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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators)

JavaScript Avançado - Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript

Quantidade de visualizações: 1416 vezes
O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0.

Para quem gosta de Lógica Matemática, ou a Tabela Verdade da Lógica de Boole, vai se lembrar do conectivo "^", que diz que a proposição resultante da conjunção só será verdadeira quando as proposições simples individuais forem verdadeiras. O operador de bits & do JavaScript é similar ao conectivo "^" da Lógica Proposicional.

Vamos analisar os seguintes valores binários:

a) 0101 (5 decimal)
b) 0100 (4 decimal)

Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado:

0101
0100
----
0100

Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em JavaScript agora. Observe o seguinte trecho de código:

<html>
<head>
  <title>Manipulação de Bits em JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  var a = 5;
  var b = 4;
  var c = a & b;
  
  // exibe o resultado (em binário e em decimal)
  document.writeln("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")");
  document.writeln("<br>b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")");
  document.writeln("<br>a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")");
  
  // função auxiliar que converte um decimal em sua representação em bits
  function obterBits(valor){
    var mascara = 1 << 31; // 10000000 00000000 00000000 00000000
    var buffer = ""; // um buffer para guardar os bits dos bytes
    
    for(var i = 1; i <= 32; i++){
      // compara os bits individuais dos dois valores inteiros
      if((valor & mascara) == 0){
    	buffer = buffer + "0";
      }
      else{
    	buffer = buffer + "1";
      }
      
      valor = valor << 1; // desloca uma posição para a esquerda
      // Cada troca à esquerda corresponde à multiplicação do
      // valor por 2
      
      if(i % 8 == 0){ // completou um byte?
        buffer = buffer + " ";
      }
    }
    
    return buffer;
  }
</script>

</body>
</html>


Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

    a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5) 
    b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)
a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Hidrologia e Hidráulica

Exercícios Resolvidos de Java - Como aplicar a Fórmula da Vazão pelo Método Racional em Java - De acordo com o método racional, a vazão máxima a ser considerada

Quantidade de visualizações: 478 vezes
Pergunta/Tarefa:

Neste exercício de Java nós veremos como aplicar a Fórmula da Vazão pelo Método Racional para resolver uma questão de Hidrologia que caiu no concurso para Analista na Área de Engenharia Sanitária do MPE-MS em 2013.

1) De acordo com o método racional, a vazão máxima a ser considerada no projeto de um bueiro para uma chuva de intensidade igual a 2 mm/h, com duração igual ou superior ao tempo de concentração da bacia de contribuição que possui área igual a 18 km2 e coeficiente de escoamento superficial igual a 0,7 será, em m3/s, igual a

A) 5,4.

B) 7,0.

C) 11,5.

D) 14,0.

E) 25,2.

Sua saída deve ser parecida com:

Intensidade da chuva em mm/h: 2
Área da bacia em quilômetros quadrados: 18
Coeficiente de escoamento: 0.7
A vazão máxima é: 7.0
Resposta/Solução:

O primeiro passo para resolver esta questão é relembrando a fórmula da Vazão pelo Método Racional. Apresentado pela primeira vez em 1851 por Mulvaney e usado por Emil Kuichling em 1889, o Método Racional é um método indireto e estabelece uma relação entre a chuva e o escoamento superficial (deflúvio).

Usamos esta fórmula para calcular a vazão de pico de uma determinada bacia, considerando uma seção de estudo.

Eis a fórmula:

\[Q = \frac{C \cdot I \cdot A}{360} \]

Onde:

Q = vazão de pico (m3/s);

C = coeficiente de escoamento superficial que varia de 0 a 1.

I = intensidade média da chuva (mm/h);

A = área da bacia (ha), onde 1 ha = 10.000m2

Na questão do concurso nós já temos a intensidade da chuva em milímetros por hora, mas a área da bacia está em quilômetros quadrados, o que exigirá uma conversão para hectares. No código Java eu mostro essa parte comentada.

