Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais
Card 1 de 6
Introdução às instalações prediais de água fria

Os projetos hidráulicos são indispensáveis às edificações, uma vez que evitam inúmeros problemas nessas instalações e, consequentemente, a necessidade de reparos no sistema de tubulações, que apresentam custos elevados. O desenvolvimento desses projetos deve ser conduzido concomitantemente com os projetos de arquitetura, estrutura, entre outros projetos pertinentes ao edifício, de modo a garantir que haja compatibilização entre todos os requisitos técnicos e econômicos envolvidos.

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Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como criar arrays (vetores e matrizes) usando o objeto ndarray da biblioteca Numpy do Python

Quantidade de visualizações: 3143 vezes
O objeto ndarray é a parte mais importante da biblioteca Numpy do Python. É por meio dele que criamos vetores e matrizes. Quando falamos vetores, estamos nos referindo às matrizes de apenas uma dimensão, ou seja, uma linha e várias colunas.

A forma mais comum de se criar arrays na Numpy é usando funções presentes na biblioteca. Veja:

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos usar o método arange() para construir um
  # vetor de 10 elementos, começando de 0 até 9
  vetor = np.arange(10)

  # vamos mostrar o vetor gerado  
  print(vetor)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

[0 1 2 3 4 5 6 7 8 9]

Depois que criamos o vetor, seus elementos individuais podem ser acessados usando-se o nome da variável usada para representar todo o valor e o índice do elemento que queremos acessar (começando em 0). Veja:

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos usar o método arange() para construir um vetor de
  # 10 elementos, começando de 0 até 9
  vetor = np.arange(10)

  # vamos mostrar o vetor inteiro  
  print("Vetor gerado: ", vetor)

  # vamos mostrar o valor do terceiro elemento
  print("Terceiro elemento: ", vetor[2])

if __name__== "__main__":
  main()

Este código produzirá o seguinte resultado:

Vetor gerado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9]
Terceiro elemento: 2

Uma outra forma de criarmos vetores usando a Numpy, é fornecendo os elementos do vetor como uma list. Veja:

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar um vetor passando uma list
  valores = np.array([4, 12, 50, 8, 32])
  
  # vamos mostrar o resultado
  print("Elementos no vetor:", valores)

if __name__== "__main__":
  main()


Este código vai gerar o seguinte resultado:

Elementos no vetor: [ 4 12 50 8 32]

Agora vamos usar essa mesma abordagem para criar uma matriz de duas dimensões (bidimensional):

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar uma matriz bidimensional passando
  # duas lists dentro de uma list
  valores = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1)])

  # vamos mostrar o resultado
  print("Elementos no vetor:", valores)

if __name__== "__main__":
  main()

Veja o resultado da execução desse código:

Elementos no vetor: [[12 12 50]
 [ 5  3  1]]


Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre as funções de criação e manipulação de vetores e matrizes usando a biblioteca NumPy do Python.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Usando laços for aninhados para desenhar uma pirâmide de números em Java (com o usuário informando a quantidade de linhas)

Quantidade de visualizações: 8906 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que solicita ao usuário um número inteiro. Este número inteiro deverá estar entre 1 e 12 e será usado como a quantidade de linhas em uma pirâmide de números. Você deverá usar laços for aninhados para controlar as linhas e montar a estrutura desejada.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a quantidade de linhas: 5

              1
           2  1  2
        3  2  1  2  3
     4  3  2  1  2  3  4
  5  4  3  2  1  2  3  4  5
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos solicitar a quantidade de linhas
    System.out.print("Informe a quantidade de linhas: ");
    int numLinhas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // não queremos aceitar quantidades de linhas menores que 1 
    // ou maiores que 12
    if((numLinhas < 1) || (numLinhas > 12)){
      System.out.println("O número de linhas deve estar entre 1 e 12");
      System.exit(0);
    }
    
    // este laço externo controla as linhas
    System.out.println();
    for(int linha = 1; linha <= numLinhas; linha++){
      // este laço gera os espaços antes de cada número nas 
      // linhas da pirâmide
      for (int coluna = 1; coluna <= (numLinhas - linha); coluna++){
        System.out.print("   "); // três espaços aqui
      }
      
      // aqui nós exibimos os números de cada linha do lado
      // esquerdo da pirâmide, até o centro
      for(int i = linha; i >= 1; i--){
        // o número da linha é maior ou igual a 10? se for 
        // colocamos um espaço antes do número
        if(i >= 10){
          System.out.print(" " + i);  
        }
        else{ // o número da linha é menor que 10? vamos 
          //colocar dois espaços antes do número
          System.out.print("  " + i);  
        }
      }
      
      // e finalmente exibimos os números de cada linha no 
      // lado direito da pirâmide
      for (int i = 2; i <= linha; i++){
        // o número da linha é maior ou igual a 10? se for 
        // colocamos um espaço antes do número
        if(i >= 10){
          System.out.print(" " + i);  
        }
        else{ // o número da linha é menor que 10? vamos 
          // colocar dois espaços antes do número
          System.out.print("  " + i);  
        }
      }
      
      // gera uma nova linha
      System.out.println();
    }
    
    System.out.println();
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como adicionar itens a uma ListBox do C# Windows Forms via código usando o método Add()

Quantidade de visualizações: 26360 vezes
Nesta dica eu mostrarei como podemos adicionar novos itens a um controle ListBox do C# Windows Forms em tempo de execução, ou seja, quando a aplicação já estiver sendo executada. Para isso nós podemos usar o método Add() do objeto ObjectCollection da classe ListBox.

Veja um trecho de código no qual inserimos quatro nomes de cidades em uma ListBox. Os itens são adicionamos no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
  listBox1.Items.Add("Goiânia");
  listBox1.Items.Add("São Paulo");
  listBox1.Items.Add("Rio de Janeiro");
  listBox1.Items.Add("Curitiba");
}



C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe Graphics

Quantidade de visualizações: 7890 vezes
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics
Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de uma substring em uma string em Ruby usando a função scan()

Quantidade de visualizações: 8434 vezes
Podemos obter a quantidade de vezes em que uma substring aparece em uma string Ruby usando o método scan() da classe String. Este método nos permite executar um bloco de código a cada vez que a substring fornecida a ele for encontrada. Veja o exemplo:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Ruby? Gosto muito de Ruby"
puts "A frase é: " + frase

# vamos obter a quantidade de vezes em que a
# substring "Ruby" aparece na frase
quant = 0
substring = "Ruby"

frase.scan(substring){quant = quant + 1}

# exibe  o resultado
puts "A substring \"Ruby\" aparece " + quant.to_s \
  + " vezes"

Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Ruby? Gosto muito de Ruby
A substring "Ruby" aparece 2 vezes


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

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