Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado |
||
|
||
![]() |
||
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila C para iniciantes - Como escrever suas próprias funções em CQuantidade de visualizações: 10992 vezes |
As funções na linguagem C têm por objetivo dividir nossos programas em partes menores. Em vez de colocar todo o nosso código na função main() nós podemos criar nossas próprias funções e, desta forma, agrupar funcionalidades relacionadas. Suponha que estejamos desenvolvendo um editor de texto em C. Poderíamos então ter funções que abrem o arquivo a ser exibido no editor, que salvam o arquivo, que verificam se houve alterações no texto, etc. E a maior vantagem disso é que conseguimos promover o reaproveitamento de código, uma vez que, diferente da função main(), as funções disponíveis na linguagem e aquelas que nós mesmos criamos podem ser chamadas mais de uma vez durante a execução do programa. Então, já sabemos que uma função não é nada mais que um bloco de códigos situado fora da função main() e que pode ser chamado a partir da função main() ou de outras funções no programa. Sendo assim, vamos escrever nossa primeira função em C. Veja o código a seguir: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(void){ printf("Sou uma funcao"); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função escrever escrever(); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Neste programa nós temos uma função chamada escrever() que apenas escreve uma frase na tela. Note o uso de void para indicar que a função não retorna nada e não aceita nenhum argumento. Alguns compiladores (tais como Dev-C++) não exigem que coloquemos void para indicar a ausência de parâmetros na função. Assim, a função acima pode ser reescrita da seguinte forma: void escrever(){ printf("Sou uma funcao"); } Importante notar que, dentro do corpo de uma função, podemos inserir a quantidade de código que desejarmos. Isso é importante, uma vez que a tarefa realizada por uma função pode não ser tão simples quanto o exemplo que usamos até este ponto. Veja um programa que contém uma função personalizada mais elaborada. Note as duas chamadas a esta função a partir da função main(): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(){ char nome[] = "Osmar J. Silva"; printf("Ola, meu nome e %s\n", nome); } int main(int argc, char *argv[]){ printf("Sou main. Vou chamar a funcao escrever()\n"); // efetua uma chamada à função escrever escrever(); // efetua outra chamada à função escrever escrever(); printf("Acabei de efetuar chamadas a funcao escrever()"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Funções podem receber argumentos e retornar valores. E quando isso acontece nós estamos realmente escrevendo funções úteis. Quando perceber que já aprendeu a escrever funções simples como as demonstradas nesta dica, volte sua atenção para as funções mais elaboradas que tratamos em outras dicas relacionadas. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 38057 vezes |
Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas. Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe. O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo: class Pedido{ public List obterProdutos(){ // monta uma lista de produtos // pertecentes a este pedido return lista; } } A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir partes de uma palavra, frase ou texto em Python usando a função replace() do objeto StringQuantidade de visualizações: 1923 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a substituição de substrings em uma string. Para isso nós podemos usar o método replace() da linguagem Python. Esta função possui a seguinte assinatura:string.replace(oldvalue, newvalue, count) onde oldvalue é trecho da string a ser substituído, newvalue é o valor que substituirá o valor antigo e count é a quantidade de substituições. Na ausência do terceiro argumento, TODAS as ocorrências da substring pesquisada serão substituídas. Veja um exemplo no qual substituímos todas as ocorrências de "Java" por "Python" em uma frase: def main(): # frase original original = "Gosto de Java porque Java é fácil" print("Frase original:", original) # vamos substituir "Java" por "Python" nova_frase = original.replace("Java", "Python") print("Após a substituição:", nova_frase) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto de Java porque Java é fácil Após a substituição: Gosto de Python porque Python é fácil |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string JavaQuantidade de visualizações: 302 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt(). Veja o código completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string contendo a nossa frase String frase = "Programar em java é bom demais"; System.out.println("A frase original é: " + frase); // vamos converter a frase em letras minúsculas frase = frase.toLowerCase(); // agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase); // um laço que percorra todos os caracteres da frase for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){ Character letra = frase2.charAt(i); if(i == 0){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } } // retornamos para a string frase = frase2.toString(); // e exibimos o resultado System.out.println("Resultado: " + frase); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em java é bom demais Resultado: Programar Em Java É Bom Demais |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em C - Como remover um nó no final de uma lista ligada simples em C - Listas encadeadas em CQuantidade de visualizações: 2127 vezes |
Nesta dica mostraremos como é possível excluir o nó no fim (o último nó) de uma lista encadeada simples (singly linked list) em C. Veja a função:// função que permite remover um nó no fim // da lista, ou seja, o último nó da lista. // A função retorna um ponteiro para o início da lista struct No *remover_final(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido // nó que antecede o nó a ser removido. Isso // faz sentido, já que ele será o último nó // agora struct No *anterior; n = inicio; // aponta para o início da lista // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do // nó a ser excluído while(n->proximo != NULL){ anterior = n; // anterior assume o lugar de n n = n->proximo; // e n assume o seu próximo } // anterior passa a ser o último nó agora anterior->proximo = NULL; // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o último return inicio; } Note que a função recebe um ponteiro para o início da lista e retorna também um ponteiro para o início da lista. Tenha o cuidado de verificar se a lista não está vazia antes de tentar fazer a exclusão. No exemplo eu fiz isso na função main(). Veja a listagem completa abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite remover um nó no fim // da lista, ou seja, o último nó da lista. // A função retorna um ponteiro para o início da lista struct No *remover_final(struct No *inicio){ struct No *n; // nó que será removido // nó que antecede o nó a ser removido. Isso // faz sentido, já que ele será o último nó // agora struct No *anterior; n = inicio; // aponta para o início da lista // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do // nó a ser excluído while(n->proximo != NULL){ anterior = n; // anterior assume o lugar de n n = n->proximo; // e n assume o seu próximo } // anterior passa a ser o último nó agora anterior->proximo = NULL; // mostra o nó removido printf("\nNo removido: %d\n", n->valor); free(n); // libera o nó que antes era o último return inicio; } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir o resultado printf("Valores presentes na lista ligada antes da remocao:\n"); exibir(inicio); // vamos remover o nó no fim da lista if(inicio != NULL){ inicio = remover_final(inicio); } // vamos exibir o resultado printf("\nValores presentes na lista ligada apos a remocao:\n"); exibir(inicio); system("pause"); return 0; } Ao executar esse código você terá o seguinte resultado: Valores presentes na lista ligada antes da remocao: 45 3 98 47 No removido: 47 Valores presentes na lista ligada apos a remocao: 45 3 98 Pressione qualquer tecla para continuar. . . |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
C++ Builder - Como obter a quantidade de caracteres em um TEdit usando a função GetTextLen() do C++ Builder |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |