Você está aqui: PHP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Escreva um método PHP que recebe um vetor de inteiros e informe se os elementos do array estão classificados em ordem crescente - Exercícios Resolvidos de PHPQuantidade de visualizações: 475 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método PHP que recebe um vetor de inteiros de qualquer tamanho e informe se os elementos do array estão classificados em ordem crescente, ou seja, ordenados do menor para o maior. O método deverá retornar um valor true ou false. Considerando o vetor: // vamos criar um vetor com 5 elementos do tipo int $valores = array(1, 2, 3, 4, 5); O vetor está classificado em ordem crescente Veja a resolução completa para o exercício em PHP, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // vamos criar um vetor com 5 elementos do tipo int $valores = array(1, 2, 3, 4, 5); // vamos verificar se os elementos do vetor estão classificados em // ordem crescente if(isOrdemCrescente($valores)){ echo "O vetor está classificado em ordem crescente"; } else{ echo "O vetor não está classificado em ordem crescente"; } // função que recebe um vetor e informe se seus elementos estão // ordenados em ordem crescente function isOrdemCrescente($vetor){ // o vetor possui apenas um elemento ou está vazio? if(count($vetor) == 1 || count($vetor) == 0){ return true; } // vamos verificar se os valores do vetor estão ordenados // em ordem crescente for($i = 1; $i < count($vetor); $i++){ // este elemento é menor que o anterior? if($vetor[$i] < $vetor[$i - 1]){ return false; } } // se chegou até aqui então o teste foi verdadeiro return true; } ?> |
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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados long ou long int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 21982 vezes |
O tipo de dados long (também chamado de long int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a mesma capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, assim como int. É importante verificar se o seu compilador trata int e long da mesma forma. Veja um trecho de código demonstrando o uso deste tipo (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo long long quant = 590; cout << "Quantidade: " << quant << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos long e long int. A capacidade de armazenamento do tipo long depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos LONG_MIN e LONG_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << LONG_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << LONG_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo long aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ long soma = LONG_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que LONG_MAX + 2 deveria retornar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um long é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo long ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo long: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um long: " << sizeof(long) << " bytes\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Tamanho de um long: 4 bytes |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter uma string em Java usando o método reverse() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 22319 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método reverse() da classe StringBuffer ou StringBuilder para inverter a ordem dos caracteres de uma palavra, frase ou texto em Java. Note como convertemos uma String em um StringBuffer, fazemos a inversão da frase e depois convertemos novamente o StringBuffer em um objeto String. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string String frase = "JAVA É BOM DEMAIS"; // vamos mostrar a frase original System.out.println("String original: " + frase); // agora vamos criar um objeto StringBuffer StringBuffer temp = new StringBuffer(frase); // vamos inverter a string agora temp.reverse(); // e agora mostramos o resultado frase = temp.toString(); System.out.println("String invertida: " + frase); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: String original: JAVA É BOM DEMAIS String invertida: SIAMED MOB É AVAJ |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma matriz é simétrica em JavaQuantidade de visualizações: 652 vezes |
Uma matriz simétrica é uma matriz que é igual à sua transposta. Para que esta definição faça sentido, apenas podemos considerar matrizes que são quadradas, ou seja, mesma quantidade de linhas e colunas. De forma mais precisa, se A=[aij] é uma matriz de ordem n x n, nós dizemos que A é simétrica quando A=At. Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz simétrica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int n = 3; // ordem da matriz quadrada int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for (int i = 0; i < n; i++){ for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) + " e coluna " + (j + 1) + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // agora verificamos se a matriz é simétrica boolean simetrica = true; for (int i = 0; (i < n) && (simetrica); i++) { for (int j = 0; (j < i) && (simetrica); j++) { // os elementos em posicoes simetricas sao iguais? if (matriz[i][j] != matriz[j][i]){ simetrica = false; } } } // agora mostramos a matriz lida System.out.printf("\n"); for (int i = 0; i < n; i++) { for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.printf("%d ", matriz[i][j]); } System.out.printf("\n"); } if (simetrica){ System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz simétrica.\n"); } else{ System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz simétrica.\n"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 5 Elemento na linha 1 e coluna 2: 1 Elemento na linha 1 e coluna 3: 2 Elemento na linha 2 e coluna 1: 1 Elemento na linha 2 e coluna 2: 6 Elemento na linha 2 e coluna 3: 3 Elemento na linha 3 e coluna 1: 2 Elemento na linha 3 e coluna 2: 3 Elemento na linha 3 e coluna 3: 8 5 1 2 1 6 3 2 3 8 A matriz informada é uma matriz simétrica. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Curso de Java - Como usar a classe String da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 7108 vezes |