Então, hora de vermos a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a precipitação ou intensidade da chuva em mm/h
    System.out.print("Intensidade da chuva em mm/h: ");
    double intensidade = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler a área da bacia em quilômetros quadrados
    System.out.print("Área da bacia em quilômetros quadrados: ");
    double area_bacia = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o coeficiente de escoamento
    System.out.print("Coeficiente de escoamento: ");
    double coeficiente = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos transformar quilômetros quadrados em
    // hectares
    area_bacia = area_bacia * 100;
    
    // e vamos calcular a vazão de pico em metros cúbicos
    double vazao = ((coeficiente * intensidade * area_bacia) / 360.0);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("A vazão máxima é: " + vazao);
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar texto em C# usando o método DrawString() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 9011 vezes
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:

Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single)

Note que precisamos fornecer a string a ser desenhada, a fonte a ser usada (como um objeto da classe Font), a cor e preenchimento (um objeto de alguma classe que herde de Brush) e as coordenadas x e y. Veja um trecho de código no qual desenhamos a string "Arquivo de Códigos" no formulário:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos"
  g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new 
    SolidBrush(Color.Red), 40, 60);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim:

g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), 
  new SolidBrush(Color.Red), 40, 60);

As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja:

g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), 
  new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f));



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies

Cookies em JavaScript - Como excluir um cookie usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 3 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript excluirCookie() que recebe o nome do cookie e o remove do navegador. Em alguns browsers pode ser necessário reiniciar para que o cookie seja realmente excluído. Note que coloquei também uma função obterCookie() que permite verificar se o cookie foi realmente excluído.

Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML da página de teste:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  // função que permite excluir um cookie. Pode
  // ser necessário reiniciar o navegador
  function excluirCookie(nome){
    var exdate = new Date();
    exdate.setTime(exdate.getTime() + (-1 * 24 * 3600 
       * 1000));
    document.cookie = nome + "=" + escape("")+ ((-1 
       == null) ? "" : "; expires=" + exdate);
  }  

  // função que permite obter um cookie
  function obterCookie(nome){    
    if(document.cookie.length > 0){
      c_start = document.cookie.indexOf(nome + "=");
      if(c_start != -1){ 
        c_start = c_start + nome.length + 1; 
        c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start);
        if(c_end == -1){
          c_end = document.cookie.length;
        }
        
        return unescape(document.cookie.substring(
          c_start, c_end));
      } 
    }
    return null;
  }
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos excluir o cookie
  excluirCookie('nome_visitante');  

  // verifica se o cookie "nome_visitante" existe
  // e obtém seu valor
  var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante');
  
  if(nome_visitante != null){
    document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + 
      "Seu valor é: " + nome_visitante);
  }
  else{
    document.writeln("O cookie nome_visitante não existe");
  }
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código, sabendo que o cookie "nome_visitante" existia anteriormente, nós teremos o seguinte resultado:

O cookie nome_visitante não existe


C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como alocar memória para instâncias de uma estrutura (struct) e acessá-las usando ponteiros em C

Quantidade de visualizações: 11632 vezes
Esta dica mostra como declarar uma estrutura (struct), alocar duas instâncias desta e acessá-las usando ponteiros.

Considere a seguinte struct:

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

Note que agora a variável titulo foi declarada como uma matriz de caracteres de 80 posições. Mais adiante você entenderá o propósito de tal abordagem. Veja agora como alocamos memória para duas instâncias desta estrutura:

// cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
// de Livro
Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

A partir deste ponto as variáveis a e b são ponteiros para as duas instâncias recém alocadas. Observe que, quando usamos ponteiros para estruturas, seus membros são acessados usando-se a notação -> em vez do ponto. Veja:

a->codigo = 342;
a->paginas = 230;

Para definir o valor para o membro titulo é preciso lançar mão da função strcpy(). Isso é feito porque estamos lidando com ponteiros, e cada instância de Livro possui sua área de memória a partir da qual a posição inicial da cadeia de caracteres que receberá o título do livro já foi inicializada. Veja:

strcpy(a->titulo, "Programando em Java");

Observe agora o código completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

int main(int argc, char *argv[]){
  // cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
  // de Livro
  Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
  Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preenche os dados do primeiro Livro
  // Estamos usando ponteiros agora. Para definir o título
  // do livro é preciso usar a função strcpy, já que estamos
  // usando uma cadeia de caracteres
  strcpy(a->titulo, "Programando em Java");
  a->codigo = 342;
  a->paginas = 230;

  // preenche os dados do segundo Livro
  strcpy(b->titulo, "JavaScript - O Guia Prático");
  b->codigo = 675;
  b->paginas = 930;

  // exibe os dados do primeiro livro
  printf("Primeiro Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    a->titulo, a->codigo, a->paginas);

  // exibe os dados do segundo livro
  printf("\nSegundo Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    b->titulo, b->codigo, b->paginas);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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