Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
||
|
||
|
|
||
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como excluir linhas de uma JTable em tempo de execução usando o método removeRow() da classe DefaultTableModelQuantidade de visualizações: 16156 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como é possível excluir uma determinada linha de uma JTable usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel. Veja que mostro também como inserir novas linhas na JTable usando o método insertRow(). Veja o resultado obtido na imagem abaixo: ![]() E agora o código Java Swing completo:
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos(){
super("Exemplo de uma tabela simples");
final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel();
// constrói a tabela
JTable tabela = new JTable(modelo);
// Cria duas colunas
modelo.addColumn("Nome");
modelo.addColumn("Idade");
JButton btn = new JButton("Inserir Linhas");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe o nome:");
String idade = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a idade:");
int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,
"Informe a posição da nova linha:"));
// testa se a posição é válida
if(pos > (modelo.getRowCount() - 1))
pos = 0;
// Insere uma linha na posição especificada
modelo.insertRow(pos, new Object[]{nome, idade});
}
}
);
JButton btn2 = new JButton("Excluir Linhas");
btn2.addActionListener(
new ActionListener(){
@Override
public void actionPerformed(ActionEvent e){
int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,
"Informe a posição da linha a ser excluída:"));
// testa se a posição é válida
if(pos < modelo.getRowCount())
// Exclui a linha na posição especificada
modelo.removeRow(pos);
}
}
);
tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout());
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
c.add(scrollPane);
c.add(btn);
c.add(btn2);
setSize(400, 300);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
|
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como criar módulos de código reutilizável em PythonQuantidade de visualizações: 8836 vezes |
|
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples. 1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo: """ Sou um módulo Python. A única funcionalidade que ofereço é uma função que soma dois números """ def somar(num1, num2): return (num1 + num2) 2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:
"""
Sou o programa principal e vou importar
o módulo que contém a função somar
"""
import funcoes
def main():
print(funcoes.somar(3, 5))
if __name__== "__main__":
main()
3) Execute o programa e veja o resultado. Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH. Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual: """ Sou o programa principal e vou importar o módulo que contém a função somar() """ # importa o módulo sys import sys # acrescenta o diretório lib na variável # de ambiente PYTHONPATH sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib') # pode importar funcoes no diretório lib import funcoes # pode chamar o método somar agora def main(): print(funcoes.somar(3, 5)) if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar um arquivo em Java usando o método createNewFile() da classe FileQuantidade de visualizações: 3 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método createNewFile() da clase File, do pacote java.io, para criar um novo arquivo. Note que estou usando um bloco try...catch para tratar os possíveis erros decorrentes desta operação. Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.io.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
try{
File arquivo = new File("c:\\estudos_java\\osmar.txt");
// Cria o arquivo se este não existe ainda
boolean ok = arquivo.createNewFile();
// o arquivo foi criado com sucesso?
if(ok){
System.out.println("Arquivo criado com sucesso.");
}
else{
System.out.println("Nao foi possivel criar o arquivo.");
}
}
catch(IOException e){
System.out.println("Erro: " + e.toString());
}
}
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Arquivo criado com sucesso. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto adjascente dadas as medidas da hipotenusa e do cateto oposto em DelphiQuantidade de visualizações: 1810 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do Teorema de Pitágoras para obter a medida do cateto adjascente quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto oposto. Este teorema diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos", o que torna a nossa tarefa, na linguagem Delphi, muito fácil. Comece observando a imagem a seguir: ![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[b^2 = c^2 - a^2\] Veja que agora o quadrado do cateto adjascente é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto oposto. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem Delphi:
procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
a, b, c: Real;
begin
c := 36.056; // medida da hipotenusa
a := 20; // medida do cateto oposto
// agora vamos calcular a medida da cateto adjascente
b := sqrt(sqr(c) - sqr(a));
// e mostramos o resultado
Edit1.Text := 'A medida do cateto adjascente é: ' +
FloatToStr(b);
end;
Note que este cálculo foi feito a partir do evento Click de um botão Button1 e o resultado foi exibido na propriedade Text de uma caixa de texto Edit1. Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto adjascente é: 30,0005855942847 Como podemos ver, o resultado retornado com o código Delphi confere com os valores da imagem apresentada. |
AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS |
Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJSQuantidade de visualizações: 2189 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo. Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view. Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML:
<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
<title>Cadastro de Alunos AngularJS</title>
<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos criar uma nova aplicação
var app = angular.module('MinhaApp', []);
// vamos criar o controller VolumeTV
app.controller('VolumeTV', function ($scope){
// define o volume inicial
$scope.volume = 5;
// função para aumentar o volume
$scope.aumentarVolume = function(){
$scope.volume++;
};
// função para diminuir o volume
$scope.diminuirVolume = function(){
$scope.volume--;
};
});
</script>
<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV">
<h1>Volume atual: {{volume}}</h1>
<button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button>
<button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button>
</div>
</body>
</html>
|
Veja mais Dicas e truques de AngularJS |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
C - Como calcular a transposta de uma matriz em C - Curso de C para Geometria Analítica e Álgebra Linear |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |








