Você está aqui: Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Ruby Básico

Ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit - Desafio de Programação Resolvido em Ruby

Quantidade de visualizações: 262 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escrever um programa em Ruby para ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit. A fórmula de conversão é: F = ((C * 9) / 5) + 32, sendo F a temperatura em Fahrenheit e C a temperatura em Celsius.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a temperatura em Celsius: 40
40.0 graus Celcius é igual à 104.0 graus Fahrenheit. 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Algoritmo Ruby para converter graus Celcius
# em graus Fahrenheit

# vamos pedir para o usuário informar a temperatura em
# Celsius
print "Informe a temperatura em Celsius: "
celsius = gets.chomp.to_f
    
# vamos converter os graus Celsius para graus
# Fahrenheit
fahrenheit = ((celsius * 9) / 5.0) + 32	

# e agora mostramos o resultado
printf "%f graus Celcius é igual à %f graus Fahrenheit",
  celsius, fahrenheit


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image

Como usar o método FromFile() da classe Image do C# para criar um objeto desta classe a partir de um arquivo de imagem JPG, GIF, PNG, BMP, etc

Quantidade de visualizações: 6882 vezes
Em algumas situações precisamos criar um objeto Image a partir de um arquivo de imagem JPG, GIF, PNG, BMP, etc. Isso pode ser feito por meio do método estático FromFile() da classe Image. Veja sua assinatura:

public static Image FromFile(string filename)
Note que o método recebe uma string identificando o nome do arquivo da imagem e retorna um objeto da classe Image.

Veja um trecho de código no qual usamos o método FromFile() para criar um objeto Image a partir de uma imagem JPG em um determinado diretório. Em seguida usamos a Image construída para exibir a imagem em um PictureBox:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){
  // constrói um objeto Image a partir do endereço da image
  Image imagem = Image.FromFile(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.jpg");
  // atribui a imagem construída à propriedade Image
  pictureBox1.Image = imagem;
}

É importante observar que o método FromFile() pode disparar as seguintes exceções:

a) OutOfMemoryException - O arquivo não contém um formato de imagem válido ou o GDI+ não suporta o formato de pixel para o arquivo.

b) FileNotFoundException - O arquivo de imagem indicado não existe.

Assim, é sempre uma boa idéia colocar o código acima em um bloco try..catch. Veja como isso pode ser feito:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){
  try{
    // constrói um objeto Image a partir do endereço da image
    Image imagem = Image.FromFile(@"C:\estudos_csharp_wf\logoi.jpg");
    // atribui a imagem construída à propriedade Image
    pictureBox1.Image = imagem;
  }
  catch (Exception ex){
    MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " +
      ex.Message.ToString());
  }
}

Há uma sobrecarga do método FromFile() com a seguinte assinatura:

public static Image FromFile(string filename,
  bool useEmbeddedColorManagement)
O parâmetro useEmbeddedColorManagement, quando true, indica que o objeto Image retornado aplicará a correção de cores de acordo com as informações de gerenciamento de cores contidas no arquivo de imagem. As informações contidas no arquivo de imagem podem incluir perfis International Color Consortium (ICC), valores gama e informações de cromaticidade.


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Python para iniciantes - Como importar módulos para seus programas Python

Quantidade de visualizações: 10483 vezes
A importação de módulos para um programa Python é feita com o uso da palavra-chave import seguida pelo(s) nomes(s) do(s) módulo. Veja um exemplo no qual importamos o módulo math:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import math

Caso precise importar mais de um módulo, você pode usar a palavra import mais de uma vez:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import math
import random

ou:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import math, random



C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit

Como obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH usando C++ Builder

Quantidade de visualizações: 5785 vezes
Embora o C++ Builder já nos forneça as ferramentas necessárias para obter a quantidade de caracteres contidos em um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXTLENGTH.

A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

LRESULT SendMessage(          
  HWND hWnd,
  UINT Msg,
  WPARAM wParam,
  LPARAM lParam
);

Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e a mensagem que será enviada ao controle. Os valores para os parâmetros wParam e lParam devem ser 0 (zero). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender)
{
  // vamos obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função
  // SendMessage() e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH
  int tam = SendMessage(Edit1->Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0);

  // vamos mostrar o resultado
  ShowMessage("O Edit contém " + IntToStr(tam) + " caracteres.");
}

Ao executar este exemplo você terá um mensagem com um texto parecido com:

O Edit contém 10 caracteres.


Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable

Como aplicar uma borda colorida a uma célula da JTable do Java Swing ao passar o mouse

Quantidade de visualizações: 11513 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos exibir uma borda colorida às células de uma tabela JTable do Java Swing ao passar o mouse sobre ela. Para isso nós vamos criar uma classe personalizada que herda da classe TableCellRenderer.

Em seguida nós usamos o evento mouseMoved da classe MouseMotionAdapter para aplicar a borda colorida às células.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import javax.swing.*;
import javax.swing.border.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  int linha, coluna;
  Border vermelho = 
     BorderFactory.createLineBorder(Color.red);
  Border vazia = BorderFactory.createEmptyBorder();
   
  public Estudos(){
    super("JTable");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
        {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
        {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
        {"Jussara", "GO", "87.454"},
        {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };
         
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
        Dimension(350, 50));
     
    class CellListener extends MouseMotionAdapter{
      public void mouseMoved(MouseEvent e){
        JTable tb = (JTable)e.getSource();
        linha = tb.rowAtPoint(e.getPoint());
        coluna = tb.columnAtPoint(e.getPoint());
        tb.repaint();
      }
    }
     
    class BordaCelula extends JLabel implements
         TableCellRenderer{
      public BordaCelula(){
        setOpaque(true);
      }
 
      public Component getTableCellRendererComponent (
                 JTable table, Object value,
                 boolean isSelected, boolean hasFocus, 
                 int row, int column){
        if(row == linha && column == coluna){
          this.setBorder(vermelho);
        }
        else{
          this.setBorder(vazia);
        }
         
        this.setText(value.toString());
        return this;
      }
    }
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
     
    tabela.addMouseMotionListener(new CellListener());
     
    tabela.setDefaultRenderer(Object.class, new 
        BordaCelula());
 
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ que mostra como somar os elementos da diagonal secundária de uma matriz

Quantidade de visualizações: 14352 vezes
Exercícios Resolvidos de C++ - Escreva um programa C++ que mostra como somar os elementos da diagonal secundária de uma matriz

Pergunta/Tarefa:

Em álgebra linear, a diagonal secundária de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que [i]i[/i] + [i]j[/i] é igual a n + 1 (onde n é a ordem da matriz). A diagonal secundária de uma matriz quadrada une o seu canto inferior esquerdo ao canto superior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo).

Escreva um programa C++ que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal secundária. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <iomanip>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  int matriz[3][3]; // uma matriz de três linhas e três colunas
  int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal secundária

  // vamos ler os valores para os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 3; i++){ // linhas
    for(int j = 0; j < 3; j++){ // colunas
      cout << "Valor para a linha " << i << " e coluna " << j << ": ";
      cin >> matriz[i][j];       
    }       
  }
  
  // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
  cout << "\n\nValores na matriz\n" << endl;
  for(int i = 0; i < 3; i++){
    for(int j = 0; j < 3; j++){
      cout << setw(5) << matriz[i][j];   
    }
    
    cout << "\n" << endl;       
  }
  
  // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal secundária
  int ordem = 3; // ordem da matriz
  for(int i = 1; i <= 3; i++){
    for(int j = 1; j <= 3; j++){
      if((i + j) == (ordem + 1)){
        soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i - 1][j - 1];
      }
    }
  }
  
  cout << "A soma dos elementos da diagonal secundaria e: " << 
    soma_diagonal << endl;
  cout << "\n" << endl;
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 68 usuários muito felizes estudando em nosso site.