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C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como percorrer os caracteres de uma string C usando um laço forQuantidade de visualizações: 17632 vezes |
Como em C uma string é um vetor de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como você pode usar o laço for para acessar cada caractere individualmente e exibí-lo na tela do programa:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char palavra[] = "Arquivo"; // vamos percorrer os caracteres usando um laço for int i; for(i = 0; i < strlen(palavra); i++){ printf("Caractere na posicao %d = %c\n", i, palavra[i]); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Caractere na posicao 0 = A Caractere na posicao 1 = r Caractere na posicao 2 = q Caractere na posicao 3 = u Caractere na posicao 4 = i Caractere na posicao 5 = v Caractere na posicao 6 = o |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data e hora em Ruby usando os métodos mktime() e local() da classe TimeQuantidade de visualizações: 7603 vezes |
Há situações em que precisamos trabalhar com datas e horas no passado ou futuro em Ruby. Para estas situações nós precisamos construir a data ou a data e a hora. Nesta dica mostrarei como usar os métodos mktime() e local() para esta finalidade. Os métodos mktime() e local() são sinônimos e ambos aceitam os seguintes argumentos: # argumentos para mktime Time.mktime(year [, month, day, hour, min, sec, usec) => time #argumentos para local Time.local(year [, month, day, hour, min, sec, usec]) => time Estes métodos criam um novo objeto Time baseado nos parâmetros fornecidos. As unidades de tempo são fornecidas em ordem inversa do mais longo para o mais curto: ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e microsegundos. Todos os parâmetros, exceto ano, são opcionais. Quando não fornecidos, estes parâmetros são automaticamente inicializados com seus menores valores possíveis. O parâmetro de microsegundos (usec) pode ser ignorado em muitas arquiteturas. O valor para as horas deve estar na faixa 0..23 (formato 24 horas). Veja um trecho de código no qual usamos os métodos mktime() e local() para construir uma data e uma data e hora: # constrói uma data usando o método mktime # passando o ano, mês e dia hoje = Time.mktime(2008, 11, 22) # exibe o resultado puts "A data é: " + hoje.to_s # constrói uma data e hora usando o método mktime # passando o ano, mês, dia, horas, minutos e segundos hoje = Time.mktime(2008, 11, 22, 20, 25, 10) # exibe o resultado puts "A data e hora é: " + hoje.to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A data é: 2008-11-22 00:00:00 -0300 A data e hora é: 2008-11-22 20:25:10 -0300 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como escrever uma função para a criação de cookies em JavaScriptQuantidade de visualizações: 135 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma função JavaScript chamada gravarCookie() que recebe o nome, o valor e a duração de dias do cookie. Em outras dicas desse seção você encontra a função que faz a leitura dos cookies criados. Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite gravar um cookie function gravarCookie(nome, valor, diasDuracao){ var dataExpiracao = new Date(); dataExpiracao.setTime(dataExpiracao.getTime() + (diasDuracao * 24 * 3600 * 1000)); document.cookie = nome + "=" + escape(valor) + ((diasDuracao == null) ? "" : "; expires=" + dataExpiracao); } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // cria um cookie que durará um dia gravarCookie("nome_visitante", "Osmar", 1); document.writeln("Cookie criado com sucesso."); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Cookie criado com sucesso. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como abrir e fechar um dispositivo de saída MIDI usando DelphiQuantidade de visualizações: 11484 vezes |
Quando queremos executar sons MIDI no Windows, a primeira tarefa a ser realizada é abrir o dispositivo de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutOpen() da API do Windows. Veja sua assinatura (em C):MMRESULT midiOutOpen( LPHMIDIOUT lphmo, UINT_PTR uDeviceID, DWORD_PTR dwCallback, DWORD_PTR dwCallbackInstance, DWORD dwFlags ); Esta função está traduzida na unit MMSystem.pas do Delphi da seguinte forma: function midiOutOpen(lphMidiOut: PHMIDIOUT; uDeviceID: UINT; dwCallback, dwInstance, dwFlags: DWORD): MMRESULT; stdcall; Antes de continuarmos, vamos entender os parâmetros desta função: lphmo - Este é um ponteiro para um HMIDIOUT (que é simplemente um Integer). Este ponteiro é preenchido com um handle identificando o dispositivo de saída MIDI aberto. Este handle