Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Construção Civil
Card 1 de 28
Fases de uma obra

A Planta de Localização (escala usual 1:200) identifica a posição da obra no terreno. Serve para implantar o projeto.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços no início e final de uma string usando as funções strip e strip! da linguagem Ruby

Quantidade de visualizações: 10870 vezes
As funções strip e strip! são úteis quando precisamos remover espaços no início e final de uma string. A função strip retorna uma nova string, enquanto strip! opera na string original. Veja o exemplo:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "  Tenho espaços no início e final.   "

# vamos remover os espaços no início e final da
# string. 

# sem alterar a string original
frase2 = frase.strip
puts frase2

# alterando a string original
frase.strip!
puts frase

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Tenho espaços no início e final.
Tenho espaços no início e final.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de C - Um método recursivo que conta de 0 até 10

Quantidade de visualizações: 1013 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

void contar_recursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 0 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 0 a 10 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 10.

Sua saída deverá ser parecida com:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
  
// método recursivo que conta de 0 até 10;
void contar_recursivamente(int n){
  // vamos exibir o número atual
  printf("%d  ", n);
    
  // devemos prosseguir com a recursividade?
  if(n < 10){
    // incrementa o valor de n
    n++;  
    contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva
  }
}  
  
// método principal do programa  
int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor
  contar_recursivamente(0);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter uma string em C++ usando as funções begin(), end() e reverse()

Quantidade de visualizações: 13659 vezes
Em várias situações nós precisamos inverter a ordem dos caracteres de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar uma combinação das funções begin(), end() e reverse() da biblioteca padrão do C++.

Veja o código completo para o exemplo:

#include <string>
#include <iostream>
#include <algorithm> 
 
using namespace std;
 
// função principal do programa C++ 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar um objeto da classe string
  string frase = "Gosto de programar em C++";
     
  // vamos mostrar a string original
  cout << "String original: " << frase << endl;   
     
  // agora vamos usar a função reverse() para inverter o 
  // conteúdo da string
  reverse(frase.begin(), frase.end());
      
  // e mostramos o resultado    
  cout << "String invertida: " << frase << endl;;
     
  cout << "\n" << endl;	    
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

String original: Gosto de programar em C++
String invertida: ++C me ramargorp ed otsoG


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico

Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 742 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio):

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Tipos
  inclua biblioteca Tipos --> tp
  
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo
    real area_comodo, potencia_total
    inteiro quant_lampadas
 
    // vamos ler a potência da lâmpada   
    escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
    leia(potencia_lampada)
    
    // vamos ler a largura do cômodo
    escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
    leia(largura_comodo)
 
    // agora vamos ler o comprimento do cômodo
    escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
    leia(comprimento_comodo)

    // agora vamos calcular a área do cômodo
    area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo

    // calculamos a potência total necessária para iluminar
    // todo o cômodo
    potencia_total = area_comodo * 18

    // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
    quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada)

    // será necessário no mínimo uma lâmpada
    se (quant_lampadas == 0) {
      quant_lampadas = quant_lampadas + 1
    }

    // e mostramos o resultado
    escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Internet, LAN e E-Mail

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se há um serviço sendo executado em uma porta de um servidor ou máquina local

Quantidade de visualizações: 7797 vezes
Pergunta/Tarefa:

Este exercício resolvido é sobre Internet, Rede e E-Mail usando programação Java.

Escreva um programa Java console ou GUI que peça ao usuário para informar um número de porta na máquina local. Em seguida, tente se conectar a esta porta e informe se há algum serviço sendo executado na porta informada. A entrada e saída do programa pode ser algo como:

Informe o número da porta a ser pesquisada: 3306
Há um serviço na porta informada

Informe o número da posta a ser pesquisada: 2040
Não há nenhum serviço na porta informada
Dica: A forma mais simples de realizar esta tarefa é usando a classe Socket.

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.io.IOException;
import java.net.Socket;
import java.net.UnknownHostException;
import java.util.Scanner;

public class Main {
  public static void main(String[] args){
    Socket socket; // vamos declarar um objeto da classe Socket
    String host = "localhost"; // define o nome da máquina host

    // vamos pedir ao usuário que informe a porta a ser pesquisada
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe o número da posta a ser pesquisada: ");
    int porta = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // vamos verificar se há algum serviço na porta informada
    try{
      socket = new Socket(host, porta);
      System.out.println("Há um serviço na porta informada");
    }
    catch (UnknownHostException e) { // não foi possível encontrar a máquina host
       System.out.println("Não foi possível encontrar a máquina host: " + e);
    }
    catch (IOException e) {
      System.out.println("Não há nenhum serviço na porta informada");
    }
  }
}

Veja que, neste exercício, podemos ter o surgimento de duas exceções: UnknownHostException (a máquina informada não pôde ser encontrada) e IOException (houve erro de entrada e/ou saída). Por esta razão, é uma boa idéia envolver o código em um bloco try...catch.


Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 118 usuários muito felizes estudando em nosso site.