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C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma matriz é uma matriz identidade usando CQuantidade de visualizações: 2056 vezes |
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Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero. Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas: ![]() Veja um código C completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
int main(int argc, char *argv[]){
setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
int n = 3; // ordem da matriz quadrada
int matriz[n][n]; // matriz quadrada
int i, j, linha, coluna;
int identidade = 1;
// vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
for (i = 0; i < n; i++){
for (j = 0; j < n; j++) {
printf("Elemento na linha %d e coluna %d: ", (i + 1), (j + 1));
scanf("%d", &matriz[i][j]);
}
}
// agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade
for(linha = 0; linha < n; linha++){
for(coluna = 0; coluna < n; coluna++){
if(matriz[linha][coluna] != 1 && matriz[coluna][linha] != 0){
identidade = 0;
break;
}
}
}
// agora mostramos a matriz lida
printf("\n");
for (i = 0; i < n; i++) {
for (j = 0; j < n; j++) {
printf("%d ", matriz[i][j]);
}
printf("\n");
}
if (identidade){
printf("\nA matriz informada é uma matriz identidade.");
}
else{
printf("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.");
}
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 1 Elemento na linha 1 e coluna 2: 0 Elemento na linha 1 e coluna 3: 0 Elemento na linha 2 e coluna 1: 0 Elemento na linha 2 e coluna 2: 1 Elemento na linha 2 e coluna 3: 0 Elemento na linha 3 e coluna 1: 0 Elemento na linha 3 e coluna 2: 0 Elemento na linha 3 e coluna 3: 1 1 0 0 0 1 0 0 0 1 A matriz informada é uma matriz identidade. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Java para iniciantes - Como controlar a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double ou floatQuantidade de visualizações: 27156 vezes |
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Este trecho de código mostra como usar o método printf() do Java 5.0 para definir a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double. Obs: Veja que há arredondamento durante a redução das casas decimais. Eis o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
double valor = 54.235344213;
// exibe o valor original
System.out.println(valor);
// exibe o valor com duas casas decimais
System.out.printf("%.2f\n", valor);
// exibe o valor com quatro casas decimais
System.out.printf("%.4f\n", valor);
// exibe o valor com cinco casas decimais
System.out.printf("%.5f\n", valor);
// exibe o valor com uma casa decimal
System.out.printf("%.1f", valor);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: 54.235344213 54,24 54,2353 54,23534 54,2 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como escrever em um arquivo usando Java - Como escrever em um arquivo usando as classes BufferedWriter e FileWriter do JavaQuantidade de visualizações: 3 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem Java para escrever em um arquivo texto. Para isso nós vamos usar as classes BufferedWriter e FileWriter. Veja o trecho de código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.io.BufferedWriter;
import java.io.FileWriter;
import java.io.IOException;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
try {
BufferedWriter out = new BufferedWriter(new
FileWriter("C:\\estudos_java\\conteudo.txt"));
out.write("Esta é a primeira linha de texto\r\n");
out.write("Esta é a segunda linha de texto");
out.close();
}
catch(IOException e){
System.out.println("Houve um erro: " + e.getMessage());
}
System.out.println("Acabei de escrever no arquivo");
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Acabei de escrever no arquivo. Tenha cuidado. Se o arquivo já existir, o método write() da classe BufferedWriter vai sobrescrever o seu conteúdo. Por isso, é sempre uma boa idéia fazer uma verificação antes. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6733 vezes |
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A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox:
private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){
try{
// vamos carregar o bitmap a partir de um diretório
Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true);
// vamos exibir a imagem no PictureBox
pictureBox1.Image = imagem;
}
catch(ArgumentException ae){
MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " +
ae.Message.ToString());
}
}
Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada:
private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){
try{
// vamos carregar o bitmap a partir de um diretório
Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true);
// vamos exibir a imagem no PictureBox
pictureBox1.Image = imagem;
// vamos exibir a largura e altura da imagem
MessageBox.Show("A imagem carregada possui a largura de " + imagem.Width +
" pixels e altura de " + imagem.Height + " pixels.");
}
catch(ArgumentException ae){
MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " +
ae.Message.ToString());
}
}
Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. |
Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: DataFrame |
Como usar o objeto DataFrame da biblioteca Pandas do PythonQuantidade de visualizações: 2032 vezes |
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A biblioteca Pandas do Python é uma das preferidas para o estudo e desenvolvimento de soluções envolvendo Big Data, Data Science, Data Mining, Machine Learning, Inteligência Artificial, etc. E o objeto DataFrame é uma das partes mais importantes dessa biblioteca. Um objeto DataFrame é uma estrutura de dados bidimensional, ou seja, uma tabela contendo linhas e colunas. Nesse formato tabular, que pode ter seu tamanho redimensionado, as informações contidas no objeto DataFrame podem ser atualizadas de acordo com as necessidades do nosso código. Além disso, linhas e colunas podem ser adicionadas ou excluídas em tempo de execução. A forma mais comum de criarmos um DataFrame é usando o seu construtor. Veja:
# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd
def main():
# conteúdo do DataFrame
produtos = [['Notebook AB43', 43], ['Tela LED', 87],
['Bateria 16 Volts', 120]]
# vamos construir o DataFrame
df = pd.DataFrame(produtos, columns=['Produto', 'Estoque'])
# vamos mostrar o conteúdo do DataFrame
print(df)
if __name__== "__main__":
main()
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:
Produto Estoque
0 Notebook AB43 43
1 Tela LED 87
2 Bateria 16 Volts 120
Aqui nós usamos uma list contendo três lists, ou seja, uma matrix de três linhas e duas colunas. Veja como obter o mesmo resultado usando um dicionário:
# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd
def main():
# conteúdo do DataFrame
produtos = {'Produto':['Notebook AB43', 'Tela LED',
'Bateria 16 Volts'], 'Estoque':[43, 87, 120]}
# vamos construir o DataFrame
df = pd.DataFrame(produtos)
# vamos mostrar o conteúdo do DataFrame
print(df)
if __name__== "__main__":
main()
Execute este código e verá que o DataFrame resultante é o mesmo do código anterior. |
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