Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
||
|
||
|
|
||
PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) |
Como excluir uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL DROP TABLEQuantidade de visualizações: 8221 vezes |
|
Em algumas situações precisamos excluir uma tabela em uma base de dados PostgreSQL. Isso pode ser feito por meio do comando DDL DROP TABLE. Este comando remove a tabela da base de dados completamente, incluindo índices, regras (rules), triggers e restrições (constraints). Para disparar um comando DROP TABLE, você precisa ser um super usuário ou possuir privilégios sobre a tabela e o schema na qual ela reside. Em geral excluímos tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos excluir tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação. Veja um comando DDL DROP TABLE usado para excluir uma tabela chamada produtos: DROP TABLE produtos; Se o comando for executado com sucesso, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem: Query returned successfully with no result in 31 ms. ERRO: tabela "produtos" não existe ********** Error ********** ERRO: tabela "produtos" não existe SQL state: 42P01 DROP TABLE IF EXISTS produtos; Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro por uma mensagem de advertência: NOTA: tabela "produtos" não existe, ignorando Query returned successfully with no result in 14 ms. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]Quantidade de visualizações: 7360 vezes |
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:
<script type="text/javascript">
var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
valores.unshift(6);
document.write("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>
Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor:
<script type="text/javascript">
var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
window.alert("Valores no vetor: " + valores);
valores.unshift(6, 7, 8);
window.alert("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>
É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila de Java - Como retornar uma substring em Java usando o método substring() da classe StringQuantidade de visualizações: 1 vezes |
|
Nesta dica eu mostro como podemos obter parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, extrair uma substring a partir de uma string. Para isso nós podemos usar o método substring() da classe String da linguagem Java. Esta função recebe o índice inicial (começando em 0) e o índice final (também começando em 0). O retorno será a substring contida entre estes índices. Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String frase = "Programar em Java é muito bom";
System.out.println("Frase: " + frase);
// obtém a palavra Java
String res = frase.substring(13, 17);
System.out.println("Substring obtida: " + res);
System.exit(0);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Frase: Programar em Java é muito bom Substring obtida: Java |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um diretório existe em C# usando a propriedade Exists da classe DirectoryInfoQuantidade de visualizações: 4 vezes |
|
Em algumas situações nós precisamos verificar se um diretório existe em C#, talvez para ler ou gravar dados neste arquivo. Isso pode ser feito por meio da propriedade Exists da classe DirectoryInfo. Esta propriedade retorna um valor true se o diretório existir e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo:
using System;
using System.IO;
namespace Estudos {
class Principal {
static void Main(string[] args) {
// vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo
DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens");
// vamos testar se o diretório existe
if (dir.Exists) {
Console.Write("Diretório existe");
}
else {
Console.Write("Diretório não existe");
}
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O diretório existe. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 8505 vezes |
|
Em algumas situações nós precisamos verificar o estado da tecla Num Lock (que ativa ou desativa o teclado numérico), ou seja, precisamos saber se ela está ou não ativada. Em C# isso pode ser feito de duas formas: 1) A forma mais simples, oferecida no .NET Framework a partir da versão 2.0; 2) Usando código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Vamos começar com a forma mais fácil, disponível no .NET Framework a partir da versão 2.0:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
if(Control.IsKeyLocked(Keys.NumLock)){
MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
}
else{
MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
}
}
Aqui nós usamos o método IsKeyLocked() da classe Control e fornecemos como argumento a constante NumLock, da enumeração Keys. A segunda forma consiste em usar código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Para isso devemos seguir os seguintes passos: a) Adicionar using System.Runtime.InteropServices; na seção de importações. b) Adicionar o código abaixo no corpo da classe, como um método:
// Função com código não gerenciado que obtém o estado de uma
// determinada tecla
[DllImport("user32.dll", CharSet = CharSet.Auto, ExactSpelling = true,
CallingConvention = CallingConvention.Winapi)]
public static extern short GetKeyState(int keyCode);
c) Adicione o código abaixo no evento Click de um botão:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o estado da tecla Num Lock como um boolean
bool NumLock = (((ushort)GetKeyState(0x90)) & 0xffff) != 0;
// vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
if(NumLock){
MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
}
else{
MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
}
}
|
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
VisuAlg - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesiano MySQL - Como excluir a chave primária de uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





