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Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Regressão linear - Como calcular o coeficiente de correlação linear de Pearson em Java - Java para Machine Learning

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No estudo de Machine Learning, uma das primeiras ferramentas que aprendemos é Regressão Linear. E, para o bom entendimento da regressão linear, temos que aprender sobre o coeficiente de correlação linear, mais especificamente o coeficiente de correlação linear de Pearson.

A fórmula do coeficiente de correlação linear de Pearson é:

\[r_\text{xy} = \frac{n \sum x_i y_i - \sum x_i \sum y_i}{\sqrt{n \sum {x_i}^2 - \left(\sum {x_i}\right)^2} \cdot \sqrt{n \sum {y_i}^2 - \left(\sum {y_i}\right)^2}} \]

Onde:

x e y são os conjuntos de valores cuja correlação queremos testar.

É claro que encontraremos algumas variações desta fórmula na internet e também em livros de estatística, mas o resultado é sempre o mesmo.

A correlação de Pearson é uma técnica estatística para medir se duas variáveis estão linearmente relacionadas. Essa técnica também pode ser chamada de r de Pearson, correlação produto-momento de Pearson ou, mais coloquialmente, de correlação de Pearson.

O r de Pearson é uma métrica que expressa a relação linear entre variáveis por meio de um número que vai de -1 a +1. Isto é, quanto mais próximo dos extremos (-1 ou +1), maior é a força da correlação. Por outro lado, valores próximos de zero indicam que a correlação é fraca.

O sinal da correlação, por sua vez, indica a direção da relação entre variáveis. Se a correlação é positiva, então o aumento em uma variável implica o aumento na outra variável. Por outro lado, se a correlação é negativa, então o aumento em uma variável implica o decréscimo na outra variável.

Veja agora o código Java completo no qual calculamps o coeficiente de correlação linear de Pearson a partir de valores x e y, dispostos em dois vetores, ou seja, dois arrays unidimensionais:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar os vetores com os valores x e y
    double x[] = {13, 32, 47, 54, 69, 73};
    double y[] = {208, 184, 145, 14, 65, 32};
    // as variáveis para os somatórios
    double soma_x = 0, soma_y = 0, soma_x_quadrado = 0;
    double soma_y_quadrado = 0, soma_x_vezes_y = 0;
    
    // vamos percorrer os vetores e efetuar as somas
    for (int i = 0; i < x.length; i++) {
      // primeiro o somatório de x
      soma_x = soma_x + x[i];
      // agora o somatório de y
      soma_y = soma_y + y[i];
      // então o somatório de x^2
      soma_x_quadrado = soma_x_quadrado + Math.pow(x[i], 2);
      // e o somatório de y^2
      soma_y_quadrado = soma_y_quadrado + Math.pow(y[i], 2);
      // e finalmente o somatório de x*y 
      soma_x_vezes_y = soma_x_vezes_y + x[i] * y[i];
    }
    
    // vamos obter a quantidade de valores na observação
    int n = x.length;
    
    // e finalmente calculamos o coeficiente de correlação
    // linear
    double r_xy = ((n * soma_x_vezes_y) - (soma_x * soma_y)) /
      (Math.sqrt((n * soma_x_quadrado) - Math.pow(soma_x, 2)) *
      Math.sqrt((n * soma_y_quadrado) - Math.pow(soma_y, 2)));
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O coeficiente de correlação é: " +
      r_xy);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente de correlação é: -0.8713675107044452


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros void na linguagem C - Curso de Linguagem C para iniciantes

Quantidade de visualizações: 17011 vezes
Em dicas desta seção você aprendeu que é possível criar ponteiros para os mais diferentes tipos. Veja:

int *ponteiro_int;
float *ponteiro_float;
double *ponteiro_double;

Existe, porém, um tipo de ponteiro que pode ser usado com todos os tipos de dados existentes ou ainda a serem criados. Este tipo é conhecido como void, ou seja, um ponteiro genérico e pode ser declarado da seguinte forma:

void *ponteiro; // ponteiro genérico

Veja um trecho de código no qual usamos um ponteiro genéríco para apontar para variáveis de diferentes tipos:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int valor = 20;
  float valor2 = 5.23;

  void *ponteiro; // ponteiro genérico

  ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro
  printf("%d\n", *(int *)ponteiro);

  ponteiro = &valor2; // aponta para um float
  printf("%0.2f\n", *(float *)ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma observação importante é a necessidade de uma conversão explícita (cast) no momento de desreferenciar um ponteiro genéríco. Neste caso ele precisa ser convertido para o tipo de ponteiro sendo usado no momento. Veja:

printf("%d\n", *(int *)ponteiro);

