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Ler dois números inteiros e informar qual dos dois valores está mais próximo do número 10 - Desafio de Programação Resolvido em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois números inteiros. Em seguida informe qual dos dois valores está mais próximo do valor 10. Informe também se os dois valores estiverem à mesma distância.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 3
O primeiro número está mais próximo de 10

Informe o primeiro número: 20
Informe o segundo número: 17
O segundo número está mais próximo de 10

Informe o primeiro número: 15
Informe o segundo número: 5
Os dois números estão à mesma distância
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar dois inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos testar qual dos dois números está
    // mais próximo do número 10
    int primeiro = Math.abs(10 - n1);
    int segundo = Math.abs(10 - n2);
    
    if(primeiro < segundo){
      System.out.println("O primeiro número está mais próximo de 10");
    }
    else if(segundo < primeiro){
      System.out.println("O segundo número está mais próximo de 10");
    }
    else{
      System.out.println("Os dois números estão à mesma distância");
    }
  }
}


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Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Como formatar valores de ponto-flutuante com uma determinada quantidade de zeros à esquerda em Python

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Este trecho de código Python mostra como formatar um valor de ponto-flutuante com uma determinada quantidade de zeros à sua esquerda.

Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# método principal
def main():
  valor1 = 343.1
  valor2 = 3.5

  # exibirá 0342.10
  print("O valor é %07.2f" % valor1) 

  # exibirá 0342.10 e 00003.50
  print("Os valor são %06.2f e %08.2f" % (valor1, valor2))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O valor é 0343.10
Os valor são 343.10 e 00003.50


C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar true e false em C e C++

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Em praticamente todas as linguagens de programação nós encontramos expressões condicionais que definem o fluxo de execução. Expressões condicionais são aquelas que, quando avaliadas, resultam em um valor true (verdadeiro) ou false (falso).

Muitas linguagens de programação possuem um tipo booleano que armazena os valores true ou false. Enquanto o C++ possui o tipo bool, o C possui uma forma bem interessante de definir true ou false.

Em C, um valor true é qualquer valor diferente de 0, incluindo numeros negativos. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int pode = 1; // verdadeiro
  int nao_pode = 0; // falso

  if(pode)
    printf("Teste resultou verdadeiro\n\n");

  if(!nao_pode)
    printf("Teste resultou verdadeiro\n\n");

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Lembre-se então. False em C é o valor zero. Qualquer outro valor é true.

Embora C++ já possua o tipo bool, é possível usar a abordagem do zero para false e qualquer outro valor para true em C++ também. Você verá muito código legado usando este artifício. Quer ver algo interessante agora? Execute o seguinte código C++:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  bool pode = true;
  bool nao_pode = false;

  cout << pode << "\n";
  cout << nao_pode << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Nos compiladores que obedecem o C++ padrão você verá os valores 1 e 0 serem impressos.


C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

Como detectar a mudança de estado da CheckBox do C# Windows Forms usando o evento CheckedChanged

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Em algumas situações gostaríamos de efetuar algumas tarefas quando uma CheckBox é marcada ou desmarcada. O melhor lugar para isso é no evento CheckedChanged da própria CheckBox. Este evento é disparado todas as vezes que a CheckBox é marcada ou desmarcada.

Coloque uma CheckBox no formulário e dê duplo-clique no controle. Automaticamente o marcador do evento CheckedChanged será criado. Modifique-o para o código abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void checkBox1_CheckedChanged(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox foi marcada ou desmarcada
  if((sender as CheckBox).Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox foi marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox foi desmarcada");
}

Note que aqui eu usei o operador as para tratar o controle que gerou o evento (sender) como um objeto da classe CheckBox.


C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem C

Quantidade de visualizações: 4820 vezes
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela
  // o resultado de uma chamada à função time()
  time_t hora_atual = time(NULL);
  printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com:

Segundos desde 01/01/1970: 1334017044

Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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typedef	long time_t;

Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC.


Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialog

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O método setOnClickListener() nos permite definir a ação que será disparada ao clicarmos em um botão. Note que primeiro nós localizamos o botão no arquivo XML de layout usando o método findViewById() da classe View.

Comece analisando o arquivo XML de layout no qual criamos um botão e o colocamos como filho de um elemento LinearLayout:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/btn_enviar"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:textAllCaps="false"
    />
</LinearLayout>

E agora o código Java no arquivo MainActivity.java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;

import android.app.AlertDialog;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);

    // vamos detectar um clique no botão e exibir uma mensagem AlertDialog
    Button button = (Button) findViewById(R.id.btn_enviar);
    button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
      public void onClick(View view) {
        AlertDialog dialogo = new
          AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
        dialogo.setTitle("Aviso");
        dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
        dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
          new DialogInterface.OnClickListener() {
            public void onClick(DialogInterface dialog, int which){
              dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
            }
          }
        );
        dialogo.show();
      }
    });
  }
}



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