Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Escreva um programa Python para encontrar o segundo maior valor em um vetor de inteiros - Desafio de Programação Resolvido em Python

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Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte array de inteiros:

# vamos declarar e construir um vetor com 5 inteiros
valores = [4, 8, 7, 1, 2]
Escreva um programa Python para encontrar o segundo maior valor em um vetor de inteiros.

Sua saída deverá ser parecida com:

O maior valor é: 8
O segundo maior valor é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# método principal
def main():
  # vamos declarar e construir um vetor com 5 inteiros
  valores = [4, 8, 7, 1, 2]
  
  # vamos assumir que tanto o maior quanto o segundo
  # maior são o primeiro elemento do vetor
  maior = valores[0]
  segundo_maior = valores[0]

  # percorremos todos os elementos do vetor
  for i in range(0, len(valores)):
    # o elemento atual é maior que o maior?
    if (valores[i] > maior):
      # o segundo maior recebe quem era o maior
      segundo_maior = maior
      # e o maior recebe o elemento atual
      maior = valores[i]

    # o elemento atual é menor que o maior e maior que o
    # segundo maior?
    if (valores[i] < maior and valores[i] > segundo_maior):
      # segundo maior recebe o elemento atual
      segundo_maior = valores[i]

  # mostra o resultado
  print("O maior valor é {0}".format(maior))
  print("O segundo maior valor é {0}".format(segundo_maior))
    
if __name__== "__main__":
  main()


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Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Threads em Java - Como definir as prioridades das threads Java

Quantidade de visualizações: 12066 vezes
Quando estamos trabalhando com threads em Java, precisamos estar cientes de que cada thread possui uma prioridade de execução. É por meio da prioridade de cada uma que o gerenciador de threads decidirá qual thread deverá ser executada primeiro.

Por padrão, todas as threads possuem prioridade NORM_PRIORITY. Esta é uma constante que possui o valor 5 e está declarada na classe Thread. Além disso, cada thread herda automaticamente a prioridade da thread que a criou.

As constantes MAX_PRIORITY (prioridade máxima), MIN_PRIORITY (prioridade mínima) e NORM_PRIORITY (prioridade normal) são usadas para definir as prioridades das threads Java. Veja um exemplo no qual temos duas threads. A primeira possui a prioridade máxima enquanto a segunda possui a prioridade mínima:

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// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread extends Thread{
  private String nome;  

  public MinhaThread(String nome){
    this.nome = nome;
  }   

  public void run(){
    for(int i = 1; i <= 20; i++){
      System.out.println(nome + ": " + i);
    }
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread t1 = new MinhaThread("Thread 1");
    t1.setPriority(Thread.MAX_PRIORITY); // prioridade máxima
    t1.start();    

    MinhaThread t2 = new MinhaThread("Thread 2");
    t2.setPriority(Thread.MIN_PRIORITY); // prioridade mínima
    t2.start();
  }
}

Execute este exemplo e veja como a segunda thread só é executada quando a primeira finaliza. Remova as linhas que definem a prioridade e note como o tempo de cada thread é novamente fracionado. É importante ter em mente que aqui estamos falando de um ambiente de processador único. Em ambientes de múltiplos processadores o comportamento pode ser diferente do abordado na dica.

Não devemos confiar em prioridades de threads quando o objetivo é aguardar a finalização de uma thread e só então permitir o processamento das instruções contidas no método run() de outra thread. Para estes casos o recomendável é usar alguma forma para sinalizar as demais threads de que a thread atual concluiu sua tarefa.


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas

Como usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar arcos, curvas e círculos

Quantidade de visualizações: 3893 vezes
O método arc() do objeto Canvas do HTML5 nos permite criar figuras tais como arcos, curvas e círculos. Para isso é importante entender os seus parâmetros:

arc(x, y, radius, ang1, ang2, direction);


Os parâmetros x e y indicam as coordenadas do centro do círculo. O parâmetro radius indica o raio do círculo. Os parâmetros ang1 e ang2 indicam o ângulo inicial e o ângulo final. O parâmetro direction indica a direção do desenho. Se o valor true for informado, a direção será anti-horário. Se for false, o desenho será no sentido horário.

É importante observar que os ângulos são medidos em radianos, não em graus. Assim, o ângulo 0 representa a posição 3 horas no relógio. A posição de 9 horas é (1 * PI), 12 horas é (1.5 * PI) e 6 horas é (0.5 * PI). Portanto, se você quiser desenhar um círculo completo, deverá sair do ângulo 0 e ir até (2 * PI).