A parte (int *)ponteiro converte o ponteiro genérico em um ponteiro do tipo int e o símbolo * externo é usado para desreferenciar. Se essa conversão não for feita teremos um aviso e erro na maioria dos compiladores. Veja:

printf("%d\n", *ponteiro);

[Warning] dereferencing 'void *' pointer
invalid use of void expression  

Embora essa conversão seja necessária quando estamos desreferenciando um ponteiro genérico, podemos abrir mão dela na atribuição de um ponteiro genérico a um ponteiro de um tipo específico:

ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro
int *ponteiro_int = ponteiro;
printf("%d\n", *ponteiro_int);

Para finalizar, saiba que as funções malloc() e calloc() retornam ponteiros void, ou seja, ponteiros genéricos que podem ser atribuídos a ponteiros de qualquer tipos. Neste caso, o ponteiro retornado por estas funções aponta para a primeira posição do bloco de memória requisitada.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover todos os espaços de uma string em JavaScript usando uma função personalizada remover_espacos()

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Nesta dica mostrarei como é possível escrever uma função JavaScript que remove todos os espaços de uma string. É claro que você poderá, com uma pequena modificação, alterá-la para que ela substitua quais outros caracteres. Esse é também um bom exercício para a criação de funções na linguagem JavaScript.

Veja o código completo:

<!doctype html>
<html>
<head>
 <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função personalizada que remove os
  // espaços de uma string
  function remover_espacos(str){
    var r = "";
    for(var i = 0; i < str.length; i++){
      if(str.charAt(i) != ' '){
        r += str.charAt(i);
      }
    }
    return r;
  }
</script>
 
<script type="text/javascript">
  // vamos mostrar a frase normal
  var frase = "Gosto muito de JavaScript e HTML";
  document.write(frase + "<br>");
  // vamos remover os espaços
  frase = remover_espacos(frase);
  // e agora vamos mostrar o resultado 
  document.write(frase); 
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de JavaScript e HTML
GostomuitodeJavaScripteHTML


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular a área de um círculo em JavaScript dado o raio do círculo

Quantidade de visualizações: 7745 vezes
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:



Sendo assim, temos a seguinte fórmula:



Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo.

A área do círculo é igual a calcular a área da circunferência. Lembrando que a medida da área do círculo e da circunferência é uma medida aproximada.

O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * PI.

Veja agora um código JavaScript completo (incluindo a página HTML) que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio:

<!doctype html>
<html>
<head>
 <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // efetua a leitura do raio
  var raio = parseFloat(window.prompt("Informe o raio do círculo:"));
  // calcula a área
  var area = Math.PI * Math.pow(raio, 2);
  // mostra o resultado
  document.writeln("A area do círculo de raio " +
    raio + " é igual a " + area);
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 5
A area do círculo de raio 5 é igual a 78.53981633974483


Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer

Java do básico ao avançado - Como usar o método append() para adicionar mais conteúdo ao final de um StringBuffer

Quantidade de visualizações: 9706 vezes
O método append() da classe StringBuffer se torna útil quando precisamos adicionar mais conteúdo ao final de um objeto desta classe. Este método possui, no Java 7, as seguintes sobrecargas:

public StringBuffer append(Object obj)
public StringBuffer append(String str)
public StringBuffer append(StringBuffer sb)
public StringBuffer append(CharSequence s)
public StringBuffer append(CharSequence s, int start, int end)
public StringBuffer append(char[] str)
public StringBuffer append(char[] str, int offset, int len)
public StringBuffer append(boolean b)
public StringBuffer append(char c)
public StringBuffer append(int i)
public StringBuffer append(long lng)
public StringBuffer append(float f)
public StringBuffer append(double d)

Note que em todas as sobrecargas do método, o retorno é um objeto da classe StringBuffer. Mas, não é um novo objeto StringBuffer. É uma referência ao objeto StringBuffer já existente.

Veja um exemplo no qual usamos este método para adicionar mais duas palavras ao conteúdo do StringBuffer:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // um StringBuffer contendo uma frase
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar");
    
    // vamos adicionar mais duas palavras ao final do StringBuffer
    frase.append(" em");
    frase.append(" Java");
    
    // agora mostramos o resultado
    System.out.println(frase);
    
    System.exit(0);  
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de programar em Java


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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