é usado para identificar o dispositivo nas demais chamadas de saída MIDI. uDeviceID - Identificador do dispositivo de saída MIDI a ser aberto. O valor 0 aqui é seguro, visto que este identifica o primeiro dispositivo na lista de dispositivos de saída. Veja minha dica "Como obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema" para mais informações. dwCallback - Um ponteiro para uma função de callback, um handle de evento, um identificador de thread ou um handle para uma janela ou thread chamada durante o playback do MIDI para processar mensagens relacionadas ao processo de playback. Se não houver nada a ser processado, podemos definir o valor 0 para este parâmetro. Dê uma olhada na minha dica relacionada à função MidiOutProc(). dwCallbackInstance - Dados de instância do usuário passados para a função de callback. Este parâmetro não é usado em callbacks de janela e thread. É seguro manter seu valor como 0. dwFlags - Flag de callback para abrir o dispositivo. Por enquanto vamos manter seu valor como CALLBACK_NULL. Veja minhas outras dicas sobre o assunto para aprofundar mais neste parâmetro. Agora que aprendemos mais sobre os parâmetros da função midiOutOpen(), vamos ver como usá-la para abrir um dispositivo de saída MIDI e tocar a nota DÓ média (aquela no meio da escala de notas possíveis). Veja o código completo para a unit: unit Unit2; interface uses Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, StdCtrls, MMSystem; type TForm2 = class(TForm) Button1: TButton; procedure Button1Click(Sender: TObject); private { Private declarations } dispositivo: HMIDIOUT; // dispositivo de saída MIDI public { Public declarations } end; var Form2: TForm2; implementation {$R *.dfm} procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var erro: Word; begin erro := midiOutOpen(@dispositivo, 0, 0, 0, CALLBACK_NULL); // houve erro na abertura do dispositivo de saída MIDI? if (erro <> 0) then begin ShowMessage('Não foi possível abrir o dispositivo MIDI. Erro: ' + IntToStr(erro)); end else begin ShowMessage('Dispositivo MIDI aberto com sucesso.'); // vamos tocar uma nota para nos certificarmos de que o dispositivo // realmente foi aberto e está funcionando // vamos tocar a nota DÓ média e com velocidade máxima midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($90, 60, 127)); // vamos deixar a nota soar um pouco sleep(1000); // vamos silenciar a nota midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($80, 60, 0)); // finalmente vamos fechar o dispositivo MIDI midiOutClose(dispositivo); end; end; end. O primeiro passo foi declarar uma variável do tipo HMIDIOUT: dispositivo: HMIDIOUT; Este é o dispositivo de saída que será usado nas demais chamadas MIDI, incluindo a função midiOutClose(), usada para fechar o dispositivo: midiOutClose(dispositivo); Na API do Windows está função está declarada da seguinte forma: MMRESULT midiOutClose( HMIDIOUT hmo ); Na unit MMSystem.pas do Delphi está função está traduzida da seguinte forma: function midiOutClose(hMidiOut: HMIDIOUT): MMRESULT; stdcall; Veja que só precisamos fornecer o nome da variável representando o dispositivo de saída MIDI aberto no momento para que a função se encarregue de fechá-lo. |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como definir a cor para o contexto de desenho usando o método setColor() da classe Graphics do JavaQuantidade de visualizações: 8831 vezes |
Computação Gráfica em Java - Como desenhar gráficos em Java. Muitas vezes queremos definir com qual cor um determinado desenho será realizado. Isso é feito por meio do uso do método setColor() da classe Graphics. Este método aceita um objeto da classe Color. Veja um exemplo no qual definimos a cor que será usada para desenhar na superfície de um JLabel: import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar Linhas Coloridas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ Graphics graphics = label.getGraphics(); // obtém a cor atual Color corAnt = graphics.getColor(); // desenha linhas coloridas no JLabel graphics.setColor(Color.RED); // vermelho graphics.drawLine(10, 15, 100, 10); graphics.setColor(Color.BLUE); // azul graphics.drawLine(20, 30, 80, 150); graphics.setColor(Color.YELLOW); // amarelo graphics.drawLine(50, 50, 120, 30); graphics.setColor(Color.GREEN); // verde graphics.drawLine(100, 100, 310, 100); // retorna a cor original graphics.setColor(corAnt); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este programa Java Swing você verá quatro linhas desenhadas, cada uma de uma cor diferente. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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