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A indentação é mesmo obrigatória em Python?

Sim, a linguagem Python exige o uso da indentação como forma de formar blocos de código.

O interpretador Python é informado que um grupo de instruções pertence a um bloco específico por meio da indentação. Em geral, programadores Python usam um ou dois caracteres de tabulação (tecla Tab) como forma de indentar seus blocos de código.

Em todas as linguagens de programação a indentação facilita a leitura e compreensão do código escrito, porém, em Python, ela é um requisito obrigatório.

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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter uma string em um valor inteiro válido em Ruby usando a função to_i

Quantidade de visualizações: 8734 vezes
Em algumas situações nós temos que efetuar cálculos matemáticos usando valores fornecidos como texto. Para isso nós precisamos converter esses valores que chegam como string em valores numéricos válidos.

Em Ruby nós podemos converter uma string em um inteiro usando a função to_i.

Veja um exemplo que mostra como ler a entrada do usuário em Ruby
a partir do teclado e efetuar um cálculo matemático:

# Veja o uso do método to_i para converter um string
# em um valor inteiro válido

print "Informe o primeiro número: "
num1 = (gets.chomp).to_i
print "Informe o segundo número: "
num2 = (gets.chomp).to_i

# Exibe o resultado
puts "A soma dos valores é: #{num1 + num2}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 2
A soma dos valores é: 10


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Razão e Proporção

Exercícios Resolvidos de C - Como resolver problemas de razão e proporção em C - Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o número

Quantidade de visualizações: 487 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o número de homens é de 3/5. Sabendo que há 30 homens nessa empresa, então o número de mulheres é:

A) 18
B) 20
C) 22
D) 24
E) 27

Antes de tentarmos resolver esse problema em C, vamos relembrar o que são razão e proporção. Os conceitos de razão e proporção estão ligados ao quociente. A razão é o quociente de dois números, e a proporção é a igualdade entre duas razões.

No exercício acima, o valor de 30 homens está fixo, mas seu programa C deverá pedir para o usuário informar a quantidade de homens. Isso vai permitir aplicar o algoritmo em situações diferentes da exposta aqui.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de homens: 30
A quantidade de homens é: 30
A quantidade de mulheres é: 18.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float dividendo = 3.0;
  float divisor = 5.0;
  int quant_homens;
  float quant_mulheres;
    
  // vamos ler a quantidade de homens
  printf("Informe a quantidade de homens: ");
  scanf("%d", &quant_homens);
  printf("A quantidade de homens é: %d", quant_homens);
    
  // agora fazemos a multiplicação cruzada
  quant_mulheres = (quant_homens * dividendo);
  // e dividimos pelo divisor
  quant_mulheres = quant_mulheres / divisor;
    
  // e mostramos o resultado
  printf("\nA quantidade de mulheres é: %f", quant_mulheres);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

Quantidade de visualizações: 2886 vezes
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &y2);   
      
  // vamos ler o tempo inicial e tempo final    
  printf("Tempo inicial em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_inicial);
  printf("Tempo final em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_final);
	    
  // vamos calcular o vetor delta r
  delta_r_x = x2 - x1;
  delta_r_y = y2 - y1;
  
  // vamos calcular o delta t (variação do tempo)
  delta_t = tempo_final - tempo_inicial;
      
  // finalmente calculamos o vetor velocidade média
  vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t;    
  vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; 
	    
  // mostramos o resultado
  printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s",
   vetor_vm_x, vetor_vm_y);
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de uma substring em uma string do Java usando o método substring() e um laço for

Quantidade de visualizações: 9 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método substring() da classe String, combinado com o laço for, para contar as ocorrências de uma substring em uma string da linguagem Java. Note que usamos também os métodos length() e equals() para completar a tarefa.

Veja o código Java completo para o exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma string representando uma frase
    String frase = "Programar em Java só é melhor que programar em Java";
    
    // a substring que vamos pesquisar
    String sub = "Java"; // ocorrências de "Java"
    
    // quantidade de ocorrências
    int cont = 0;
    
    // um laço for que vai de 0 até o tamanho da primeira string menos
    // o tamanho da segunda string - 1
    for(int i = 0; i < (frase.length() - sub.length() + 1); i++){
      String res = frase.substring(i, (i + sub.length()));
      
      // encontramos a substring mais uma vez?
      if(res.equals(sub)){
        cont++;
      }
    }
    
    System.out.println("A frase contém " + cont + " ocorrências de " + sub);
    
    // fecha o programa
    System.exit(0);
  }
}  

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém 2 ocorrências de Java


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se um objeto é um array em JavaScript usando a função Array.isArray()

Quantidade de visualizações: 2736 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado objeto é um array (vetor ou matriz). Para isso podemos usar o método Array.isArray(), adicionado ao
ECMAScript 2009 (JavaScript 5).

Este método recebe o objeto como argumento e retorna true se o objeto for um array e false em caso contrário. Veja o exemplo a seguir:

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um vetor de inteiros
  var valores = [34, 6, 32, 10];
  
  // vamos testar se o objeto valores é mesmo um array
  if(Array.isArray(valores)){
    window.alert("O objeto é um array");  
  }
  else{
    window.alert("O objeto não é um array");  
  }
</script>

Ao executar este código você verá a mensagem "O objeto é um array". Isso está correto, pois o objeto valores realmente é um vetor. No entanto, há casos em que não sabemos, principalmente ao usarmos códigos de terceiros, se um determinado retorno será do tipo array. Veja mais um exemplo:

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um objeto String
  var frase = "Gosto muito de JavaScript";
  // vamos quebrar esta frase. O retorno deverá ser uma array
  var pedacos = frase.split(" "); 
  
  // vamos testar se o objeto valores é mesmo um array
  if(Array.isArray(pedacos)){
    window.alert("O objeto é um array");  
  }
  else{
    window.alert("O objeto não é um array");  
  }
</script>

Novamente o retorno será verdadeiro, pois o método split() do objeto String quebra o seu conteúdo de acordo com o delimitador informado e retorna seus pedaços como um array (vetor).


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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