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Delphi ::: Win32 API (Windows API) ::: Formulários e Janelas

Como usar a função GetWindow() da API do Windows para pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial usando Delphi

Quantidade de visualizações: 15047 vezes
Em algumas situações nós precisamos pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial, ou seja, gostaríamos de encontrar uma janela que contenha a palavra "sexo".

Isso pode ser feito com o auxílio da função GetWindow() da API do Windows. Veja:

// função personalizada que permite encontrar uma janela
// baseado em seu título
function FindWindowByTitle(WindowTitle: string): Hwnd;
var
  NextHandle: Hwnd;
  NextTitle: array[0..255] of char;
begin
  // vamos obter a primeira janela
  NextHandle := GetWindow(Application.Handle, GW_HWNDFIRST);

  while NextHandle > 0 do
    begin
      // vamos obter o título da janela
      GetWindowText(NextHandle, NextTitle, 256);

      // a janela contém o título que procuramos?
      if Pos(Uppercase(WindowTitle), UpperCase(String(NextTitle))) <> 0 then
         begin
           Result := NextHandle;
           Exit;
         end
      else
        // vamos tentar a próxima janela
        NextHandle := GetWindow(NextHandle, GW_HWNDNEXT);
    end;

    // não encontramos nada? vamos retornar um handle nulo
    Result := 0;
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  handle: hwnd;
begin
  // vamos localizar e fechar a Calculadora do Windows
  // ou qualquer janela que contenha o texto "Calculadora"
  handle := FindWindowByTitle('Calculadora');
  if handle <> 0 then // encontramos a janela? vamos fechá-la
    SendMessage(handle, WM_SYSCOMMAND, SC_CLOSE, 0)
  else
    ShowMessage('A janela pesquisada não foi encontrada');
end;

Neste exemplo nós pesquisamos uma janela que contenha a palavra "Calculadora" em seu título. Se encontrada, nós a fechamos com o auxílio da função SendMessage() e a mensagem WM_SYSCOMMAND com o valor SC_CLOSE para o parâmetro wParam.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso private em suas classes PHP

Quantidade de visualizações: 8788 vezes
O modificador private serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados somente por código residente na mesma classe. Veja um exemplo:

<?
  class Pessoa{
    private $nome;
  }

  $pessoa = new Pessoa;
  $pessoa->nome = "Osmar J. Silva";
?>

Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: Cannot access private property 
Pessoa::$nome in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php 
on line 7

Esse erro ocorre porque a variável $nome, por estar marcada com o modificador private, não pode ser acessada por código fora da classe. Veja agora um exemplo envolvendo um método privado:

<?
  class Pessoa{
    private function somar($a, $b){
      return $a + $b;
    }
  }

  $pessoa = new Pessoa;
  echo $pessoa->somar(4, 2);
?>


Ao executarmos este código, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Fatal error: Call to private method Pessoa::somar() 
from context '' in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php 
on line 9

Novamente, este erro é causado porque o método somar() não pode ser acessado por código fora da classe Pessoa.

É importante notar, contudo, que as propriedades e métodos privados de uma classe não podem ser acessados nem mesmo por suas classes derivadas (sub-classes).


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como capturar um screenshot da área de trabalho e salvá-lo como um Bitmap usando Delphi

Quantidade de visualizações: 13666 vezes
Em algumas situações precisamos capturar um screenshot da área de trabalho (Windows Desktop) e salvá-lo como um Bitmap. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Note que aqui estamos salvando o bitmap gerado no mesmo diretório do executável. Caso queira salvar o resultado em outra pasta ou diretório, consulte minhas dicas sobre a manipulação de arquivos e diretórios usando Delphi.

