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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators) |
JavaScript Avançado - Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 1416 vezes |
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O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem JavaScript é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0. Para quem gosta de Lógica Matemática, ou a Tabela Verdade da Lógica de Boole, vai se lembrar do conectivo "^", que diz que a proposição resultante da conjunção só será verdadeira quando as proposições simples individuais forem verdadeiras. O operador de bits & do JavaScript é similar ao conectivo "^" da Lógica Proposicional. Vamos analisar os seguintes valores binários: a) 0101 (5 decimal) b) 0100 (4 decimal) Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado: 0101 0100 ---- 0100 Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em JavaScript agora. Observe o seguinte trecho de código:
<html>
<head>
<title>Manipulação de Bits em JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
var a = 5;
var b = 4;
var c = a & b;
// exibe o resultado (em binário e em decimal)
document.writeln("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")");
document.writeln("<br>b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")");
document.writeln("<br>a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")");
// função auxiliar que converte um decimal em sua representação em bits
function obterBits(valor){
var mascara = 1 << 31; // 10000000 00000000 00000000 00000000
var buffer = ""; // um buffer para guardar os bits dos bytes
for(var i = 1; i <= 32; i++){
// compara os bits individuais dos dois valores inteiros
if((valor & mascara) == 0){
buffer = buffer + "0";
}
else{
buffer = buffer + "1";
}
valor = valor << 1; // desloca uma posição para a esquerda
// Cada troca à esquerda corresponde à multiplicação do
// valor por 2
if(i % 8 == 0){ // completou um byte?
buffer = buffer + " ";
}
}
return buffer;
}
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código teremos o seguinte resultado:
a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5)
b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)
a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Hidrologia e Hidráulica |
Exercícios Resolvidos de Java - Como aplicar a Fórmula da Vazão pelo Método Racional em Java - De acordo com o método racional, a vazão máxima a ser consideradaQuantidade de visualizações: 478 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Neste exercício de Java nós veremos como aplicar a Fórmula da Vazão pelo Método Racional para resolver uma questão de Hidrologia que caiu no concurso para Analista na Área de Engenharia Sanitária do MPE-MS em 2013. 1) De acordo com o método racional, a vazão máxima a ser considerada no projeto de um bueiro para uma chuva de intensidade igual a 2 mm/h, com duração igual ou superior ao tempo de concentração da bacia de contribuição que possui área igual a 18 km2 e coeficiente de escoamento superficial igual a 0,7 será, em m3/s, igual a A) 5,4. B) 7,0. C) 11,5. D) 14,0. E) 25,2. Sua saída deve ser parecida com: Intensidade da chuva em mm/h: 2 Área da bacia em quilômetros quadrados: 18 Coeficiente de escoamento: 0.7 A vazão máxima é: 7.0 O primeiro passo para resolver esta questão é relembrando a fórmula da Vazão pelo Método Racional. Apresentado pela primeira vez em 1851 por Mulvaney e usado por Emil Kuichling em 1889, o Método Racional é um método indireto e estabelece uma relação entre a chuva e o escoamento superficial (deflúvio). Usamos esta fórmula para calcular a vazão de pico de uma determinada bacia, considerando uma seção de estudo. Eis a fórmula: \[Q = \frac{C \cdot I \cdot A}{360} \] Onde: Q = vazão de pico (m3/s); C = coeficiente de escoamento superficial que varia de 0 a 1. I = intensidade média da chuva (mm/h); A = área da bacia (ha), onde 1 ha = 10.000m2 Na questão do concurso nós já temos a intensidade da chuva em milímetros por hora, mas a área da bacia está em quilômetros quadrados, o que exigirá uma conversão para hectares. No código Java eu mostro essa parte comentada. Então, hora de vermos a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos ler a precipitação ou intensidade da chuva em mm/h
System.out.print("Intensidade da chuva em mm/h: ");
double intensidade = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// vamos ler a área da bacia em quilômetros quadrados
System.out.print("Área da bacia em quilômetros quadrados: ");
double area_bacia = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// vamos ler o coeficiente de escoamento
System.out.print("Coeficiente de escoamento: ");
double coeficiente = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// agora vamos transformar quilômetros quadrados em
// hectares
area_bacia = area_bacia * 100;
// e vamos calcular a vazão de pico em metros cúbicos
double vazao = ((coeficiente * intensidade * area_bacia) / 360.0);
// e mostramos o resultado
System.out.println("A vazão máxima é: " + vazao);
}
}
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C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar texto em C# usando o método DrawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 9011 vezes |
