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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Apostila C++ para iniciantes - Como usar a macro EXIT_SUCCESS em C++Quantidade de visualizações: 9722 vezes |
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A macro EXIT_SUCCESS, disponível na biblioteca cstdlib da linguagem C++, pode ser usada como argumento para a função exit() para sinalizar que o programa finalizou sua execução sem erros. Os dois trechos de código abaixo são semelhantes: 1) Usando EXIT_SUCCESS para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso:
#include <cstdlib>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// programa foi finalizado com sucesso
return EXIT_SUCCESS;
}
2) Usando o valor 0 para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso:
#include <cstdlib>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// programa foi finalizado com sucesso
return 0;
}
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangenteQuantidade de visualizações: 627 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado. Sua saída deve ser parecida com: O número gerado foi: 26 O seno do número gerado é: 0.7625584504796028 O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404 A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797 O número gerado foi: 40 O seno do número gerado é: 0.7451131604793488 O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619 A tangente do número gerado é: -1.117214930923896 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Random;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
int numero_rand;
double seno, cosseno, tangente;
// vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40
Random rand = new Random();
numero_rand = rand.nextInt(21) + 20;
System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand);
// vamos gerar o seno do número sorteado
seno = Math.sin(numero_rand);
System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno);
// vamos gerar o cosseno do número sorteado
cosseno = Math.cos(numero_rand);
System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno);
// agora a tangente do número sorteado
tangente = Math.tan(numero_rand);
System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente);
}
}
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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço do...while da linguagem C++ - Apostila C++ para iniciantesQuantidade de visualizações: 24827 vezes |
O laço do..while é usado quando queremos executar um bloco de códigos repetidamente ENQUANTO uma condição for satisfeita. Porém, ao contrário do laço while, o laço do..while é sempre executado no mínimo uma vez, visto que a condição é testada antes da segunda interação, ou seja, o teste só ocorre no final da interação atual. Veja:
do{
bloco de instruções
}while(condição);
Veja um exemplo de um laço do..while que conta de 10 à 0:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// um laço do..while que conta de
// 10 até 0
int valor = 10;
do{
cout << valor << "\n";
valor--;
}while(valor >= 0);
cout << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
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PHP ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern |
Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações PHPQuantidade de visualizações: 9177 vezes |
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O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementados extensivamente nas linguagens Java e C#. Como o PHP, a partir de sua versão 5, suporta praticamente todos os recursos da programação orientada a objetos, este padrão pode ser implementado também nesta linguagem sem muitas dificuldades. Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação. Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente. Vamos ver um exemplo deste padrão em PHP. Observe o código a seguir:
<?
// Uma classe Singleton responsável por gravar
// logs no sistema
class Logger{
// variável estática e privada que guarda a instância
// atual da classe
private static $instancia = NULL;
// Método estático que retorna uma instância já existente, ou
// cria uma nova instância
public static function getInstance(){
if(self::$instancia == NULL){
self::$instancia = new Logger();
}
return self::$instancia;
}
// Construtor privado para evitar que instâncias sejam
// criadas usando new
private function __construct(){
// não precisamos fazer nada aqui
}
// Método clone() também privado para evitar a criação
// de clones desta classe
private function __clone(){
// não precisamos fazer nada aqui
}
public function registrarLog($dados){
echo "Vou registrar o log: " . $dados;
}
}
// vamos registrar um novo log usando a classe Singleton
Logger::getInstance()->registrarLog("Novo usuário cadastrado.");
?>
Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 661 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
System.out.print("Informe um caractere: ");
// vamos ler o caractere informado
char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
// agora vamos obter o código ASCII correspondente
int codigo = (int)caractere;
// e mostramos o resultado
System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
}
}
O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
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