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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++ |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumentoQuantidade de visualizações: 463 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumento e retorna outro Vector contendo apenas as strings que possuem um ou mais números. Se nenhuma das strings recebidas passar no teste, retorne um Vector vazio. Sua saída deverá ser parecida com: Elementos do Vector original: livro mesa7 cami45sa porta Palavras que possuem um ou mais números: mesa7 cami45sa Veja a resolução comentada deste exercício em C++:
#include <iostream>
#include <vector>
using namespace std;
// função que recebe um vetor de strings e retorna
// outro vector contendo apenas as strings que possuem
// um ou mais números
vector<string> possui_numeros(vector<string> palavras) {
// para guardar o resultado
vector<string> resultado;
// vamos percorrer os itens do vector recebido
for(string palavra : palavras) {
// agora percorremos os caracteres de cada string
for(char carac : palavra) {
// é um caractere?
if(isdigit(carac)) {
// adicionamos no segundo vector
resultado.push_back(palavra);
break;
}
}
}
// retorna o vector obtido
return resultado;
}
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos criar um vector de palavras
vector<string> palavras = {"livro", "mesa7", "cami45sa", "porta"};
// vamos mostrar o conteúdo do vector original
cout << "Elementos do Vector original:\n";
for (string palavra : palavras) {
cout << palavra << " ";
}
// agora obtemos um vector com as palavras que contenham um ou mais
// números
vector<string> resultado = possui_numeros(palavras);
// e mostramos o resultado
cout << "\n\nPalavras que possuem um ou mais números:\n";
for (string palavra : resultado) {
cout << palavra << " ";
}
cout << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
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PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução switch para desviar o fluxo de execução de seus códigos PHPQuantidade de visualizações: 14951 vezes |
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários elseif. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo:
<?php
$valor = 4;
switch($valor){
case 0:
echo "Valor é igual a 0";
break;
case 1:
echo "Valor é igual a 1";
break;
case 2:
echo "Valor é igual a 2";
break;
default:
echo "Nenhuma das anteriores";
}
?>
Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Nenhuma das anteriores Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada. |
C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas |
Como usar a classe Form em suas aplicação C# Windows FormQuantidade de visualizações: 1487 vezes |
A classe Form é usada para representar as janelas (formulários) ou caixas de diálogo que compõem a interface gráfica de uma aplicação Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma.NET:
System.Object
System.MarshalByRefObject
System.ComponentModel.Component
System.Windows.Forms.Control
System.Windows.Forms.ScrollableControl
System.Windows.Forms.ContainerControl
System.Windows.Forms.Form
É importante conhecer algumas classes derivadas da classe Form. Entre estas classes podemos citar: - System.ComponentModel.Design.CollectionEditor.CollectionForm - System.Messaging.Design.QueuePathDialog - System.ServiceProcess.Design.ServiceInstallerDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.CalendarAutoFormatDialog - System.Web.UI.Design.WebControls.RegexEditorDialog - System.Windows.Forms.Design.ComponentEditorForm - System.Windows.Forms.PrintPreviewDialog - System.Windows.Forms.ThreadExceptionDialog Uma aplicação Windows Forms em C# é construida a partir de uma ou mais janelas. A classe Form permite criar formulários padrões, de ferramentas, sem bordas e flutuantes, cada um direcionado a uma determinada funcionalidade. É possível também usar a classe Form para criar caixas de diálogo modais. Há ainda um tipo especial de janela (ou formulário) conhecido como formulário de interface de múltiplos documentos (MDI) que contêm outros formulários chamados de filhos (MDI child forms). Uma janela do tipo MDI pode ser criada definindo-se o valor true para a propriedade IsMdiContainer da classe Form. Os formulários filhos MDI são criados definindo-se o nome do formulário-pai para a propriedade MdiParent do formulário que atuará como filho. Por meio das propriedades disponíveis na classe Form nós podemos determinar a aparência, tamanho, cor e os aspectos de gerenciamento da janela do formulário ou caixa de diálogo que estamos criando. A propriedade Text permite definir o título da janela. As propriedades Size e DesktopLocation permitem definir o tamanho e posição