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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Curso de PHP - Como obter a quantidade de linhas em um arquivoQuantidade de visualizações: 10020 vezes |
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Neste exemplo veremos como abrir um arquivo texto usando a função file() da linguagem PHP e em seguida vamos obter a quantidade de linhas neste arquivo. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php // define o nome do arquivo a ser lido $arquivo = 'dados.txt'; // obtém todas as linhas do arquivo $linhas = file($arquivo); // usa a função count() para obter a quantidade de // linhas $quant = count($linhas); echo "Este arquivo contém " . $quant . " linhas"; ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Este arquivo contém 4 linhas |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como retornar a quantidade de itens em uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade CountQuantidade de visualizações: 10852 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens presentes em um controle ListBox do C# Windows Forms. Para isso nós podemos usar a propriedade Count da coleção Items da ListBox. Veja um exemplo de seu uso:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
MessageBox.Show("A ListBox contém " +
listBox1.Items.Count + " itens");
}
Ao executar este código C# nós teremos uma mensagem com o texto: A ListBox contém 3 itens. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar texto em C# usando o método DrawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 8986 vezes |
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single) Note que precisamos fornecer a string a ser desenhada, a fonte a ser usada (como um objeto da classe Font), a cor e preenchimento (um objeto de alguma classe que herde de Brush) e as coordenadas x e y. Veja um trecho de código no qual desenhamos a string "Arquivo de Códigos" no formulário:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos"
g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new
SolidBrush(Color.Red), 40, 60);
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim:
g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30),
new SolidBrush(Color.Red), 40, 60);
As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja:
g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30),
new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f));
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Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como abrir e fechar um dispositivo de saída MIDI usando DelphiQuantidade de visualizações: 11585 vezes |
Quando queremos executar sons MIDI no Windows, a primeira tarefa a ser realizada é abrir o dispositivo de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutOpen() da API do Windows. Veja sua assinatura (em C):MMRESULT midiOutOpen( LPHMIDIOUT lphmo, UINT_PTR uDeviceID, DWORD_PTR dwCallback, DWORD_PTR dwCallbackInstance, DWORD dwFlags ); Esta função está traduzida na unit MMSystem.pas do Delphi da seguinte forma: function midiOutOpen(lphMidiOut: PHMIDIOUT; uDeviceID: UINT; dwCallback, dwInstance, dwFlags: DWORD): MMRESULT; stdcall; Antes de continuarmos, vamos entender os parâmetros desta função: lphmo - Este é um ponteiro para um HMIDIOUT (que é simplemente um Integer). Este ponteiro é preenchido com um handle identificando o dispositivo de saída MIDI aberto. Este handle é usado para identificar o dispositivo nas demais chamadas de saída MIDI. uDeviceID - Identificador do dispositivo de saída MIDI a ser aberto. O valor 0 aqui é seguro, visto que este identifica o primeiro dispositivo na lista de dispositivos de saída. Veja minha dica "Como obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema" para mais informações. dwCallback - Um ponteiro para uma função de callback, um handle de evento, um identificador de thread ou um handle para uma janela ou thread chamada durante o playback do MIDI para processar mensagens relacionadas ao processo de playback. Se não houver nada a ser processado, podemos definir o valor 0 para este parâmetro. Dê uma olhada na minha dica relacionada à função MidiOutProc(). dwCallbackInstance - Dados de instância do usuário passados para a função de callback. Este parâmetro não é usado em callbacks de janela e thread. É seguro manter seu valor como 0. dwFlags - Flag de callback para abrir o dispositivo. Por enquanto vamos manter seu valor como CALLBACK_NULL. Veja minhas outras dicas sobre o assunto para aprofundar mais neste parâmetro. Agora que aprendemos mais sobre os parâmetros da função midiOutOpen(), vamos ver como usá-la para abrir um dispositivo de saída MIDI e tocar a nota DÓ média (aquela no meio da escala de notas possíveis). Veja o código completo para a unit:
unit Unit2;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls, MMSystem;
type
TForm2 = class(TForm)
Button1: TButton;
procedure Button1Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
dispositivo: HMIDIOUT; // dispositivo de saída MIDI
public
{ Public declarations }
end;
var
Form2: TForm2;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
erro: Word;
begin
erro := midiOutOpen(@dispositivo, 0, 0, 0, CALLBACK_NULL);
// houve erro na abertura do dispositivo de saída MIDI?
if (erro <> 0) then
begin
ShowMessage('Não foi possível abrir o dispositivo MIDI. Erro: ' + IntToStr(erro));
end
else
begin
ShowMessage('Dispositivo MIDI aberto com sucesso.');
// vamos tocar uma nota para nos certificarmos de que o dispositivo
// realmente foi aberto e está funcionando
// vamos tocar a nota DÓ média e com velocidade máxima
midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($90, 60, 127));
// vamos deixar a nota soar um pouco
sleep(1000);
// vamos silenciar a nota
midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($80, 60, 0));
// finalmente vamos fechar o dispositivo MIDI
midiOutClose(dispositivo);
end;
end;
end.
O primeiro passo foi declarar uma variável do tipo HMIDIOUT: dispositivo: HMIDIOUT; Este é o dispositivo de saída que será usado nas demais chamadas MIDI, incluindo a função midiOutClose(), usada para fechar o dispositivo: midiOutClose(dispositivo); Na API do Windows está função está declarada da seguinte forma: MMRESULT midiOutClose( HMIDIOUT hmo ); Na unit MMSystem.pas do Delphi está função está traduzida da seguinte forma: function midiOutClose(hMidiOut: HMIDIOUT): MMRESULT; stdcall; Veja que só precisamos fornecer o nome da variável representando o dispositivo de saída MIDI aberto no momento para que a função se encarregue de fechá-lo. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas |
JavaScript para iniciantes - Como usar o método escape() para codificar uma frase em JavaScriptQuantidade de visualizações: 12862 vezes |
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A função escape() da linguagem JavaScript é usada quando precisamos codificar uma palavra, frase ou texto, ou seja, uma string. Em geral nós a usamos para codificar caracteres especiais em uma string, com a exceção dos caracteres e símbolos "* @ - _ + . /". Veja um exemplo completo:
<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
var frase = "Programar em JavaScript é muito bom";
document.write("Original: " + frase + "<br>");
document.write("Codificada: " + escape(frase));
</script>
</body>
</html>
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Programar em JavaScript é muito bom Codificada: Programar%20em%20JavaScript %20%E9%20muito%20bom Lembre-se de que o objetivo da função escape() é tornar uma string portável, ou seja, que pode ser transmitida pela rede para qualquer computador que suportar os caracteres ASCII. Nota: A função escape() foi marcada como desatualizada (deprecated) a partir do JavaScript 1.5. Em vez dela nós devemos usar as funções encodeURI() ou encodeURIComponent(). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
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