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Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição

Como usar o laço de repetição PARA da linguagem Portugol - Apostila de Portugol para iniciantes em Algorítmos e Lógica de Programação

Quantidade de visualizações: 557 vezes
O laço de repetição PARA da linguagem Portugol é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções de nosso código um DETERMINADO número de vezes. Isso quer dizer que esse laço de repetição é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou grupo de instruções será repetida.

Vamos começar com um exemplo básico? Veja um laço PARA que escreve "Gosto de programação" cinco vezes na saída do programa:

programa {
  funcao inicio() {
    // um laço PARA que escreve uma frase 5 vezes
    para (inteiro i = 0; i < 5; i++) {
      escreva("Gosto de programar\n")
    }
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

Gosto de programar
Gosto de programar
Gosto de programar
Gosto de programar
Gosto de programar

Note que, em Portugol, a palavra chave que representa o laço, ou seja, a palavra "para" deve ser escrita sempre em letras minúsculas. Além disso, o laço para possui uma variável de controle que, na maioria das vezes, se chama "i" e é do tipo inteiro.

Vamos ver mais um exemplo? Veja um laço PARA que escreve os números de 1 até 10 na saída do programa:

programa {
  funcao inicio() {
    // um laço PARA que conta de 1 até 10
    para (inteiro i = 1; i <= 10; i++) {
      escreva(i, "  ")
    }
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

E que tal contar de trás para frente, ou seja, de 10 até 1? Veja:

programa {
  funcao inicio() {
    // um laço PARA que conta de 10 até 0
    para (inteiro i = 10; i >= 1; i--) {
      escreva(i, "  ")
    }
  }
}

Ao executar o código Portugol novamente nós teremos o seguinte resultado:

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

Para finalizar, veja algumas observações importantes em relação ao laço de repetição PARA da linguagem Portugol:

a) O laço com variável de controle possui três partes. A inicialização da variável contadora, a definição do valor final do contador e a definição do incremento. Estas três partes são escritas juntas, no início do laço.

b) A sintaxe é respectivamente a palavra reservada para, abre parênteses, a declaração de uma variável de controle, ponto e virgula, a condição a ser testada, ponto e virgula, uma alteração na variável de controle a ser feita a cada iteração, fecha parenteses, e entre chaves as instruções do programa.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para letras maiúsculas em PHP usando as funções strtoupper() e mb_strtoupper()

Quantidade de visualizações: 2 vezes
As funções strtoupper() e mb_strtoupper() do PHP nos ajuda quando precisamos transformar uma string inteira para letras maiúsculas. Veja o seguinte exemplo:

<?php
  // uma frase contendo letras minúsculas
  $frase = "PHP? Eu gosto de PHP";
  echo "A frase é: " . $frase . "\n";
  
  // agora vamos transformá-la em letras
  // maiúsculas
  $frase = strtoupper($frase);
  echo "A frase em letras maiúsculas é: " . $frase;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: PHP? Eu gosto de PHP
A frase em letras maiúsculas é: PHP? EU GOSTO DE PHP

A função mb_strtoupper(), por sua vez, é usada quando a palavra, frase ou texto contém acentuações. Nas versões mais recentes do PHP, a função strtoupper() sozinha não consegue converter caracteres minúsculas com acentos para caracteres maiúsculas acentuados.

Por isso, a função mb_strtoupper() é usada. Veja:

<?php
  // uma frase contendo letras minúsculas
  $frase = "Java? Não gosto muito de Java não";
  echo "A frase é: " . $frase . "\n";
  
  // agora vamos transformá-la em letras
  // maiúsculas
  $frase1 = strtoupper($frase);
  echo "Usando strtoupper(): " . $frase1;
  $frase2 = mb_strtoupper($frase, 'UTF-8');
  echo "\nUsando mb_strtoupper(): " . $frase2;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Java? Não gosto muito de Java não
Usando strtoupper(): JAVA? NãO GOSTO MUITO DE JAVA NãO
Usando mb_strtoupper(): JAVA? NÃO GOSTO MUITO DE JAVA NÃO

Veja que usei o valor "UTF-8" como segundo argumento para a função mb_strtoupper(). Se necessário você pode fornecer o valor "ISO-8859-1" também.


C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 16757 vezes
Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades.

Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button:

private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){
  MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!");
}

A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc.

Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário:

private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){
  if(e.Button == MouseButtons.Left){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!");
  }
  else if(e.Button == MouseButtons.Right){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!");
  }
  else if (e.Button == MouseButtons.Middle){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão do meio!");
  }
  else{
    MessageBox.Show("O que está acontecendo?");
  }
}

Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs:

a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle.

b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle.

c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs:

a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle.

b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento).

c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle.

d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle.

e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos.


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial

Como adicionar uma chave primária a uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY

Quantidade de visualizações: 8316 vezes
Em algumas situações poderá ocorrer a necessidade, talvez por motivos de manutenção na base de dados, de criar uma chave primária para uma tabela MySQL já existente. Isso pode ser feito com o auxílio do comando DDL ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY.

Comece criando uma tabela livros sem chave primária. Veja o comando CREATE TABLE:

CREATE TABLE livros(
  id int(11) unsigned NOT NULL,
  titulo varchar(45) NOT NULL,
  paginas int(10) unsigned NOT NULL
)ENGINE=InnoDB;

Se dispararmos um comando DESCRIBE livros veremos a seguinte estrutura:

Field     Type               Null     Key    Default   Extra    
id        int(11) unsigned   NO       -      -         -      
titulo    varchar(45)        NO       -      -         -      
paginas   int(10) unsigned   NO       -      -         -
Como podemos ver, a tabela livros realmente não possui uma chave primária. Sendo assim, vamos usar o comando ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY para adicionar uma chave primária ao campo id. Veja:

ALTER TABLE livros ADD PRIMARY KEY(id);

Dispare o comando DESCRIBE livros novamente e veja o resultado. Agora o campo id está marcado como chave primária:

Field     Type               Null     Key    Default   Extra    
id        int(11) unsigned   NO       PRI    -         -      
titulo    varchar(45)        NO       -      -         -      
paginas   int(10) unsigned   NO       -      -         -



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante em JavaScript usando a função parseFloat()

Quantidade de visualizações: 8030 vezes
Em algumas situações nós precisamos receber uma string informada pelo usuário e convertê-la para um valor real válido. Um valor em JavaScript é o mesmo que um valor com casas decimais, ou seja, um valor de ponto-flutuante.

Esta tarefa pode ser realizada com o auxílio da função parseFloat(). Veja uma página HTML completa demonstrando o seu uso:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var valor1 = "87.32";
  var valor2 = "Arquivo";
  var valor3 = "65,54";
 
  // vamos exibir os resultados
  document.write(parseFloat(valor1) + "<br>");
  document.write(parseFloat(valor2) + "<br>");
  document.write(parseFloat(valor3));
</script>
  
</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

87.32
NaN
65

Note que apenas a primeira string pôde ser convertida para um valor fracionário com sucesso.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

Dicas e truques de outras linguagens

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