo já existente. Nesta dica eu mostro como tirar proveito dessa propriedade para atualizar o título da AppBar com o mesmo texto da caixa de texto à medida que o usuário digita.
import 'package:flutter/material.dart';
// método principal do Dart, que inicia a aplicação
void main() {
runApp(MeuApp());
}
class MeuApp extends StatelessWidget {
// Este widget é a raiz da aplicação Flutter
@override
Widget build(BuildContext context) {
return MaterialApp(
title: 'Controle TextField',
theme: ThemeData(
primarySwatch: Colors.blue,
),
home: TelaInicial(),
);
}
}
// Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação
class TelaInicial extends StatefulWidget {
TelaInicial({Key key}) : super(key: key);
@override
_TelaInicialState createState() => _TelaInicialState();
}
class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> {
String tituloJanela = "Título da Janela";
@override
Widget build(BuildContext context) {
// vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt
final nomeTxt = TextField(
decoration: InputDecoration(
border: OutlineInputBorder(
borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)),
hintText: 'Digite seu nome'
),
// Vamos detectar a mudança de conteúdo do TextField
onChanged: (String value) async {
// setState() força a atualização da janela
setState(() {
tituloJanela = value;
});
}
);
return Scaffold(
appBar: AppBar(
title: Text(tituloJanela),
),
body: Center(
child: Container(
child: Padding(
padding: const EdgeInsets.all(20.0),
child: Column(
children: <Widget>[
// a caixa de texto TextField vai aqui
nomeTxt,
],
),
),
),
),
);
}
}
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