Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado |
||
|
||
|
|
||
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Declarar e construir uma matriz de 10 int, pedir ao usuário para informar os valores dos elementos, mostrar a média dos valores informados e a quantidade de valores acima da médiaQuantidade de visualizações: 14215 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que declara e constrói uma matriz de 10 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar os 10 valores e armazene-os na matriz. Finalmente obtenha a média aritmética dos valores informados e mostre quantos valores estão acima da média. Seu programa deverá exibir a seguinte saída (no caso de uma aplicação Console): Informe o 1º valor: 4 Informe o 2º valor: 12 Informe o 3º valor: 9 Informe o 4º valor: 6 Informe o 5º valor: 4 Informe o 6º valor: 3 Informe o 7º valor: 7 Informe o 8º valor: 2 Informe o 9º valor: 3 Informe o 10º valor: 1 A média dos valores é: 5.0 Quantidade de valores acima da média: 4 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Main {
public static void main(String[] args) {
// vamos declarar e instancia um objeto da classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos declarar e construir uma matriz de 10 ints
int valores[] = new int[10];
double media; // média dos valores
int soma = 0; // soma dos valores lidos
int quantAcimaMedia = 0; // quantidade de valores acima da média
// vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores inteiros
// e vamos armazená-los na matriz
for(int i = 0; i < valores.length; i++){
System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: ");
int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
valores[i] = valor;
// vamos adicionar este valor à soma
soma = soma + valor;
}
// vamos obter a média dos valores lidos
media = (soma / valores.length);
// agora precisamos obter a quantidade de valores acima da média
for(int i = 0; i < valores.length; i++){
if(valores[i] > media){
quantAcimaMedia++;
}
}
// vamos exibir os resultados
System.out.println("A média dos valores é: " + media);
System.out.println("Quantidade de valores acima da média: " +
quantAcimaMedia);
}
}
|
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Hidrologia e Hidráulica |
Exercícios Resolvidos de Python - Qual seria a vazão (m3/h) de saída para uma bacia hidrográfica "completamente impermeável", com área de 60 km2, sob uma chuva constanteQuantidade de visualizações: 633 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: 1) Qual seria a vazão (m3/h) de saída para uma bacia hidrográfica "completamente impermeável", com área de 60 km2, sob uma chuva constante à taxa de 10 mm/h? A) 180.000 m3/h B) 6.000 m3/h C) 600.000 m3/h D) 60.000 m3/h E) 600.000.000 m3/h Sua saída deve ser parecida com: Área da bacia em km2: 60 Precipitação em mm/h: 10 A vazão é: 600000.0 m3/h O primeiro passo para resolver esta questão é relembrar a fórmula da vazão: \[\text{Q} = \text{A} \cdot \text{v}\] Onde: Q = vazão em m3/s, m3/h, etc; A = área da bacia m2, km2, etc. v = a taxa da chuva, ou seja, a precipitação em mm/s, mm/h, etc. A maior dificuldade aqui é a conversão das unidades, pois o exercício nos pede a vazão em m3/h. Por essa razão temos que converter a área para metros quadrados e a precipitação em milímetros para precipitação em metros. Então, hora de vermos a resolução comentada deste exercício usando Python:
# função principal do programa
def main():
# vamos ler a área da bacia em km2
area = float(input("Área da bacia em km2: "))
# vamos ler a precipitação em milímetros por hora
precipitacao = float(input("Precipitação em mm/h: "))
# vamos calcular a vazão em metros cúbicos por hora
# primeiro convertemos a área para metros quadrados
area = area * 1000000.0
# agora convertemos milímetros para metros
precipitacao = precipitacao / 1000.0
# e calculamos a vazão
vazao = area * precipitacao
# e mostramos o resultado
print("A vazão é: {0} m3/h".format(vazao))
if __name__== "__main__":
main()
|
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
PHP do básico ao profissional - Como usar o tipo de dados integer do PHPQuantidade de visualizações: 9229 vezes |
|
Integers (inteiros) são números inteiros, tais como 1, 12, 50, etc. A faixa de valores aceitáveis varia de acordo com os detalhes da plataforma na qual o PHP está sendo executado. Mas, geralmente, a faixa vai de -2.147.483.648 até +2.147.483.647. Especificamente, esta faixa é equivalente à faixa do tipo de dados long de seu compilador C. Infelizmente, o C padrão não define qual faixa o tipo long deve ter. Assim, em alguns sistemas poderemos ter uma faixa de inteiros diferente do afirmado acima. Literais integer podem ser escritos em decimal, octal ou hexadecimal. Valores decimais são representados por uma sequencia de dígitos não precedidos de zeros. A sequencia pode começar com um sinal de positivo (+) ou negativo (-). Se não houver sinal, assume-se que o valor é positivo. Exemplos de inteiros decimal incluem: 1998 -641 +33 Números octais consistem de um 0 (zero) e uma sequencia de dígitos de 0 à 7. Assim como os números decimais, números octais podem ser prefixados com um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos de números octais e seus equivalentes decimais: 0755 // decimal 493 +010 // decimal 8 Valores hexadecimais começam com 0x, seguido por uma sequencia de dígitos (0-9) ou letras (A-F). As letras podem estar em maiúsculas ou minúsculas mas geralmente são escritas em maiúsculas. Números hexadecimais também podem incluir um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos: 0xFF // decimal 255 0x10 // decimal 16 -0xDAD1 // decimal -56017 Se tentarmos armazenar um número inteiro que é grande demais para ser armazenado como inteiro, ou que não seja um número inteiro, ele será automaticamente convertido em um número de ponto-flutuante (contendo casas decimais). Podemos testar se uma variável é do tipo integer usando as funções is_int() ou is_integer(). Veja:
<?
