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HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 6542 vezes |
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:<!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() E agora um círculo preenchido: <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); // vamos preencher o círculo contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento contexto.fill(); // preenche de fato contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Python ::: wxPython ::: wxFrame |
Como definir o ícone para uma janela wx.Frame do wxPythonQuantidade de visualizações: 7272 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a função SetIcon() da classe wx.TopLevelWindow para definir o ícone da janela de nossa aplicação wxPython. Observe que, se o ícone não for encontrado, uma mensagem de erro será exibida. Veja o código completo para o exemplo: # vamos importar a biblioteca Wx import wx # vamos criar uma classe que herda de wxFrame class MinhaJanela(wx.Frame): def __init__(self): # chamamos o construtor da super classe wx.Frame.__init__(self, None, -1, "Cadastro de Clientes", size=(350, 200)) # Define o ícone para a janela self.SetIcon(wx.Icon("icone.ico", wx.BITMAP_TYPE_ICO)) if __name__ == "__main__": app = wx.App() janela = MinhaJanela() janela.Show(True) app.MainLoop() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma substring está contida no final de uma string em Python usando a função endswith()Quantidade de visualizações: 9071 vezes |
Em várias situações nós precisamos verificar se uma palavra, frase ou texto termina com um determinado texto, ou seja, uma substring. A linguagem Python nos oferece a função endswith(), que possui a seguinte assinatura:endswith(substring[, start[, end]]) Se o argumento start for especificado, a busca inicia a partir de tal índice. Se o argumento end for especificado, a busca terminará no índice definido. Dessa forma, a função endswith retorna 1 se a substring estiver contida no final da string. Do contrário, o valor 0 será retornado. Veja o código completo para o exemplo: def main(): frase = "Gosto de programar em Java" if frase.endswith("Java") == 1: print("A frase termina com \"Java\"") else: print("A frase NÃO termina com \"Java\"") if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: A frase termina com "Java" |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C# para iniciantes - Como usar o laço for da linguagem C#Quantidade de visualizações: 12051 vezes |
O laço for em C# é usado quando queremos executar uma instrução ou um bloco de instruções um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes: Inicialização: Laços for são controlados por uma variável de controle. Nesta parte nós definimos o tipo de dados e o valor inicial desta variável. Esta parte do laço é executada somente na primeira iteração. Teste da condição de parada: Cada iteração do laço acontece mediante uma condição. Esta condição é avaliada e, caso o retorno seja satisfatório, a execução do laço continua. O resultado da avaliação desta parte do laço deve ser true ou false. Tenha em mente que, se a condição já for falsa na primeira iteração, o laço nunca será executado. Incremento ou decremento da variável de controle: Esta parte do laço é executada após cada iteração. É aqui que incrementamos ou decrementamos o valor da variável de controle. Esta parte é importante. Não manipular o valor da variável de controle pode resultar em laços infinitos. Veja um laço for no qual contamos de 0 a 10: static void Main(string[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i++){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Veja agora um laço for que exibe os números pares de 0 a 10: static void Main(string[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i += 2){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } E finalmente, um laço for que conta de 10 até 0: static void Main(string[] args){ for(int i = 10; i >= 0; i--){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Com exceção da parte do teste de condição de parada, as demais partes de um laço for podem conter múltiplas instruções separadas por vírgulas. Veja: static void Main(string[] args){ for(int i = 0, x = 3; i < 10; i++, x *= 4){ Console.WriteLine("{0}", i + x); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números paresQuantidade de visualizações: 583 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números pares existentes no intervalo [M, N] e imprimir a multiplicação desses números (os pares). Observe que os valores M e N devem ser fornecidos pelo usuário. Nota: por se tratar de intervalo fechado [M, N], os números M e N devem ser incluídos na amostra. Além disso, seu código deve assegurar que M seja menor que N. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor de M: 3 Informe o valor de N: 9 Números pares no intervalo [M, N]: 4, 6, 8, Multiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: 192 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int m, n, i, multiplicacao = 1; // vamos pedir para o usuário informar os valores de M e N cout << "Informe o valor de M: "; cin >> m; cout << "Informe o valor de N: "; cin >> n; // M é menor que N? if(m >= n){ cout << "M deve ser menor que N"; } else{ // mostra os números pares no intervalo cout << "Números pares no intervalo [M, N]: "; for(i = m; i <= n; i++){ if(i % 2 == 0){ cout << i << ", "; // aproveitamos para calcular a multiplicação dos números // pares no intervalo informado multiplicacao = multiplicacao * i; } } // mostramos a multiplicação cout << "\nMultiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: " << multiplicacao << endl; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
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C - Como somar os elementos de um vetor em C usando uma função recursiva - Linguagem C para iniciantes |
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