A classe String, presente no pacote java.lang, permite a representação de cadeias (strings) de caracteres. Todos os strings literais em Java, tais como "abc", são implementados como instâncias desta classe. Por pertencer ao pacote java.lang, não precisamos importar nenhum pacote para poder usar esta classe em nossos programas Java. Veja um exemplo de como declarar e inicializar uma variável do tipo String: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Main { public static void main(String[] args) { String nome = "Osmar J. Silva"; System.out.println(nome); } } Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.String Esta classe implementa as interfaces Serializable, CharSequence e Comparable<String>. Objetos do tipo String são constantes, ou seja, seus valores não podem ser alterados depois de criados. Assim, se você tiver um código parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Main { public static void main(String[] args) { // ambas as variáveis apontam para uma mesma string // há somente uma cópia de "Osmar J. Silva" na memória String nome = "Osmar J. Silva"; String nome2 = "Osmar J. Silva"; // agora uma nova string é criada e a anterior é preservada nome2 = "Marcos de Souza Gomes"; } } Note que o compilador, com o propósito de poupar recursos do sistema, cria apenas uma string "Osmar J. Silva" e a coloca no pool de strings. No momento que alteramos o valor da variável nome2, uma nova string "Marcos de Souza Gomes" é criada e a anterior permanece intacta. A classe String inclui métodos para examinar os caracteres individuais da sequencia, para a comparação de strings, pesquisar, extrair substrings e também criar uma cópia da string com todos os caracteres convertidos para letras maiúsculas ou minúsculas. O mapeamente das letras maiúsculas e minúsculas é feito com base na versão Unicode Standard especificada na classe Character. A linguagem Java fornece suporte especial para a concatenação de strings, usando o operador (+) e para a conversão de outros objetos em strings. A concatenação é implementada por meio da classe StringBuilder (ou StringBuffer) e seu método append(). As conversões de strings são implementadas por meio do método toString(), definido na classe Object e herdado por todas as demais classes Java. Quando não devidamente observado, passar um argumento null para o construtor ou método da classe String fará com que uma exceção do tipo NullPointerException seja atirado. A classe String representa uma string no formato UTF-16, no qual caracteres suplementares são representados por pares prepostos. Valores de índice referem-se às unidades de código de caracteres. Assim, caracteres suplementares usam duas posições em uma String. |
Erlang ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Quer aprender a programar em Erlang? Comece instalando e configurando o ambiente de programação da ErlangQuantidade de visualizações: 410 vezes |
Nos dias atuais (2023), muitos estudantes de programação estão aprendendo novas linguagens usando os compiladores e interpretadores online. Esta é uma abordagem interessante, pois promove uma grande economia de tempo no que se refere à instalação e configuração dos ambientes de programação. No entanto, à medida que as aplicações começam a ficar mais complexas, é necessário termos o ambiente funcionando localmente. Por isso é importante sabermos instalar e configurar o ambiente de programação Erlang em nossa máquina. Como instalar a Erlang Nessa dica mostrarei como instalar e testar o ambiente de programação Erlang no Windows 10. Para isso, direcione o seu navegador para a URL https://www.erlang.org/downloads e localize o download apropriado para o Windows, a saber, Download Windows Installer. Para esta dica eu baixei o Erlang/OTP 25.3 (otp_win64_25.3.exe). Trata-se de um instalador com o tamanho de 126MB. A instalação é simples e, em geral, só precisamos confirmar as sugestões que o instalador nos apresenta. Assim, basta pressionar o botão Next e aguardar a instalação ser finalizada. Após a conclusão da instalação nós precisamos adicionar o caminho "C:\Program Files\Erlang OTP\bin" na variável PATH do Windows, para que as ferramentas de linha de comando da Erlang sejam reconhecidas. Para isso, vá em Propriedades do Sistema -> Variáveis de Ambiente e adicione este caminho à variável PATH. Você pode fazê-lo tanto para o seu usuário quanto para o sistema. Como testar a atualização do ambiente de programação da Erlang Depois de atualizar a variável de ambiente PATH, abra uma nova janela de terminal e digite o seguinte comando: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- C:\Users\Osmar>erl -version Se tudo correu bem, você terá um resultado parecido com: Erlang (SMP,ASYNC_THREADS) (BEAM) emulator version 13.2 Parabéns! Você já está pronto para iniciar seus estudos em Erlang e todas as demais linguagens e ferramentas que compõem o seu ecosistema. |
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