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Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Java Swing - Como centralizar a janela JFrame ao abrir a aplicação Java Swing

Quantidade de visualizações: 20932 vezes
Em várias ocasiões nós gostaríamos de centralizar a janela JFrame, ou seja, a janela principal de nossa aplicação Java Swing ao abrir o programa. Para isso nós podemos usar o método setLocationRelativeTo() e fornecer a ele o valor null.

Veja como isso pode ser feito no código abaixo:

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Uso da classe JFrame");
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
 
    // centraliza a janela    
    setLocationRelativeTo(null);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Layer, Layers

Como retornar o nome da layer atual do AutoCAD usando AutoLISP e a variável de sistema CLAYER

Quantidade de visualizações: 399 vezes
A variável de sistema CLAYER (Current Layer) é usada quando queremos definir ou retornar o nome da layer atual do AutoCAD. E nesta dica mostrarei como podemos acessar e retornar o valor desta variável usando AutoLISP.

O primeiro passo é usar a função getvar e passar para ela o valor "CLAYER". De posse desse valor nós usamos setq para guardá-lo em uma variável de nossa preferência. Para finalizar basta chamar a função princ combinada com strcat para mostrar o resultado.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; Esta função permite obter e exibir o valor atual
; da variável CLAYER do AutoCAD. Esta variável retorna
; o nome da layer atual
(defun c:layer_atual()
  (setq nome_layer_atual (getvar "CLAYER"))
  ; mostramos o resultado
  (princ (strcat "\nNome da layer atual: " nome_layer_atual))
  (princ)
)

Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado:

Nome da layer atual: PAREDES


Java ::: Pacote java.lang ::: Character

Como usar o método isDigit() da classe Character da linguagem Java para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9

Quantidade de visualizações: 9822 vezes
Em algumas situações, principalmente quando estamos validando dados informados pelo usuário, pode ser necessário verificar se um determinado caractere é um dígito de 0 a 9. Isso pode ser feito por meio do método isDigit() da classe Character. Este método estático recebe um caractere como argumento e retorna true se o caractere for um dígito e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual lemos um caractere informado pelo usuário e informamos se o mesmo é um dígito ou não:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer
    char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0);
    
    // vamos testar se o caractere informado é um dígito
    if(Character.isDigit(caractere)){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); 
    }
  }
}

Uma outra forma de verificar se um determinado caractere é um dígito é testar se o retorno de uma chamada ao método estático getType() da classe Character é a constante DECIMAL_DIGIT_NUMBER, também definida na classe Character. Veja uma modificação do exemplo anterior:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer
    char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0);
    
    // vamos testar se o caractere informado é um dígito
    if(Character.getType(caractere) == Character.DECIMAL_DIGIT_NUMBER){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); 
    }
  }
}

Finalmente, veja como ler uma string e verificar se ela contém apenas dígitos de 0 a 9:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos pedir ao usuário para informar uma string
    String str = JOptionPane.showInputDialog("Informe uma string:");
    
    // vamos verificar se a string contém apenas dígitos de 0 a 9
    boolean soDigitos = true;
    
    // percorre todos os caracteres da string
    for(int i = 0; i < str.length(); i++){
      if(!Character.isDigit(str.charAt(i))){
    	  soDigitos = false;
    	  break;
      }
    }
    
    if(soDigitos){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string contém apenas dígitos");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string não contém somente dígitos"); 
    }
  }
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como detectar alterações no conteúdo de um JTextArea

Quantidade de visualizações: 9 vezes
Nesta dica veremos como é possível escrever uma aplicação Java Swing que detecta quando o conteúdo de um controle JTextArea é alterado. Para isso nós vamos fazer a janela JFrame implementar a interface DocumentListener e fornecer comportamento para seus método insertUpdate(), removeUpdate() e changedUpdate().

O resultado do código é refletido na imagem abaixo:



E agora o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame implements DocumentListener{
  JTextArea textArea;
  JLabel aviso;
 
  public Estudos() {
    super("Detectando alterações em um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    textArea.setLineWrap(true);
    textArea.getDocument().addDocumentListener(this);
     
    aviso = new JLabel("Aviso de alterações");   
        
    c.add(textArea);
    c.add(aviso);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
   
  public void insertUpdate(DocumentEvent e) {
    aviso.setText("Aviso de Inserção: " + e.toString());
  }
 
  public void removeUpdate(DocumentEvent e) {
    aviso.setText("Aviso de Remoção: " + e.toString());
  }
 
  public void changedUpdate(DocumentEvent e) {
    // pode obter os dois anteriores aqui
    // aviso.setText("Aviso de Alteração: " + e.toString());
  }
}



JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices)

HTML5 + JavaScript - Como usar a interface MediaDevices em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1879 vezes
A interface MediaDevices é um daqueles objetos que vemos com frequencia em códigos JavaScript e não entendemos muito bem o seu funcionamento. Nesta dica vou decifrá-la.

O objetivo da interface MediaDevices é fornecer acesso aos dispositivos de entrada de mídia conectadas e às quais o navegador tem acesso, a saber, câmeras, microfone e compartilhamento de tela. É por meio dessa interface que acessamos tais dispositivos.

A interface MediaDevices está disponível como um objeto do objeto navigator. Veja como testar sua existência e suporte no seu navegador web:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>A interface MediaDevices</title>
  
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // o browser suporta o MediaDevices?
  if(navigator.mediaDevices){
    window.alert("O navegador suporta o MediaDevices");  
  }
  else{
    window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Note que mediaDevices é um objeto Singleton do objeto navigator, ou seja, só há uma instância desse objeto disponível no contexto de execução de códigos no navegador. Há também a preocupação em relação à segurança. Alguns navegador podem restringir o acesso a este objeto se você não estiver em um ambiente HTTPS ou localhost.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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