Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Materiais de Construção |
||
|
||
|
|
||
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Apostila de Java Swing - Como detectar um duplo-clique do mouse em uma JFrame ou outros controles visuaisQuantidade de visualizações: 11583 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método getClickCount() da classe MouseEvent para detectar o duplo-clique do mouse em uma janela JFrame do Java Swing. É claro que o código pode ser aplicado em qualquer outro componente que herde de JComponent. Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos() {
super("Eventos do Mouse e Teclado");
Container c = getContentPane();
FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
c.setLayout(layout);
this.addMouseListener(
new MouseAdapter(){
@Override
public void mouseClicked(MouseEvent e){
if(e.getClickCount() == 2){
setTitle("Duplo-clique detectado.");
}
else{
setTitle("Clique simples detectado.");
}
}
}
);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
|
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como obter um objeto String a partir de um StringBuffer ou StringBuilder do JavaQuantidade de visualizações: 3513 vezes |
|
As classes StringBuffer e StringBuilder possuem as mesmas funcionalidades. A diferença é que StringBuilder não é segura em relação à threads e está sendo rapidamente substituída pela classe StringBuffer. Ambas são parecidos com uma String, com a diferença que um StringBuffer ou StringBuilder pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Nesta dica eu mostrarei como criar novos objetos String a partir do conteúdo de um StringBuffer ou StringBuilder. Vamos começar analisando os construtores da classe String que permitem passar um objeto StringBuffer ou StringBuilder:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// um StringBuffer contendo uma frase (troque
// StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo
StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
// vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
String fraseString = new String(frase);
// e exibimos o resultado
System.out.println(fraseString);
}
}
Resultado parecido pode ser obtido sem o uso dos construtores String(StringBuilder builder) e String(StringBuffer buffer). Veja:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// um StringBuffer contendo uma frase (troque
// StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo
StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
// vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
String fraseString = frase.toString();
// e exibimos o resultado
System.out.println(fraseString);
}
}
Agora nós usamos o método toString() da classe StringBuffer para converter seu conteúdo em uma string e atribuí-lo à variável fraseString. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como bloquear o botão direito do mouse em suas páginas HTML usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 7 vezes |
|
Em algumas situações, principalmente games desenvolvidos em JavaScript ou HTML5, nós gostaríamos de evitar o botão direito do mouse, ou seja, o menu de contexto no corpo da página web. Para isso só precisamos retornar false para o evento oncontextmenu. Veja como isso pode ser feito no trecho de código JavaScript abaixo: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body oncontextmenu="return false"> <h1>Você não pode usar o botão direito nessa página</h1> </body> </html> Uma boa idéia é avisar ao usuário (por meio de uma mensagem window.alert) que ele não pode usar o botão de contexto no documento HTML. Veja:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body oncontextmenu="return aviso()">
<script type="text/javascript">
function aviso(){
window.alert("Botão direito não permitido.");
return false;
}
</script>
</body>
</html>
Agora, ao clicarmos com o botão direito do mouse na página, uma mensagem window.alert será exibida com o seguinte texto: Botão direito não permitido. |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a transposta de uma matriz em C - Curso de C para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1324 vezes |
|
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante. Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que: ATji = Aij Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta. É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3. Antes de vermos o código C, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas: \[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \] Sua matriz transposta correspondente é: \[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \] E agora veja o código C que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
int main(int argc, char *argv[]){
setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
// vamos declarar e construir uma matrix
// 2x3 (duas linhas e três colunas
int matriz[2][3] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}};
int i, j;
// vamos exibir os valores da matriz
printf("Elementos da matriz:\n");
for(i = 0; i < 2; i++){
for(j = 0; j < 3; j++){
printf("%5d ", matriz[i][j]);
}
printf("\n");
}
// como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser
// 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas
int linhas = 3; // linhas da matriz original
int colunas = 2; // colunas da matriz original
int transposta[linhas][colunas];
// e agora vamos preencher a matriz transposta
for(i = 0; i < 2; i++){
for(j = 0; j < 3; j++){
transposta[j][i] = matriz[i][j];
}
}
// vamos exibir os valores da matriz transposta
printf("Elementos da matriz transposta:\n");
for(i = 0; i < 3; i++){
for(j = 0; j < 2; j++){
printf("%5d ", transposta[i][j]);
}
printf("\n");
}
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:
Elementos da matriz:
3 5 7
1 2 9
Elementos da matriz transposta:
3 1
5 2
7 9
|
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como usar a função array_unique() do PHP para remover elementos duplicados de um vetor - Removendo elementos repetidos de um array PHPQuantidade de visualizações: 18852 vezes |
Em algumas situações nossos códigos precisam remover os elementos duplicados em um array (vetor) PHP. Isso pode ser feito por meio do uso da função array_unique(). Esta função recebe um array e retorna um outro array com os elementos duplicados removidos. Veja um exemplo:
<?php
// vamos declarar e inicializar um vetor de inteiros
$valores = array(43, 2, 6, 11, 98, 6, 3, 6);
// vamos exibir os valores do vetor
echo "Com elementos duplicados:<br>";
foreach($valores as $valor){
echo $valor . " - ";
}
// vamos remover os elementos duplicados
$valores = array_unique($valores);
// vamos exibir os valores do vetor novamente
echo "<br><br>Sem elementos duplicados:<br>";
foreach($valores as $valor){
echo $valor . " - ";
}
?>
Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Com elementos duplicados: 43 - 2 - 6 - 11 - 98 - 6 - 3 - 6 - Sem elementos duplicados: 43 - 2 - 6 - 11 - 98 - 3 - Note que a função array_unique() remove APENAS os valores dos elementos duplicados, ou seja, as chaves ou índices são mantidos. Isso pode ser visto no trecho de código a seguir:
<?php
// vamos declarar e inicializar um vetor de inteiros
$valores = array(43, 2, 6, 11, 98, 6, 3, 6);
// vamos listar os valores dos elementos no vetor
for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
echo $valores[$i] . " - ";
}
// vamos remover os elementos duplicados
$valores = array_unique($valores);
// vamos listar os valores no vetor novamente
echo "<br><br>";
for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
echo $valores[$i] . " - ";
}
?>
Este código resultará em: 43 - 2 - 6 - 11 - 98 - 6 - 3 - 6 - 43 - 2 - 6 - 11 - 98 - - Note que a última iteração do laço deveria alcançar o valor 3. Em vez disso o laço imprimiu um valor não definido no índice 5. Esta dica foi escrita no PHP 5.2.10. Vamos torcer para que as versões mais recentes não apresentem este comportamento. Enquanto isso EVITE usar o laço for com vetores resultantes de uma chamada à função array_unique(). Use o laço foreach(). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |




