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Como testar se um número é positivo ou negativo em Java - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 12561 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro. Em seguida seu código deverá informar se o número informado é positivo, negativo ou neutro. O zero não é um número positivo nem negativo, já que não é maior nem menor que si mesmo. Por essa razão dizemos que ele é um número neutro. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número inteiro: 3 O número 3 é positivo. Informe um número inteiro: -5 O número -5 é negativo. Informe um número inteiro: 0 O número 0 é neutro. Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o número System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o número é positivo? if(numero > 0){ System.out.println("O número " + numero + " é positivo."); } // o número é negativo? else if(numero < 0){ System.out.println("O número " + numero + " é negativo."); } else{ // o número é neutro System.out.println("O número " + numero + " é neutro."); } } } |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHPQuantidade de visualizações: 9700 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } public function getNome(){ return $this->nome; } public function setPreco($preco){ $this->preco = $preco; } public function getPreco(){ return $this->preco; } } ?> Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe. Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; // uma variável estática que permite contar as instâncias // desta classe public static $contador = 0; // construtor da classe Produto function __construct(){ // vamos incrementar o contador aqui self::$contador++; } } // vamos criar duas instâncias da classe Produto $p1 = new Produto(); $p2 = new Produto(); // vamos obter o valor do contador de instâncias echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador . " instâncias da classe Produto"; ?> Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1. É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio // de uma referência a uma das instâncias da classe Produto $p1->contador = 5; não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado. |
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp |
Como usar a classe wxApp em suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 1582 vezes |
A classe wxApp (Application Class) é uma das primeiras classes que devemos estudar se quisermos ter um domínio perfeito do framework wxWidgets. Para usá-la, devemos incluir #include <wx/app.h> em nossos códigos. Essa classe herda de wxAppConsole. Todas as aplicações wxWidgets definem uma classe application derivada de wxApp. Há somente uma instância dela, e essa instância representa a aplicação sendo executada no momento. De todos os métodos herdados de wxApp, há pelo menos um que devemos implementar, e ele é a função OnInit(), que é chamada quando o wxWidgets está pronto para executar o nosso código. OnInit() equivale ao main() em C/C++ ou WinMain (aplicações Win32). Veja um trecho de código no qual declaramos e usamos a classe wxApp: Código para aplicacao.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include "aplicacao.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets implementa nosso objeto MinhaAplicacao IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos mostrar uma mensagem ao iniciar a aplicação wxMessageDialog *alerta = new wxMessageDialog(NULL, wxT("A aplicação foi iniciada com sucesso"), wxT("Informação"), wxOK); alerta->ShowModal(); // em geral retornamos true para iniciar o loop de eventos // mas essa aplicação exibe apenas uma janela de mensagem. Podemos sair return false; } Veja que no arquivo de declaração (header file) nós temos a macro DECLARE_APP. Ela nos permite declarar a função wxGetApp() que retorna uma referência para o objeto aplicação. Se não fizermos isso, a única forma de obter tal referência é usando o ponteiro global wxTheApp, que é do tipo wxApp*. A macro IMPLEMENT_APP, no arquivo de implementação, permite ao wxWidgets criar dinamicamente uma instância do objeto application no ponto apropriado da inicialização da biblioteca. Esse trecho de código é totalmente funcional, mas teremos apenas a exibição de uma mensagem wxMessageDialog. Por essa razão eu retornei false no laço de eventos. Se tivéssemos criado uma janela wxFrame, o retorno deveria ser true, já que teríamos de lidar com eventos. Para finalizarmos, lembre-se de que o método OnInit() da classe wxApp é o local ideal para se fazer as verificações iniciais da aplicação, tais como conexão com banco de dados, permissão do usuário, disponibilidade da rede, etc. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Python para iniciantes - Como importar módulos e identificadores Python usando a instrução import...asQuantidade de visualizações: 7603 vezes |
Quando importamos módulos para nossos programas, a linguagem Python permite que alteremos os nomes dos módulos. Isso pode ser feito com a instrução import...as. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importa o módulo math com outro nome import math as matematica def main(): # usa o método ceil do namespace matematica print("Valor arredondado: ", matematica.ceil(8.12)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor arredondado: 9 É possível importar com outros nomes os métodos e identificadores de um módulo. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importa o ceil com outro nome from math import ceil as arredondar def main(): # usa o método arredondar print("Valor arredondado: ", arredondar(8.12)) if __name__== "__main__": main() |
PHP ::: Dicas & Truques ::: PDO (PHP Data Objects) |
PHP PDO - Como disparar comandos SELECT usando a função PDO->query()Quantidade de visualizações: 13936 vezes |
Nesta dica mostrarei como disparar uma query SELECT usando PDO->query(). Veja que mostramos ainda como percorrer os resultados obtidos. Para este exemplo eu me conectei a um banco de dados MySQL e obtive dados de uma tabela chamada "produtos". Veja o código PHP PDO MySQL completo para o exemplo (incluindo a conexão com o banco de dados): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php // primeiro vamos obter a conexão com o banco de dados $server = "localhost"; $user = "root"; $pass = "osmar1234"; $db = "estudos"; try{ $conn = new PDO("mysql:host=$server;dbname=$db", $user, $pass); // echo "Conexão efetuada com sucesso."; } catch(PDOException $e){ die('Não foi possível conectar: ' . $e->getMessage()); } // agora que já temos a conexão, vamos disparar // o comando DML SELECT $resultado = $conn->query("SELECT * FROM produtos"); if($resultado){ while($linha = $resultado->fetch(PDO::FETCH_ASSOC)){ echo "Id: " . $linha['id'] . "<br>"; echo "Nome: " . $linha['nome'] . "<br>"; echo "Preço: " . $linha['preco'] . "<br>"; echo "Quantidade: " . $linha['quantidade'] . "<br><br>"; } } ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Id: 1 Nome: ARROZ TIPO A Preço: 13 Quantidade: 320 Id: 2 Nome: FEIJÃO CARIOCA Preço: 9.5 Quantidade: 120 Id: 3 Nome: EXTRATO DE TOMATE AMD Preço: 4.24 Quantidade: 50 |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter (reverter) o conteúdo de uma string em C usando uma função str_reverse() personalizadaQuantidade de visualizações: 23375 vezes |
O código abaixo mostra como você pode implementar uma função que inverte o conteúdo de uma string. Veja que o argumento para um função é um ponteiro para a string a ser invertida:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que reverte uma string void str_reverse(char* str) { char ch; int i, j; for(i = 0, j = strlen(str) - 1; i < j; ++i, --j) { ch = str[i]; str[i] = str[j]; str[j] = ch; } } int main(int argc, char *argv[]) { char nome[] = "Osmar J. Silva"; // original printf("Original: %s\n", nome); // inverte str_reverse(nome); printf("Invertido: %s\n", nome); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Osmar J. Silva Invertido: avliS .J ramsO Pressione qualquer tecla para continuar... |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
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