Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
||
|
||
|
|
||
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Pesquisando um valor em uma matriz de int e retornando o índice no qual o mesmo foi encontradoQuantidade de visualizações: 9598 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java GUI ou console que declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar um valor inteiro e informe se o valor lido está contido na matriz. Se o valor for encontrado na matriz, retorne seu índice (lembre-se de que os índices dos elementos em uma matriz Java começam em 0). A declaração, construção e inicialização da matriz pode ser feita da seguinte forma:
// declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros
int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1};
Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package estudos;
import javax.swing.JOptionPane;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros
int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1};
// vamos ler um valor inteiro
int pesquisa = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Valor:"));
// vamos verificar se o valor está contido na matriz e retornar seu índice
int pos = -1; // índice não existente na matriz
for(int i = 0; i < valores.length; i++){
if(valores[i] == pesquisa){
pos = i; // encontrou? vamos anotar este índice
break;
}
}
// vamos mostrar o resultado
if(pos > -1){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor foi encontrado no índice: " +
pos);
}
else{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor não foi encontrado na matriz");
}
}
}
Uma idéia na resolução deste exercício é inicializar a variável que guardará o índice do elemento pesquisado com o valor -1. Assim, se no final da pesquisa o valor ainda for -1, sabemos que o elemento não foi encontrado. |
Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem JavaQuantidade de visualizações: 1361 vezes |
|
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula. Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s). A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é: \[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J. Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// energia cinética
double energia_cinetica = 400; // em joule
// massa do corpo
double massa = 20; // em kg
// e então calculamos a velocidade do corpo
double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa));
// mostramos o resultado
System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s");
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Bilbiotecas Estáticas (obj) e Dinâmicas (DLLs) |
Apostila Delphi para iniciantes - Como criar sua primeira DLL usando DelphiQuantidade de visualizações: 19059 vezes |
|
Em dicas anteriores você aprendeu o que é um DLL e sua importância para a programação no ambiente Windows. Nesta dica mostrarei como criar uma DLL bem simples e usá-la a partir de um programa Delphi. Para isso siga atentamente os passos abaixo: 1) Vá em File -> New -> Other; 2) Selecione Delphi Projects e escolha DLL Wizard; 3) Neste momento o DLL Wizard criará o esqueleto do código fonte da DLL. Note que o código desta unit é bem parecido com aquele da unit de uma aplicação. A diferença principal é o uso da palavra-chave library em vez de program:
library Project2;
{ Important note about DLL memory management: ShareMem must be the
first unit in your library's USES clause AND your project's (select
Project-View Source) USES clause if your DLL exports any procedures or
functions that pass strings as parameters or function results. This
applies to all strings passed to and from your DLL--even those that
are nested in records and classes. ShareMem is the interface unit to
the BORLNDMM.DLL shared memory manager, which must be deployed along
with your DLL. To avoid using BORLNDMM.DLL, pass string information
using PChar or ShortString parameters. }
uses
SysUtils,
Classes;
{$R *.res}
begin
end.
Salve esta unit como MinhaDLL.dproj em um diretório de sua preferência. Em seguida vamos criar uma rotina que receberá dois valores inteiros e retornará sua soma. Veja a modificação no código:
library MinhaDLL;
function Somar(a, b: Integer): Integer; stdcall;
begin
Result := a + b; // retorna a soma
end;
{ vamos exportar (export) a função Somar }
exports
Somar;
begin
end.
Nossa DLL está pronta. Agora vá no menu Project -> Build MinhaDLL (ou pressione Shift+F9). Se tudo correu bem você terá um arquivo chamado MinhaDLL.dll no diretório no qual você salvou o projeto. O próximo passo é aprender a carregar esta DLL a partir de seus programas Delphi. Veja mais dicas nesta seção para aprender como isso é feito. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como converter de binário para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 16082 vezes |
|
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método parseInt() da classe Integer do Java para converter um valor binário em um valor decimal. Para isso só precisamos forcecer o valor 2 como segundo argumento para o método parseInt(). Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
String binario = "00000110";
// efetua a conversão de binário para
// decimal
int decimal = Integer.parseInt(binario, 2);
// exibe o resultado
System.out.println("O valor binário " + binario +
" convertido para decimal é: " + decimal);
System.exit(0);
}
}
Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: O valor binário 00000110 convertido para decimal é: 6 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular potência em C++ usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 19672 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar cálculo de potência em C++ usando recursividade, ou seja, uma função que chama a si mesma repetidamente, até que o caso base (condição de parada) seja alcançado. Veja que informaremos a base e o expoente e a função nos retornará a potência da base informada. Veja o código C++ completo para o exemplo:
#include <iostream>
using namespace std;
// função recursiva que calcula a potência de
// um inteiro
int potencia(int base, int expoente){
// caso base
if(expoente == 0){
return 1;
}
// efetua mais uma chamada recursiva
else{
return base * potencia(base, expoente - 1);
}
}
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
int base = 3;
int expoente = 4;
cout << base << " elevado a " << expoente << " = " <<
potencia(base, expoente) << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 3 elevado a 4 = 81 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





