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Delphi ::: Win32 API (Windows API) ::: Formulários e Janelas |
Como usar a função GetWindow() da API do Windows para pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial usando DelphiQuantidade de visualizações: 15047 vezes |
Em algumas situações nós precisamos pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial, ou seja, gostaríamos de encontrar uma janela que contenha a palavra "sexo". Isso pode ser feito com o auxílio da função GetWindow() da API do Windows. Veja: // função personalizada que permite encontrar uma janela // baseado em seu título function FindWindowByTitle(WindowTitle: string): Hwnd; var NextHandle: Hwnd; NextTitle: array[0..255] of char; begin // vamos obter a primeira janela NextHandle := GetWindow(Application.Handle, GW_HWNDFIRST); while NextHandle > 0 do begin // vamos obter o título da janela GetWindowText(NextHandle, NextTitle, 256); // a janela contém o título que procuramos? if Pos(Uppercase(WindowTitle), UpperCase(String(NextTitle))) <> 0 then begin Result := NextHandle; Exit; end else // vamos tentar a próxima janela NextHandle := GetWindow(NextHandle, GW_HWNDNEXT); end; // não encontramos nada? vamos retornar um handle nulo Result := 0; end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var handle: hwnd; begin // vamos localizar e fechar a Calculadora do Windows // ou qualquer janela que contenha o texto "Calculadora" handle := FindWindowByTitle('Calculadora'); if handle <> 0 then // encontramos a janela? vamos fechá-la SendMessage(handle, WM_SYSCOMMAND, SC_CLOSE, 0) else ShowMessage('A janela pesquisada não foi encontrada'); end; Neste exemplo nós pesquisamos uma janela que contenha a palavra "Calculadora" em seu título. Se encontrada, nós a fechamos com o auxílio da função SendMessage() e a mensagem WM_SYSCOMMAND com o valor SC_CLOSE para o parâmetro wParam. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso private em suas classes PHPQuantidade de visualizações: 8788 vezes |
O modificador private serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados somente por código residente na mesma classe. Veja um exemplo:<? class Pessoa{ private $nome; } $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome = "Osmar J. Silva"; ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot access private property Pessoa::$nome in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 7 Esse erro ocorre porque a variável $nome, por estar marcada com o modificador private, não pode ser acessada por código fora da classe. Veja agora um exemplo envolvendo um método privado: <? class Pessoa{ private function somar($a, $b){ return $a + $b; } } $pessoa = new Pessoa; echo $pessoa->somar(4, 2); ?> Ao executarmos este código, a seguinte mensagem de erro será exibida: Fatal error: Call to private method Pessoa::somar() from context '' in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 9 Novamente, este erro é causado porque o método somar() não pode ser acessado por código fora da classe Pessoa. É importante notar, contudo, que as propriedades e métodos privados de uma classe não podem ser acessados nem mesmo por suas classes derivadas (sub-classes). |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como capturar um screenshot da área de trabalho e salvá-lo como um Bitmap usando DelphiQuantidade de visualizações: 13666 vezes |
Em algumas situações precisamos capturar um screenshot da área de trabalho (Windows Desktop) e salvá-lo como um Bitmap. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Note que aqui estamos salvando o bitmap gerado no mesmo diretório do executável. Caso queira salvar o resultado em outra pasta ou diretório, consulte minhas dicas sobre a manipulação de arquivos e diretórios usando Delphi. Veja o código (coloquei no evento OnClick de um botão: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var DCDesk: HDC; bmp: TBitmap; begin // vamos criar o Bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos definir o tamanho do bitmap bmp.Height := Screen.Height; bmp.Width := Screen.Width; // aqui nós obtemos um handle para o contexto de dispositivo // de exibição do Desktop DCDesk := GetWindowDC(GetDesktopWindow); // vamos copiar a imagem do desktop para o bitmap criado // anteriormente BitBlt(bmp.Canvas.Handle, 0, 0, Screen.Width, Screen.Height, DCDesk, 0, 0, SRCCOPY); // salvamos o bitmap bmp.SaveToFile('screenshot.bmp'); // liberamos o handle do desktop ReleaseDC(GetDesktopWindow, DCDesk); // e finalmente liberamos o bitmap bmp.Free; ShowMessage('Screenshot criado com sucesso.'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em Java - Como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada em JavaQuantidade de visualizações: 8142 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada. A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):// classe No public class No{ public int valor; public No proximo; } // fim da classe No Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no final quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código para a lista singularmente ligada (Lista.java): public class Lista { No inicio, fim; // início e fim da lista // método que permite exibir os valores de // todos os nós da lista public void exibir() { // vamos obter uma referência ao início da lista No no = inicio; if (no != null) { // a lista não está vazia while (no != null) { // enquanto a lista não estiver vazia System.out.println(no.valor); no = no.proximo; // pula para o nó seguinte } } else { System.out.println("A lista está vazia\n\n"); } } // método que permite inserir nós no // final da lista. // veja que o método recebe o valor a ser // armazenado em cada nó public void inserirFinal(int v) { No novo = new No(); // cria um novo nó novo.valor = v; // é o nó no final, portanto não deverá apontar para nenhum // outro nó novo.proximo = null; // verifica se a lista está vazia if (inicio == null) { // novo aponta para o novo nó inicio = novo; // final deve apontar para o novo nó também fim = novo; } else { // não está vazia....vamos inserir o nó no final da lista // o campo próximo do último nó aponta para o nó recém-criado fim.proximo = novo; // o campo fim aponta para o novo nó...o campo inicio permanece igual fim = novo; } } } Compile as classes No.java e Lista.java e vamos escrever um aplicativo de teste (Main.java): public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma nova lista Lista lista = new Lista(); // vamos inserir quatro valores no // finalo da lista lista.inserirFinal(45); lista.inserirFinal(3); lista.inserirFinal(98); lista.inserirFinal(17); // exibe os valores na lista lista.exibir(); } } Ao executar o aplicativo teremos o seguinte resultado: 45 3 98 17 |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao primeiro elemento de um vector C++ usando a função front()Quantidade de visualizações: 6676 vezes |
O primeiro elemento em um contêiner STL vector do C++ pode ser acessado por meio da função front(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference front(); const_reference front() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do primeiro elemento do vector // Note que front() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.front(); cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do primeiro elemento valores.front() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Primeiro elemento: " << valores.front() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós usamos: int valor = valores.front(); int& valor = valores.front(); valor = 102; Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do primeiro elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.front(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 54. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.front() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; const int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.front() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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JavaScript - Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando um Set e o método Array.from() JavaScript - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesiano |
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