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C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como retornar a quantidade de elementos que podem ser armazenados na List do C# sem redimensioná-laQuantidade de visualizações: 7615 vezes |
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O objeto List do C# possui uma propriedade Capacity que nos retorna a quantidade de elementos que podem ser inseridos na lista antes que ela tenha que redimensionar o seu array interno. Quando o tamanho da lista excede essa capacidade, automaticamente o array interno é redimensionado de forma a acomodar esses novos itens. Nessa dica eu mostro como podemos retornar o valor dessa propriedade. Veja:
using System;
using System.Collections.Generic;
namespace Estudos {
class Principal {
static void Main(string[] args) {
List<int> valores = new List<int>();
// insere valores na lista
valores.Add(4);
valores.Add(2);
valores.Add(87);
valores.Add(23);
valores.Add(100);
// obtém a capacidade da lista
// NOTA: Capacity é o número de elementos que a lista
// pode armazenar antes de ser preciso redimensioná-la.
int capac = valores.Capacity;
Console.WriteLine("A capacidade da lista é de "
+ capac + " elementos.");
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A capacidade da lista é de 8 elementos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir um nó em qualquer posição de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeadaQuantidade de visualizações: 932 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e pede para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida peça para o usuário informar um índice e um novo elemento e insira tal elemento no índice informado. Faça a validação dos índices para que ele não saia da faixa permitida. Sua saída deve ser parecida com: Inserindo 5 valores na lista Informe o 1.o valor: 8 Informe o 2.o valor: 2 Informe o 3.o valor: 4 Informe o 4.o valor: 7 Informe o 5.o valor: 3 Valores na lista: 8 -> 2 -> 4 -> 7 -> 3 -> null Inserindo um elemento no índice k Informe o índice desejado: 2 Informe o valor do nó: 9 Valores na lista: 8 -> 2 -> 9 -> 4 -> 7 -> 3 -> null Na saída podemos ver que o índice 2 corresponde ao terceiro elemento da lista ligada. Por isso o valor 4 foi empurrado para a frente para abrir espaço para o valor 9. Se o índice 0 fosse informado, o número 8 seria empurrado para a frente e o nó com valor 9 passaria a ser o início da lista ligada. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
// classe interna usada para representar um
// nó na lista ligada
class No {
int valor; // valor do nó
No proximo; // aponta para o novo nó
// construtor cheio da classe No
public No(int valor, No proximo) {
this.valor = valor;
this.proximo = proximo;
}
// construtor vazio da classe No
public No() {
this.valor = 0;
this.proximo = null;
}
}
public class Estudos {
public static void main(String args[]){
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos criar uma referência para o início da lista
No inicio = null;
// vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada
int valor;
System.out.println("Inserindo 5 valores na lista\n");
for (int i = 0; i < 5; i++) {
System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: ");
valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos inserir este valor no final da lista
inicio = inserirFinal(inicio, valor);
}
// vamos exibir os valores na lista ligada
System.out.print("\nValores na lista: ");
exibirLista(inicio);
// vamos inserir um novo elemento no índice informado
System.out.println("\nInserindo um elemento no índice k\n");
System.out.print("Informe o índice desejado: ");
int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// o índice é válido?
if ((indice < 0) || (indice > tamanhoLista(inicio) - 1)) {
System.out.println("O índice é inválido.");
}
else {
// vamos inserir o novo nó no índice indicado
System.out.print("Informe o valor do nó: ");
valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
inicio = inserirIndice(inicio, indice, valor);
// vamos exibir os valores na lista ligada
System.out.print("\nValores na lista: ");
exibirLista(inicio);
}
}
// função que permite adicionar um nó em uma determinada
// posição da lista ligada
public static No inserirIndice(No inicio, int indice, int valor) {
// vamos apontar para o nó inicial
No atual = inicio;
// criamos um novo nó
No novo = criarNo(valor);
// a lista ligada ainda está vazia?
