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C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#Quantidade de visualizações: 13498 vezes |
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Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura
// de dois pixels
g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150),
new Point(400, 450));
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja: g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450); É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos criar várias coordenadas x e y
Point[] coordenadas = {new Point(15, 20), new Point(15, 300),
new Point(400, 300), new Point(400, 20), new Point(15, 20)};
// vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a
// espessura de um pixel
g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas);
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário. |
Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python usando a função config()Quantidade de visualizações: 3518 vezes |
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A cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python pode ser definida por meio de uma chamada à função config() da classe Tk com o valor de uma cor para o parâmetro bg. Veja uma aplicação Tkinter completa no qual definimos o título da janela e, em seguida, sua cor de fundo:
# vamos importar o módulo Tkinter
import tkinter as tk
# método principal
def main():
# vamos criar a janela principal da aplicação
janela = tk.Tk()
# vamos definir o título da janela
janela.title("Sistema de Biblioteca")
# vamos definir a cor de fundo da janela
janela.config(bg='#F2B33D')
# entramos no loop de eventos
janela.mainloop()
if __name__== "__main__":
main()
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Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: Passos Iniciais |
Como usar a biblioteca Pandas do Python em seus projetos de Data Science e Machine LearningQuantidade de visualizações: 3246 vezes |
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A biblioteca Pandas foi criada por Wes McKinney em 2008 e, desde então, tem sido adotada em projetos que envolvem Big Data, Data Science, Data Mining, Machine Learning e até mesmo aplicações gerais de Inteligência Artificial (IA). Esta biblioteca nos oferece funções para o trabalho com datasets (conjunto de dados). Tais funções permitem analisar, limpar, explorar e manipular dados. Isso faz todo sentido, visto que o nome Pandas é uma referência à "Panel Data" e "Python Data Analysis". Já tenho o Pandas disponível na minha instalação do Python? Antes de iniciar qualquer projeto que envolva a bilioteca Pandas, é importante verificar se a mesma está disponível em sua instalação do Python. Isso pode ser de várias formas. Mostrarei como obter a lista de módulos usando a opção "list" do pip. Basta abrir uma janela de terminal e disparar o seguinte comando: C:\Users\Osmar>pip list Você terá um resultado parecido com: Package Version ----------------- ------- astroid 2.4.2 colorama 0.4.4 isort 5.6.4 lazy-object-proxy 1.4.3 mccabe 0.6.1 numpy 1.19.4 pandas 1.1.5 Pillow 8.0.1 pip 20.2.3 pylint 2.6.0 python-dateutil 2.8.1 pytz 2020.4 setuptools 49.2.1 six 1.15.0 toml 0.10.2 wrapt 1.12.1 wxPython 4.1.1 Uma outra forma é tentando importar o módulo pandas. Veja:
# importamos a bibliteca Pandas
import pandas as pd
def main():
# vamos mostrar a versão da biblioteca Pandas
versao = pd.__version__
print("A versão do Pandas é:", versao)
if __name__== "__main__":
main()
Se você tiver o Pandas instalado, o resultado desse código será algo como: A versão do Pandas é: 1.1.5 Se você não tiver a biblioteca Pandas instalada, a seguinte mensagem de erro será exibida:
Exception has occurred: ModuleNotFoundError
No module named 'pandas'
File "C:\estudos_python\estudos.py", line 2, in <module>
import pandas as pd
Não tenho o Pandas ainda. O que faço? Abra uma janela de terminal e dispare o comando abaixo: C:\Users\Osmar>pip install pandas Depois de alguns segundos você verá o seguinte resultado:
Collecting pandas
Downloading pandas-1.1.5-cp39-cp39-win_amd64.whl (8.9 MB)
|-| 8.9 MB 1.7 MB/s
Collecting numpy>=1.15.4
Downloading numpy-1.19.4-cp39-cp39-win_amd64.whl (13.0 MB)
|-| 13.0 MB 3.3 MB/s
Collecting pytz>=2017.2
Downloading pytz-2020.4-py2.py3-none-any.whl (509 kB)
|-| 509 kB 6.4 MB/s
Collecting python-dateutil>=2.7.3
Downloading python_dateutil-2.8.1-py2.py3-none-any.whl (227 kB)
|-| 227 kB 3.2 MB/s
Requirement already satisfied: six>=1.5 in
c:\users\osmar\appdata\roaming\python\python39\site-packages
(from python-dateutil>=2.7.3->pandas) (1.15.0)
Installing collected packages: numpy, pytz,
python-dateutil, pandas
Successfully installed numpy-1.19.4 pandas-1.1.5
python-dateutil-2.8.1 pytz-2020.4
WARNING: You are using pip version 20.2.3; however,
version 20.3.1 is available.
You should consider upgrading via the 'c:\python_3_9_1\python.exe -m pip install
--upgrade pip' command.
Obteve resultado parecido? Pronto! Você já pode começar a usar a biblioteca Pandas em seus aplicações Python. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas |
JavaScript para iniciantes - Como obter o valor do maior número possível em JavaScript usando Number.MAX_VALUEQuantidade de visualizações: 8977 vezes |
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Quando estamos desenvolvendo aplicações em JavaScript que lidam intensivamente com valores numéricos, é sempre uma boa idéia sabermos, de antemão, qual o maior valor numérico possível nessa linguagem de programação. Para isso podemos usar a propriedade MAX_VALUE do objeto Number. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo:
<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
var maximo = Number.MAX_VALUE;
document.write("O maior número em JavaScript é "
+ maximo);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O maior número em JavaScript é 1.7976931348623157e+308 Qualquer valor numérico acima disso, será tratado pela linguagem JavaScript como Infinity. |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 7072 vezes |
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
// e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() E agora um círculo preenchido:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
// e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
// vamos preencher o círculo
contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
contexto.fill(); // preenche de fato
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
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Java - Como usar null em Java |
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