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Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em PythonQuantidade de visualizações: 1352 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista. É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia. Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py): # classe No para uma lista singularmente encadeada ou # ligada - Singly Linked List class No: # construtor da classe No def __init__(self, info, proximo): self.info = info self.proximo = proximo # método que permite definir o conteúdo do nó def set_info(self, info): self.info = info # método que permite obter a informação de um nó def get_info(self): return self.info # método que permite definir o campo próximo deste nó def set_proximo(self, proximo): self.proximo = proximo # método que permite obter o campo próximo deste nó def get_proximo(self): return self.proximo # retorna True se este nó apontar para outro nó def possui_proximo(self): return self.proximo != None Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada. Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir(): # importa a classe No from no_lista_singularmente_ligada import No # classe ListaLigadaSimples class ListaLigadaSimples: # construtor da classe def __init__(self): self.inicio = None # nó inicial da lista # método que deleta um nó no final de uma lista ligada # este método retorna o nó excluído def remover_final(self): # a lista está vazia? if self.inicio == None: return None else: # vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista removido = self.inicio # a lista possui apenas um nó? if self.inicio.get_proximo() == None: # a lista agora ficará vazia self.inicio = None else: # começamos apontando para o início da lista no_atual = self.inicio no_anterior = self.inicio # enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo while no_atual.get_proximo() != None: # avançamos o nó anterior no_anterior = no_atual # saltamos para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() # na estamos na posição de exclusão removido = no_atual no_anterior.set_proximo(None) # retorna o nó removido return removido # método que permite inserir um novo nó no início da lista def inserir_inicio(self, info): # cria um novo nó contendo a informação e que # não aponta para nenhum outro nó novo_no = No(info, None) # a lista ainda está vazia? if self.inicio == None: # o novo nó será o início da lista self.inicio = novo_no else: # o novo nó aponta para o início da lista novo_no.set_proximo(self.inicio) # o novo nó passa a ser o início da lista self.inicio = novo_no # método que permite exibir todos os nós da lista # ligada simples (lista singularmente encadeada) def exibir(self): # aponta para o início da lista no_atual = self.inicio # enquanto o nó não for nulo while no_atual != None: # exibe o conteúdo do nó atual print(no_atual.get_info()) # pula para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final(): # importa a classe ListaLigadaSimples from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples # método principal def main(): # cria uma nova lista encadeada simples lista = ListaLigadaSimples() print("Insere o valor 12 no início da lista") lista.inserir_inicio(12) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 30 no início da lista") lista.inserir_inicio(30) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 27 no início da lista") lista.inserir_inicio(27) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Remove um nó no final da lista") removido = lista.remover_final() if removido == None: print("Não foi possível remover. Lista vazia") else: print("Nó removido:", removido.get_info()) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Insere o valor 12 no início da lista Conteúdo da lista: 12 Insere o valor 30 no início da lista Conteúdo da lista: 30 12 Insere o valor 27 no início da lista Conteúdo da lista: 27 30 12 Remove um nó no final da lista Nó removido: 12 Conteúdo da lista: 27 30 |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados char da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 25518 vezes |
O tipo de dados char é usado para representar um único caractere. Veja:public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra1 = 'A'; char letra2 = 'B'; System.out.println("As letras são: " + letra1 + " e " + letra2); System.exit(0); } } Observe que um literal string deve estar entre aspas duplas, enquanto que um literal do tipo caractere deve estar entre aspas simples. Desta forma, "H" é uma string e 'H' é um caractere. O tipo char é integral mas sem sinal. A faixa de uma variável deste tipo vai de 0 à 65536. Os caracteres em Java são codificados em Unicode, que é um codificação de 16 bits capaz de representar uma larga faixa de caracteres internacionais. Se os 9 bits mais significantes de um char forem todos 0, então a codificação será a mesma que o ASCII de 7 bits. É possível atribuir literais inteiros à uma variável do tipo char. Veja: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra = 98; System.out.println("A letra é: " + letra); System.exit(0); } } Este código exibirá o caractere 'b'. Veja um exemplo no qual imprimimos todas as letras do alfabeto minúsculo: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(char i = 97; i <= 122; i++){ System.out.print(i + " "); } System.exit(0); } } O tipo char pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: char -> int -> long -> float -> double Não é possível converter um