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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor BQuantidade de visualizações: 489 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma: Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7] Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14] Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A. Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do 1.o elemento: 8 Informe o valor do 2.o elemento: 5 Informe o valor do 3.o elemento: 4 Informe o valor do 4.o elemento: 1 Informe o valor do 5.o elemento: 2 Informe o valor do 6.o elemento: 3 Informe o valor do 7.o elemento: 4 Informe o valor do 8.o elemento: 6 Informe o valor do 9.o elemento: 9 Informe o valor do 10.o elemento: 7 Elementos do vetor A: 8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7 Elementos do vetor B: 24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros int vetor_a[] = new int[10]; int vetor_b[] = new int[10]; // agora vamos pedir para o usuário informar os valores // dos elementos do vetor A for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print("Informe o valor do " + (i + 1) + ".o elemento: "); vetor_a[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos construir o vetor B for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ // o índice atual é par? if(i % 2 == 0){ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3; } else{ vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2; } } // vamos mostrar os elementos do vetor A System.out.println("\nElementos do vetor A:\n"); for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){ System.out.print(vetor_a[i] + ", "); } // vamos mostrar os elementos do vetor B System.out.println("\n\nElementos do vetor B:\n"); for(int i = 0; i < vetor_b.length; i++){ System.out.print(vetor_b[i] + ", "); } System.out.println(); } } |
Delphi ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial Delphi para iniciantes: Como usar o laço while do DelphiQuantidade de visualizações: 26437 vezes |
O laço while do Delphi é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado enquanto uma condição for satisfeita. Assim, todas as iterações do laço serão resultados de um teste condicional. Veja um exemplo:procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject); var i: Integer; // variável de controle begin // este laço contará de 0 até 10 i := 0; while i <= 10 do begin ShowMessage(IntToStr(i)); // a mensagem será exibida 10 vezes Inc(i); // vamos incrementar a variável de controle end; end; Aqui nós temos uma variável i que tem seu valor inicial definido como 0. Ao entrarmos no laço while nós verificamos se o valor desta variável é menor ou igual a 10. Se este teste for verdadeiro o laço é executado pela primeira vez. Dentro do laço nós aumentamos o valor da variável de controle em 1. Isso é feito de forma a evitar um laço infinito. O laço então prossegue para a próxima iteração, que ocorre somente após a verificação do resultado do teste condicional. Isso nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (casos nos quais o teste de continuidade do laço falha já na primeira iteração). Veja agora um exemplo no qual usamos um laço while para contar de 10 até 0: procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject); var i: Integer; // variável de controle begin // este laço contará de 10 até 0 i := 10; while i >= 0 do begin ShowMessage(IntToStr(i)); // a mensagem será exibida 10 vezes Dec(i); // vamos decrementar a variável de controle end; end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Apostila de C para iniciantes - Como usar a função fread() da linguagem C para ler todo o conteúdo de um arquivo de uma só vezQuantidade de visualizações: 23138 vezes |
A função fread() se torna muito útil quando precisamos ler grandes blocos ou até mesmo todo o conteúdo de um arquivo. Neste caso, o conteúdo lido é guardado em um buffer para uso posterior. Veja o protótipo desta função:size_t fread(void *ptr, size_t size, size_t count, FILE *stream); Aqui ptr é um ponteiro para o buffer que receberá o conteúdo sendo lido. A capacidade deste buffer deverá ser no mínimo o valor de size multiplicado por count. O parâmetro size é o tamanho em bytes de cada elemento sendo lido. count é o número de elementos a serem lidos e stream é um ponteiro para o arquivo cujo conteúdo será lido. Se a leitura do conteúdo for feita com sucesso, a função fread() retornará a quantidade de elementos lidos com sucesso. No exemplo abaixo estamos lendo caracteres de 1 byte cada. Analise o código cuidadosamente e verá como é fácil modificá-lo para, por exemplo, ler apenas a metade do arquivo de cada vez: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos abrir o arquivo para leitura no modo binário FILE *arquivo = fopen("dados.txt", "rb"); if(arquivo != NULL){ // vamos obter o tamanho do arquivo em bytes fseek(arquivo, 0, SEEK_END); long tam_arquivo = ftell(arquivo); rewind(arquivo); // vamos alocar memória para todo o conteúdo do arquivo char *buffer = (char*)malloc(sizeof(char) * tam_arquivo); // a memória foi alocada com sucesso? if(buffer != NULL){ // vamos copiar o conteúdo do arquivo para o buffer size_t resultado = fread(buffer, 1, tam_arquivo, arquivo); // vamos verificar se a operação foi feita com sucesso if(resultado == tam_arquivo){ puts("O conteudo do arquivo foi lido com sucesso\n\n"); // vamos exibí-lo na tela puts(buffer); } } fclose(arquivo); // fecha o arquivo free(buffer); // libera a memória do buffer } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices) |
Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevicesQuantidade de visualizações: 2868 vezes |
O método getUserMedia() da interface MediaDevices nos permite acessar as entradas de mídias do usuários, tais como áudio e vídeo. Isso facilita o desenvolvimento de aplicações muito interessantes, a saber, tirar foto usando a webcam, gravar áudio a partir do microfone, gravar vídeo a partir da webcam, etc. No entanto, antes de usar o MediaStream retornado pelo método getUserMedia(), é importante saber que o usuário deverá dar a sua permissão. Assim, sempre que o método getUserMedia() é chamado, uma janela de informação é mostrada para que o usuário concorde ou não em permitir o acesso às suas mídias. Veja, por exemplo, como solicitar acesso à webcam/câmera do usuário: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>A interface MediaDevices</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> async function obterMediaUsuario(){ // vamos obter o stream var stream = null; try{ stream = await navigator.mediaDevices.getUserMedia({video: true}); window.alert("A mídia para vídeo foi obtida com sucesso."); // agora podemos fazer algo com o stream aqui } catch(erro){ window.alert("Houve um erro: " + erro); } } // o browser suporta o MediaDevices? if(navigator.mediaDevices){ obterMediaUsuario() } else{ window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices"); } </script> </body> </html> Veja que usamos uma função assíncrona para getUserMedia(). Isso é necessário porque esta função retorna uma Promise que, em caso de sucesso, será convertida em um objeto MediaStream. Se o usuário não permitir o acesso, um erro do tipo NotAllowedError ou NotFoundError será retornado. Alguns navegadores só permitem o uso do método getUserMedia() em ambiente seguro HTTPS ou localhost. Em mais dicas dessa seção você verá como tirar proveito do MediaStream retornado pela função getUserMedia() e também como tratar melhor os erros retornados. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como definir o conteúdo de um elemento HTML usando o método text() do jQueryQuantidade de visualizações: 7389 vezes |
O método text("conteudo") nos permite definir o conteúdo de um elemento HTML de forma muito simplificada. Veja um trecho de código que define o conteúdo de uma DIV com o id "div_1": <script type="text/javascript"> <!-- function definirTexto(){ var texto = "Veja este texto"; // Define o texto para o elemento DIV $('#div_1').text(texto); } //--> </script> Lembre-se de que este método atuará em todos os elementos retornados sob uma determinada condição. Observe ainda que este método substitui "<" e ">" por "<" e ">". O retorno deste método é um objeto jQuery, que pode ser usado para possíveis encadeamentos de chamadas de métodos. |
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