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Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como obter a entrada do usuário usando o método raw_input() - Atualizado para Python 3.0Quantidade de visualizações: 8790 vezes |
Até pouco tempo era possível usar o método raw_input(), nativo do Python, para ler a entrada do usuário. O código abaixo, por exemplo, funcionava corretamente no Python 2.5:
# obtém o nome do usuário
nome = raw_input("Por favor, informe seu nome: ")
print "Ola, " + nome + "! Voce tambem gosta de Python?"
No Python 3.0 em diante, a execução deste código exibe o seguinte erro de tempo de execução:
Exception has occurred: NameError
name 'raw_input' is not defined
File "C:\estudos_python\estudos.py", line 4, in main
nome = raw_input("Por favor, informe seu nome: ")
File "C:\estudos_python\estudos.py", line 7, in <module>
main()
A correção para esta exceção, é usar somente a função input(). Veja:
def main():
nome = input("Por favor, informe seu nome: ")
print("Olá, " + nome + "! Voce tambem gosta de Python?")
if __name__== "__main__":
main()
A saída deste código será parecida com: Por favor, informe seu nome: Osmar Olá, Osmar! Voce tambem gosta de Python? |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar construtores em suas classes Java - Programação orientada a objetos em Java - Métodos construtores - RevisadoQuantidade de visualizações: 20116 vezes |
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Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe Java no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em Java é definido por um método com o mesmo nome da classe, é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new. Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado:
class Pessoa{
public Pessoa(){
System.out.println("Fui criado.");
}
}
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// cria um objeto da classe Pessoa
Pessoa p = new Pessoa();
}
}
Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, exceto em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor não possui retorno e só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja:
class Pessoa{
public String nome;
public Pessoa(String nome){
this.nome = nome;
}
}
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// cria um objeto da classe Pessoa
Pessoa p = new Pessoa("Osmar J. Silva");
System.out.println(p.nome);
}
}
Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade nome na mesma instrução que cria a instância da classe. Quando não definimos um método construtor, o compilador Java o faz nos bastidores. Mas isso só ocorre quando não definimos o nosso próprio método construtor, seja ele com ou sem parâmetros. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para letras maiúsculas usando o método toUpperCase() da classe String da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 1 vezes |
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Nesta dica eu mostro como podemos usar o método toUpperCase() da classe String para transformar em maiúsculas todas as letras de uma palavra, frase ou texto. Veja o exemplo abaixo:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String frase = "Programar em Java é bom";
System.out.println(frase);
// vamos converter para letras maiúsculas
frase = frase.toUpperCase();
System.out.println(frase);
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Programar em Java é bom PROGRAMAR EM JAVA É BOM |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1999 vezes |
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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// x e y do primeiro ponto
var x1 = 3;
var y1 = 6;
// x e y do segundo ponto
var x2 = 9;
var y2 = 10;
var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
// mostramos o resultado
document.writeln("O coeficiente angular é: " + m);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// x e y do primeiro ponto
var x1 = 3;
var y1 = 6;
// x e y do segundo ponto
var x2 = 9;
var y2 = 10;
// vamos obter o comprimento do cateto oposto
var cateto_oposto = y2 - y1;
// e agora o cateto adjascente
var cateto_adjascente = x2 - x1;
// vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
// (em radianos, não se esqueça)
var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
// e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
// o coeficiente angular
var tangente = Math.tan(tetha);
// mostramos o resultado
document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como controlar o acesso a membros de uma classe C++ usando o modificar publicQuantidade de visualizações: 8377 vezes |
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Membros de uma classe são suas funções e variáveis. A visibilidade de tais membros pode ser controlada, ou seja, algumas funções e variáveis podem ser ocultadas do mundo externo. Este é o princípio de encapsulamento da programação orientada a objetos. O modificador public define que os membros de uma classe estarão acessíveis a qualquer função fora da classe. Veja um exemplo:
#include <iostream>
using namespace std;
class Cliente{
public:
char *nome;
};
int main(int argc, char *argv[])
{
// Cria uma instância da classe Cliente
Cliente *cliente = new Cliente();
// Define o nome do cliente
cliente->nome = "Osmar J. Silva";
// Obtém o nome do cliente
cout << "Nome do cliente: " << cliente->nome << "\n\n";
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
Como o atributo nome foi declarado na seção public, o código da função main possui acesso a ele sem a necessidade de métodos acessórios (get) ou mutatórios (set). Quando usamos o modificador public antes do nome de uma classe base (durante a herança), estamos definindo que os membros public e protected da classe base serão public e protected na classe derivada. O acesso padrão (sem modificador) dos membros de uma classe é private. Em uniões (union) e estruturas (structure), o acesso padrão é public. O acesso padrão de uma classe base (durante a herança) é private para classes e public para estruturas. Uniões não podem possuir classes bases. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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