Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring no início de uma string usando a função AnsiLeftStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 12991 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring no início de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiLeftStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
frase, substring: string;
begin
frase := 'Programar em Delphi é muito bom';
// vamos obter a substring "Programar"
substring := AnsiLeftStr(frase, 9);
// vamos exibir o resultado
ShowMessage('Resultado: ' + substring);
end;
Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle |
Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem DartQuantidade de visualizações: 3466 vezes |
|
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo. Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10:
// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';
void main() {
// vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
stdout.write("Digite um número inteiro: ");
// vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
// e guardar na variavel valor
int valor = int.parse(stdin.readLineSync());
// vamos verificar se o valor lido é maior que 10
if (valor > 10) {
print("O valor é maior que 10.");
} else {
// não é maior que 10
print("O valor não é maior que 10.");
}
}
Este código produz as seguintes saídas: c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 4 O valor não é maior que 10. c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 10 O valor não é maior que 10. c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 15 O valor é maior que 10. Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja:
// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';
void main() {
// vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
stdout.write("Digite um número inteiro: ");
// vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
// e guardar na variavel valor
int valor = int.parse(stdin.readLineSync());
// vamos verificar se o valor lido é maior que 10
if (valor > 10) {
print("O valor é maior que 10.");
} else if (valor == 10) {
// é igual a 10
print("O valor é igual a 10.");
} else {
// é menor que 10
print("O valor é menor que 10.");
}
}
Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receberQuantidade de visualizações: 9449 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Faça um programa (algoritmo) Java que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 7% sobre o salário-base. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário base: 1450.00 Gratificação: R$ 72,50 Imposto: R$ 101,50 Salário final: R$ 1.421,00 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package estudos;
import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos ler o salario base
System.out.print("Informe o salário base: ");
double salario_base = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// vamos calcular a gratificação
double gratificacao = salario_base * (5.0 / 100);
// vamos calcular o imposto
double imposto = salario_base * (7.0 / 100);
// e finalmente calculamos o salário final
double salario_final = salario_base + gratificacao - imposto;
// e exibimos o resultado
NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
System.out.println("Gratificação: " + formato.format(gratificacao));
System.out.println("Imposto: " + formato.format(imposto));
System.out.println("Salário final: " + formato.format(salario_final));
}
}
|
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como verificar se uma determinada data é um dia útil usando PHPQuantidade de visualizações: 1 vezes |
|
Nesta dica eu mostro como é possível usar um código PHP para verificar se uma determinada data é um dia útil. Para isso nós usamos o argumento "w" para retornar um valor inteiro para o dia da semana e testamos se ele é diferente de 0 e 6, ou seja, sábado e domingo. Veja o código PHP completo:
<html>
<head>
<title>Estudos PHP</title>
</head>
<body>
<?php
// data: 22/11/2006
$data = mktime(0, 0, 0, 11, 22, 2006);
$dia_semana = date("w", $data);
// domingo = 0;
// sábado = 6;
// verifica sábado e domingo
if(($dia_semana != 0) && ($dia_semana != 6)){
echo "Esta data é um dia útil";
}
else{
echo "Esta data NÃO é um dia útil";
}
?>
</body>
</html>
Quando executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Esta data é um dia útil |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
|
C# - C# Windows Forms para iniciantes - Como limpar todo o conteúdo de um controle TextBox via código Python - Como excluir e retornar um item da lista Python baseado em seu índice usando a função pop() |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
|
JavaScript - JavaScript Avançado - Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript Java - Como transformar um StringBuffer em uma String usando o método toString() da classe StringBuffer Java - Java Swing Avançado - Como exibir imagens nas células de uma JTable em suas aplicações Java Swing |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
|
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





