Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Você está aqui: Teste de Conhecimento em Engenharia Civil - Construção Civil
Questão 1 de 60
Acertos: 0
Erros: 0
Aproveitamento: 0,00%
Bem-vindo(a) ao Teste de Conhecimento em Engenharia Civil - Construção Civil.
Nossos testes não possuem limite de tempo, ou seja, você pode passar horas ou dias treinando para provas, concursos e entrevistas.
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como percorrer os caracteres de uma string C usando um laço for

Quantidade de visualizações: 17632 vezes
Como em C uma string é um vetor de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como você pode usar o laço for para acessar cada caractere individualmente e exibí-lo na tela do programa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra[] = "Arquivo";

  // vamos percorrer os caracteres usando um laço for
  int i;
  for(i = 0; i < strlen(palavra); i++){
    printf("Caractere na posicao %d = %c\n", i, palavra[i]);
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Caractere na posicao 0 = A
Caractere na posicao 1 = r
Caractere na posicao 2 = q
Caractere na posicao 3 = u
Caractere na posicao 4 = i
Caractere na posicao 5 = v
Caractere na posicao 6 = o


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como construir uma data e hora em Ruby usando os métodos mktime() e local() da classe Time

Quantidade de visualizações: 7603 vezes
Há situações em que precisamos trabalhar com datas e horas no passado ou futuro em Ruby. Para estas situações nós precisamos construir a data ou a data e a hora. Nesta dica mostrarei como usar os métodos mktime() e local() para esta finalidade.

Os métodos mktime() e local() são sinônimos e ambos aceitam os seguintes argumentos:

# argumentos para mktime
Time.mktime(year [, month, day, hour, min, sec, 
  usec) => time

#argumentos para local
Time.local(year [, month, day, hour, min, sec, 
  usec]) => time


Estes métodos criam um novo objeto Time baseado nos parâmetros fornecidos. As unidades de tempo são fornecidas em ordem inversa do mais longo para o mais curto: ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e microsegundos. Todos os parâmetros, exceto ano, são opcionais. Quando não fornecidos, estes parâmetros são automaticamente inicializados com seus menores valores possíveis. O parâmetro de microsegundos (usec) pode ser ignorado em muitas arquiteturas. O valor para as horas deve estar na faixa 0..23 (formato 24 horas).

Veja um trecho de código no qual usamos os métodos mktime() e local() para construir uma data e uma data e hora:

# constrói uma data usando o método mktime
# passando o ano, mês e dia
hoje = Time.mktime(2008, 11, 22)

# exibe o resultado
puts "A data é: " + hoje.to_s

# constrói uma data e hora usando o método mktime
# passando o ano, mês, dia, horas, minutos e segundos
hoje = Time.mktime(2008, 11, 22, 20, 25, 10)

# exibe o resultado
puts "A data e hora é: " + hoje.to_s

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A data é: 2008-11-22 00:00:00 -0300
A data e hora é: 2008-11-22 20:25:10 -0300


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies

Cookies em JavaScript - Como escrever uma função para a criação de cookies em JavaScript

Quantidade de visualizações: 135 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma função JavaScript chamada gravarCookie() que recebe o nome, o valor e a duração de dias do cookie. Em outras dicas desse seção você encontra a função que faz a leitura dos cookies criados.

Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  // função que permite gravar um cookie
  function gravarCookie(nome, valor, diasDuracao){
    var dataExpiracao = new Date();
    dataExpiracao.setTime(dataExpiracao.getTime() 
      + (diasDuracao * 24 * 3600 * 1000));
    document.cookie = nome + "=" + escape(valor) +
      ((diasDuracao == null) ? "" : "; expires=" + dataExpiracao);
  }
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // cria um cookie que durará um dia
  gravarCookie("nome_visitante", "Osmar", 1);
  document.writeln("Cookie criado com sucesso.");
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Cookie criado com sucesso.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Como abrir e fechar um dispositivo de saída MIDI usando Delphi

Quantidade de visualizações: 11484 vezes
Quando queremos executar sons MIDI no Windows, a primeira tarefa a ser realizada é abrir o dispositivo de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutOpen() da API do Windows. Veja sua assinatura (em C):

MMRESULT midiOutOpen(
  LPHMIDIOUT lphmo,              
  UINT_PTR   uDeviceID,          
  DWORD_PTR  dwCallback,         
  DWORD_PTR  dwCallbackInstance, 
  DWORD      dwFlags             
);

Esta função está traduzida na unit MMSystem.pas do Delphi da seguinte forma:

function midiOutOpen(lphMidiOut: PHMIDIOUT; uDeviceID: UINT;
  dwCallback, dwInstance, dwFlags: DWORD): MMRESULT; stdcall;

Antes de continuarmos, vamos entender os parâmetros desta função:

lphmo - Este é um ponteiro para um HMIDIOUT (que é simplemente um Integer). Este ponteiro é preenchido com um handle identificando o dispositivo de saída MIDI aberto. Este handle é usado para identificar o dispositivo nas demais chamadas de saída MIDI.

uDeviceID - Identificador do dispositivo de saída MIDI a ser aberto. O valor 0 aqui é seguro, visto que este identifica o primeiro dispositivo na lista de dispositivos de saída. Veja minha dica "Como obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema" para mais informações.

dwCallback - Um ponteiro para uma função de callback, um handle de evento, um identificador de thread ou um handle para uma janela ou thread chamada durante o playback do MIDI para processar mensagens relacionadas ao processo de playback. Se não houver nada a ser processado, podemos definir o valor 0 para este parâmetro. Dê uma olhada na minha dica relacionada à função MidiOutProc().

dwCallbackInstance - Dados de instância do usuário passados para a função de callback. Este parâmetro não é usado em callbacks de janela e thread. É seguro manter seu valor como 0.

dwFlags - Flag de callback para abrir o dispositivo. Por enquanto vamos manter seu valor como CALLBACK_NULL. Veja minhas outras dicas sobre o assunto para aprofundar mais neste parâmetro.

Agora que aprendemos mais sobre os parâmetros da função midiOutOpen(), vamos ver como usá-la para abrir um dispositivo de saída MIDI e tocar a nota DÓ média (aquela no meio da escala de notas possíveis). Veja o código completo para a unit:

unit Unit2;

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, StdCtrls, MMSystem;

type
  TForm2 = class(TForm)
    Button1: TButton;
    procedure Button1Click(Sender: TObject);
  private
    { Private declarations }
    dispositivo: HMIDIOUT; // dispositivo de saída MIDI
  public
    { Public declarations }
  end;

var
  Form2: TForm2;

implementation

{$R *.dfm}

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  erro: Word;
begin
  erro := midiOutOpen(@dispositivo, 0, 0, 0, CALLBACK_NULL);

  // houve erro na abertura do dispositivo de saída MIDI?
  if (erro <> 0) then
    begin
      ShowMessage('Não foi possível abrir o dispositivo MIDI. Erro: ' + IntToStr(erro));
    end
  else
    begin
      ShowMessage('Dispositivo MIDI aberto com sucesso.');

      // vamos tocar uma nota para nos certificarmos de que o dispositivo
      // realmente foi aberto e está funcionando

      // vamos tocar a nota DÓ média e com velocidade máxima
      midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($90, 60, 127));
      // vamos deixar a nota soar um pouco
      sleep(1000);
      // vamos silenciar a nota
      midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($80, 60, 0));

      // finalmente vamos fechar o dispositivo MIDI
      midiOutClose(dispositivo);
    end;
end;

end.

O primeiro passo foi declarar uma variável do tipo HMIDIOUT:

dispositivo: HMIDIOUT;

Este é o dispositivo de saída que será usado nas demais chamadas MIDI, incluindo a função midiOutClose(), usada para fechar o dispositivo:

midiOutClose(dispositivo);

Na API do Windows está função está declarada da seguinte forma:

MMRESULT midiOutClose(
  HMIDIOUT hmo  
);

Na unit MMSystem.pas do Delphi está função está traduzida da seguinte forma:

function midiOutClose(hMidiOut: HMIDIOUT): MMRESULT; stdcall;

Veja que só precisamos fornecer o nome da variável representando o dispositivo de saída MIDI aberto no momento para que a função se encarregue de fechá-lo.


Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como definir a cor para o contexto de desenho usando o método setColor() da classe Graphics do Java

Quantidade de visualizações: 8831 vezes
Computação Gráfica em Java - Como desenhar gráficos em Java.

Muitas vezes queremos definir com qual cor um determinado desenho será realizado. Isso é feito por meio do uso do método setColor() da classe Graphics. Este método aceita um objeto da classe Color.

Veja um exemplo no qual definimos a cor que será usada para desenhar na superfície de um JLabel:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar Linhas Coloridas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          // obtém a cor atual
          Color corAnt = graphics.getColor();

          // desenha linhas coloridas no JLabel
          graphics.setColor(Color.RED); // vermelho
          graphics.drawLine(10, 15, 100, 10);
          
          graphics.setColor(Color.BLUE); // azul
          graphics.drawLine(20, 30, 80, 150);
          
          graphics.setColor(Color.YELLOW); // amarelo
          graphics.drawLine(50, 50, 120, 30);
          
          graphics.setColor(Color.GREEN); // verde
          graphics.drawLine(100, 100, 310, 100);    

          // retorna a cor original
          graphics.setColor(corAnt);
        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este programa Java Swing você verá quatro linhas desenhadas, cada uma de uma cor diferente.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 79 usuários muito felizes estudando em nosso site.