Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Crie uma classe Circulo que possui um construtor que receberá o valor do raio. Inclua um método getArea() para calcular - Exercícios Resolvidos de Ruby

Quantidade de visualizações: 775 vezes
Pergunta/Tarefa:

Programação Orientada a Objetos em Ruby. Crie uma classe Circulo que possui um construtor que receberá o valor do raio. Inclua um método getArea() para calcular e retornar a área do círculo. Inclua também um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo. Finalmente escreva um código para demonstrar o uso da classe.

Sua saída deverá ser parecida com (considerando um raio com valor 5):

A área do círculo é: 78.53981633974483
A circunferência do círculo é: 31.41592653589793
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Ruby:

# definição da classe Circulo
class Circulo
  # construtor da classe
  def initialize(raio)
    @raio = raio
  end
  
  # método que permite calcular a área do círculo
  def getArea()
    return Math::PI * (@raio * @raio)
  end
  
  # método que retorna a circunferência do círculo
  def getCircunferencia()
    return @raio * 2 * Math::PI
  end
end

# vamos criar um objeto da classe Circulo
c = Circulo.new(5)

# vamos mostrar a área do círculo
puts "A área do círculo é: " + c.getArea().to_s

# vamos mostrar a circunferência do círculo
puts "A circunferência do círculo é: " + 
  c.getCircunferencia().to_s


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.