char em um short ou byte. Caso isso seja realmente necessário, temos que fazer uma coerção (cast). Veja: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra = 57; byte valor = (byte)(letra); System.exit(0); } } É fácil entender porque um char não pode ser convertido implicitamente em um byte. Um char possui 16 bits enquanto um byte possui apenas 8 bits. Mas, um short possui 16 bits. Assim, o que impede a conversão implicita de um char para um short? É simples. Como o tipo short possui sinal (aceita valores negativos) e o tipo char é sem sinal, o resultado é que o tipo short possui um bit a menos (reservado para o sinal) e portanto, não pode acomodar os 16 bits do tipo char. |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Portugol - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100Quantidade de visualizações: 287 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algorítmo) Portugol Web Studio que usa um laço PARA, ENQUANTO ou FACA...ENQUANTO para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). Sua saída deverá ser parecida com: Numeros primos entre 2 e 100: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: programa { funcao inicio() { // limite dos números primos (incluindo) inteiro limite = 100 logico primo // Lembre-se! O número 1 não é primo escreva("Numeros primos entre 2 e " + limite + ":\n") // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado para (inteiro i = 2; i <= limite; i++) { primo = verdadeiro // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo para (inteiro j = 2; j <= (i / 2); j++) { se (i % j == 0) { primo = falso // não é primo pare } } se (primo == verdadeiro) { escreva(i, " ") } } } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe DateTime da linguagem RubyQuantidade de visualizações: 7365 vezes |
A classe DateTime da linguagem Ruby extende a classe Date e inclui horas, minutos, segundos e frações de segundo. Além disso, esta classe fornece suporte básico a fuso horários. Fuso horários são representados como uma diferença do UTC (Universal Coordinated Time) em fração de um dia. Esta diferença é quanto a hora local é mais cedo ou mais tarde que o UTC. Uma diferença de UTC 0 está centralizada na Inglaterra (também conhecido como GMT). À medida que viajamos para o leste, a diferença aumenta até que alcancemos a linha de separação de data no meio do Oceano Pacífico. Quando viajamos para o oeste, a diferença diminui. Esta diferença é abreviada como "of" na classe Date. Veja um trecho de código no qual usamos a classe DateTime para obter a data e hora atual: # importa o módulo date require "date" # obtém a data e hora atual agora = DateTime::now # exibe o resultado puts "Agora é " + agora.strftime("%e/%m/%Y - %H:%M:%S") Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Agora é 5/04/2022 - 11:51:06 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar o modificador final em classes, variáveis e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 13678 vezes |
O modificador final pode ser usado com classes, variáveis e métodos. É claro que o significado varia dependendo do uso. Por exemplo, ao marcarmos uma variável com o modificador final, estamos na verdade criando uma constante, ou seja, uma variável cujo conteúdo não pode ser alterado durante a execução do programa. Veja:public class Estudos{ static final int VALOR = 45; public static void main(String args[]){ // vamos tentar alterar o valor da // constante VALOR = 10; } } Ao tentarmos compilar este programa teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:7: cannot assign a value to final variable VALOR VALOR = 10; ^ 1 error Tenha em mente, porém, que quando uma variável marcada como final é uma referência a um objeto, é a referência que não poderá ser alterada. As propriedades do objeto para a qual ela aponta poderão sofrer alterações, exceto se estes também estiverem marcados como final. Quando aplicado a classes, o modificador final garante que a classe não poderá ser extendida, ou seja, não é possível criar uma classe derivada a partir de uma classe marcada como final. Veja: // superclasse final class Pessoa{ public String nome; } // subclasse class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria um objeto da classe Aluno Aluno a = new Aluno(); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:7: cannot inherit from final Pessoa class Aluno extends Pessoa{ ^ 1 error Um método marcado como final não pode ser sobrescrito. Veja um exemplo: // superclasse class Pessoa{ protected String nome; public final String getNome(){ return this.nome; } } // subclasse class Aluno extends Pessoa{ // estamos sobrescrevendo o método // herdado da superclasse public final String getNome(){ return "Aluno: " + this.nome; } } public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria um objeto da classe Aluno Aluno a = new Aluno(); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:14: getNome() in Aluno cannot override getNome() in Pessoa; overriden method is final public final String getNome(){ ^ 1 error Resumindo: variáveis marcadas com final não poder sofrer alterações. Classes marcadas como final não podem ter classes derivadas. Métodos marcados como final não podem ser sobrescritos. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Java para músicos - Como escrever um MIDI Player em Java (código bem simples e fácil de entender) MySQL - Como usar joins no MySQL |
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1º lugar: Java |