![]() |
Você está aqui: Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 4544 vezes |
Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java ![]() Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console. Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado. Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: ![]() Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa. O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado. Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago. Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir. As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código: // método que exibe o menu principal do sistema public void menuPrincipal(){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); while(true){ limparTela(); System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Livros"); System.out.println("2 - Autores"); System.out.println("3 - Editoras"); System.out.println("4 - Usuários"); System.out.println("5 - Empréstimos"); System.out.println("6 - Multas"); System.out.println("7 - Sair"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // chama o menu de gerenciamento de livros menuGerenciarLivros(); break; case 2: // chama o menu de gerenciamento de autores menuGerenciarAutores(); break; case 3: // chama o menu de gerenciamento de editoras menuGerenciarEditoras(); break; case 4: // chama o menu de gerenciamento de usuários menuGerenciarUsuarios(); break; case 5: // chama o menu de gerenciamento de emprestimos menuGerenciarEmprestimos(); break; case 6: // chama o menu de gerenciamento de multas menuGerenciarMultas(); break; case 7: System.out.println("\nObrigado por usar o Sistema de Biblioteca\n"); System.exit(0); } } } Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente. Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca: // menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir // e atualizar os usuários da biblioteca public int menuGerenciarUsuarios(){ Usuario temp; // serve para várias operações neste menu // serve para as pesquisas dos usuários String pesquisaUsuario; Scanner entrada = new Scanner(System.in); // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário // usar a opção de sair while(true){ // tire caso não funcionar no seu sistema operacional limparTela(); System.out.println("\n:: G E R E N C I A R U S U Á R I O S ::\n"); System.out.println("Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Novo Usuário"); System.out.println("2 - Listar Usuários"); System.out.println("3 - Pesquisar Usuário"); System.out.println("4 - Excluir Usuário"); System.out.println("5 - Atualizar Usuário"); System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo usuário System.out.print("\nNome: "); String nomeUsuario = entrada.nextLine(); System.out.print("Idade: "); int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Sexo: "); char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0); // vamos incrementar o contador de usuários Usuario.contadorUsuarios++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios, nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario); // e o adicionamos no ArrayList de usuários usuarios.add(u); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo break; ... Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo: case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um usuário // o usuário que será relacionado a este empréstimo Usuario usuario = null; while(usuario == null){ System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: "); String pesquisaUsuario = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o usuario usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario); if(usuario == null){ // usuario não encotrado System.out.print("\nUsuário não encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome()); // fim para registrar um novo empréstimo nós // precisamos de um usuário // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um livro Livro livro = null; // o livro que será relacionado // a este empréstimo while(livro == null){ System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: "); String pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro); // livro não encontrado ou indisponível if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){ System.out.print("\nLivro não encontrado ou indisponível.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo()); // fim para cadastrar um novo empréstimo nós // precisamos de um livro try{ System.out.print("Data do Empréstimo: "); String dataEmprestimo = entrada.nextLine(); Date dataEmprestimoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo); System.out.print("Data de Devolução: "); String dataDevolucao = entrada.nextLine(); Date dataDevolucaoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao); // a data de devolução é menor que a data de empréstimo? if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){ System.out.println("\nA data de devolução deve ser maior que a data de empréstimo.\n"); } else{ // vamos incrementar o contador de empréstimos Emprestimo.contadorEmprestimos++; // vamos marcar o livro escolhido como indisponível livro.setDisponivel(false); // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario, livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, null, false); // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos emprestimos.add(emprestimo); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo } } catch(ParseException e){ System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n"); } break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca. Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. Como posso obter este código fonte? O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões: 1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse. 2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse. Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
![]() |
Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Java Básico |
|
Exercício Resolvido de Java - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com jurosQuantidade de visualizações: 2073 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
| |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
|||
Java para iniciantes - Como usar o laço while da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 16380 vezes |
|||
O laço while é usado quando queremos executar um bloco de códigos continuamente até uma condição seja verdadeira. Veja sua estrutura:
Diferente de C e C++, a condição a ser testada no while do Java deve sempre retornar um valor boolean. E, muito cuidado deve ser tomado para não produzirmos laços infinitos, ou seja, a condição sendo testada nunca retornará um valor false. Veja um trecho de código no qual exibimos os números pares de 0 a 20:
Veja outro exemplo no qual o laço while é executado até que o usuário digite "fim":
Para finalizar, lembre-se de que o laço while é executado somente enquanto a condição testada for verdadeira. Isso quer dizer que, se na primeira tentativa de execução, a condição já for falsa, o laço nunca será executado. | |||
Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Estruturas de Controle |
||
Exercício Resolvido de Java - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 950 vezes |
||
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Java que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com:
Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
| ||
Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Java Básico |
|
Java Básico - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 31 - Um programa para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC)Quantidade de visualizações: 5862 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas e a altura em metros. A fórmula é a seguinte: ![]() A classificação é feita de acordo com as seguintes regras: a) < 16 - Magreza grave b) 16 a < 17 - Magreza moderada c) 17 a < 18,5 - Magreza leve d) 18,5 a < 25 - Saudável e) 25 a < 30 - Sobrepeso f) 30 a < 35 - Obesidade Grau I g) 35 a < 40 - Obesidade Grau II (severa) h) >= 40 - Obesidade Grau III (mórbida) Escreva um programa Java que leia o peso e a altura de uma pessoa e retorna seu IMC classificado de acordo com a tabela acima. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
| |
Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Java Básico |
|
Java Básico - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 30 - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sêniorQuantidade de visualizações: 1759 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras: a) De 5 a 7 anos - Infantil; b) De 8 a 10 anos - Juvenil; c) De 11 a 15 anos - Adolescente; d) De 16 a 30 anos - Adulto; e) Acima de 30 anos - Sênior. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
| |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Java - Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão console |
Últimos Exercícios Resolvidos |
Quem Somos |
![]() Osmar J. Silva
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Programador Freelancer WhatsApp +55 (062) 98553-6711 Goiânia-GO Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
|
![]() José de Angelis
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Programador Freelancer WhatsApp +55 (062) 98243-1195 Goiânia-GO Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
|