Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Construção Civil |
||
|
||
|
|
||
GNU Octave ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Equações Lineares |
Exercício Resolvido de Octave - Sistema de Equações Lineares - Como resolver um sistema de equações lineares em OctaveQuantidade de visualizações: 574 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Este exercício de Octave mostra como resolver uma equação linear. 1) Dado o seguinte sistema de equações lineares: ![]() use o GNU Octave para encontrar os valores das incógnitas x, y e z. Sua saída deverá ser parecida com: x = 6 2 7 Para resolver esse sistema nós temos que definir três matrizes para representarmos as equações lineares no formato de matriz: Ax = b onde A, x, e b são matrizes. Dessa forma, para obter o conjunto de soluções, ou seja, as incógnitas, nós temos que escrever as equações lineares na forma: x = A \ b Veja agora o código Octave para a resolução (aqui eu fiz em modo interativo): >> % vamos criar a matriz A [ENTER] >> A = [4 3 2; 3 7 4; 8 9 5]; [ENTER] >> % agora vamos criar a matriz b [ENTER] >> b = [44; 60; 101]; [ENTER] >> % obtemos o conjunto de solucoes [ENTER] >> x = A \ b [ENTER] |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuárioQuantidade de visualizações: 397 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuário digitar um número (chave) e seu programa deve mostrar em que posições essa chave foi encontrada. Mostre também quantas vezes a chave foi sorteada. Sua saída deverá ser parecida com: Digite um número a ser localizado: 8 O número 8 aparece nas seguintes posições: [8] posição => 5 [8] posição => 22 [8] posição => 26 O número 8 apareceu => 3 vez(es). Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol:
programa {
// vamos incluir a biblioteca de utilidades
inclua biblioteca Util --> u
funcao inicio() {
// vamos declarar as variáveis necessárias
inteiro numeros[30]
inteiro chave, vezes = 0
// vamos sortear 30 números de 1 até 15 (incluindo os dois)
para (inteiro i = 0; i < 30; i++) {
numeros[i] = u.sorteia(1, 15)
}
// vamos pedir para o usuário informar a chave e vamos verificar em
// quais posições essa chave foi encontrada
escreva("Digite um número a ser localizado: ")
leia(chave)
escreva("\nO número " + chave + " aparece nas seguintes posições:")
escreva("\n")
para (inteiro i = 0; i < 30; i++) {
se (numeros[i] == chave) {
// registra a quantidade de vezes
vezes = vezes + 1
escreva("\n[" + numeros[i] + "]" + " posição => " + i)
}
}
// agora mostramos quantas vezes o número pesquisado apareceu
escreva("\n\nO número " + chave + " apareceu => " + vezes + " vez(es).")
escreva("\n")
}
}
|
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 7457 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
// pixels de altura
g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
// pixels de altura
g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1),
new Rectangle(100, 100, 250, 150));
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
|
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como retornar a quantidade de itens em uma List genérica do C# usando a propriedade CountQuantidade de visualizações: 10230 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o tamanho de uma List do C# usando a propriedade Count. Veja o código C# completo para o exemplo:
using System;
using System.Collections.Generic;
namespace Estudos {
class Principal {
static void Main(string[] args) {
// cria uma List genérica de inteiros
List<int> valores = new List<int>();
// insere valores na lista
valores.Add(4);
valores.Add(2);
valores.Add(87);
valores.Add(23);
// obtém a quantidade de itens na lista
int quant = valores.Count;
Console.WriteLine("A lista contém " + quant + " elementos.");
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A lista contém 4 elementos. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como verificar se uma determinada data é um dia útil usando PHPQuantidade de visualizações: 2 vezes |
|
Nesta dica eu mostro como é possível usar um código PHP para verificar se uma determinada data é um dia útil. Para isso nós usamos o argumento "w" para retornar um valor inteiro para o dia da semana e testamos se ele é diferente de 0 e 6, ou seja, sábado e domingo. Veja o código PHP completo:
<html>
<head>
<title>Estudos PHP</title>
</head>
<body>
<?php
// data: 22/11/2006
$data = mktime(0, 0, 0, 11, 22, 2006);
$dia_semana = date("w", $data);
// domingo = 0;
// sábado = 6;
// verifica sábado e domingo
if(($dia_semana != 0) && ($dia_semana != 6)){
echo "Esta data é um dia útil";
}
else{
echo "Esta data NÃO é um dia útil";
}
?>
</body>
</html>
Quando executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Esta data é um dia útil |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







