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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a data e hora atual em Delphi usando as funções Now() e DateTimeToStr()Quantidade de visualizações: 24104 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a data e hora atual do sistema. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função Now(), presente na unit SysUtils. Este função não requer nenhum argumento e retorna a data e hora atual como um TDateTime. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var data: TDateTime; begin // vamos obter a data e hora atual data := Now(); // vamos exibir o resultado ShowMessage(DateTimeToStr(data)); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: 28/09/2018 15:14:15 Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço loop for da linguagem LispQuantidade de visualizações: 863 vezes |
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O laço for loop da linguagem Common Lisp é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou um grupo de instruções deve ser repetido. Este laço é similar ao laço for encontrado na maioria das linguagens de programação. Vamos começar vendo um laço for loop que conta de 1 até 10: ; Um laço for loop que conta de 1 até 10 (loop for i from 1 to 10 do (print i) ) Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Agora veja o mesmo laço usado para contar de 10 até 1, ou seja, em ordem decrescente: ; Um laço for loop que conta de 10 até 1 (loop for i from 10 downto 1 do (print i) ) Note que, agora, eu troquei "to" por "downto" para que a variável de controle fosse decrementada, em vez de incrementada. Dessa forma, ao executarmos este código Common Lisp, o resultado será: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 |
GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
GNU Octave para Álgebra Linear - Como calcular o determinante de uma matriz usando a função det() do GNU OctaveQuantidade de visualizações: 3085 vezes |
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Na Matemática e na Álgebra Linear, o determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar, ou seja, o determinante é uma função que transforma uma matriz quadrada em um número real. O determinante, ou melhor, a função determinante, permite saber se a matriz tem ou não inversa (matriz inversa), pois, as matriz que não tem inversa, são precisamente aquelas cujo determinante é igual a 0. Se o determinante for diferente de zero, então a matriz é uma matriz invertível. O determinante de uma matriz A é denotado por det(A), det A ou |A|. O software GNU Octave nos fornece uma forma rápida para obtermos o determinante de uma matriz: a função det(). Veja o exemplo a seguir (digitando diretamente na Janela de Comandos): >> A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1] [ENTER] A = 1 2 3 2 5 2 1 3 1 >> det(A) [ENTER] ans = 2 >> Veja que declaramos uma matriz 3x3 com o nome A e em seguida usamos a função det() para obter o seu determinante. Vamos ver agora como podemos fazer esse mesmo cálculo em um script do GNU Octave:
# declara uma matriz quadrada de ordem 3
A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1]
# calculamos o determinante
determinante = det(A)
# mostramos os resultado
fprintf("O determinante da matriz A é %f\n", determinante);
Não se esqueça de pesquisar sobre as propriedades do determinante. São cerca de 10 propriedades que nos ajudam a calcular o determinante da matriz simplesmente olhando para a sua composição. |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em CQuantidade de visualizações: 1184 vezes |
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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos calcular o cosseno de três números
printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0));
printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1));
printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2));
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler a idade e o peso de 10 pessoas e mostrar a quantidade de pessoas com mais de 80 quilos e a média das idadesQuantidade de visualizações: 2367 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que receba a idade (como int) e o peso (como double) de 10 pessoas. Em seguida calcule e mostre: 1) A quantidade de pessoas com mais de 80 quilos; 2) A média das idades das pessoas. Sua saída deve ser parecida com: Informe a idade da 1.a pessoa: 95 Informe o peso da 1.a pessoa: 83 Informe a idade da 2.a pessoa: 45 Informe o peso da 2.a pessoa: 115 Informe a idade da 3.a pessoa: 83 Informe o peso da 3.a pessoa: 76 Informe a idade da 4.a pessoa: 19 Informe o peso da 4.a pessoa: 79 Informe a idade da 5.a pessoa: 40 Informe o peso da 5.a pessoa: 93 Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: 3 Média das idades das pessoas: 56.4 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
int quant_acima_80_kg = 0; // quantidade de pessoas acima de 80 quilos
int soma_idades = 0; // soma das idades para depois obter a média
// vamos ler os dados das 5 pessoas
for(int i = 0; i < 5; i++){
System.out.print("Informe a idade da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o peso da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// vamos somar mais esta idade
soma_idades = soma_idades + idade;
// esta pessoa possui mais de 80 quilos?
if(peso > 80){
// aumenta o contador de pessoas acima de 80 quilos
quant_acima_80_kg++;
}
// adiciona uma quebra de linha
System.out.println();
}
// e agora mostramos o resultado
System.out.println("Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: " +
quant_acima_80_kg);
System.out.println("Média das idades das pessoas: " + (soma_idades / 5.0));
}
}
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