Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Construção Civil |
||
|
||
|
|
||
PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) |
Como excluir uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL DROP TABLEQuantidade de visualizações: 8223 vezes |
|
Em algumas situações precisamos excluir uma tabela em uma base de dados PostgreSQL. Isso pode ser feito por meio do comando DDL DROP TABLE. Este comando remove a tabela da base de dados completamente, incluindo índices, regras (rules), triggers e restrições (constraints). Para disparar um comando DROP TABLE, você precisa ser um super usuário ou possuir privilégios sobre a tabela e o schema na qual ela reside. Em geral excluímos tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos excluir tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação. Veja um comando DDL DROP TABLE usado para excluir uma tabela chamada produtos: DROP TABLE produtos; Se o comando for executado com sucesso, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem: Query returned successfully with no result in 31 ms. ERRO: tabela "produtos" não existe ********** Error ********** ERRO: tabela "produtos" não existe SQL state: 42P01 DROP TABLE IF EXISTS produtos; Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro por uma mensagem de advertência: NOTA: tabela "produtos" não existe, ignorando Query returned successfully with no result in 14 ms. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em PHP usando a função rename()Quantidade de visualizações: 27058 vezes |
Arquivos podem ser renomeados em PHP usando a função rename(). Esta função recebe o caminho e nome atual do arquivo e o novo caminho e nome. Se o destino for diferente, o arquivo será movido de um diretório para outro. Veja um exemplo:
<?php
// renomeia o arquivo testes.txt para testes2.txt
$de = "/site/public_html/testes.txt";
$para = "/site/public_html/testes2.txt";
if(rename($de, $para)){
echo "Arquivo renomeado com sucesso.";
}
else{
echo "Não foi possível renomear o arquivo.";
}
?>
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Arquivo renomeado com sucesso. A função rename() da linguagem PHP retorna um valor boolean (verdadeiro ou falso) indicando se a operação foi realizada com sucesso ou se houve um erro. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Exercício Resolvido de C# - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C#Quantidade de visualizações: 1236 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:
using System;
namespace Estudos {
class Principal {
static void Main(string[] args) {
// vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro
Console.Write("Informe um número inteiro: ");
int numero = Int32.Parse(Console.ReadLine());
// vamos calcular o sucessor do número informado
int sucessor = numero + 1;
// vamos calcular o antecessor do número informado
int antecessor = numero - 1;
// e agora mostramos os resultados
Console.WriteLine("O número informado foi: {0}", numero);
Console.WriteLine("O antecessor é {0}", antecessor);
Console.WriteLine("O sucessor é: {0}", sucessor);
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
|
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como criar um programa de visualização de imagens em Java - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 19768 vezes |
O que temos abaixo é o código completo para uma aplicação Java Swing que permite visualizar imagens JPG, GIF ou PNG. A imagem é selecinada usando um JFileChooser e carregada usando o método read() da classe ImageIO. Veja que usamos também uma classe personalizada de JPanel para exibir a imagem:
import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;
public class Estudos extends JFrame{
private BufferedImage imagem;
AreaImagem areaImagem;
public Estudos(){
super("Estudos Java");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new BorderLayout());
JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JFileChooser fc = new JFileChooser();
int res = fc.showOpenDialog(null);
if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){
File arquivo = fc.getSelectedFile();
imagem = null;
try{
imagem = ImageIO.read(arquivo);
}
catch(IOException exc){
JOptionPane.showMessageDialog(null,
"Erro ao carregar a imagem: " +
exc.getMessage());
}
if(imagem != null){
areaImagem.imagem = imagem;
areaImagem.repaint();
}
}
}
}
);
c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);
// Cria a área de exibição da imagem
areaImagem = new AreaImagem();
c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER);
setSize(400, 300);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
// Sub-classe de JPanel para exibir a imagem
class AreaImagem extends JPanel{
public BufferedImage imagem;
public void paintComponent(Graphics g){
super.paintComponent(g);
// desenha a imagem no JPanel
g.drawImage(imagem, 0, 0, this);
}
}
|
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se um número é potência de dois usando PythonQuantidade de visualizações: 900 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 8 O valor 8 é potência de dois Informe um valor inteiro: 34 O valor 34 não é potência de dois Informe um valor inteiro: 64 O valor 64 é potência de dois Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# método que recebe um número inteiro e informe se ele é
# potência de dois
def is_potencia_dois(n):
# usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1
# é igual a 0
return (n > 0) and (n & (n - 1)) == 0
# método principal
def main():
# vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro
valor = int(input("Informe um valor inteiro: "))
# vamos testar se o número informado é potência de dois
if is_potencia_dois(valor):
print("O valor {0} é potência de dois".format(valor))
else:
print("O valor {0} não é potência de dois".format(valor))
if __name__== "__main__":
main()
|
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
Android Java - Como usar a classe Toast em suas aplicações Android |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |




