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Card 1 de 75
O regime de escoamento laminar

O regime laminar na hidrologia refere-se ao tipo de fluxo de água que ocorre em um corpo d'água, como um rio ou um lago, onde o movimento da água é suave e ordenado. Nesse regime, as camadas de água deslizam umas sobre as outras de maneira paralela, sem causar turbulência.

Esse tipo de fluxo é caracterizado por um baixo número de Reynolds, o que significa que a viscosidade da água é predominante em relação às forças inerciais. O regime laminar é comum em águas calmas ou em seções de rios com baixa inclinação e velocidade de fluxo.

O entendimento do regime laminar é importante para a modelagem de transporte de sedimentos, a qualidade da água e a gestão de recursos hídricos, pois influencia a dinâmica do ecossistema aquático e a erosão das margens.

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C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir horas no formato curto em C# usando o sinalizador {0:t} da função Format() da classe String

Quantidade de visualizações: 127 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o sinalizador {0:t} da função Format() da classe String da linguagem C# para mostrar a hora atual no formato curto, ou seja, horas e minutos.

Veja o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // hora atual no formato curto
      DateTime agora = DateTime.Now;
      
      // mostramos o resultado
      System.Console.WriteLine("Agora são: {0:t}", agora);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Agora são: 09:37

Veja que aqui eu formatei as horas diretamente na saída do programa. Se quisermos, por exemplo, guardar a formatação em uma variável, podemos fazê-lo da seguinte forma:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // hora atual no formato curto
      DateTime agora = DateTime.Now;

      // guardamos o resultado em uma variável
      string horasStr = String.Format("{0:t}", agora);

      // mostramos o resultado
      System.Console.WriteLine("Agora são: " + horasStr);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JList

Como retornar os valores selecionados em uma JList de seleção múltipla do Java Swing usando o método getSelectedValues()

Quantidade de visualizações: 9579 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método getSelectedValues() da classe JList do Java Swing para obter e retornar um vetor (array) contendo os valores selecionados em uma lista de múltipla seleção, ou seja, uma JList que permite a seleção de mais de um elemento por vez.

O método getSelectedValues() retorna um vetor de Object. Note também o uso da constante ListSelectionModel.MULTIPLE_INTERVAL_SELECTION fornecida para o método setSelectionMode() para definir a forma de seleção da JList.

Veja o código Java Swing completo para o exemplo:

package estudos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JList lista;  

  public Estudos() {
    super("A classe JList");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
    
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};

    // Cria a JList
    lista = new JList(nomes);
 
    // Define a seleção múltipla para a lista
    lista.setSelectionMode(
      ListSelectionModel.MULTIPLE_INTERVAL_SELECTION);

    // Um botão que permite obter os valores selecionados
    JButton btn = new JButton("Obter valores selecionados");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          Object[] valores = lista.getSelectedValues();
          String res = "Valores selecionados:\n";

          for(int i = 0; i < valores.length; i++)
            res += valores[i].toString() + "\n";

          JOptionPane.showMessageDialog(null, res);
        }
      }
    );

    // Adiciona a lista à janela
    c.add(new JScrollPane(lista));

    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Mais de um valor pode ser marcado na JList mantendo a tecla Ctrl ou Shift enquanto se clica nos valores desejados.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que calcule e mostre a tabuada de multiplicação de um número digitado pelo usuário (entre 1 e 10)

Quantidade de visualizações: 6637 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular a tabuada de multiplicação para um número digitado pelo usuário. Este número deve estar entre 1 e 10 (inclusive).

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um valor entre 1 e 10: 8

A tabuada do número 8 é:

8 X 1 = 8
8 X 2 = 16
8 X 3 = 24
8 X 4 = 32
8 X 5 = 40
8 X 6 = 48
8 X 7 = 56
8 X 8 = 64
8 X 9 = 72
8 X 10 = 80
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar que o usuário informe um inteiro entre 1 e 10
    System.out.print("Informe um valor entre 1 e 10: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos verificar se o valor está na faixa desejada
    if((numero < 1) || (numero > 10)){
      System.out.println("O número deve ser entre 1 e 10");
    }
    else{
      // o número é válido....vamos exibir a tabuada
      System.out.println("\nA tabuada do número " + numero + " é:\n");
      
      for(int i = 1; i <= 10; i++){
        System.out.println(numero + " X " + i + " = " + (numero * i));  
      }  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Upload de Arquivos

Como fazer upload de arquivos em PHP - Escreva do zero seu código de upload de arquivos e imagens em PHP

Quantidade de visualizações: 10758 vezes
Nesta dica mostrarei como escrever seu primeiro código para upload de arquivos em PHP. Trata-se de um código realmente básico e, depois de aprendê-lo, recomendo que leia as demais dicas desta seção e implemente outras funcionalidades, tais como restringir os tipos e tamanhos dos arquivos a serem enviados ao servidor.

