Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia do mês em Java usando Calendar.DAY_OF_MONTH

Quantidade de visualizações: 31 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a constante Calendar.DAY_OF_MONTH para retornar o dia do mês para uma determinada data. Para isso nós só precisamos fornecer esta constante para o método get() de uma instância da classe Calendar.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Calendar;

public class Estudos {
  public static void main(String args[]) {
    // vamos obter uma instância da classe Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();
    
    // agora vamos obter o dia do mês como um inteiro
    int dia_mes = agora.get(Calendar.DAY_OF_MONTH);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O dia do mês é: " + dia_mes);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O dia do mês é: 26

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas

Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir no final de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar vários

Quantidade de visualizações: 795 vezes
Pergunta/Tarefa:

Este exercício Java demonstra como inserir um nó no final de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no final da lista.

Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o último da lista).

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo valores no final da lista

Informe o valor (-1 para sair): 3
Informe o valor (-1 para sair): 9
Informe o valor (-1 para sair): 1
Informe o valor (-1 para sair): 5
Informe o valor (-1 para sair): 2
Informe o valor (-1 para sair): -1

Valores na lista: 3 -> 9 -> 1 -> 5 -> 2 -> null
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;
  
import java.util.Scanner;

// classe interna usada para representar um
// nó na lista ligada
class No {
  int valor; // valor do nó
  No proximo; // aponta para o novo nó
 
  // construtor da classe No
  No(int valor, No proximo) {
    this.valor = valor;
    this.proximo = proximo;
  }
}

public class Estudos { 
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos criar uma referência para o início da lista
    No inicio = null;
    
    // agora vamos pedir para o usuário informar
    // valores inteiros. O valor -1 sai do laço
    int valor;
    System.out.println("Inserindo valores no final da lista\n");
    do {
      System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): ");
      valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if (valor != -1) {
        inicio = inserirFinal(inicio, valor);
      }
    } while(valor != -1);
    
    // vamos exibir os valores na lista ligada
    System.out.print("\nValores na lista: ");
    exibirLista(inicio);
  }
  
  // função que permite adicionar um nó no final da
  // lista ligada
  public static No inserirFinal(No inicio, int valor) {
    // vamos apontar para o nó inicial
    No atual = inicio;
    // criamos um novo nó
    No novo = criarNo(valor);
 
    // a lista ligada ainda está vazia?
    if (atual == null){
      // inicio recebe o novo nó
      inicio = novo;
    }    
    else { // temos um ou mais nós na lista ligada
      // vamos localizar o último nó
      while (atual.proximo != null) {
        atual = atual.proximo;
      }
      
      // encontramos o último nó. Agora vamos inserir
      // o novo nó depois dele
      atual.proximo = novo;
    }
    
    // e retornamos o início da lista
    return inicio;
  }
  
  // função usada para construir e retornar um novo nó
  public static No criarNo(int valor) {
    // cria o novo nó
    No no = new No(valor, null);
    // retorna o nó criado
    return no;
  }
  
  // função usada para percorrer a lista ligada e
  // exibir os valores contidos em seus nós
  public static void exibirLista(No inicio) {
    // vamos apontar para o início da lista
    No temp = inicio;
    
    // a lista está vazia?
    if (temp == null) {
      System.out.println("A lista está vazia.");
    }
    else {
      // esse laço se repete enquanto tempo for
      // diferente de null
      while (temp != null) {
        // vamos mostrar o valor desse nó
        System.out.print(temp.valor + " -> ");
        // avança para o próximo nó
        temp = temp.proximo;
      }
    
      // mostra o final da lista
      System.out.println("null");
    }
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: LinkedHashSet

Como remover itens repetidos de uma ArrayList usando um objeto da classe LinkedHashSet do Java

Quantidade de visualizações: 561 vezes
Em algumas situações nós temos uma ArrayList com algumas repetições e gostaríamos de remover os itens duplicados mas gostaríamos de manter a ordem original dos elementos. Para isso nós podemos usar um objeto da classe LinkedHashSet.

Como sabemos, classes que implementam a interface Set possuem a habilidade de recusar itens repetidos. A classe LinkedHashSet, além de recusar duplicidades de valores, mantém a ordem de inserção dos elementos.