if (atual == null){
// inicio recebe o novo nó
inicio = novo;
}
else if (indice == 0) {
// o índice é igual a 0? vamos inserir
// o nó no início da lista ligada
novo.proximo = inicio;
inicio = novo;
}
else {
// vamos procurar o local adequado para inserção
// primeiro criamos um nó temporário
No temp = new No();
// apontamos o nó temporário para o início da lista
temp = inicio;
// e percorremos os nós até encontrar a posição
// de inserção
for(int i = 1; i < indice; i++) {
if (temp != null) {
// passa para o próximo nó
temp = temp.proximo;
}
}
// concluimos a inserção
novo.proximo = temp.proximo;
temp.proximo = novo;
}
// e retornamos o início da lista
return inicio;
}
// função que permite adicionar um nó no final da
// lista ligada
public static No inserirFinal(No inicio, int valor) {
// vamos apontar para o nó inicial
No atual = inicio;
// criamos um novo nó
No novo = criarNo(valor);
// a lista ligada ainda está vazia?
if (atual == null){
// inicio recebe o novo nó
inicio = novo;
}
else { // temos um ou mais nós na lista ligada
// vamos localizar o último nó
while (atual.proximo != null) {
atual = atual.proximo;
}
// encontramos o último nó. Agora vamos inserir
// o novo nó depois dele
atual.proximo = novo;
}
// e retornamos o início da lista
return inicio;
}
// função usada para construir e retornar um novo nó
public static No criarNo(int valor) {
// cria o novo nó
No no = new No(valor, null);
// retorna o nó criado
return no;
}
// função usada para percorrer a lista ligada e
// exibir os valores contidos em seus nós
public static void exibirLista(No inicio) {
// vamos apontar para o início da lista
No temp = inicio;
// a lista está vazia?
if (temp == null) {
System.out.println("A lista está vazia.");
}
else {
// esse laço se repete enquanto tempo for
// diferente de null
while (temp != null) {
// vamos mostrar o valor desse nó
System.out.print(temp.valor + " -> ");
// avança para o próximo nó
temp = temp.proximo;
}
// mostra o final da lista
System.out.println("null");
}
}
// função que retorna a quantidade de nós na lista ligada
public static int tamanhoLista(No inicio) {
int tamanho = 0;
// vamos apontar para o início da lista
No temp = inicio;
// a lista está vazia?
if (temp == null) {
return 0;
}
else {
// esse laço se repete enquanto tempo for
// diferente de null
while (temp != null) {
// vamos incrementar o tamanho
tamanho++;
// avança para o próximo nó
temp = temp.proximo;
}
}
return tamanho;
}
}
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Aprenda a criar e usar métodos e classes abstratas em PHPQuantidade de visualizações: 11082 vezes |
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À medida que começamos a usar programação orientada a objetos em PHP algumas situações interessantes podem surgir, tais como o uso de métodos e classes abstratas. As classes e métodos abstratos podem ser usados por uma série de razões. Eis as que considero mais importantes: a) - Um classe abstrata não permite que criemos novas instâncias da mesma. Veja:
<?
// Uma classe Boleto abstrata
abstract class Boleto{
}
// vamos criar um novo objeto desta classe
$b = new Boleto();
?>
Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot instantiate abstract class Boleto in ... A vantagem de termos uma classe que não pode ser instanciada é que podemos usá-la como classe base em um código envolvendo poliformismo (no momento que escrevo este artigo não vejo como implementar polimorfismo em PHP. Me pergunto se isso é possível em linguagens de tipos dinâmicos). b) - Qualquer classe que contenha um ou mais métodos abstratos também precisa se declarar abstrata. Como um método abstrato não pode conter implementação, ao forçar a classe a ser abstrata também, as classes derivadas terão a obrigação de implementar tal método. Veja um trecho de código no qual criamos uma classe normal contendo um método abstrato:
<?