$valor = 10;
if(is_int($valor)){
echo 'A variável $valor é do tipo integer';
}
?>
|
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como usar construtores em suas classes C++Quantidade de visualizações: 16084 vezes |
|
Quando um objeto de uma classe C++ é criado, a linguagem chama um construtor para tal classe. Se nenhum construtor estiver definido, um construtor padrão é invocado. Este construtor aloca memória para o objeto, mas não o inicializa. Um construtor é um método que definimos em nossas classes C++ e que possui o mesmo nome da classe. Um construtor não possui tipo de retorno e não retorna nenhum valor. Em geral construtores são públicos, mas, é possível termos construtores privados. Neste caso, somente um método estático da classe poderia criar novos objetos da classe (quando puder dê uma olhada no padrão de projeto Singleton). O uso mais frequente dos métodos construtores é quando queremos inicializar valores das variáveis e demais recursos no momento da criação de uma nova instância da classe. Esta é uma técnica útil, visto que não precisamos dispor de esforço extra para inicializar as variáveis de instância de um objeto, individualmente, após sua criação. Vamos ver um exemplo da definição e uso de construtores em uma classe C++? Comece analisando o código para o arquivo de definição da classe Pessoa: Código para Pessoa.h:
// vamos evitar múltiplas inclusões do
// arquivo de cabeçalho (header file)
#ifndef PESSOA_H
#define PESSOA_H
// vamos incluir o header string
#include <string>
using namespace std;
class Pessoa{
public:
// construtor da classe Pessoa
Pessoa(string, string, int);
// método que permite retornar o nome da pessoa
string getNome();
// método que permite retornar o e-mail da pessoa
string getEmail();
// método que permite retornar a idade da pessoa
int getIdade();
private:
// variáveis privadas
string nome;
string email;
int idade;
};
#endif
Veja a assinatura do método construtor: Pessoa(string, string, int); Note que na lista de parâmetros do construtor não precisamos informar os nomes dos parâmetros, apenas seus tipos. Veja agora o arquivo de implementação para esta classe: Código para Pessoa.cpp:
// arquivo de implementação para a
// classe Pessoa
// vamos incluir o header Pessoa.h
#include "Pessoa.h"
// implementação do construtor
Pessoa::Pessoa(string nome, string email, int idade){
this->nome = nome;
this->email = email;
this->idade = idade;
}
// método que permite obter o nome da pessoa
string Pessoa::getNome(){
return this->nome;
}
// método que permite obter o email da pessoa
string Pessoa::getEmail(){
return this->email;
}
// método que permite obter a idade da pessoa
int Pessoa::getIdade(){
return this->idade;
}
Note que na implementação do método construtor nós recebemos os argumentos para os parâmetros e os usamos para inicializar as variáveis privadas da instância da classe. Observe o uso do ponteiro this para nos referirmos à instância atual da classe Pessoa. Finalmente, veja o código para o método main() do programa. É aqui que criamos um novo objeto da classe Pessoa e usamos seu método construtor para inicializar suas variáveis privadas de uma só vez: Código para main.cpp:
#include <cstdlib>
#include <iostream>
// vamos incluir a classe Pessoa
#include "Pessoa.h"
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// vamos criar um novo objeto da classe Pessoa
Pessoa *p = new Pessoa("Osmar J. Silva",
"osmar@arquivodecodigos.net", 38);
// vamos exibir os dados da pessoa
cout << "Nome: " << p->getNome() << endl;
cout << "E-Mail: " << p->getEmail() << endl;
cout << "Idade: " << p->getIdade() << endl;
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
Além do construtor, uma classe C++ possui também um método destrutor. Veja minhas dicas relacionadas a este assunto para aprender como definir e usar destrutores em suas classes C++. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma matriz é simétrica em JavaQuantidade de visualizações: 1281 vezes |
|
Uma matriz simétrica é uma matriz que é igual à sua transposta. Para que esta definição faça sentido, apenas podemos considerar matrizes que são quadradas, ou seja, mesma quantidade de linhas e colunas. De forma mais precisa, se A=[aij] é uma matriz de ordem n x n, nós dizemos que A é simétrica quando A=At. Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz simétrica:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
int n = 3; // ordem da matriz quadrada
int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada
// para efetuar a leitura do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
for (int i = 0; i < n; i++){
for (int j = 0; j < n; j++) {
System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) +
" e coluna " + (j + 1) + ": ");
matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
}
}
// agora verificamos se a matriz é simétrica
boolean simetrica = true;
for (int i = 0; (i < n) && (simetrica); i++) {
for (int j = 0; (j < i) && (simetrica); j++) {
// os elementos em posicoes simetricas sao iguais?
if (matriz[i][j] != matriz[j][i]){
simetrica = false;
}
}
}
// agora mostramos a matriz lida
System.out.printf("\n");
for (int i = 0; i < n; i++) {
for (int j = 0; j < n; j++) {
System.out.printf("%d ", matriz[i][j]);
}
System.out.printf("\n");
}
if (simetrica){
System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz simétrica.\n");
}
else{
System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz simétrica.\n");
}
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 5 Elemento na linha 1 e coluna 2: 1 Elemento na linha 1 e coluna 3: 2 Elemento na linha 2 e coluna 1: 1 Elemento na linha 2 e coluna 2: 6 Elemento na linha 2 e coluna 3: 3 Elemento na linha 3 e coluna 1: 2 Elemento na linha 3 e coluna 2: 3 Elemento na linha 3 e coluna 3: 8 5 1 2 1 6 3 2 3 8 A matriz informada é uma matriz simétrica. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





