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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o operador condicional (operador ternário) da linguagem C++ - C++ para iniciantesQuantidade de visualizações: 27156 vezes |
A linguagem C++ fornece um operador condicional, também chamado de operador ternário) que é muito semelhante a um bloco if...else. Este operador aceita três operandos. O primeiro operando é uma condição, o segundo é valor para a expressão condicional se o resultado do teste for true. O terceiro operando é o valor para a expressão condicional caso o resultado do teste for false. Veja um exemplo:int valor = 10; cout << (valor >= 5 ? "Maior ou igual a 5" : "Menor que 5"); Este trecho de código pode ser escrito usando if...else da seguinte forma: int valor = 10; if(valor >= 5) cout << "Maior ou igual a 5"; else cout << "Menor que 5"; O operador condicional pode ser resumido na seguinte estrutura: Exp1 ? Exp2 : Exp3 A expressão Exp1 é avaliada. Se esta resultar verdadeira, a expressão Exp2 se torna o resultado da operação. Se a expressão Exp1 resultar falso, a expressão Exp3 se torna o resultado da operação. Veja mais um exemplo: int valor = 5; // usando o operador condicional I bool res = (valor > 10 ? true : false); // usando o operador condicional II (res ? cout << "Verdadeiro" : cout << "False"); |
JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando JavaScript - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 2652 vezes |
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Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código JavaScript que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos declarar os valores x e y
var x = 7;
var y = 6;
// vamos calcular a norma do vetor
var norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
// mostra o resultado
document.writeln("A norma do vetor é: " + norma);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
PHP ::: PHP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em PHPQuantidade de visualizações: 2741 vezes |
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A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando PHP. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código PHP. Veja um trecho de código PHP completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:
<?php
// vamos declarar e construir uma matriz de três linhas
// e três colunas
$matriz = array(
array(3, 7, 9),
array(2, 4, 1),
array(5, 6, 8)
);
// guarda a soma dos elementos na diagonal principal
$soma_diagonal = 0;
// vamos mostrar a matriz da forma que ela
// foi informada
echo "<br>";
// percorre as linhas
for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){
// percorre as colunas
for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){
echo $matriz[$i][$j] . " ";
}
// passa para a próxima linha da matriz
echo "<br>";
}
// vamos calcular a soma dos elementos da diagonal
// principal
for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){
for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){
if($i == $j){
$soma_diagonal = $soma_diagonal + $matriz[$i][$j];
}
}
}
// finalmente mostramos a soma da diagonal principal
echo "<br>A soma dos elementos da diagonal principal é: "
. $soma_diagonal;
?>
Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como adicionar itens em uma ListBox do Delphi usando a função Add()Quantidade de visualizações: 14521 vezes |
Itens em uma TListBox podem ser adicionados usando-se o método Add() da propriedade Items, um objeto da classe TString. Este método aceita uma string representando o novo ítem e retorna um inteiro cujo valor é o índice do novo ítem. Veja o seguinte trecho de código:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
item: String;
begin
// vamos adicionar um item vindo de uma variável
item := 'Sou o primeiro item';
ListBox1.Items.Add(item);
// vamos adicionar outro item...desta vez um literal
ListBox1.Items.Add('Sou o segundo item');
end;
Note que neste exemplo não fizemos uso do valor inteiro retornado pelo método Add(). Caso isso seja necessário, podemos usar código parecido com:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
item: String;
indice: Integer;
begin
// vamos adicionar um item vindo de uma variável
// e obter o seu índice
item := 'Sou o primeiro item';
indice := ListBox1.Items.Add(item);
ShowMessage('O novo ítem foi inserido no índice: ' +
IntToStr(indice));
end;
É importante notar que, em uma TListBox não ordenada, ou seja, o valor de sua propriedade Sorted é false, o método Add() sempre adicionará o novo item no final da lista. Em uma lista ordenada, o item é inserido em uma posição determinada pela ordenação alfabética dos demais itens. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlgQuantidade de visualizações: 555 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais: Galinhas = 2 patas Vacas = 4 patas Porcos = 4 patas O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de galinhas: 8 Informe a quantidade de vacas: 3 Informe a quantidade de porcos: 11 Quantidade de animais: 22 Quantidade de patas: 72 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:
algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
inicio
// vamos ler a quantidade de cada animal
escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
leia(quant_galinhas)
escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
leia(quant_vacas)
escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
leia(quant_porcos)
// vamos calcular a quantidade de animais
quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)
// vamos calcular a quantidade de patas
quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)
fimalgoritmo
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