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PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como excluir uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL DROP TABLE

Quantidade de visualizações: 8221 vezes
Em algumas situações precisamos excluir uma tabela em uma base de dados PostgreSQL. Isso pode ser feito por meio do comando DDL DROP TABLE. Este comando remove a tabela da base de dados completamente, incluindo índices, regras (rules), triggers e restrições (constraints). Para disparar um comando DROP TABLE, você precisa ser um super usuário ou possuir privilégios sobre a tabela e o schema na qual ela reside.

Em geral excluímos tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos excluir tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação.

Veja um comando DDL DROP TABLE usado para excluir uma tabela chamada produtos:

DROP TABLE produtos;

Se o comando for executado com sucesso, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem:

Query returned successfully with no result in 31 ms.
Se tentarmos excluir uma tabela que não existe na base de dados, o PostgreSQL abortará a operação com a seguinte mensagem de erro:

ERRO:  tabela "produtos" não existe

********** Error **********

ERRO: tabela "produtos" não existe
SQL state: 42P01
Por este motivo, é interessante usar a cláusula IF EXISTS em conjunto com o comando DROP TABLE. Veja:

DROP TABLE IF EXISTS produtos;

Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro por uma mensagem de advertência:

NOTA:  tabela "produtos" não existe, ignorando

Query returned successfully with no result in 14 ms.



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]

Quantidade de visualizações: 7360 vezes
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  valores.unshift(6);
  document.write("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  window.alert("Valores no vetor: " + valores);
  valores.unshift(6, 7, 8);
  window.alert("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila de Java - Como retornar uma substring em Java usando o método substring() da classe String

Quantidade de visualizações: 1 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos obter parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, extrair uma substring a partir de uma string. Para isso nós podemos usar o método substring() da classe String da linguagem Java.

Esta função recebe o índice inicial (começando em 0) e o índice final (também começando em 0). O retorno será a substring contida entre estes índices.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Frase: " + frase); 
    
    // obtém a palavra Java
    String res = frase.substring(13, 17);
     
    System.out.println("Substring obtida: " + res);
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Frase: Programar em Java é muito bom
Substring obtida: Java


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como testar se um diretório existe em C# usando a propriedade Exists da classe DirectoryInfo

Quantidade de visualizações: 4 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se um diretório existe em C#, talvez para ler ou gravar dados neste arquivo. Isso pode ser feito por meio da propriedade Exists da classe DirectoryInfo.

Esta propriedade retorna um valor true se o diretório existir e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens");

      // vamos testar se o diretório existe
      if (dir.Exists) {
        Console.Write("Diretório existe");
      }
      else {
        Console.Write("Diretório não existe");
      }

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O diretório existe.


C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 8505 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar o estado da tecla Num Lock (que ativa ou desativa o teclado numérico), ou seja, precisamos saber se ela está ou não ativada. Em C# isso pode ser feito de duas formas:

1) A forma mais simples, oferecida no .NET Framework a partir da versão 2.0;
2) Usando código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API).

Vamos começar com a forma mais fácil, disponível no .NET Framework a partir da versão 2.0:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
  if(Control.IsKeyLocked(Keys.NumLock)){
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
  }
  else{
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
  }
}

Aqui nós usamos o método IsKeyLocked() da classe Control e fornecemos como argumento a constante NumLock, da enumeração Keys.

A segunda forma consiste em usar código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Para isso devemos seguir os seguintes passos:

a) Adicionar

using System.Runtime.InteropServices;

na seção de importações.

b) Adicionar o código abaixo no corpo da classe, como um método:

// Função com código não gerenciado que obtém o estado de uma
// determinada tecla

[DllImport("user32.dll", CharSet = CharSet.Auto, ExactSpelling = true, 
CallingConvention = CallingConvention.Winapi)]

public static extern short GetKeyState(int keyCode); 

c) Adicione o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o estado da tecla Num Lock como um boolean
  bool NumLock = (((ushort)GetKeyState(0x90)) & 0xffff) != 0;

  // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
  if(NumLock){
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
  }
  else{
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
  }
}



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