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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o operador condicional (operador ternário) da linguagem C++ - C++ para iniciantes

Quantidade de visualizações: 27156 vezes
A linguagem C++ fornece um operador condicional, também chamado de operador ternário) que é muito semelhante a um bloco if...else. Este operador aceita três operandos. O primeiro operando é uma condição, o segundo é valor para a expressão condicional se o resultado do teste for true. O terceiro operando é o valor para a expressão condicional caso o resultado do teste for false. Veja um exemplo:

int valor = 10;

cout << (valor >= 5 ? "Maior ou igual a 5" : "Menor que 5");

Este trecho de código pode ser escrito usando if...else da seguinte forma:

int valor = 10;

if(valor >= 5)
  cout << "Maior ou igual a 5";
else
  cout << "Menor que 5";

O operador condicional pode ser resumido na seguinte estrutura:

Exp1 ? Exp2 : Exp3

A expressão Exp1 é avaliada. Se esta resultar verdadeira, a expressão Exp2 se torna o resultado da operação. Se a expressão Exp1 resultar falso, a expressão Exp3 se torna o resultado da operação. Veja mais um exemplo:

int valor = 5;
	
// usando o operador condicional I
bool res = (valor > 10 ? true : false);

// usando o operador condicional II
(res ? cout << "Verdadeiro" : cout << "False");



JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando JavaScript - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 2652 vezes
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código JavaScript que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // vamos declarar os valores x e y
  var x = 7;
  var y = 6;
  
  // vamos calcular a norma do vetor
  var norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
    
  // mostra o resultado
  document.writeln("A norma do vetor é: " + norma);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


PHP ::: PHP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em PHP

Quantidade de visualizações: 2741 vezes
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas.

Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas.

Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária.

A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja:



Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando PHP. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código PHP.

Veja um trecho de código PHP completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:

<?php
  // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas
  // e três colunas
  $matriz = array(  
    array(3, 7, 9),
    array(2, 4, 1),
    array(5, 6, 8)
  );
  
  // guarda a soma dos elementos na diagonal principal
  $soma_diagonal = 0;
  
  // vamos mostrar a matriz da forma que ela
  // foi informada
  echo "<br>";
  // percorre as linhas
  for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){ 
    // percorre as colunas
    for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){
      echo $matriz[$i][$j] . "   ";
    }
    // passa para a próxima linha da matriz
    echo "<br>";
  }
  
  // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal   
  // principal
  for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){
    for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){
      if($i == $j){
        $soma_diagonal = $soma_diagonal + $matriz[$i][$j];
      }
    }
  }
     
  // finalmente mostramos a soma da diagonal principal
  echo "<br>A soma dos elementos da diagonal principal é: " 
    . $soma_diagonal;
?>


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

3 7 9
2 4 1
5 6 8

A soma dos elementos da diagonal principal é: 15



Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como adicionar itens em uma ListBox do Delphi usando a função Add()

Quantidade de visualizações: 14521 vezes
Itens em uma TListBox podem ser adicionados usando-se o método Add() da propriedade Items, um objeto da classe TString. Este método aceita uma string representando o novo ítem e retorna um inteiro cujo valor é o índice do novo ítem. Veja o seguinte trecho de código:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item: String;
begin
  // vamos adicionar um item vindo de uma variável
  item := 'Sou o primeiro item';
  ListBox1.Items.Add(item);

  // vamos adicionar outro item...desta vez um literal
  ListBox1.Items.Add('Sou o segundo item');
end;

Note que neste exemplo não fizemos uso do valor inteiro retornado pelo método Add(). Caso isso seja necessário, podemos usar código parecido com:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item: String;
  indice: Integer;
begin
  // vamos adicionar um item vindo de uma variável
  // e obter o seu índice
  item := 'Sou o primeiro item';
  indice := ListBox1.Items.Add(item);

  ShowMessage('O novo ítem foi inserido no índice: ' +
    IntToStr(indice));
end;

É importante notar que, em uma TListBox não ordenada, ou seja, o valor de sua propriedade Sorted é false, o método Add() sempre adicionará o novo item no final da lista. Em uma lista ordenada, o item é inserido em uma posição determinada pela ordenação alfabética dos demais itens.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 555 vezes
Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
  quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
  
inicio
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
  leia(quant_galinhas)
  escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
  leia(quant_vacas)
  escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
  leia(quant_porcos)

  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
  escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)

  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
  escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)

fimalgoritmo



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