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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma substring está contida no início de uma string em Delphi usando a função AnsiStartsStr()Quantidade de visualizações: 12714 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se uma substring está contida no início de uma string, ou seja, se a string começa com um determinado prefixo. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiStartsStr(). Esta função requer a substring a ser pesquisada e a string alvo da pesquisa. O retorno será true se a substring estiver contida no início da string. Do contrário o retorno será false. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase: string; begin frase := 'Gosto muito de Delphi e Java'; // vamos verificar se a string começa com "Gosto" if AnsiStartsStr('Gosto', frase) then ShowMessage('A frase começa com a substring indicada') else ShowMessage('A frase NÃO começa com a substring indicada') end; Lembre-se de que esta função diferencia maiúsculas e minúsculas. Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
R ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes |
Regras para a escolha de nomes de variáveis na linguagem RQuantidade de visualizações: 1783 vezes |
A linguagem R, assim como quase todas as linguagens de programação, impõe algumas regras sobre os nomes que podemos escolher para nossos identificadores (variáveis, funções, nomes de classes, etc). Em R, nomes de variáveis devem seguir as seguintes regras: 1) Variáveis podem ter nomes curtos, tais como x, y, z, ou nomes mais descritivos, tais idade, valor_boleto, velocidade_total, etc. 2) Nomes de variáveis em R devem sempre começar com uma letra (ou o ponto) e pode ser uma combinação de letras, números, ponto (.) e underline (_). Se o nome da variável começar com um ponto (.), ele não poderá ser seguido por um número. 3) O nome de uma variável não pode começar com um número ou o caractere de underline (_). 4) Nomes de variáveis em R são case-sensitive, ou seja, há diferenciação de maiúsculas e minúsculas. Dessa forma, nome, Nome e NOME são três variáveis diferentes. 5) As palavras reservadas da linguagem (if, NULL, TRUE, FALSE, etc) não podem ser usados como nomes de variáveis, funções, nomes de classes e objetos. Veja a seguir exemplos de declaração e uso de variáveis em R: > x <- 10 [ENTER] > nome <- "Osmar" [ENTER] > pago <- TRUE [ENTER] > y <- x + 15 [ENTER] > x [ENTER] [1] 10 > nome [ENTER] [1] "Osmar" > y [ENTER] [1] 25 > pago [ENTER] [1] TRUE > |
LISP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular MDC em Lisp usando a função GCDQuantidade de visualizações: 891 vezes |
Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada: Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b. Podemos calcular o Máximo Divisor Comum na linguagem Common Lisp usando a função GCD. Esta função aceita um número ilimitado de valores inteiros e retorna seu Máximo Divisor Comum. Veja um trecho de código Common Lisp no qual pedimos para o usuário informar dois números inteiros e, em seguida, fazemos uso da função GCD para retornar o MDC: ; variáveis que vamos usar no programa (let ((num1)(num2)(mdc)) ; Vamos ler o primeiro número (princ "Informe o primeiro número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num1 (setq num1 (read)) ; Vamos ler o segundo número (princ "Informe o segundo número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num2 (setq num2 (read)) ; Vamos obter o MDC dos dois números informados (setq mdc (gcd num1 num2)) ; E mostramos o resultado (format t "O Máximo Divisor Comum é: ~D" mdc) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro número: 9 Informe o segundo número: 12 O Máximo Divisor Comum é: 3 |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em CQuantidade de visualizações: 4751 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C. Veja um trecho de código C completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int linhas = 3, colunas = 3; int matriz[linhas][colunas]; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal int soma_diagonal = 0; int i, j; // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(i = 0; i < linhas; i++){ // linhas for(j = 0; j < colunas; j++){ // colunas printf("Informe o valor para a linha %d e coluna %d: " , i, j); scanf("%d", &matriz[i][j]); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada printf("\n"); // percorre as linhas for(i = 0; i < linhas; i++){ // percorre as colunas for(j = 0; j < colunas; j++){ printf("%d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz printf("\n"); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for(i = 0; i < linhas; i++){ for(j = 0; j < colunas; j++){ if(i == j){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal printf("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d" , soma_diagonal); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando Java - Java para EngenhariaQuantidade de visualizações: 2234 vezes |
Nesta nossa série de Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é: __$r = \sqrt{x^2+y2}__$ __$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$ E aqui está o código Java completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$): package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler as coordenadas cartesianas System.out.print("Valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o raio double raio = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // agora calculamos o theta (ângulo) em radianos double theta = Math.atan2(y, x); // queremos o ângulo em graus também double angulo_graus = 180 * (theta / Math.PI); // e exibimos o resultado System.out.println("As Coordenadas Polares são:\n" + "raio = " + raio + ", theta = " + theta + ", ângulo em graus = " + angulo_graus); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor de x: -1 Valor de y: 1 As Coordenadas Polares são: raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0 Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Excel - Como gerar números aleatórios inteiros entre 1 e 10 no Excel usando as funções ALEATÓRIO() e INT() |
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