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LISP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a área de um círculo em LISP dado o raio do círculoQuantidade de visualizações: 1170 vezes |
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:![]() Sendo assim, temos a seguinte fórmula: ![]() Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo. O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio. Veja agora um código Common Lisp completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio: ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar raio) (defvar area) ; Este o programa principal (defun AreaCirculo() ; Vamos ler o raio do círculo (princ "Informe o raio do círculo: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável raio (setq raio (read)) ; calcula a área do círculo (setq area (* pi (expt raio 2))) ; E mostramos o resultado (format t "A área do círculo de raio ~F é ~F" raio area) ) ; Auto-executa a função AreaCirculo() (AreaCirculo) Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 5 A area do círculo de raio 5 é igual a 78.539816 A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência. |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila PHP para iniciantes - Como criar um laço while infinito em PHPQuantidade de visualizações: 10298 vezes |
Um laço while() infinito pode ser criado em PHP simplesmente fornecendo o valor true para a condição do laço. Neste caso é preciso que você forneça uma forma de parar o laço, ou o script continuará executando até atingir seu tempo tempo máximo de execução, e um erro será exibido na página. Veja um trecho de código exemplificando o uso de um laço while infinito:<? $valor = 5; while(true){ echo $valor . "<br>"; $valor++; if($valor > 10) break; // pára o laço } ?> |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHPQuantidade de visualizações: 10259 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } public function getNome(){ return $this->nome; } public function setPreco($preco){ $this->preco = $preco; } public function getPreco(){ return $this->preco; } } ?> Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe. Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; // uma variável estática que permite contar as instâncias // desta classe public static $contador = 0; // construtor da classe Produto function __construct(){ // vamos incrementar o contador aqui self::$contador++; } } // vamos criar duas instâncias da classe Produto $p1 = new Produto(); $p2 = new Produto(); // vamos obter o valor do contador de instâncias echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador . " instâncias da classe Produto"; ?> Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1. É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo: // vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio // de uma referência a uma das instâncias da classe Produto $p1->contador = 5; não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como detectar alterações no conteúdo de um JTextAreaQuantidade de visualizações: 3 vezes |
Nesta dica veremos como é possível escrever uma aplicação Java Swing que detecta quando o conteúdo de um controle JTextArea é alterado. Para isso nós vamos fazer a janela JFrame implementar a interface DocumentListener e fornecer comportamento para seus método insertUpdate(), removeUpdate() e changedUpdate(). O resultado do código é refletido na imagem abaixo: ![]() E agora o código Java Swing completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.event.*; public class Estudos extends JFrame implements DocumentListener{ JTextArea textArea; JLabel aviso; public Estudos() { super("Detectando alterações em um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); textArea.setLineWrap(true); textArea.getDocument().addDocumentListener(this); aviso = new JLabel("Aviso de alterações"); c.add(textArea); c.add(aviso); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } public void insertUpdate(DocumentEvent e) { aviso.setText("Aviso de Inserção: " + e.toString()); } public void removeUpdate(DocumentEvent e) { aviso.setText("Aviso de Remoção: " + e.toString()); } public void changedUpdate(DocumentEvent e) { // pode obter os dois anteriores aqui // aviso.setText("Aviso de Alteração: " + e.toString()); } } |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como obter um objeto String a partir de um StringBuffer ou StringBuilder do JavaQuantidade de visualizações: 3410 vezes |
As classes StringBuffer e StringBuilder possuem as mesmas funcionalidades. A diferença é que StringBuilder não é segura em relação à threads e está sendo rapidamente substituída pela classe StringBuffer. Ambas são parecidos com uma String, com a diferença que um StringBuffer ou StringBuilder pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Nesta dica eu mostrarei como criar novos objetos String a partir do conteúdo de um StringBuffer ou StringBuilder. Vamos começar analisando os construtores da classe String que permitem passar um objeto StringBuffer ou StringBuilder: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // um StringBuffer contendo uma frase (troque // StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java"); // vamos obter uma String a partir deste StringBuffer String fraseString = new String(frase); // e exibimos o resultado System.out.println(fraseString); } } Resultado parecido pode ser obtido sem o uso dos construtores String(StringBuilder builder) e String(StringBuffer buffer). Veja: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // um StringBuffer contendo uma frase (troque // StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java"); // vamos obter uma String a partir deste StringBuffer String fraseString = frase.toString(); // e exibimos o resultado System.out.println(fraseString); } } Agora nós usamos o método toString() da classe StringBuffer para converter seu conteúdo em uma string e atribuí-lo à variável fraseString. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Revit Python Shell - Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell JavaScript - Como converter uma string para letras minúsculas em JavaScript usando a função toLowerCase() do objeto String |
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