Você está aqui: Teste de Conhecimento em Hidrologia |
|
![]() |
Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JPanel |
Como fazer uma sub-classe de JPanel para desenhar um gráfico no Java SwingQuantidade de visualizações: 11959 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma classe Desenho que herda da classe JPanel do Java Swing para criar uma área de desenho. Esta é uma das práticas mais comuns quando queremos desenhar gráficos ou exibir imagens em Java Swing. Note como sobrescrevemos o método paintComponent(Graphics g) herdado da classe JPanel para pintar o fundo do painel na cor amarela e depois desenhamos um retângulo azul. Veja o código Java Swing completo para o exemplo: package estudos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JPanel"); Container c = getContentPane(); Desenho desenho = new Desenho(); c.add(desenho); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel class Desenho extends JPanel{ public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // Define a cor de fundo setBackground(Color.YELLOW); // Desenha um quadrado na cor azul g.setColor(Color.BLUE); g.fillRect(10, 10, 100, 100); } } |
Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python usando a função config()Quantidade de visualizações: 3095 vezes |
A cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python pode ser definida por meio de uma chamada à função config() da classe Tk com o valor de uma cor para o parâmetro bg. Veja uma aplicação Tkinter completa no qual definimos o título da janela e, em seguida, sua cor de fundo: # vamos importar o módulo Tkinter import tkinter as tk # método principal def main(): # vamos criar a janela principal da aplicação janela = tk.Tk() # vamos definir o título da janela janela.title("Sistema de Biblioteca") # vamos definir a cor de fundo da janela janela.config(bg='#F2B33D') # entramos no loop de eventos janela.mainloop() if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que solicita ao usuário que informe sua idade em anos, meses e dias e mostre sua idade em diasQuantidade de visualizações: 13915 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que solicite ao usuário que informe sua idade em anos, meses e dias, ou seja, sua idade atual em anos e a quantidade de meses e dias decorridos desde seu aniversário. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe sua idade em anos, meses e dias Anos: 25 Meses: 2 Dias: 12 Idade expressa em dias: 9197 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner): public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis que vão guardar a idade em anos, meses e dias; int anos, meses, dias; int idade_dias; // guardará a idade em dias System.out.println("Informe sua idade em anos, meses e dias"); // obtém os anos System.out.print("Anos: "); anos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // obtém os meses System.out.print("Meses: "); meses = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // obtém os dias System.out.print("Dias: "); dias = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular a idade em dias idade_dias = (anos * 365) + (meses * 30) + dias; // vamos exibir o resultado System.out.println("Idade expressa em dias: " + idade_dias); } |
Java ::: Pacote java.lang ::: Character |
Como usar o método isDigit() da classe Character da linguagem Java para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9Quantidade de visualizações: 9354 vezes |
Em algumas situações, principalmente quando estamos validando dados informados pelo usuário, pode ser necessário verificar se um determinado caractere é um dígito de 0 a 9. Isso pode ser feito por meio do método isDigit() da classe Character. Este método estático recebe um caractere como argumento e retorna true se o caractere for um dígito e false em caso contrário. Veja um exemplo no qual lemos um caractere informado pelo usuário e informamos se o mesmo é um dígito ou não: import javax.swing.JOptionPane; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0); // vamos testar se o caractere informado é um dígito if(Character.isDigit(caractere)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); } } } Uma outra forma de verificar se um determinado caractere é um dígito é testar se o retorno de uma chamada ao método estático getType() da classe Character é a constante DECIMAL_DIGIT_NUMBER, também definida na classe Character. Veja uma modificação do exemplo anterior: import javax.swing.JOptionPane; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0); // vamos testar se o caractere informado é um dígito if(Character.getType(caractere) == Character.DECIMAL_DIGIT_NUMBER){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); } } } Finalmente, veja como ler uma string e verificar se ela contém apenas dígitos de 0 a 9: import javax.swing.JOptionPane; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos pedir ao usuário para informar uma string String str = JOptionPane.showInputDialog("Informe uma string:"); // vamos verificar se a string contém apenas dígitos de 0 a 9 boolean soDigitos = true; // percorre todos os caracteres da string for(int i = 0; i < str.length(); i++){ if(!Character.isDigit(str.charAt(i))){ soDigitos = false; break; } } if(soDigitos){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string contém apenas dígitos"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string não contém somente dígitos"); } } } |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: document Object |
JavaScript DOM - Como usar o objeto document em seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 7844 vezes |
O objeto document representa a página HTML e fornece possibilidades para acessar, criar e manipular todos os elementos HTML no documento. Este objeto está logo abaixo do objeto window na hierarquia do DOM (Document Object Model), ou seja, podemos dizer que este elemento é filho do objeto window. Assim, para acessá-lo a partir de nossos códigos JavaScript podemos usar window.document ou simplesmente document. Veja:<html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter o título desta página var titulo = window.document.title; // vamos exibir o resultado em uma mensagem alert window.alert("O título da página é: " + titulo); </script> </body> </html> Neste exemplo nós usamos o objeto window para obter o objeto document. O passo seguinte foi obter o valor de sua propriedade title, que é usada para definir ou obter o título da página HTML. Para obter um elemento em um documento HTML nós podemos usar as coleções (all, anchors, applets, etc), os métodos getElementById(), getElementsByName() e getElementsByTagName() e algumas outras propriedades e métodos. Se precisarmos acessar o elemento body ou html, podemos usar as propriedades document.documentElement e document.body. Veja um trecho de código no qual acessamos o corpo do documento HTML e definimos sua cor de fundo: <script type="text/javascript"> // vamos definir a cor de fundo da página HTML window.document.body.bgColor = "Beige"; </script> Uma vez que o objeto document é um objeto contâiner para um documento HTML, ele fornece métodos para a crição de novos elementos (por meio do método createElement()), nós textos (createTextNode()) e nós de comentários (createComment()). Depois que um nó (node) é criado, ele pode ser inserido no documento por meio de chamadas aos métodos appendChild() e insertBefore(). Veja um trecho de código no qual usamos o método createElement() para criar um novo elemento div e logo em seguida usamos o método appendChild() para adicionar o elemento recém-criado no final do documento HTML: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um novo elemento div var elem = document.createElement("div"); elem.innerHTML = "Sou uma div criada dinâmicamente"; elem.style.backgroundColor = "beige"; // vamos adicionar este novo elemento no final do documento document.body.appendChild(elem); </script> </body> </html> Os documentos HTML contidos em elementos frames e iframes possuem seus próprios objetos document. Para obter tais objetos, devemos usar a propriedade contentDocument. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |