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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Eletricidade - Leis de Ohm

Exercícios Resolvidos de Física usando Java - Calcule a resistência elétrica de um resistor que apresenta 10 A

Quantidade de visualizações: 1086 vezes
Pergunta/Tarefa:

Calcule a resistência elétrica de um resistor que apresenta 10 A de intensidade de corrente elétrica e 200 V de diferença de potencial (ddp).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a corrente: 10
Informe a tensão: 200
A resistência elétrica é: 20.0
Resposta/Solução:

Segundo a Primeira Lei de Ohm, a resistência é calculada pela seguinte expressão:

\[R = \frac{U}{I} \]

Onde:

R = Resistência elétrica (medida em ohms (Ω)).
U = Tensão elétrica U, (medida em volts (V), ou joules por coulomb).
I = Corrente elétrica I (medida em ampères (A), ou coulombs por segundo).

Como os dados que temos já estão no SI (Sistema Internacional de Medidas), tudo que temos a fazer é jogá-los na fórmula. Veja o código Java que pede para o usuário informar a intensidade da corrente elétrica e a voltagem (ddp) e retorna a resistência elétrica no resistor:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar os dados
    System.out.print("Informe a corrente: ");
    double corrente = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a tensão: ");
    double tensao = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos calcular a resistência
    double resistencia = tensao / corrente;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("A resistência elétrica é: " + resistencia);
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros na linguagem Delphi - Aprenda a usar ponteiros em Delphi

Quantidade de visualizações: 23972 vezes
O Delphi, assim como C e C++ permite o uso de ponteiros, uma das ferramentas mais poderosas de programação e presente em códigos mais elaborados, tais como estruturas de dados.

Para entender ponteiros, é preciso lembrarmos do conceito de variáveis. Uma variável, em determinados momentos, possui várias propriedades ou atributos, a saber, um nome, um valor e o tipo de dados que poderá ser armazenado na mesma. Uma variável possui também um endereço na memória do computador e o seu nome não é nada mais que um apelido para tal endereço. Ponteiros também possuem um nome, um valor e um tipo de dados. A diferença é que ponteiros, em vez de guardar valores tais como inteiros, strings, caracteres, etc, guardam o endereço de outras variáveis (ou o endereço de outros ponteiros, o que resulta em um ponteiro para um ponteiro). Assim, um ponteiro é uma forma indireta de se acessar o conteúdo de uma outra variável.

Veja, por exemplo, as seguintes declarações de variáveis:

var
  valor: integer;
  pvalor: ^integer;

Aqui nós temos uma variável valor do tipo Integer e uma variável pvalor que é um ponteiro para um Integer. Veja agora como atribuir valores a estas variáveis:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: integer;
  pvalor: ^integer;
begin
  // atribui um valor à variável valor
  valor := 20;

  // vamos atribuir à pvalor o endereço de valor
  pvalor := @valor;

  // vamos usar o ponteiro pvalor para alterar o
  // valor de valor
  pvalor^ := 30;

  // vamos obter o novo valor da variável valor
  ShowMessage('Valor de valor: ' + IntToStr(valor));
end;

Veja que usamos o operador @ para obtermos o endereço da variável valor e guardá-lo no ponteiro pvalor. Em seguida usamos o símbolo ^ para acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando. Este processo é chamado de desreferenciamento (dereferencing). Em resumo, o símbolo ^ pode ser usado de duas formas: na frente de um tipo de dados, para indicar que a variável está sendo declarada como ponteiro e após o nome de uma variável do tipo ponteiro para indicar que queremos acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando atualmente e não o valor do ponteiro, que seria simplesmente um valor inteiro representando um endereço de memória.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que informa o número de dias em um determinado mês e ano. Seu código deverá solicitar ao usuário o número correspondente

Quantidade de visualizações: 1054 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que informa a quantidade de dias em um determinado mês e ano. Seu código deverá solicitar ao usuário o número correspondente ao mês, na faixa de 1 a 12, e o ano. Verifique também se o ano é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o mês (1 - 12): 4
Informe o ano: 2022
Abril de 2022 possui 30 dias.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // para guardar a quantidade de dias no mês
    int quantDiasNoMes = 0; 
    // para o nome do mês
    String nomeMes = "";
 
    // vamos ler o número do mês
    System.out.print("Informe o mês (1 - 12): ");
    int mes = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
 
    // vamos ler o ano
    System.out.print("Informe o ano: ");
    int ano = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
 
