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PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes |
Como verificar se uma variável PHP é do tipo object usando a função is_object()Quantidade de visualizações: 9251 vezes |
Em algumas situações podemos querer saber se o tipo de uma determinada variável é object. Este teste pode ser feito com o auxílio da função is_object() da linguagem PHP. Esta função retorna um valor true se a variável for do tipo object e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> </body> </html> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
HTML5 ::: Dicas & Truques ::: Meta Tags |
HTML5 para iniciantes - Como usar a meta tag viewport para controlar o layout de suas páginas HTMLQuantidade de visualizações: 5943 vezes |
Quando estamos aprendendo HTML5 e queremos desenvolver páginas web responsivas, ou design responsivo, uma das primeiras tags que temos que entender e dominar bem, é a tag viewport, incluinda com a especificação do HTML5. Mas o que é a tag viewport? Esta meta tag foi originalmente apresentada no navegador Safari Mobile, e é usada para definir a largura e escala de apresentação do conteúdo da página HTML. Dessa forma, viewport é a área da página web na qual o conteúdo é exibido para o usuário. Como sabemos, uma página web pode ser acessada por dispositivos variados. A tela do laptop é muito maior se comparada à tela de um smartphone ou tablet. A meta tag viewport é adicionada na seção <head> da página HTML e pode conter os seguintes elementos: width: É a largura do viewport virtual no dispositivo. height: É a altura do viewport virtual do dispositivo. initial-scale: É o nível de zoom quando a página é acessada. maximum-scale: É o limite máximo de zoom que pode ser aplicado à página. user-scalable: Uma flag que indica se o usuário pode ou não aplicar zoom à página. Os valores permitidos são yes ou no. Veja, por exemplo, como definir um viewport de 980px e escala inicial de zoom de 1: <meta name="viewport" content="width=980, initial-scale=1"> No entanto, se nossa intenção é desenvolver um design responsivo, devemos passar o valor device-width para o atributo width do viewport. Isso faz com que a largura do viewport seja igual à largura do dispositivo que está acessando a página. Veja uma página HTML completa usando esta abordagem: <html> <head> <title>Estudando HTML5</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> </head> <body> <h1>Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do Java</h1> <p>A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels. Veja o código Java completo para o exemplo:</p> </body> </html> Note que o elementos dentro do atributo content são separados por vírgulas, juntamente com seus valores individuais. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 598 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação Console.Write("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = Console.ReadLine()[0]; // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere); Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Validação de Formulários |
Validação de formulários em JavaScript - Como validar um formulário contendo usuário e senha em JavaScriptQuantidade de visualizações: 34124 vezes |
A validação de formulários em JavaScript é uma das primeiras técnicas que devemos aprender, pois ela avita a perda de tempo que ocorre com a validação somente do lado do servidor (não se esqueça: as duas são necessárias). Ao validar no navegador, o usuário já vai as devidas correções sem ter que esperar o processamento de seus dados para, só então, ser comunicado de que alguma informação está incorreta. Assim, nesta dica, mostrarei como podemos validar um nome de usuário e senha em JavaScript. Deixei o exemplo bem mais, mas você pode melhorá-lo, adicionando até expressões regulares para ampliar as situações que podem ocorrer. O código abaixo vai gerar o seguinte formulário HTML: ![]() E agora o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <style type="text/css"> input {margin-bottom: 3px; margin-top: 3px} </style> <script language="JavaScript"> function validar(){ // só permitirá o envio se os dados forem fornecidos if(document.login.nome.value == ""){ alert("Forneça o nome do usuário"); document.login.nome.focus(); return false; } else if(document.login.senha.value == ""){ alert("Forneça a senha do usuário"); document.login.senha.focus(); return false; } else{ return true; } } </script> </head> <body> <form name="login" action="gravar.php" method="post" onsubmit="return validar()"> Usuário:<br> <input type="text" id="nome" name="nome"><br> Senha:<br> <input type="password" id="senha" name="senha"><br> <input type="submit" value="Entrar!"> </form> </body> </html> |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack |
Java Collections - Como adicionar novos elementos a uma Stack JavaQuantidade de visualizações: 9096 vezes |
Elementos são adicionados a uma pilha (um objeto da classe Stack) por meio do método push(). Veja sua assinatura:public E push(E item) Veja um trecho de código no qual adicionamos três elementos à pilha: package arquivodecodigos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma Stack de String Stack<String> pilha = new Stack<>(); System.out.println("Tamanho da pilha antes: " + pilha.size()); // adiciona três elementos na pilha pilha.push("Cuiabá"); pilha.push("Goiânia"); pilha.push("Belo Horizonte"); System.out.println("Tamanho da pilha agora: " + pilha.size()); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Tamanho da pilha antes: 0 Tamanho da pilha agora: 3 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Exercício Resolvido de Java - Usando um laço for para contar de 0 até 10 e somar todos os valores |
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