Veja o código Java completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.LinkedHashSet;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma ArrayList de linguagens de programação
    ArrayList<String> lista = new ArrayList<>();
    
    // vamos adicionar alguns elementos no ArrayList. Note
    // que temos itens repetidos
    lista.add("Java");
    lista.add("Scala");
    lista.add("Ruby");
    lista.add("Scala");
    lista.add("Python");
    lista.add("Ruby");
    lista.add("Delphi");
 
    // vamos mostrar o conteúdo do ArrayList
    System.out.println("O conteúdo do ArrayList é: " +
      lista.toString());
    
    // vamos criar uma instância da classe LinkedHashSet
    LinkedHashSet<String> set = new LinkedHashSet<>(lista);
 
    // agora construímos uma nova ArrayList sem repetições a
    // partir do LinkedHashSet
    ArrayList<String> lista2 = new ArrayList<>(set);
 
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("ArrayList sem repetições: " +
      lista2.toString());
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O conteúdo do ArrayList é: [Java, Scala, Ruby, Scala, Python, Ruby, Delphi]
ArrayList sem repetições: [Java, Scala, Ruby, Python, Delphi]

Note como a ordem dos elementos no ArrayList original foi respeitada.


Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como carregar uma imagem em um JFrame do Java Swing - Manipulação de imagens em Java

Quantidade de visualizações: 18989 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível combinar as classes Toolkit e MediaTracker para carregar uma imagem JPG e exibi-la na superfície da uma janela JFrame do Java Swing. Este exemplo é muito útil, pois abre o horizonte para uma infinidade de aplicações interessantes, deste visualizadores de imagens e fotos até jogos em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  private Image imagem;  
 
  public Estudos() {
    super("Carregando imagens em uma JFrame");
     
    // imagem a ser exibida
    String minhaImagem = "foto1.jpg";
 
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    imagem = toolkit.getImage(minhaImagem);
    MediaTracker mediaTracker = new MediaTracker(this);
    mediaTracker.addImage(imagem, 0);
     
    try{
      mediaTracker.waitForID(0);
    }
    catch(InterruptedException ie){
      System.err.println(ie);
      System.exit(1);
    }
 
    setSize(imagem.getWidth(null), imagem.getHeight(null));
 
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  public void paint(Graphics graphics){
    graphics.drawImage(imagem, 0, 0, null);
  } 
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações profundas

A infraestrutura de fundação de qualquer empreendimento desempenha papel importante no suporte de cargas decorrentes do peso próprio da superestrutura e de sua utilização. As fundações são convencionalmente separadas em dois grandes grupos: superficiais e profundas.

Com base no que foi exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir.

( ) Estaca escavada mecanicamente é a estaca com a qual um operador, lançando mão de um trado manual, perfura o solo. Isso é feito exclusivamente com revestimento.

( ) Estacas são elementos de fundação profunda com auxílio de ferramentas ou equipamentos. O procedimento pode ser feito por cravação à percussão, prensagem, vibração ou escavação, ou ainda de forma mista, envolvendo mais de um desses processos.

( ) O elemento que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela resistência de ponta ou resistência do fuste, ou ainda pela combinação das duas formas, é classificado como estaca.

Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta.

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, F, V.

D) F, V, F.

E) F, V, V.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Evolução das estruturas

A alvenaria é das mais antigas técnicas de construção. É também das mais ricas e variadas. Assinale abaixo a opção que não corresponde às "unidades de alvenaria", ou seja, às peças que não constituem a formação da alvenaria:

Selecione a resposta:

A) Tijolos cerâmicos maciços.

B) Blocos de pedra.

C) Blocos de concreto.

D) Tijolos cerâmicos vazados.

E) Peças de madeira.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Fórmula de Chézy

Um canal reto e retangular tem 2,1m de largura e 1,2m de profundidade e está com uma declividade de fundo de 3°.

Sendo o fator de atrito igual a 0,022, a vazão para escoamento uniforme será:

A) 23,97m3/s.

B) 25,78m3/s.

C) 30,87m3/s.

D) 37,00m3/s.

E) 37,55m3/s.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de se criar um array em JavaScript?

A) var cores = ["vermelho", "verde", "azul"];

B) var cores = (1: "vermelho", 2: "verde", 3: "azul");

C) var cores = "vermelho", "verde", "azul";

D) var cores = 1: ("vermelho"), 2: ("verde"), 3: ("azul");
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Sistema de Coordenadas no Civil 3D

Na janela Drawing Settings do AutoCAD Civil 3D, qual aba usamos para definir ou alterar o sistema de coordenadas do desenho?

A) Units and Zone

B) Transformation

C) Ambient Settings

D) Object Layers
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 17 usuários muito felizes estudando em nosso site.