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Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython

Como usar a função GetDefaultSize() para obter o tamanho padrão dos botões wx.Button em uma determinada plataforma e um determinado tamanho de fonte

Quantidade de visualizações: 6730 vezes
Quando estamos escrevendo interfaces wxPython para múltiplas plataformas, é interessante usar o método GetDefaultSize() para obter as dimensões padrão dos botões. Isso permite que o próprio sistema determine o tamanho dos botões baseado no tamanho da fonte usada.

Este método retorna um objeto da classe wx.Size e as dimensões podem ser obtidas com o auxílio das propriedades width (largura) e height (altura).

Veja um exemplo wxPython completo:

# vamos importar a biblioteca wxPython
import wx

class Janela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Usando wx.Button", size=(350, 200))
    
    # Cria um painel
    panel = wx.Panel(self)

    # Cria um botão e o adiciona no painel
    self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", 
      pos=(10, 10), size=(100, 25))

    # Anexa um evento ao botão
    self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn)

  # Método que será chamado ao clicar o botão
  def OnBtnClick(self, event):
    # obtém o tamanho padrão dos botões
    # nesta plataforma
    dimensoes = self.btn.GetDefaultSize()

    dlg = wx.MessageDialog(None, u"A largura padrão é: " 
      + str(dimensoes.width) + u" pixels e a altura " +
      u"padrão é: " + str(dimensoes.height) + " pixels",
      "Usando wx.Button", wx.OK | wx.ICON_INFORMATION)
    result = dlg.ShowModal()
    dlg.Destroy()

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = Janela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em Java

Quantidade de visualizações: 1517 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;
 
import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o sucessor do número informado
    int sucessor = numero + 1;
    
    // vamos calcular o antecessor do número informado
    int antecessor = numero - 1;
    
    // e agora mostramos os resultados
    System.out.println("O número informado foi: " + numero);
    System.out.println("O antecessor é " + antecessor);
    System.out.println("O sucessor é: " + sucessor);
  }
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como usar vetores e matrizes (arrays) na linguagem C++

Quantidade de visualizações: 38246 vezes
Vetores e matrizes, também chamados de arrays em programação, são grupos consecutivos de locais na memória que possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, um vetor ou matriz em C++ pode conter apenas elementos do mesmo tipo.

Um vetor é uma matriz de um coluna e várias linhas, enquanto uma matriz é a matriz propriamente dita, ou seja, que possui várias linhas e várias colunas.

Veja um trecho de código no qual temos um vetor contendo 5 elementos do tipo int:

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa a matriz
  int valores[5] = {65, 3, 8, 41, 12};
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 65
Posição: 1 - Valor: 3
Posição: 2 - Valor: 8
Posição: 3 - Valor: 41
Posição: 4 - Valor: 12
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Aqui nós usamos a técnica de declarar e inicializar o vetor em uma mesma linha. Em seguida usamos um laço para percorrer todos os elementos. Veja que os elementos do vetor são acessados usando um índice que começa em 0 e vai até a quantidade de elementos menos 1.

Veja agora um trecho de código que declara um vetor e inicializa seus elementos usando um laço for:

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a matriz
  int valores[5];
 
  // inicializa os elementos usando um laço
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    valores[i] = 2 * i;
  }
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 0
Posição: 1 - Valor: 2
Posição: 2 - Valor: 4
Posição: 3 - Valor: 6
Posição: 4 - Valor: 8
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

É importante notar que, se não inicializados, os valores dos elementos de um vetor poderão guardar valores aleatórios. Jamais confie que eles terão o valor 0 por padrão.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o maior elemento em cada uma das colunas de uma matriz usando Python

Quantidade de visualizações: 1312 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dada a seguinte matriz:

6   10   4
2    9   7
20   3   1
Escreva um programa Python que exibe o maior elemento em cada uma das colunas dessa matriz.

Sua saída deverá ser parecida com:

Maior elemento na coluna 0 é 20
Maior elemento na coluna 1 é 10
Maior elemento na coluna 2 é 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos declarar e constuir uma matriz de 3 linhas e três colunas
  matriz = [[6, 10, 4], [2, 9, 7], [20, 3, 1]];
    
  # vamos percorrer a matriz e exibir o maior elemento de cada coluna
  # começamos com cada coluna
  for i in range(len(matriz[0])):
    # assumimos que o maior valor é o primeiro dessa coluna
    maior = matriz[0][i]
    # percorremos todos os elementos desta linha
    for j in range(len(matriz)):
      # o elemento atual é maior que o maior?
      if matriz[j][i] > maior:
        # maior assume o valor atual
        maior = matriz[j][i]
      
    # exibimos o maior elemento desta coluna
    print("Maior elemento na coluna {0} é {1}".format(i, maior))

if __name__== "__main__":
  main()



C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++

Quantidade de visualizações: 15082 vezes
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe C++ possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

// definição da classe Produto
class Produto{
  public:
    void setNome(string);
    string getNome();
    void setPreco(double);
    double getPreco();
  
  private:
    string nome;
    double preco;
};

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma.

Métodos estáticos em C++ podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

// classe Pessoa com duas variáveis privadas e 
// um método estático
class Pessoa{
  public:  
    // um método estático que permite verificar a validade
    // de um número de CPF
    static bool isCPFValido(string);
  
  private:
    string nome;
    int idade;
};

// implementação da classe Pessoa
bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
  // alguns cálculos aqui
  return true;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem
  // criar uma instância da classe Pessoa
  if(Pessoa::isCPFValido("12345")){
    cout << "CPF Válido" << endl;
  }
  else{
    cout << "CPF inVálido" << endl;
  }
    
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Aqui nós temos os códigos da definição e implementação da classe Pessoa em apenas um arquivo (main.cpp). Em uma aplicação real é interessante colocar estas partes em arquivos separados (.h e .cpp). Note que o método estático isCPFValido() foi declarado assim:

static bool isCPFValido(string);

Desta forma, podemos chamá-la a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja:

if(Pessoa::isCPFValido("12345")){}

É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo:

bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
  // alguns cálculos aqui
  
  // vamos acessar a variável não estática nome
  nome = "Osmar J. Silva";
  
  return true;
}

vai gerar o seguinte erro de compilação:

invalid use of member `Pessoa::nome' in static member function.

Se usarmos this->nome a mensagem de erro de compilação será:

`this' is unavailable for static member functions.

Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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