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Como testar se um número é primo em VB.NETQuantidade de visualizações: 975 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código VB.NET completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim primo As Boolean = True ' Vamos assumir que o número é primo ' vamos solicitar um número inteiro positivo Console.Write("Informe um número inteiro positivo: ") Dim numero As Integer = Integer.Parse(Console.ReadLine()) ' o número é negativo? If numero < 0 Then Console.WriteLine("Número inválido.") ' é 0 ou 1? ElseIf ((numero = 0) Or (numero = 1)) Then Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo.") ' passou até aqui. Vamos testar se o número é primo Else For i As Integer = 2 To (numero / 2) Step 1 ' se passar no teste, não é primo If (numero Mod i = 0) Then primo = False ' recebe False Exit For End If Next If (primo) Then Console.WriteLine("O número informado é primo") Else Console.WriteLine("O número informado não é primo") End If End If Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
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AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS |
Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJSQuantidade de visualizações: 1750 vezes |
Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo. Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view. Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Cadastro de Alunos AngularJS</title> <script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js"> </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar uma nova aplicação var app = angular.module('MinhaApp', []); // vamos criar o controller VolumeTV app.controller('VolumeTV', function ($scope){ // define o volume inicial $scope.volume = 5; // função para aumentar o volume $scope.aumentarVolume = function(){ $scope.volume++; }; // função para diminuir o volume $scope.diminuirVolume = function(){ $scope.volume--; }; }); </script> <div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV"> <h1>Volume atual: {{volume}}</h1> <button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button> <button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button> </div> </body> </html> |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a apótema de um polígono regular de N lados em PythonQuantidade de visualizações: 466 vezes |
Uma das formas mais comuns de se obter a área de um polígono regular é usando a seguinte fórmula: \[\text{A} = \frac{1}{2} \cdot \text{p} \cdot \text{a} \] Onde: p = Perímetro, ou seja, a soma dos comprimentos de todos os lados. a = Apótema, isto é, uma parte que une o centro do polígono ao meio de qualquer lado que esteja perpendicular. Agora que já estamos alinhados, saiba que calcular a apótema de um polígono regular "na mão" é fácil, já que só precisamos medir a distância de dois lados opostos e dividir por dois ou traçar linhas cruzadas e medir a distância de um dos lados até a interseção dessas linhas. No entanto, em programação a coisa já é um pouco mais complicada. Nesta dica mostrarei como podemos realizar esta tarefa em Python. Para isso usaremos alguns truques de trigonometria. Comece analisando a seguinte imagem: Note que temos um pentágono com cada lado medindo 4 metros. Recorde que um pentágono é um polígono regular de 5 lados. Para deixar a dica mais didática eu coloquei também uma linha azul representando a apótema do polígono e as linhas cruzadas. Veja agora o código Python que recebe a quantidade de lados do polígono, o comprimento dos lados e retorna a apótema: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Math import math # função que calcula e retorna a apótema de um # polítono regular def calcular_apotema(lados, comprimento): # a quantidade de lados e o comprimento deles # não podem ser negativos if lados < 0 or comprimento < 0: return -1 # calculamos a apótema return (comprimento / (2 * math.tan((180 / lados) * math.pi / 180))) # função principal do programa def main(): # vamos ler a quantidade de lados lados = int(input("Informe a quantidade de lados: ")) # vamos ler o comprimento dos lados comprimento = int(input("Informe o comprimento dos lados: ")) # e agora calculamos a apótema dos polígono apotema = calcular_apotema(lados, comprimento) # e mostramos o resultado print("A apótema do polígono é: {0}".format(apotema)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a quantidade de lados: 5 Informe o comprimento dos lados: 4 A apótema do polígono é: 2.7527638409423476 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como usar vetores e matrizes (arrays) na linguagem C++Quantidade de visualizações: 37264 vezes |
Vetores e matrizes, também chamados de arrays em programação, são grupos consecutivos de locais na memória que possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, um vetor ou matriz em C++ pode conter apenas elementos do mesmo tipo. Um vetor é uma matriz de um coluna e várias linhas, enquanto uma matriz é a matriz propriamente dita, ou seja, que possui várias linhas e várias colunas. Veja um trecho de código no qual temos um vetor contendo 5 elementos do tipo int: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa a matriz int valores[5] = {65, 3, 8, 41, 12}; // exibe os elementos da matriz for(int i = 0; i < 5; i++){ cout << "Posição: " << i << " - Valor: " << valores[i] << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Posição: 0 - Valor: 65 Posição: 1 - Valor: 3 Posição: 2 - Valor: 8 Posição: 3 - Valor: 41 Posição: 4 - Valor: 12 Pressione qualquer tecla para continuar. . . Aqui nós usamos a técnica de declarar e inicializar o vetor em uma mesma linha. Em seguida usamos um laço para percorrer todos os elementos. Veja que os elementos do vetor são acessados usando um índice que começa em 0 e vai até a quantidade de elementos menos 1. Veja agora um trecho de código que declara um vetor e inicializa seus elementos usando um laço for: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara a matriz int valores[5]; // inicializa os elementos usando um laço for(int i = 0; i < 5; i++){ valores[i] = 2 * i; } // exibe os elementos da matriz for(int i = 0; i < 5; i++){ cout << "Posição: " << i << " - Valor: " << valores[i] << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Posição: 0 - Valor: 0 Posição: 1 - Valor: 2 Posição: 2 - Valor: 4 Posição: 3 - Valor: 6 Posição: 4 - Valor: 8 Pressione qualquer tecla para continuar. . . É importante notar que, se não inicializados, os valores dos elementos de um vetor poderão guardar valores aleatórios. Jamais confie que eles terão o valor 0 por padrão. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Java para iniciantes - Como substituir caracteres em uma string usando o método replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 25699 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos substituir caracteres, ou seja, letras, números e símbolos em palavras, frases ou textos. Para isso nós podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java. Veja como isso pode ser feito no código completo a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é bom"; System.out.println("Original: " + frase); // substitui todas as ocorrências de "a" por "e" String frase2 = frase.replace('a', 'e'); System.out.println("Com substituições: " + frase2); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Programar em Java é bom Com substituições: Progremer em Jeve é bom |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindasQuantidade de visualizações: 15131 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas. Se o usuário informar "Osmar J. Silva" seu programa deverá exibir a mensagem: Seja bem-vindo(a), Osmar J. Silva Faça duas versões do exercício. Na primeira você deverá usar a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída. Na segunda versão você deverá usar os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane (presente no pacote javax.swing). Resposta/Solução: Vamos primeiro à resolução do exercício usando a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome System.out.print("Informe seu nome: "); // vamos ler o nome informado String nome = entrada.nextLine(); // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas System.out.println("Seja bem-vinda(a), " + nome); } Agora veja a resolução usando os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe JOptionPane // import javax.swing.JOptionPane; // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe seu nome"); // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seja bem-vinda(a), " + nome); } |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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JavaScript - Como testar se uma string contém uma determinada substring em JavaScript usando a função includes() wxWidgets - Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgets |
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