Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais
Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como retornar o valor de PI em PHP

Quantidade de visualizações: 8966 vezes
Quando estamos escrevendo códigos que envolvem computação gráfica em PHP, ou até mesmo cálculos de trigonometria, é comum precisarmos do valor de PI (algo em torno de 3,14159...). O PI é o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro.

A linguagem PHP nos fornece a função pi(), que retorna um valor decimal de alta precisão. Veja no código abaixo como usá-la:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php  
  $PI = pi();
  echo "O valor de PI é: " . $PI;
?>  

</body>
</html>
 
  $PI = pi();
  echo "O valor de PI é: " . $PI;
?>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.1415926535898

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de uma substring em uma string em Ruby usando a função scan()

Quantidade de visualizações: 8104 vezes
Podemos obter a quantidade de vezes em que uma substring aparece em uma string Ruby usando o método scan() da classe String. Este método nos permite executar um bloco de código a cada vez que a substring fornecida a ele for encontrada. Veja o exemplo:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Ruby? Gosto muito de Ruby"
puts "A frase é: " + frase

# vamos obter a quantidade de vezes em que a
# substring "Ruby" aparece na frase
quant = 0
substring = "Ruby"

frase.scan(substring){quant = quant + 1}

# exibe  o resultado
puts "A substring \"Ruby\" aparece " + quant.to_s \
  + " vezes"

Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Ruby? Gosto muito de Ruby
A substring "Ruby" aparece 2 vezes


Python ::: wxPython ::: wxFrame

Como definir o ícone para uma janela wx.Frame do wxPython

Quantidade de visualizações: 7076 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a função SetIcon() da classe wx.TopLevelWindow para definir o ícone da janela de nossa aplicação wxPython. Observe que, se o ícone não for encontrado, uma mensagem de erro será exibida.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos importar a biblioteca Wx
import wx

# vamos criar uma classe que herda de wxFrame
class MinhaJanela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    # chamamos o construtor da super classe
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Cadastro de Clientes", size=(350, 200))
    
    # Define o ícone para a janela
    self.SetIcon(wx.Icon("icone.ico", wx.BITMAP_TYPE_ICO))

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = MinhaJanela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em C

Quantidade de visualizações: 10661 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos calcular o cosseno de três números
  printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0));
  printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1));
  printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2));
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.000000
Cosseno de 1 = 0.540302
Cosseno de 2 = -0.416147

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como excluir linhas de uma JTable em tempo de execução usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel

Quantidade de visualizações: 15439 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível excluir uma determinada linha de uma JTable usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel. Veja que mostro também como inserir novas linhas na JTable usando o método insertRow().

Veja o resultado obtido na imagem abaixo:



E agora o código Java Swing completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel();
     
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(modelo);
     
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
     
    JButton btn = new JButton("Inserir Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe o nome:");
          String idade = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a idade:");
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
             "Informe a posição da nova linha:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos > (modelo.getRowCount() - 1))
            pos = 0;
           
          // Insere uma linha na posição especificada
          modelo.insertRow(pos, new Object[]{nome, idade});
        }
      } 
    );
     
    JButton btn2 = new JButton("Excluir Linhas");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
            "Informe a posição da linha a ser excluída:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos < modelo.getRowCount())
            // Exclui a linha na posição especificada
            modelo.removeRow(pos);
        }
      } 
    );  
     
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    c.add(btn2);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com Python

Quantidade de visualizações: 466 vezes
Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios.

Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science.

Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído):

# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 0 (incluído) à 10 (não incluído) 
  valores = random.randint(10, size=10)
  print("O vetor gerado foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()


Ao executar este código teremos um resultado parecido com:

O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4]

Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja:

# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 50 (incluído) à 101 (não incluído) 
  valores = random.randint(50, 101, 10)
  print("O vetor gerado foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()

Agora o resultado será parecido com:

O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55]

Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja:

from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 1 (incluído) à 21 (não incluído) 
  valores = random.randint(1, 21, 8)
  
  # agora vamos converter o vetor para uma matriz
  # de 2 linhas e 4 colunas 
  valores = valores.reshape(2, 4)

  print("A matriz gerada foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()

Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com:

A matriz gerada foi:  [[17  5  2  9]
 [14 10 10 19]]

A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng().


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Anúncio Patrocinado
Chat de Sexo - Site para adultso - Maiores de 18 anos. Converse com pessoas de todo o Brasil, de forma discreta e anônima


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 8 usuários muito felizes estudando em nosso site.