// Uma classe Boleto não-abstrata
class Boleto{
// um método abstrato
public abstract function imprimir($dados);
}
?>
Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Class Boleto contains 1 abstract method and must therefore be declared abstract or implement the remaining methods (Boleto::imprimir) in ... Ao marcarmos a classe como abstract esta mensagem de erro desaparecerá. c) - Uma classe que herda de uma classe derivada deve, obrigatoriamente, fornecer implementação para todos os métodos abstratos herdados. Veja o trecho de código no qual temos uma classe Boleto e uma classe BoletoBradesco:
<?
// Uma classe Boleto abstrata
abstract class Boleto{
// um método abstrato
public abstract function imprimir($dados);
}
// vamos herdar da classe Boleto
class BoletoBradesco extends Boleto{
}
?>
A mensagem de erro aqui é a mesma quando temos métodos abstratos em uma classe mas não a declaramos como abstrata. Basta fornecer a implementação para o método imprimir e a mensagem de erro desaparece:
<?
// Uma classe Boleto abstrata
abstract class Boleto{
// um método abstrato
public abstract function imprimir($dados);
}
// vamos herdar da classe Boleto
class BoletoBradesco extends Boleto{
public function imprimir($dados){
echo "Imprimindo o boleto: " . $dados;
}
}
// vamos criar um objeto da classe BoletoBradesco
$b = new BoletoBradesco();
// vamos imprimir o boleto
$b->imprimir("Dados do boleto");
?>
d) - Um método marcado como abstract não pode conter implementação, ou seja, a implementação será feita pelas classes derivadas. Veja:
<?
// Uma classe Boleto abstrata
abstract class Boleto{
// um método abstrato que não deveria conter implementação
public abstract function imprimir($dados){
echo "Isso vai dar um erro daqueles!";
}
}
?>
Ao tentarmos executar este trecho de código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Abstract function Boleto::imprimir() cannot contain body in ... Bastará remover a implementação do método que a mensagem de erro desaparecerá. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como adicionar itens a uma ListBox do C# Windows Forms via código usando o método Add()Quantidade de visualizações: 26746 vezes |
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Nesta dica eu mostrarei como podemos adicionar novos itens a um controle ListBox do C# Windows Forms em tempo de execução, ou seja, quando a aplicação já estiver sendo executada. Para isso nós podemos usar o método Add() do objeto ObjectCollection da classe ListBox. Veja um trecho de código no qual inserimos quatro nomes de cidades em uma ListBox. Os itens são adicionamos no evento Click de um botão:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
listBox1.Items.Add("Goiânia");
listBox1.Items.Add("São Paulo");
listBox1.Items.Add("Rio de Janeiro");
listBox1.Items.Add("Curitiba");
}
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Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython |
Como definir o texto de um wx.Button do wxPython em tempo de execução usando a função SetLabel()Quantidade de visualizações: 6890 vezes |
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O texto (rótulo) de um wx.Button do wxPython pode ser definido em tempo de execução com uma chamada ao método SetLabel(). Este método recebe uma string contendo o novo texto do botão. Veja um exemplo wxPython completo:
# vamos importar a biblioteca wxPython
import wx
# a classe que representa a aplicação wxPython
class Janela(wx.Frame):
def __init__(self):
wx.Frame.__init__(self, None, -1,
"Usando wx.Button", size=(350, 200))
# Cria um painel
panel = wx.Panel(self)
# Cria um botão e o adiciona no painel
self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui",
pos=(10, 10), size=(100, 25))
# Anexa um evento ao botão
self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn)
# Método que será chamado ao clicar o botão
def OnBtnClick(self, event):
# novo texto do botão
novo_texto = "Fui clicado!"
# altera o texto do botão
self.btn.SetLabel(novo_texto)
if __name__ == "__main__":
app = wx.App()
janela = Janela()
janela.Show(True)
app.MainLoop()
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
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JavaScript - Como construir uma determinada data e hora usando o construtor do objeto Date do JavaScript |
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1º lugar: Java |