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single) Note que precisamos fornecer a string a ser desenhada, a fonte a ser usada (como um objeto da classe Font), a cor e preenchimento (um objeto de alguma classe que herde de Brush) e as coordenadas x e y. Veja um trecho de código no qual desenhamos a string "Arquivo de Códigos" no formulário:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos"
g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new
SolidBrush(Color.Red), 40, 60);
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim:
g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30),
new SolidBrush(Color.Red), 40, 60);
As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja:
g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30),
new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f));
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como excluir um cookie usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 3 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript excluirCookie() que recebe o nome do cookie e o remove do navegador. Em alguns browsers pode ser necessário reiniciar para que o cookie seja realmente excluído. Note que coloquei também uma função obterCookie() que permite verificar se o cookie foi realmente excluído. Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML da página de teste:
<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
<script type="text/javascript">
// função que permite excluir um cookie. Pode
// ser necessário reiniciar o navegador
function excluirCookie(nome){
var exdate = new Date();
exdate.setTime(exdate.getTime() + (-1 * 24 * 3600
* 1000));
document.cookie = nome + "=" + escape("")+ ((-1
== null) ? "" : "; expires=" + exdate);
}
// função que permite obter um cookie
function obterCookie(nome){
if(document.cookie.length > 0){
c_start = document.cookie.indexOf(nome + "=");
if(c_start != -1){
c_start = c_start + nome.length + 1;
c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start);
if(c_end == -1){
c_end = document.cookie.length;
}
return unescape(document.cookie.substring(
c_start, c_end));
}
}
return null;
}
</script>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos excluir o cookie
excluirCookie('nome_visitante');
// verifica se o cookie "nome_visitante" existe
// e obtém seu valor
var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante');
if(nome_visitante != null){
document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " +
"Seu valor é: " + nome_visitante);
}
else{
document.writeln("O cookie nome_visitante não existe");
}
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código, sabendo que o cookie "nome_visitante" existia anteriormente, nós teremos o seguinte resultado: O cookie nome_visitante não existe |
C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Como alocar memória para instâncias de uma estrutura (struct) e acessá-las usando ponteiros em CQuantidade de visualizações: 11632 vezes |
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Esta dica mostra como declarar uma estrutura (struct), alocar duas instâncias desta e acessá-las usando ponteiros. Considere a seguinte struct:
// define a estrutura Livro
struct Livro{
char titulo[80];
int codigo;
int paginas;
};
Note que agora a variável titulo foi declarada como uma matriz de caracteres de 80 posições. Mais adiante você entenderá o propósito de tal abordagem. Veja agora como alocamos memória para duas instâncias desta estrutura: // cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas) // de Livro Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); A partir deste ponto as variáveis a e b são ponteiros para as duas instâncias recém alocadas. Observe que, quando usamos ponteiros para estruturas, seus membros são acessados usando-se a notação -> em vez do ponto. Veja: a->codigo = 342; a->paginas = 230; Para definir o valor para o membro titulo é preciso lançar mão da função strcpy(). Isso é feito porque estamos lidando com ponteiros, e cada instância de Livro possui sua área de memória a partir da qual a posição inicial da cadeia de caracteres que receberá o título do livro já foi inicializada. Veja: strcpy(a->titulo, "Programando em Java"); Observe agora o código completo para o exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
// define a estrutura Livro
struct Livro{
char titulo[80];
int codigo;
int paginas;
};
int main(int argc, char *argv[]){
// cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
// de Livro
Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
// preenche os dados do primeiro Livro
// Estamos usando ponteiros agora. Para definir o título
// do livro é preciso usar a função strcpy, já que estamos
// usando uma cadeia de caracteres
strcpy(a->titulo, "Programando em Java");
a->codigo = 342;
a->paginas = 230;
// preenche os dados do segundo Livro
strcpy(b->titulo, "JavaScript - O Guia Prático");
b->codigo = 675;
b->paginas = 930;
// exibe os dados do primeiro livro
printf("Primeiro Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
a->titulo, a->codigo, a->paginas);
// exibe os dados do segundo livro
printf("\nSegundo Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
b->titulo, b->codigo, b->paginas);
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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