Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

POO - Programação Orientada a Objetos - Exercício Resolvido 4 - A classe ContaBancaria (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento) - Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 11946 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Java chamada ContaBancaria para representar uma conta bancária. Esta classe deverá conter:

a) Um campo de dados privado do tipo double chamado saldo que representa o saldo atual da conta. O saldo padrão é 0.0.

b) Um campo de dados privado do tipo Date chamado dataAbertura que guarda a data da abertura da conta bancária. O valor padrão é a data atual. Note que o campo dataAbertura é somente leitura, ou seja, no momento da criação da conta, esta variável receberá a data atual e não poderá mais ser alterada (não forneça o método set() para este campo).

c) Um construtor sem argumentos que cria uma nova conta com saldo 0.0 e com data de abertura igual à data atual.

d) Métodos get() e set() para o campo saldo e apenas o método get() para o campo dataAbertura.

e) Um método getDataAberturaFormatada() que retorna a data de abertura da conta como uma String. Você deverá também formatar a data retornada com o objetivo de exibir algo como "12/05/2012".

f) Um método getSaldoFormatado() que retorna o saldo atual da conta como uma String e formatado de acordo com o formato de moeda brasileira, ou seja, algo como "R$ 23.654,00".

g) Um método depositar() que recebe um valor do tipo double e atualiza o saldo atual da conta.

h) Um método sacar() que recebe um valor do tipo double representando o valor a ser sacado. Não permita saques que farão com que a conta fique com saldo negativo.

Escreva uma classe de teste e, em seu método main(), crie uma nova instância da classe ContaBancaria. Experimente efetuar depósitos e saques e observe o comportamento da classe. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

ContaBancaria.java:



Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe ContaBancaria:



Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

C# para iniciantes - Como criar e inicializar um vetor (array) de strings em C#

Quantidade de visualizações: 33487 vezes
Neste dica mostrarei como declarar e inicializar um array (um vetor) de strings na linguagem C#. Veja que se trata de um vetor de nomes de cidades. Depois de inicializar o array com quatro nomes de cidades nós usamos o índice 3 para exibir o nome da quarta cidade.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
        "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      // exibe o valor do quarto elemento
      Console.WriteLine("A cidade escolhida foi: {0}", cidades[3]);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A cidade escolhida foi: Curitiba


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados object da linguagem PHP

Quantidade de visualizações: 7663 vezes
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos.

As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

class Pessoa{
  public $nome = '';

  function nome($novo_nome = NULL){
    if(!is_null($novo_nome)){
      $this->nome = $novo_nome;
    }
    
    return $this->nome;
  }
}

Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

  $pessoa = new Pessoa;
  $pessoa->nome('Osmar J. Silva');
  printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome);

Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?  
  class Pessoa{
    public $nome = '';

    function nome($novo_nome = NULL){
      if(!is_null($novo_nome)){
        $this->nome = $novo_nome;
      }
    
      return $this->nome;
    }
  }
  
  $pessoa = new Pessoa;

  if(is_object($pessoa)){
    echo 'A variável $pessoa é do tipo object.';
  }
?>

Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A variável $pessoa é do tipo object.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as palavras de uma frase ou texto em C# usando as funções IndexOf(), Replace() e Split() da classe String

Quantidade de visualizações: 11892 vezes
Este exemplo mostra como retornar a quantidade de palavras em uma frase ou texto usando métodos da classe String do C#. Veja como usar os métodos IndexOf() e Replace() para remover os espaços em excesso e, em seguida, o método Split() para quebrar as partes da frase ou texto usando um único espaço como separador.

Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C# e Java";
      int cont = 0;

      // remove os espaços em excesso
      while (frase.IndexOf("  ") >= 0) {
        frase = frase.Replace("  ", " ");
      }

      // remove espaços antes e depois da string
      frase = frase.Trim();

      // conta as palavras
      cont = frase.Split(" ").Length;
      Console.WriteLine("A frase contém " + cont + " palavras");

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém 6 palavras


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de C - Um método recursivo que conta de 10 até 0

Quantidade de visualizações: 715 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo em C que conta e exibe os valores de 10 até 0. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

void contar_recursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 10 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 10 até 0 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 0.

Sua saída deverá ser parecida com:

10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>   
   
// função recursiva que conta de 10 até 0;
void contar_recursivamente(int n){
  // vamos exibir o número atual
  printf("%d\n", n);
	
  // devemos prosseguir com a recursividade?
  if(n > 0){
    // decrementa o valor de n
    n--;  
    contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva
  }
}
   
int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo 
  // o primeiro valor
  contar_recursivamente(10);
	
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como definir o conteúdo de um elemento HTML usando o método text() do jQuery

Quantidade de visualizações: 7035 vezes
O método text("conteudo") nos permite definir o conteúdo de um elemento HTML de forma muito simplificada. Veja um trecho de código que define o conteúdo de uma DIV com o id "div_1":

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<script type="text/javascript">
<!--
  function definirTexto(){
    var texto = "Veja este texto";
    
    // Define o texto para o elemento DIV
    $('#div_1').text(texto);
  }
//-->
</script>

Lembre-se de que este método atuará em todos os elementos retornados sob uma determinada condição. Observe ainda que este método substitui "<" e ">" por "&lt;" e "&gt;".

O retorno deste método é um objeto jQuery, que pode ser usado para possíveis encadeamentos de chamadas de métodos.


Veja mais Dicas e truques de jQuery

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 127 usuários muito felizes estudando em nosso site.