Veja o código (coloquei no evento OnClick de um botão:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  DCDesk: HDC;
  bmp: TBitmap;
begin
  // vamos criar o Bitmap
  bmp := TBitmap.Create;

  // vamos definir o tamanho do bitmap
  bmp.Height := Screen.Height;
  bmp.Width := Screen.Width;

  // aqui nós obtemos um handle para o contexto de dispositivo
  // de exibição do Desktop
  DCDesk := GetWindowDC(GetDesktopWindow);

  // vamos copiar a imagem do desktop para o bitmap criado
  // anteriormente
  BitBlt(bmp.Canvas.Handle, 0, 0, Screen.Width, Screen.Height,
    DCDesk, 0, 0, SRCCOPY);

  // salvamos o bitmap
  bmp.SaveToFile('screenshot.bmp');

  // liberamos o handle do desktop
  ReleaseDC(GetDesktopWindow, DCDesk);

  // e finalmente liberamos o bitmap
  bmp.Free;

  ShowMessage('Screenshot criado com sucesso.');
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de Dados em Java - Como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada em Java

Quantidade de visualizações: 8142 vezes
Esta dica mostra como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada. A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):

// classe No
public class No{
  public int valor;
  public No proximo;
}
// fim da classe No

Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no final quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código para a lista singularmente ligada (Lista.java):

public class Lista {
    No inicio, fim; // início e fim da lista

    // método que permite exibir os valores de
    // todos os nós da lista
    public void exibir() {
        // vamos obter uma referência ao início da lista
        No no = inicio;

        if (no != null) { // a lista não está vazia
            while (no != null) { // enquanto a lista não estiver vazia
                System.out.println(no.valor);
                no = no.proximo; // pula para o nó seguinte
            }
        } 
        else {
            System.out.println("A lista está vazia\n\n");
        }
    }

    // método que permite inserir nós no
    // final da lista.
    // veja que o método recebe o valor a ser
    // armazenado em cada nó
    public void inserirFinal(int v) {
        No novo = new No(); // cria um novo nó
        novo.valor = v;
        // é o nó no final, portanto não deverá apontar para nenhum
        // outro nó
        novo.proximo = null;

        // verifica se a lista está vazia
        if (inicio == null) {
            // novo aponta para o novo nó
            inicio = novo;
            // final deve apontar para o novo nó também
            fim = novo;
        } 
        else { // não está vazia....vamos inserir o nó no final da lista
            // o campo próximo do último nó aponta para o nó recém-criado
            fim.proximo = novo;
            // o campo fim aponta para o novo nó...o campo inicio permanece igual
            fim = novo;
        }
    }
}

Compile as classes No.java e Lista.java e vamos escrever um aplicativo de teste (Main.java):

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        // vamos criar uma nova lista
        Lista lista = new Lista();

        // vamos inserir quatro valores no
        // finalo da lista
        lista.inserirFinal(45);
        lista.inserirFinal(3);
        lista.inserirFinal(98);
        lista.inserirFinal(17);

        // exibe os valores na lista
        lista.exibir();
    }
}

Ao executar o aplicativo teremos o seguinte resultado:

45
3
98
17



C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como retornar uma referência ao primeiro elemento de um vector C++ usando a função front()

Quantidade de visualizações: 6676 vezes
O primeiro elemento em um contêiner STL vector do C++ pode ser acessado por meio da função front(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:

reference front();
const_reference front() const;  
A primeira versão é do tipo T&, ou seja, retorna uma referência ao primeiro elemento. Veja:

#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
  valores.push_back(87);

  // vamos obter o valor do primeiro elemento do vector
  // Note que front() pode ser usada dos dois lados
  // de uma operação de atribuição
  int valor = valores.front();
  cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;

  // vamos alterar o valor do primeiro elemento
  valores.front() = 102;

  // vamos testar o resultado
  cout << "Primeiro elemento: " << valores.front() << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Note que aqui nós usamos:

int valor = valores.front();
para guardar o valor do primeiro elemento na variável valor. Poderíamos também usar:

int& valor = valores.front();
valor = 102;
Agora valor é uma referência direta ao primeiro elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o primeiro elemento do vector.

Observe agora o seguinte trecho de código:

int valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54
valores.front() = 20;
cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;

Aqui nós acessamos o valor do primeiro elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.front(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 54. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.front() afetasse também a variável valor. Assim:

int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54
valores.front() = 20;
cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;
Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função front(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja:

const int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54
valores.front() = 20;
valor = 300; // esta linha não compila
cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl;

Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.front() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora.


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