    // agora usamos um switch para tratar o mês informado
    switch (mes){
      case 1:
        nomeMes = "Janeiro";
        quantDiasNoMes = 31;
        break;
      
      case 2:
        nomeMes = "Fevereiro";
        // é ano bissexto?
        if ((ano % 400 == 0) || ((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0))) {
          quantDiasNoMes = 29;
        }
        else {
          quantDiasNoMes = 28;
        }
        break;
        
      case 3:
        nomeMes = "Março";
        quantDiasNoMes = 31;
        break;
       
      case 4:
        nomeMes = "Abril";
        quantDiasNoMes = 30;
        break;
        
      case 5:
        nomeMes = "Maio";
        quantDiasNoMes = 31;
        break;
        
      case 6:
        nomeMes = "Junho";
        quantDiasNoMes = 30;
        break;
        
      case 7:
        nomeMes = "Julho";
        quantDiasNoMes = 31;
        break;
        
      case 8:
        nomeMes = "Agosto";
        quantDiasNoMes = 31;
        break;
        
      case 9:
        nomeMes = "Setembro";
        quantDiasNoMes = 30;
        break;
      
      case 10:
        nomeMes = "Outubro";
        quantDiasNoMes = 31;
        break;
        
      case 11:
        nomeMes = "Novembro";
        quantDiasNoMes = 30;
        break;
        
      case 12:
        nomeMes = "Desembro";
        quantDiasNoMes = 31;
        break;
    }
    
    // mostra o resultado
    System.out.println(nomeMes + " de " + ano + " possui " + quantDiasNoMes + " dias.");
    
    System.out.println("\n");
  }
}



PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Contas a Pagar e a Receber

Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento

Quantidade de visualizações: 22719 vezes
Como criar um Sistema de Gestão Financeira em PHP e MySQL, com contas pagas, recebidas, a pagar e a receber.



Antes de adquirir este código-fonte você pode testar a demonstração online aqui: Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema. O usuário é "admin" e a senha é "admin". Pode testar o sistema à vontade e ficaremos gratos se você nos informar sobre algum bug ou até mesmo alguma sugestão para melhoria.

Você ainda controla todos os seus gastos usando planilhas do Excel? Sua empresa usa um emaranhado de planilhas do Excel para o seu fluxo de contas a pagar e a receber, receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores e históricos de atendimentos? Você não está sozinho!

Como desenvolvedor eu conheço várias empresas que ainda não possuem um Sistema de Gestão de Contas a Pagar e a Receber, ou seja, usam Planilha de Contas a Pagar e Receber em Excel. Nada contra as planilhas do Excel, mas chega um momento que as informações são tantas que nos perdemos no meio de tantas planilhas.

Assim, depois de atender vários clientes com esta demanda eu resolvi fazer um software financeiro e disponibilizar o código fonte de um sistema de contas a pagar e a receber para os visitantes do site.

Note que o visual é bem limpo e agradável. E o melhor: a facilidade de uso. Você pode usá-lo em sua empresa, nas empresas de seus clientes e até mesmo em casa, para controlar as suas finanças pessoais.

Quais recursos foram usados para o desenvolvimento do software?

O código fonte deste software de gestão de controle financeiro foi escrito em PHP e MySQL. Para os recursos visuais eu usei o Bootstrap, jQuery, CSS, jChart, Datatables e algumas outras ferramentas. Todo o código está comentado e não há nada de exibicionismo não, apenas código simples e funcionando 100%. Todas as bibliotecas acompanham o código, de forma que você não precisará baixar e instalar mais nada.

Posso testar o código fonte antes de comprar?

Sim, colocamos aqui no site uma demonstração do sistema em funcionamento. Você pode acessá-lo clicando no link Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema. O usuário é "admin" e a senha é "admin". Pode testar o sistema à vontade e ficaremos gratos se você nos informar sobre algum bug ou até mesmo alguma sugestão para melhoria.

O sistema é fácil de instalar?

Sim, junto com o código fonte nós adicionamos instruções detalhadas de como criar a base de dados e as tabelas do MySQL. Em seguida você só precisa ajustar o servidor, usuário e senha do banco de dados no arquivo config.php, definir o caminho para os uploads das fotos dos usuários, clientes e fornecedores e anexos dos pagamentos e recebimentos e executar o index.php. E o melhor de tudo: com apenas alguns "copiar-colar" você adiciona mais funcionalidades ao sistema, tornando-o ainda mais útil.

Como posso obter este código fonte?

Para mais informações sobre como adquirir este código fonte, instruções para instalação e até mesmo solicitar alterações ou adições no sistema, basta me chamar no WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários

Java para iniciantes - Como inserir comentários em seus códigos Java

Quantidade de visualizações: 13421 vezes
Comentários em Java, assim como em outras linguagens, são ignorados pelo compilador. Em Java, podemos usar dois estilos de comentários:

1) Comentário de uma única linha:

// obtém o resultado do cálculo
int res = 4 + 5; // aqui também pode

2) Comentários de múltiplas linhas:

/*
 Este exemplo mostra como verificar se
 um número é par ou ímpar.  
*/



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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