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Como permitir o redimensionamento de uma janela Pygame usando a constante pygame.RESIZABLE

Quantidade de visualizações: 621 vezes
Por padrão, as janelas dos jogos Pygame criadas com uma chamada à função pygame.display.set_mode() não são redimensionáveis, ou seja, o usuário não pode alterar a janela do game em tempo de execução. Se quiser permitir a alteração das dimensões, temos que incluir a constante pygame.RESIZABLE.

Veja como isso é feito no trecho de código Pygame abaixo:

# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *
 
# inicializa a biblioteca
pygame.init()

# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
# junto com a constante que permite o redimensionamento da janela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 600), pygame.RESIZABLE)

# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Meu Jogo de Cartas')
......


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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ que mostra como somar os elementos da diagonal secundária de uma matriz

Quantidade de visualizações: 14259 vezes
Exercícios Resolvidos de C++ - Escreva um programa C++ que mostra como somar os elementos da diagonal secundária de uma matriz

Pergunta/Tarefa:

Em álgebra linear, a diagonal secundária de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que [i]i[/i] + [i]j[/i] é igual a n + 1 (onde n é a ordem da matriz). A diagonal secundária de uma matriz quadrada une o seu canto inferior esquerdo ao canto superior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo).

Escreva um programa C++ que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal secundária. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <iomanip>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  int matriz[3][3]; // uma matriz de três linhas e três colunas
  int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal secundária

  // vamos ler os valores para os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 3; i++){ // linhas
    for(int j = 0; j < 3; j++){ // colunas
      cout << "Valor para a linha " << i << " e coluna " << j << ": ";
      cin >> matriz[i][j];       
    }       
  }
  
  // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
  cout << "\n\nValores na matriz\n" << endl;
......



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética

Quantidade de visualizações: 1307 vezes
Exercício Resolvido de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética

Pergunta/Tarefa:

Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão.

Resposta/Solução:

Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para leitura
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // declara e constrói um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = new int[10];
    
    // vamos ler os valores dos elementos do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor: ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos
    // uma progressão geométrica
    boolean progressao = true;
    // vamos obter a razão
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor: 1
Informe o valor: 2
Informe o valor: 4
Informe o valor: 8
Informe o valor: 16
Informe o valor: 32
Informe o valor: 64
Informe o valor: 128
Informe o valor: 256
Informe o valor: 512
Formam uma progressão geométrica.
A razão é: 2
O primeiro termo é: 1


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como obter o índice inicial e final de um vetor usando as funções Low() e High() da unit System do Delphi

Quantidade de visualizações: 11582 vezes
Como os índices dos vetores em Delphi, diferente de outras linguagens, nem sempre começam em 0, não podemos deduzir que Length() - 1 retornará o índice final do vetor. Desta forma, podemos usar as funções Low() e High(), ambas presentes na unit System.

A função Low() retorna o índice inicial do vetor, enquanto High() retorna o índice final. Veja:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: array[11..20] of Integer;
  inicio, fim: Integer;
begin
  // vamos obter o índice inicial do vetor
  inicio := Low(valores);

  // vamos obter o índice final da vetor
  fim := High(valores);
......


Lembre-se desta dica quando precisar percorrer os elementos de um vetor ou uma matriz usando o laço For da linguagem Delphi.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string termina com uma determinada substring em JavaScript usando a função endsWith()

Quantidade de visualizações: 1369 vezes
O método endsWith() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6.

Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto terminar com uma substring específica e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase termina com a palavra "JavaScript":

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>JavaScript 6</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var frase = "Eu prefiro programar em JavaScript";
  
  if(frase.endsWith("JavaScript")){
......


Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase termina com a palavra JavaScript

É importante ter em mente que a função endsWith() diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversa

Quantidade de visualizações: 4046 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static void exibirInverso(int valor){
  // sua implementação aqui
}
Observe que você poderá usar, na resolução, somente os operadores aritméticos. Não é permitido o uso de métodos adicionais ou presentes em classes da plataforma Java.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 932
O valor invertido é: 239
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio{
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita um valor inteiro ao usuário
    System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
    // lê o valor informado
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // exibe o valor na ordem invertida
    System.out.print("O valor invertido é: ");
......



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