O primeiro passo é definir em qual diretório de sua hospedagem os arquivos enviados serão salvos. Feito isso, verifique se você possui permissão de escrita neste diretório. Se estiver usando Linux, um CHMOD 666 ou 777 deve resolver.

Vamos começar então. Crie uma página contendo o seguinte formulário:

<html>
<head>
<title>Upload de arquivos usando PHP</title>
</head>
<body>

<form action="testes.php" method="post" 
  enctype="multipart/form-data">
Arquivo: <input type="file" name="arquivo"><br>
<input type="submit" name="submit" value="Enviar">
</form>

</body>
</html>

Veja que este formulário aponta para um arquivo testes.php e contém um campo <input type="file"> chamado "arquivo". Tenha este nome em mente para o perfeito entendimento do código. Veja agora o conteúdo do arquivo testes.php:

<?php
  // diretório no qual o arquivo será gravado. este diretório
  // deverá ter permissão de escrita
  $diretorio = "/home/xxx/xxx/xxx/imagens/";
  
  // vamos verificar o código do erro
  if($_FILES['arquivo']['error'] == UPLOAD_ERR_OK){
    // o arquivo foi transferido com sucesso. vamos usar a
    // função move_uploaded_file() para copiá-lo para 
    // seu local definitivo
    move_uploaded_file($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], 
      $diretorio . $_FILES["arquivo"]["name"]);
    echo "Upload feito com sucesso";
  }
  else
    echo "Ocorreu um erro no upload";
?>

Salve os dois arquivos na sua área de hospedagem, acesse a primeira página e envie um arquivo. Se você seguiu as instruções corretamente, o upload será feito com sucesso.

A parte mais importante deste código é o uso da função move_uploaded_file(). Esta função recebe o o local e nome temporário do arquivo e o diretório e nome para o qual o arquivo será enviado em definitivo. Note que usamos o nome original do arquivo na máquina do usuário para salvá-lo com o mesmo nome. É neste procedimento que aproveitamos para remover espaços e caracteres especiais do nome do arquivo. Se você faz parte do mundo Linux entenderá perfeitamente o que estou dizendo.


Java ::: Estruturas de Dados ::: Pilhas

Como criar uma pilha em Java usando um vetor (array) - Estruturas de Dados em Java

Quantidade de visualizações: 2469 vezes
A Pilha é uma estrutura de dados do tipo LIFO - Last-In, First-Out (Último a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Veja a imagem a seguir:



Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Pilha de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado.

Veja o código completo para uma classe Pilha usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos empilhar(), desempilhar() e imprimirPilha():

Código para Pilha.java:

package estudos;

public class Pilha {
  private int elementos[]; // elementos na pilha
  private int topo; // o elemento no topo da pilha
  private int maximo; // a quantidade máxima de elementos na pilha

  // construtor da classe Pilha
  public Pilha(int tamanho) {
    // constrói o vetor
    this.elementos = new int[tamanho];
    // define o topo como -1
    this.topo = -1;
    // ajusta o tamanho da pilha para o valor recebido
    this.maximo = tamanho;
  }

  // método usado para empilhar um novo elemento na pilha
  public void empilhar(int item) {
    // a pilha já está cheia?
    if (this.topo == (this.maximo - 1)) {
      System.out.println("\nA pilha está cheia\n");
    } 
    else {
      // vamos inserir este elemento no topo da pilha
      this.elementos[++this.topo] = item;
    }
  }

  // méodo usado para desempilhar um elemento da pilha
  public int desempilhar() {
    // a pilha está vazia
    if (this.topo == -1) {
      System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
      return -1;
    } 
    else {
      System.out.println("Elemento desempilhado: " + elementos[topo]);
      return this.elementos[this.topo--];
    }
  }

  // método que permite imprimir o conteúdo da pilha
  public void imprimirPilha() {
    // pilha vazia
    if (this.topo == -1) {
      System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
    } 
    else {
      // vamos percorrer todos os elementos da pilha
      for (int i = 0; i <= this.topo; i++) {
        System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]);
      }
    }
  }
}

Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Main usada para testar a funcionalidade da nossa pilha:

Código para Principal.java:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma nova pilha com capacidade para 5 elementos
    Pilha p = new Pilha(5);

    // vamos empilhar 3 elementos
    p.empilhar(34);
    p.empilhar(52);
    p.empilhar(18);

    // vamos mostrar os elementos na pilha
    System.out.println("Itens presentes na Pilha\n");
    p.imprimirPilha();

    // agora vamos remover e retornar dois elementos da pilha
    System.out.println();
    p.desempilhar();
    p.desempilhar();

    // vamos mostrar os elementos na pilha novamente
    System.out.println("\nItens presentes na Pilha\n");
    p.imprimirPilha();
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Itens presentes na Pilha

Item[1]: 34
Item[2]: 52
Item[3]: 18

Elemento desempilhado: 18
Elemento desempilhado: 52

Itens presentes na Pilha

Item[1]: 34


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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