inicial da janela. A propriedade ForeColor define a cor do texto padrão de todos os componentes colocados no formulário. As propriedades FormBorderStyle, MinimizeBox e MaximizeBox permitem definirmos se o formulário poderá ser minimizado, maximizado ou redimensionado em tempo de execução. Além das propriedades, podemos usar os métodos da classe Form. Por exemplo, podemos usar o método ShowDialog() para exibir um formulário como uma caixa de diálogo modal. Podemos também efetuar uma chamada ao método SetDesktopLocation() para posicionar o formulário em uma determinada região do desktop. Os eventos disponíveis na classe Form permitem responder às ações realizadas no formulário. Podemos, por exemplo, usar o evento Activated para realizar operações tais como atualizar as informações exibidas nos controles do formulário quando este for ativado. Se estiver usando o Visual Studio 2005, 2008 ou mais recente, o formulário inicial de sua aplicação Windows Forms C# já será exibido inicialmente seguinte os seguintes passos: a) Vá no menu File -> New -> Project; b) Em Project types selecione Visual C# -> Windows; c) Em Templates selecione Windows Application; d) Dê um nome para o projeto, escolha um local, um nome para a solução e clique OK. Imediatamente o projeto será criado e você já verá o formulário principal da aplicação. e) Vá em View -> Toolbox. Clique e arraste alguns componentes para o formulário; f) Pressione F5 e execute a aplicação. Pronto! Agora é só verificar todas as dicas, truques e anotações para aprender e tirar proveito total da classe Form. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior delesQuantidade de visualizações: 734 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número. Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número inteiro: 6 Informe o segundo número inteiro: 3 O maior número é: 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C++:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
// protótipo da função que receberá dois números inteiros
// e retornará o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2);
int main(int argc, char *argv[]){
// variáveis usadas na resolução do problema
int num1, num2, maior;
// vamos pedir para o usuário informar os dois números
cout << "Informe o primeiro número inteiro: ";
cin >> num1;
cout << "Informe o segundo número inteiro: ";
cin >> num2;
// os números são iguais?
if(num1 == num2){
cout << "Erro. Os dois números são iguais.\n" << endl;
}
else{
// vamos chamar a função para obter o número maior
maior = maior_numero(num1, num2);
cout << "O maior número é: " << maior << "\n" << endl;
}
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
// função que receberá dois números inteiros e retornará
// o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2){
// o primeiro número é maior que o segundo?
if(num1 > num2){
return num1;
}
else{
return num2;
}
}
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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Pandas Python Library |
Exercício Resolvido de Python Pandas - Como testar se um DataFrame do Pandas possui algum valor não informadoQuantidade de visualizações: 900 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte arquivo CSV (carros.csv): Marca;Modelo;Ano;Valor;Vendido Fiat;Sienna;2010;23500.00;S Volkswagen;Polo;2009;31453.00;N Volkswagen;;2001;19200.00;S Fiat;Palio;1995;7500.00;S Honda;Civic;;42000.00;S Renault;Sandero;2010;52000.00;N Escreva um programa Python Pandas que carrega este arquivo .csv em um DataFrame, exiba o seu conteúdo e informe se o DataFrame contém algum valor não informado para qualquer uma das colunas. Analisando o arquivo vemos que há dois valores ausentes: o modelo do veículo na quarta linha e o ano do veículo na sexta linha. Sua saída deverá ser parecida com:
Os dados do DataFrame são:
Marca Modelo Ano Valor Vendido
0 Fiat Sienna 2010.0 23500.0 S
1 Volkswagen Polo 2009.0 31453.0 N
2 Volkswagen NaN 2001.0 19200.0 S
3 Fiat Palio 1995.0 7500.0 S
4 Honda Civic NaN 42000.0 S
5 Renault Sandero 2010.0 52000.0 N
Há valores ausentes no DataFrame
Veja a resolução comentada deste exercício em Python:
# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd
def main():
# vamos carregar os dados do arquivo .csv
df = pd.read_csv("C:\\estudos_python\\carros.csv",
delimiter=";")
# vamos mostrar o DataFrame resultante
print("Os dados do DataFrame são:\n")
print(df)
# vamos testar se existe algum valor ausenta em alguma
# das colunas do DataFrame
if df.isnull().values.any():
print("\nHá valores ausentes no DataFrame")
else:
print("\nNão existe valores ausentes no DataFrame")
if __name__== "__main__":
main()
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