Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D
Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem C

Quantidade de visualizações: 5241 vezes
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela
  // o resultado de uma chamada à função time()
  time_t hora_atual = time(NULL);
  printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com:

Segundos desde 01/01/1970: 1334017044

Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h:

typedef	long time_t;

Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador de acesso public da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 10070 vezes
O modificador de acesso public é aquele que permite o maior grau de acesso a um recurso Java (um recurso é uma classe, um método ou uma variável).

O único modificador de acesso permitido a uma classe não interna é public. Não é permitido usar outro modificador. Na ausência do modificador public, o acesso à classe será de pacote (package).

Quando usamos este modificador, as classes, métodos e variáveis podem ser acessadas a partir de qualquer outra classe sem qualquer restrição. Além disso, um método public pode ser sobrescrito (sofrer override) por qualquer subclasse da classe que o declara.

O método main() da aplicação é declarado public para que o ambiente de execução Java tenha acesso a ele. Declará-lo de outra forma fará com que a execução da aplicação se torne impossível.

Veja um exemplo de uma classe Java pública, com uma variável de instância pública e um método também público:

package arquivodecodigos;

// uma classe pública
public class Cliente {
  // uma variável pública  
  public int codigo;
  
  // um construtor público
  public Cliente(){
    this.codigo = 532;
  }
  
  // um método público
  public int obterCodigoCliente(){
    return this.codigo;  
  }
}



Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de dados em Java - Como criar uma lista singularmente ligada, inserindo e exibindo os valores contidos em cada nó

Quantidade de visualizações: 12157 vezes
Em dicas posteriores você aprendeu sobre listas singularmente e duplamente ligadas. Nesta dica você aprenderá a criar uma lista singularmente ligada (com referências apenas para o próximo nó), inserir alguns nós (sempre no final da lista) e usará um laço while para visitar todos os nós e exibir seus valores.

A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):

// classe No
public class No{
  public int valor;
  public No proximo;
}
// fim da classe No

Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e uma referência para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Veja o código para a lista ligada (Lista.java):

public class Lista{
  No inicio; // início da lista  

  // função que permite exibir os valores de
  // todos os nós da lista
  public void exibir(){
    if(inicio != null){
      do{
        System.out.println(inicio.valor);
        inicio = inicio.proximo;
      }while(inicio != null);
    }
    else
      System.out.println("A lista esta vazia\n\n");
  }

  // função que permite inserir nós na lista.
  // veja que a função recebe o valor a ser
  // armazenado em cada nó
  public void inserir(int v){
    No temp;

    // verifica se a lista está vazia
    if(inicio == null){
      // reserva memória para o novo nó
      inicio = new No();
      inicio.valor = v;
      // é o primeiro nó...não deve apontar para
      // lugar nenhum
      inicio.proximo = null;
    }
    else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final
      temp = inicio;
      // vamos varrer a lista até encontrar o último nó
      while(temp.proximo != null)
        temp = temp.proximo;

      // estamos no último nó...vamos criar um novo nó agora
      temp.proximo = new No();
      // atribui o valor do nó
      temp.proximo.valor = v;
      // define o campo proximo do nó como null
      temp.proximo.proximo = null;
    }
  }
}

Compile as classes No.java e Lista.java e vamos fazer o teste (TesteJava.java):

public class TesteLista{
  public static void main(String args[]){
    // vamos criar uma nova lista
    Lista lista = new Lista();

    // vamos inserir quatro valores na lista
    lista.inserir(45);
    lista.inserir(3);
    lista.inserir(98);
    lista.inserir(17);

    // exibe os valores na lista
    lista.exibir();

    System.exit(0);   
  }  
}



C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Edit Control

Como definir a cor de fundo para um Edit Control em tempo de execução usando C++ e a API do Windows

Quantidade de visualizações: 10294 vezes
O processo de definir a cor de fundo para um Edit Control em tempo de execução usando apenas C++ e a API do Windows é um pouco complicado. A técnica apresentada aqui pode não ser a mais eficiente, mas funciona mesmo (testado como VC++ 2005 e Windows XP). Note que estarei usando as funções CreateSolidBrush(), GetDlgCtrlID(), SetBkMode() e SetBkColor() da WinAPI.

1 - Comece adicionando as linhas na parte de variáveis globais de sua aplicação:

HBRUSH hbrushEditBox = CreateSolidBrush(RGB(255, 255, 255));
HDC hdcEdit;
int id_edit_control;
HWND edit_window;


2 - Modifique ou adicione um case para a mensagem WM_CTLCOLOREDIT da seguinte forma:

case WM_CTLCOLOREDIT:
  hdcEdit = (HDC)wParam;
  edit_window = HWND(lParam);   
  id_edit_control = GetDlgCtrlID(edit_window);
		
  if(id_edit_control == IDC_EDIT1){
    SetBkMode(hdcEdit, TRANSPARENT);
    SetBkColor(hdcEdit,(LONG)hbrushEditBox);
    return (LONG)hbrushEditBox;
  }
	  
  return (LRESULT)CreateSolidBrush(RGB(255, 255, 255));

3 - A cor de fundo do Edit Control com ID IDC_EDIT1 será modificada para vermelho quando clicarmos no botão com o ID IDC_BUTTON1. Veja o case para este botão (dentro do case WM_COMMAND):

case IDC_BUTTON1: // ID do botão
 
  // Define uma nova cor de fundo para o Edit Control
  // com o ID IDC_EDIT1
  
  // Vermelho como cor de fundo
  hbrushEditBox = CreateSolidBrush(RGB(255, 0, 0));

  // Atualiza o Edit Control
  InvalidateRect(GetDlgItem(hwnd, IDC_EDIT1), 0, TRUE);
  
  break;



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 16939 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito da função IndexOf() da classe String do C# para contar todas as ocorrências de uma letra em uma palavra, texto ou frase. Note que, além de retornar a quantidade de ocorrências do caractere, nós vamos mostrar também o índice de cada ocorrência.

Veja o código C# completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C#. E você?";
      char letra = 'o'; // vamos pesquisar a letra "o"
      int quant = 0;
      int pos = -1, pos_ant = -1, cont = 0;

      while (cont < frase.Length) {
        pos = frase.IndexOf(letra, cont);

        if ((pos != pos_ant) && (pos != -1)) {
          Console.WriteLine("\"" + letra + "\" encontrada no índice " +
            pos);
          quant++;
        }

        cont++; // aumenta o contador
        pos_ant = pos;
      }

      Console.WriteLine("Encontrei " + quant + " ocorrências da " +
         "letra " + letra);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

"o" encontrada no índice 1
"o" encontrada no índice 4
"o" encontrada no índice 10
"o" encontrada no índice 22
Encontrei 4 ocorrências da letra o


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 12 usuários muito felizes estudando em nosso site.