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C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#

Quantidade de visualizações: 13498 vezes
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura
  // de dois pixels
  g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), 
    new Point(400, 450));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja:

g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450);

É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos criar várias coordenadas x e y
  Point[] coordenadas = {new Point(15,  20), new Point(15, 300),
     new Point(400,  300), new Point(400, 20), new Point(15,  20)};

  // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a 
  // espessura de um pixel
  g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário.


Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Formulários e Janelas

Como definir a cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python usando a função config()

Quantidade de visualizações: 3518 vezes
A cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python pode ser definida por meio de uma chamada à função config() da classe Tk com o valor de uma cor para o parâmetro bg.

Veja uma aplicação Tkinter completa no qual definimos o título da janela e, em seguida, sua cor de fundo:

# vamos importar o módulo Tkinter
import tkinter as tk

# método principal
def main():
  # vamos criar a janela principal da aplicação
  janela = tk.Tk()

  # vamos definir o título da janela
  janela.title("Sistema de Biblioteca")

  # vamos definir a cor de fundo da janela
  janela.config(bg='#F2B33D')

  # entramos no loop de eventos
  janela.mainloop()

if __name__== "__main__":
  main()



Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: Passos Iniciais

Como usar a biblioteca Pandas do Python em seus projetos de Data Science e Machine Learning

Quantidade de visualizações: 3246 vezes
A biblioteca Pandas foi criada por Wes McKinney em 2008 e, desde então, tem sido adotada em projetos que envolvem Big Data, Data Science, Data Mining, Machine Learning e até mesmo aplicações gerais de Inteligência Artificial (IA).

Esta biblioteca nos oferece funções para o trabalho com datasets (conjunto de dados). Tais funções permitem analisar, limpar, explorar e manipular dados. Isso faz todo sentido, visto que o nome Pandas é uma referência à "Panel Data" e "Python Data Analysis".

Já tenho o Pandas disponível na minha instalação do Python?

Antes de iniciar qualquer projeto que envolva a bilioteca Pandas, é importante verificar se a mesma está disponível em sua instalação do Python. Isso pode ser de várias formas. Mostrarei como obter a lista de módulos usando a opção "list" do pip. Basta abrir uma janela de terminal e disparar o seguinte comando:

C:\Users\Osmar>pip list

Você terá um resultado parecido com:

Package           Version
----------------- -------
astroid           2.4.2
colorama          0.4.4
isort             5.6.4
lazy-object-proxy 1.4.3
mccabe            0.6.1
numpy             1.19.4
pandas            1.1.5
Pillow            8.0.1
pip               20.2.3
pylint            2.6.0
python-dateutil   2.8.1
pytz              2020.4
setuptools        49.2.1
six               1.15.0
toml              0.10.2
wrapt             1.12.1
wxPython          4.1.1

Uma outra forma é tentando importar o módulo pandas. Veja:

# importamos a bibliteca Pandas
import pandas as pd

def main():
  # vamos mostrar a versão da biblioteca Pandas
  versao = pd.__version__

  print("A versão do Pandas é:", versao)

if __name__== "__main__":
  main()

Se você tiver o Pandas instalado, o resultado desse código será algo como:

A versão do Pandas é: 1.1.5

Se você não tiver a biblioteca Pandas instalada, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Exception has occurred: ModuleNotFoundError
No module named 'pandas'
  File "C:\estudos_python\estudos.py", line 2, in <module>
    import pandas as pd

Não tenho o Pandas ainda. O que faço?

Abra uma janela de terminal e dispare o comando abaixo:

C:\Users\Osmar>pip install pandas

Depois de alguns segundos você verá o seguinte resultado:

Collecting pandas
  Downloading pandas-1.1.5-cp39-cp39-win_amd64.whl (8.9 MB)
     |-| 8.9 MB 1.7 MB/s
Collecting numpy>=1.15.4
  Downloading numpy-1.19.4-cp39-cp39-win_amd64.whl (13.0 MB)
     |-| 13.0 MB 3.3 MB/s
Collecting pytz>=2017.2
  Downloading pytz-2020.4-py2.py3-none-any.whl (509 kB)
     |-| 509 kB 6.4 MB/s
Collecting python-dateutil>=2.7.3
  Downloading python_dateutil-2.8.1-py2.py3-none-any.whl (227 kB)
     |-| 227 kB 3.2 MB/s
Requirement already satisfied: six>=1.5 in 
c:\users\osmar\appdata\roaming\python\python39\site-packages
 (from python-dateutil>=2.7.3->pandas) (1.15.0)
Installing collected packages: numpy, pytz, 
python-dateutil, pandas
Successfully installed numpy-1.19.4 pandas-1.1.5 
python-dateutil-2.8.1 pytz-2020.4
WARNING: You are using pip version 20.2.3; however, 
version 20.3.1 is available.
You should consider upgrading via the 'c:\python_3_9_1\python.exe -m pip install 
--upgrade pip' command.

Obteve resultado parecido? Pronto! Você já pode começar a usar a biblioteca Pandas em seus aplicações Python.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas

JavaScript para iniciantes - Como obter o valor do maior número possível em JavaScript usando Number.MAX_VALUE

Quantidade de visualizações: 8977 vezes
Quando estamos desenvolvendo aplicações em JavaScript que lidam intensivamente com valores numéricos, é sempre uma boa idéia sabermos, de antemão, qual o maior valor numérico possível nessa linguagem de programação.

Para isso podemos usar a propriedade MAX_VALUE do objeto Number. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var maximo = Number.MAX_VALUE;
  document.write("O maior número em JavaScript é " 
    + maximo);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O maior número em JavaScript é 1.7976931348623157e+308

Qualquer valor numérico acima disso, será tratado pela linguagem JavaScript como Infinity.


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 7072 vezes
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
  // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
  // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
  contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>
 
</body>
 
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:



E agora um círculo preenchido:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
  // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
  // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
  contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
 
  // vamos preencher o círculo
  contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
  contexto.fill(); // preenche de fato
 
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>
 
</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:




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