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Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Java HashMap - Como fornecer uma chave e obter seu valor correspondente em um HashMapQuantidade de visualizações: 9441 vezes |
O uso de um HashMap só se justifica quando podemos guardar os mapeamentos e recuperá-los de forma rápida e fácil. Para isso, a classe HashMap nos fornece o método get(). Este método recebe a chave a ser pesquisada e retorna o valor associado a ela. Veja sua assinatura:public V get(Object key) Veja um exemplo no qual usamos o método get() para retornar o valor associado à chave informada:
package arquivodecodigos;
import java.util.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// vamos criar uma instância de HashMap
HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();
// vamos adicionar três chaves e seus valores
clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
// vamos obter o valor correspondente à chave 2
String c = clientes.get(2);
// vamos exibir o resultado
if(c != null){
System.out.println("O valor para esta chave é: " + c);
}
else{
System.out.println("O HashMap não contém a chave informada.");
}
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: O valor para esta chave é: Salvador Miranda de Andrade |
Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o arco cosseno de um número em Python usando o método acos() do módulo mathQuantidade de visualizações: 3741 vezes |
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O arco cosseno, (também chamado de cosseno inverso) pode ser representado por cos-1 x, arccos x ou acos x. Esta função é a inversa do cosseno, ou seja, se o cosseno é a relação entre o cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa, o arco cosseno parte desta relação para encontrar o valor do ângulo. Em Python, o arco cosseno de um número pode ser obtido por meio do método acos() da classe Math. Este método recebe um valor double e retorna também um double, na faixa 0 <= x <= PI, onde PI vale 3.1416. Veja um código Python completo no qual informamos um número e em seguida calculamos o seu arco-cosseno:
# vamos importar o módulo Math
import math as math
def main():
numero = 0.5
print("O arco cosseno de %f é %f" % (numero, math.acos(numero)))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O arco cosseno de 0.500000 é 1.047198 Não se esqueça de que as funções trigonométricas são usadas para modelar o movimento das ondas e fenômenos periódicos, como padrões sazonais. Elas formam a base para análises avançadas em engenharia elétrica, processamento digital de imagem, radiografia, termodinâmica, telecomunicações e muitos outros campos da ciência e da tecnologia. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Física - Mecânica - Estática |
Como calcular o centroide ou centro de gravidade de um triângulo em PythonQuantidade de visualizações: 2277 vezes |
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O centro de gravidade, ou centroide (centro geométrico), é o ponto no qual a massa de um triângulo se equilibra. Para ajudar a visualizar isso, imagine uma figura triangular suspensa sobre a ponta de um lápis. A figura vai se equilibrar se a ponta do lápis for posicionada em seu centro de gravidade. Encontrar o centroide pode ser necessário em vários projetos e aplicações de engenharia, e pode ser encontrado usando geometria simples. Veja a seguinte figura: ![]() Nesta figura nós temos os três vértices do triângulo devidamente registrados, assim como o ponto representando seu centroide. Assim, a fórmula do centroide do triângulo é: \[x_c = \frac{x_1 + x_2 + x_3}{3}\] \[y_c = \frac{y_1 + y_2 + y_3}{3}\] Agora vamos ver como calcular o centro de gravidade do triângulo em Python. Para isso nós vamos pedir para o usuário informar as coordenadas dos três vértices do triângulo e, em seguida, vamos mostrar as coordenadas do ponto que representa o centroide. Veja:
# função principal do programa
def main():
# vamos ler as coordenadas do primeiro vértice
va_x = float(input("Informe o x do primeiro vértice: "))
va_y = float(input("Informe o y do primeiro vértice: "))
# vamos ler as coordenadas do segundo vértice
vb_x = float(input("Informe o x do segundo vértice: "))
vb_y = float(input("Informe o y do segundo vértice: "))
# vamos ler as coordenadas do terceiro vértice
vc_x = float(input("Informe o x do terceiro vértice: "))
vc_y = float(input("Informe o y do terceiro vértice: "))
# vamos calcular as coordenadas do centroide
c_x = (va_x + vb_x + vc_x) / 3
c_y = (va_y + vb_y + vc_y) / 3
# vamos mostrar o resultado
print("As coordenadas do centroide são: x={0}; y={1}".format(
round(c_x, 2), round(c_y, 2)))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro vértice: 3 Informe o y do primeiro vértice: 10 Informe o x do segundo vértice: 12 Informe o y do segundo vértice: 15 Informe o x do terceiro vértice: 14 Informe o y do terceiro vértice: 7 As coordenadas do centroide são: x=9.67; y=10.67 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando a função sizeQuantidade de visualizações: 8612 vezes |
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Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função size, que retorna um inteiro contendo a quantidade de caracteres na string. Veja um exemplo de seu uso: # vamos declarar uma string frase = "Gosto de PHP" # vamos mostrar a string puts "A frase é: " + frase # vamos obter a quantidade de caracteres # na string tamanho = frase.size # exibe o resultado puts "A frase contém " + tamanho.to_s + " caracteres" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto de PHP A frase contém 12 caracteres |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 1227 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:
algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
ch: caractere
codigo: inteiro
inicio
// vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
escreva("Informe um caractere: ")
leia(ch)
// agora vamos obter o código ASCII correspondente
codigo <- Asc(ch)
// e mostramos o resultado
escreval("Você informou o caractere: ", ch)
escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)
fimalgoritmo
O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
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