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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar true e false em C e C++Quantidade de visualizações: 14981 vezes |
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Em praticamente todas as linguagens de programação nós encontramos expressões condicionais que definem o fluxo de execução. Expressões condicionais são aquelas que, quando avaliadas, resultam em um valor true (verdadeiro) ou false (falso). Muitas linguagens de programação possuem um tipo booleano que armazena os valores true ou false. Enquanto o C++ possui o tipo bool, o C possui uma forma bem interessante de definir true ou false. Em C, um valor true é qualquer valor diferente de 0, incluindo numeros negativos. Veja:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
int pode = 1; // verdadeiro
int nao_pode = 0; // falso
if(pode)
printf("Teste resultou verdadeiro\n\n");
if(!nao_pode)
printf("Teste resultou verdadeiro\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Lembre-se então. False em C é o valor zero. Qualquer outro valor é true. Embora C++ já possua o tipo bool, é possível usar a abordagem do zero para false e qualquer outro valor para true em C++ também. Você verá muito código legado usando este artifício. Quer ver algo interessante agora? Execute o seguinte código C++:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
bool pode = true;
bool nao_pode = false;
cout << pode << "\n";
cout << nao_pode << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Nos compiladores que obedecem o C++ padrão você verá os valores 1 e 0 serem impressos. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como aplicar cores alternadas às colunas de um TDBGrid do Delphi (efeito zebrinha)Quantidade de visualizações: 9795 vezes |
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Em algumas situações gostaríamos de aplicar o efeito zebrinha, ou seja, aplicar cores alternadas às colunas de um controle TDBGrid. Esta técnica é muito útil quando temos grids com várias colunas e queremos facilitar a visualização dos dados por parte dos usuários. A forma mais comum de se aplicar cores alternadas às colunas do DBGrid é por meio do evento OnDrawColumnCell. Veja o trecho de código abaixo:
procedure TForm3.DBGrid1DrawColumnCell(Sender: TObject; const Rect: TRect;
DataCol: Integer; Column: TColumn; State: TGridDrawState);
var
grid: TDBGrid;
begin
// obtém um referência ao DBGrid
grid := sender as TDBGrid;
// o número da coluna é par?
if Odd(DataCol) then
grid.Canvas.Brush.Color := clWhite
else
grid.Canvas.Brush.Color := clYellow;
// vamos terminar de colorir a célula
grid.DefaultDrawColumnCell(Rect, DataCol, Column, State);
end;
Execute este código e verá que a primeira coluna é pintada de branco, a segunda de amarelo, a terceira de branco e assim por diante. Note que neste código eu não tratei a seleção de células, na qual a cor do texto se iguala ao branco do fundo da célula. Veja mais dicas nesta seção para saber como realizar esta tarefa você mesmo. Fique atento ao fato de que este código aplica as cores alternadas às colunas mesmo se estas forem colunas persistentes com cores já definidas por meio do Object Inspector. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como retornar o valor do item selecionado em uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade SelectedItemQuantidade de visualizações: 13604 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade SelectedItem em C# Windows Forms para obter o item selecionada em uma ListBox. Note que este método retorna um object. Veja no trecho de código a seguir como podemos clicar em um botão e exibir em uma MessageBox o valor do item selecionado na ListBox:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
// retorna o item selecionado na ListBox
MessageBox.Show("O item selecionado é: " +
listBox1.SelectedItem);
}
Ao executar o exemplo nós teremos o seguinte resultado: O item selecionado é: Curitiba |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto) |
Java Collections - Como usar a interface Set em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 5329 vezes |
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A interface Set estende a interface Collection mas não adiciona novos métodos ou constantes. Em vez disso, esta interface define que uma instância de Set não contenha elementos duplicados. Esta responsabilidade é transferida para as classes que implementam a interface. A classe abstrata AbstractSet é uma classe de conveniência que herda da classe também abstrata AbstractCollection e implementa a interface Set. A classe AbstractSet fornece implementações concretas para os métodos equals() e hashCode(). Estes métodos permitem a funcionalidade da não permissão de elementos duplicados nos conjuntos. As classes concretas mais conhecidas da interface Set são: HashSet - Esta classe é implementada em cima de uma tabela hash, ou seja, um array (matriz) na qual os elementos são armazenados em posições calculadas de acordo com o seu conteúdo. Uma característica interessante de HashSet é que os elementos raramente são retornados na mesma ordem na qual foram inseridos. LinkedHashSet - Esta classe estende a classe HashSet com uma implementação de lista ligada (linked list) que permite a ordenação dos elementos no conjunto. TreeSet - Esta classe é uma classe concreta que implementa a interface SortedSet. A interface SortedSet é uma sub-interface de Set que garante que os elementos no conjunto estejam ordenados. Além disso, esta interface fornece os métodos first() e last() para acessar o primeiro e o último elemento do conjunto. Há ainda os métodos headSet(toElement) e tailSet(fromElement) para retornar uma faixa do conjunto cujos elementos sejam "menores" que toElement e "maiores" que fromElement. Seja qual for a implementação de Set que você queira usar, é sempre uma boa idéia codificar em cima da interface. Isso facilita a troca de HashSet por TreeSet ou vice-versa sem grandes modificações no seu código. Veja um exemplo no qual usamos a classe concreta HashSet para representar um conjunto de cinco strings únicas:
package estudos;
import java.util.HashSet;
import java.util.Iterator;
import java.util.Set;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// vamos criar uma instância da classe HashSet
Set<String> conjunto = new HashSet<>();
// vamos inserir cinco elementos no Set
conjunto.add("Açucar");
conjunto.add("Macarrão");
conjunto.add("Feijão");
conjunto.add("Carne");
conjunto.add("Maionese");
// vamos exibir os elementos inseridos
Iterator iterator = conjunto.iterator();
while(iterator.hasNext()){
System.out.println(iterator.next());
}
}
}
Ao executar este trecho de código teremos um resultado parecido com: Macarrão Feijão Carne Açucar Maionese Note que raramente os elementos serão exibidos na ordem na qual eles foram inseridos. Experimente agora trocar a linha: Set<String> conjunto = new HashSet<>(); por Set<String> conjunto = new LinkedHashSet<>(); Execute o código novamente e verá que agora os elementos são exibidos na mesma ordem que foram inseridos. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em C#Quantidade de visualizações: 8000 vezes |
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O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C# completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:
using System;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
bool primo = true;
// vamos solicitar um número inteiro positivo
Console.Write("Informe um número inteiro positivo: ");
int numero = int.Parse(Console.ReadLine());
// o número é negativo?
if (numero < 0) {
Console.WriteLine("Número inválido.");
}
// é 0 ou 1?
else if ((numero == 0) || (numero == 1)) {
Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo.");
}
// passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
else {
for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++) {
// se passar no teste, não é primo
if (numero % i == 0) {
primo = false; // recebe false
break;
}
}
if (primo) {
Console.WriteLine("O número informado é primo");
}
else {
Console.WriteLine("O número informado não é primo");
}
}
Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
// pausa o programa
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
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