Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
|
Como retornar o valor de PI em PHPQuantidade de visualizações: 8966 vezes |
|
Quando estamos escrevendo códigos que envolvem computação gráfica em PHP, ou até mesmo cálculos de trigonometria, é comum precisarmos do valor de PI (algo em torno de 3,14159...). O PI é o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. A linguagem PHP nos fornece a função pi(), que retorna um valor decimal de alta precisão. Veja no código abaixo como usá-la: <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php $PI = pi(); echo "O valor de PI é: " . $PI; ?> </body> </html> $PI = pi(); echo "O valor de PI é: " . $PI; ?> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor de PI é: 3.1415926535898 |
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de uma substring em uma string em Ruby usando a função scan()Quantidade de visualizações: 8104 vezes |
Podemos obter a quantidade de vezes em que uma substring aparece em uma string Ruby usando o método scan() da classe String. Este método nos permite executar um bloco de código a cada vez que a substring fornecida a ele for encontrada. Veja o exemplo:# declara e inicializa uma variável string frase = "Ruby? Gosto muito de Ruby" puts "A frase é: " + frase # vamos obter a quantidade de vezes em que a # substring "Ruby" aparece na frase quant = 0 substring = "Ruby" frase.scan(substring){quant = quant + 1} # exibe o resultado puts "A substring \"Ruby\" aparece " + quant.to_s \ + " vezes" Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Ruby? Gosto muito de Ruby A substring "Ruby" aparece 2 vezes |
Python ::: wxPython ::: wxFrame |
Como definir o ícone para uma janela wx.Frame do wxPythonQuantidade de visualizações: 7076 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a função SetIcon() da classe wx.TopLevelWindow para definir o ícone da janela de nossa aplicação wxPython. Observe que, se o ícone não for encontrado, uma mensagem de erro será exibida. Veja o código completo para o exemplo: # vamos importar a biblioteca Wx import wx # vamos criar uma classe que herda de wxFrame class MinhaJanela(wx.Frame): def __init__(self): # chamamos o construtor da super classe wx.Frame.__init__(self, None, -1, "Cadastro de Clientes", size=(350, 200)) # Define o ícone para a janela self.SetIcon(wx.Icon("icone.ico", wx.BITMAP_TYPE_ICO)) if __name__ == "__main__": app = wx.App() janela = MinhaJanela() janela.Show(True) app.MainLoop() |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em CQuantidade de visualizações: 10661 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos calcular o cosseno de três números printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0)); printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1)); printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como excluir linhas de uma JTable em tempo de execução usando o método removeRow() da classe DefaultTableModelQuantidade de visualizações: 15439 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível excluir uma determinada linha de uma JTable usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel. Veja que mostro também como inserir novas linhas na JTable usando o método insertRow(). Veja o resultado obtido na imagem abaixo: E agora o código Java Swing completo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel(); // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(modelo); // Cria duas colunas modelo.addColumn("Nome"); modelo.addColumn("Idade"); JButton btn = new JButton("Inserir Linhas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe o nome:"); String idade = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a idade:"); int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a posição da nova linha:")); // testa se a posição é válida if(pos > (modelo.getRowCount() - 1)) pos = 0; // Insere uma linha na posição especificada modelo.insertRow(pos, new Object[]{nome, idade}); } } ); JButton btn2 = new JButton("Excluir Linhas"); btn2.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a posição da linha a ser excluída:")); // testa se a posição é válida if(pos < modelo.getRowCount()) // Exclui a linha na posição especificada modelo.removeRow(pos); } } ); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); c.add(btn); c.add(btn2); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com PythonQuantidade de visualizações: 466 vezes |
Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios. Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science. Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído): # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 0 (incluído) à 10 (não incluído) valores = random.randint(10, size=10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código teremos um resultado parecido com: O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4] Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja: # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 50 (incluído) à 101 (não incluído) valores = random.randint(50, 101, 10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Agora o resultado será parecido com: O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55] Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja: from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 1 (incluído) à 21 (não incluído) valores = random.randint(1, 21, 8) # agora vamos converter o vetor para uma matriz # de 2 linhas e 4 colunas valores = valores.reshape(2, 4) print("A matriz gerada foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com: A matriz gerada foi: [[17 5 2 9] [14 10 10 19]] A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng(). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |