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Como testar se um número é primo em VB.NET

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O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um código VB.NET completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim primo As Boolean = True ' Vamos assumir que o número é primo

    ' vamos solicitar um número inteiro positivo
    Console.Write("Informe um número inteiro positivo: ")
    Dim numero As Integer = Integer.Parse(Console.ReadLine())

    ' o número é negativo?
    If numero < 0 Then
      Console.WriteLine("Número inválido.")
      ' é 0 ou 1?
    ElseIf ((numero = 0) Or (numero = 1)) Then
      Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo.")

      ' passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
    Else
      For i As Integer = 2 To (numero / 2) Step 1
        ' se passar no teste, não é primo
        If (numero Mod i = 0) Then
          primo = False ' recebe False
          Exit For
        End If
      Next


      If (primo) Then
        Console.WriteLine("O número informado é primo")
      Else
        Console.WriteLine("O número informado não é primo")
      End If
    End If

    Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo

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AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS

Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJS

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Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo.

Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view.

Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML:

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<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Alunos AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('MinhaApp', []);
     
  // vamos criar o controller VolumeTV	 
  app.controller('VolumeTV', function ($scope){
    // define o volume inicial
    $scope.volume = 5;
	
    // função para aumentar o volume
    $scope.aumentarVolume = function(){
       $scope.volume++;
    };
	
    // função para diminuir o volume
    $scope.diminuirVolume = function(){
       $scope.volume--;
    };      
  });
</script>

<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV">
  <h1>Volume atual: {{volume}}</h1>
  <button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button>
  <button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button>
</div>

</body>
</html>



Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a apótema de um polígono regular de N lados em Python

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Uma das formas mais comuns de se obter a área de um polígono regular é usando a seguinte fórmula:

\[\text{A} = \frac{1}{2} \cdot \text{p} \cdot \text{a} \]

Onde:

p = Perímetro, ou seja, a soma dos comprimentos de todos os lados.
a = Apótema, isto é, uma parte que une o centro do polígono ao meio de qualquer lado que esteja perpendicular.

Agora que já estamos alinhados, saiba que calcular a apótema de um polígono regular "na mão" é fácil, já que só precisamos medir a distância de dois lados opostos e dividir por dois ou traçar linhas cruzadas e medir a distância de um dos lados até a interseção dessas linhas. No entanto, em programação a coisa já é um pouco mais complicada.

Nesta dica mostrarei como podemos realizar esta tarefa em Python. Para isso usaremos alguns truques de trigonometria. Comece analisando a seguinte imagem:



Note que temos um pentágono com cada lado medindo 4 metros. Recorde que um pentágono é um polígono regular de 5 lados. Para deixar a dica mais didática eu coloquei também uma linha azul representando a apótema do polígono e as linhas cruzadas.

Veja agora o código Python que recebe a quantidade de lados do polígono, o comprimento dos lados e retorna a apótema:

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# vamos importar o módulo Math
import math

# função que calcula e retorna a apótema de um
# polítono regular
def calcular_apotema(lados, comprimento):
  # a quantidade de lados e o comprimento deles
  # não podem ser negativos
  if lados < 0 or comprimento < 0:
    return -1
 
  # calculamos a apótema
  return (comprimento / (2 * math.tan((180 / lados)
    * math.pi / 180)))
  
# função principal do programa
def main():
  # vamos ler a quantidade de lados
  lados = int(input("Informe a quantidade de lados: "))
  
  # vamos ler o comprimento dos lados
  comprimento = int(input("Informe o comprimento dos lados: "))

  # e agora calculamos a apótema dos polígono
  apotema = calcular_apotema(lados, comprimento)

  # e mostramos o resultado
  print("A apótema do polígono é: {0}".format(apotema))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a quantidade de lados: 5
Informe o comprimento dos lados: 4
A apótema do polígono é: 2.7527638409423476


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como usar vetores e matrizes (arrays) na linguagem C++

Quantidade de visualizações: 37264 vezes
Vetores e matrizes, também chamados de arrays em programação, são grupos consecutivos de locais na memória que possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, um vetor ou matriz em C++ pode conter apenas elementos do mesmo tipo.

Um vetor é uma matriz de um coluna e várias linhas, enquanto uma matriz é a matriz propriamente dita, ou seja, que possui várias linhas e várias colunas.

Veja um trecho de código no qual temos um vetor contendo 5 elementos do tipo int:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa a matriz
  int valores[5] = {65, 3, 8, 41, 12};
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 65
Posição: 1 - Valor: 3
Posição: 2 - Valor: 8
Posição: 3 - Valor: 41
Posição: 4 - Valor: 12
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Aqui nós usamos a técnica de declarar e inicializar o vetor em uma mesma linha. Em seguida usamos um laço para percorrer todos os elementos. Veja que os elementos do vetor são acessados usando um índice que começa em 0 e vai até a quantidade de elementos menos 1.

Veja agora um trecho de código que declara um vetor e inicializa seus elementos usando um laço for:

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#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a matriz
  int valores[5];
 
  // inicializa os elementos usando um laço
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    valores[i] = 2 * i;
  }
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 0
Posição: 1 - Valor: 2
Posição: 2 - Valor: 4
Posição: 3 - Valor: 6
Posição: 4 - Valor: 8
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

É importante notar que, se não inicializados, os valores dos elementos de um vetor poderão guardar valores aleatórios. Jamais confie que eles terão o valor 0 por padrão.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Java para iniciantes - Como substituir caracteres em uma string usando o método replace() da classe String

Quantidade de visualizações: 25699 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos substituir caracteres, ou seja, letras, números e símbolos em palavras, frases ou textos. Para isso nós podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java.

Veja como isso pode ser feito no código completo a seguir:

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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom";
    System.out.println("Original: " + frase);
    
    // substitui todas as ocorrências de "a" por "e"
    String frase2 = frase.replace('a', 'e');
     
    System.out.println("Com substituições: " + frase2);
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Original: Programar em Java é bom
Com substituições: Progremer em Jeve é bom


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas

Quantidade de visualizações: 15131 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas. Se o usuário informar "Osmar J. Silva" seu programa deverá exibir a mensagem:

Seja bem-vindo(a), Osmar J. Silva

Faça duas versões do exercício. Na primeira você deverá usar a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída. Na segunda versão você deverá usar os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane (presente no pacote javax.swing).

Resposta/Solução:

Vamos primeiro à resolução do exercício usando a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída:

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public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  System.out.print("Informe seu nome: ");
  
  // vamos ler o nome informado
  String nome = entrada.nextLine();

  // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas
  System.out.println("Seja bem-vinda(a), " + nome);
}

Agora veja a resolução usando os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane:

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public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe JOptionPane
  // import javax.swing.JOptionPane;
    
  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe seu nome");

  // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas
  JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seja bem-vinda(a), " + nome);
}



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