Você está aqui: C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como inserir um novo elemento em uma posição N de uma List<T> do C# usando a função Insert()

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Em algumas situações gostaríamos de inserir um novo elemento em uma determinada posição de uma List<T>, ou seja, queremos ser capazes de inserir o novo elemento em qualquer posição, e não somente no final da lista. Para isso podemos usar o método Insert(). Veja sua assinatura:

public void Insert(
  int index,
  T item
)
Veja que só precisamos fornecer o índice no qual o elemento será inserido e o elemento em si. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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static void Main(string[] args){
  // vamos criar um objeto da classe List<T>
  List<int> valores = new List<int>();

  // vamos inserir quatro valores na lista
  valores.Add(5);
  valores.Add(2);
  valores.Add(6);
  valores.Add(9);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos inserir um novo elemento no índice 2
  valores.Insert(2, 20);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista novamente
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Elementos na lista:
5
2
6
9
Elementos na lista:
5
2
20
6
9

Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o índice fornecido for menor que 0 ou superior à quantidade de itens na lista.

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Python ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Python: Classes, objetos, métodos e variáveis de instância - Atualizado

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A melhor forma de entender a programação orientada a objetos (OOP) é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro.

Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria.

Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em Python, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante.

Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela.

Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas.

Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe.

Veremos agora como definir uma classe em Python e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo:

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# Definição da classe Cliente 
class Cliente:
  "Minha primeira classe Python"
  # define a propriedade nome
  _nome = None
 
  # um método que permite definir o nome do cliente
  def definir_nome(self, nome):
    self._nome = nome
 
  # um método que permite obter o nome do cliente
  def obter_nome(self):
    return self._nome
# Fim da definição da classe Cliente
 
def main():
  # Cria uma instância da classe Cliente
  cliente = Cliente()
 
  # Define o nome do cliente
  cliente.definir_nome("Osmar J. Silva")
 
  # Obtém o nome do cliente
  print(cliente.obter_nome())

if __name__== "__main__":
  main()

Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre a programação orientada a objeto em Python.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculas

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A linguagem C padrão não possui uma função para transformar
todas as letras de uma palavra, frase ou texto em maiúsculas, embora alguns compiladores a forneça.

O que temos em C padrão é a função:

	
int toupper(int c);
que permite transformar um caractere em seu correspondente
maiúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma
função strtoupper().

Veja a listagem logo abaixo (uma boa oportunidade para praticar ponteiros em C):

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void strtoupper(char *string){
  while(*string){
    *string = toupper(*string);
    string++;
  }
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase[] = "Programando em C";
  printf("Frase normal: %s\n", frase);
  
  strtoupper(frase);
  
  printf("Em letras maiusculas: %s\n\n", frase);
  
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Frase normal: Programando em C
Em letras maiusculas: PROGRAMANDO EM C


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt()

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O método charCodeAt() é usado para obter o código ASCII ou Unicode de um caractere em uma determinada posição em uma string. Esta função está disponível no objeto String do JavaScript.

Veja um página HTML completa demonstrando o seu uso:

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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var palavra = "Arquivo";
  document.write("O código Unicode da letra \"A\" é " +
    palavra.charCodeAt(0));  
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O código ASCII ou Unicode da letra "A" é 65


C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em C dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

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Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem C para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código C. Veja:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float a = 20; // medida do cateto oposto
  float b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  printf("O comprimento da hipotenusa é: %f", c);
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

O comprimento da hipotenusa é: 36.055511

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar a data e hora atual em Ruby usando os métodos new e now da classe Time

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Quando precisamos obter a data e hora atual, o Ruby nos fornece dois métodos muito úteis e presentes na classe Time: new e now. Ambos retornam um objeto da classe Time representando a data e hora atual no sistema no qual o programa Ruby está sendo executado.

Veja uma demonstração destes métodos no trecho de código a seguir:

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# obtém a data e hora atual usando o método new
agora = Time.new

# exibe o resultado
puts "Usando new: " + agora.strftime("%d/%m/%Y - %H:%M:%S")

# obtém a data e hora atual usando o método now
agora = Time.now

# exibe o resultado
puts "Usando now: " + agora.strftime("%d/%m/%Y - %H:%M:%S")

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Usando new: 21/03/2021 - 17:00:09
Usando now: 21/03/2021 - 17:00:09


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

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