Veja um trecho de código que desenha um arco equivalente a um quarto de uma pizza, ou seja, 25%, saindo do ângulo 90º (em graus) e indo até 180º (graus):

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<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>

</body>
</html>

Execute este código e veja que o arco realmente foi desenhado. Seu resultado deverá ser parecido com:



No entanto, para parecer um pedação de pizza, ou seja, o ponto de partida para um gráfico de pizza, é preciso que tenhamos duas linhas ligado esse arco ao centro do círculo. Veja a modificação que fiz:

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<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>

<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
   
  // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
  contexto.moveTo(100, 100);
 
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  // agora desenhamos uma linha de volta para o arco
  contexto.lineTo(100, 100);
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>

</body>
</html>

Execute novamente e veja que agora o efeito ficou bem melhor. Seu resultado deverá ser parecido com:



Para finalizar, vamos colorir o pedação de pizza. Veja a nova versão (com o código completo):

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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
 
<body>
 
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
 
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
     
  // vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
  contexto.beginPath(); // início um novo caminho
   
  // primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
  contexto.moveTo(100, 100);
 
  // o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
  // e vai até o ânculo 180 (graus)
  // as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
  contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
  contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
  contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
 
  // agora desenhamos uma linha de volta para o arco
  contexto.lineTo(100, 100);
 
  // vamos preencher o gráfico
  contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
  contexto.fill(); // preenche de fato
 
  contexto.stroke(); // realiza o desenho    
</script>
 
</body>
</html>

Agora o resultado será:




Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string em Delphi sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função ReplaceText()

Quantidade de visualizações: 11608 vezes
Algumas vezes precisamos substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string mas não queremos diferenciar letras maiúsculas de letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ReplaceText(). Esta função requer a string na qual a substituição ocorrerá, a substring a ser substituída e a nova substring. O resultado será uma nova string resultante da substituição. Veja o exemplo:

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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'PHP? Sim, eu gosto muito de PHP';

  // vamos substituir todas as ocorrências de "PHP" por "Delphi'
  // sem considerar maiúsculas e minúsculas
  frase := ReplaceText(frase, 'Php', 'Delphi');

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage(frase);
end;

Lembre-se de que esta função não diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

C++ Windows API - Como ler o conteúdo de um arquivo usando a função ReadFile() da Win32 API

Quantidade de visualizações: 8654 vezes
A função ReadFile() é usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo. A leitura se inicia na posição zero do arquivo e mantém um ponteiro de arquivo, a partir do qual as leituras subsequentes ocorrerão. Esta função pode ser usada para leituras síncronas e assíncronas. Para leituras apenas assíncronas devemos usar ReadFileEx().

Veja seu protótipo na documentação da API do Windows:

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BOOL WINAPI ReadFile(
  HANDLE hFile,
  LPVOID lpBuffer,
  DWORD nNumberOfBytesToRead,
  LPDWORD lpNumberOfBytesRead,
  LPOVERLAPPED lpOverlapped
);

Antes de vermos um exemplo de como usar a função ReadFile(), vamos dar uma olhada em seus parâmetros:

a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo a partir do qual queremos ler. Tal handle deve ser criado com o direito de acesso GENERIC_READ.

b) LPVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que receberá os dados lidos do arquivo.

c) DWORD nNumberOfBytesToRead - O número máximo de bytes a serem lidos de cada vez. Geralmente este número está relacionado à quantidade de bytes dos elementos do buffer.

d) LPDWORD lpNumberOfBytesRead - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes lidos. A função ReadFile() define o valor desta variável como 0 antes de cada leitura e verificação de erros.

e) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro.

A função ReadFile() retorna quando um erro ocorre ou a quantidade de bytes solicitados é alcançada.

Veja um trecho de código no qual lemos o conteúdo de um arquivo chamado testes.txt:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
#define TAM_BUFFER 256 // tamanho do buffer em bytes

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome do arquivo
  CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
  
  CHAR buffer[TAM_BUFFER]; // buffer para o conteúdo do arquivo
  DWORD nIn; // bytes lidos
  
  // vamos abrir o arquivo para leitura.
  // se o arquivo não existir uma mensagem de erro é exibida.
  HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, FILE_SHARE_READ, NULL,
    OPEN_EXISTING, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);
  if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
    cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;    
  }
  else{
    // arquivo aberto com sucesso. Vamos ler
    while(ReadFile(hArquivo, buffer, TAM_BUFFER, &nIn, NULL) && nIn > 0){
      cout << "Efetuei a leitura de " << nIn << " bytes." << endl;             
      // vamos adicionar o caractere de final de linha
      // caso os bytes lidos não preencham todo o buffer
      buffer[nIn] = 0;
      cout << "Conteudo da leitura: " << buffer << endl;
    }   
  }
    
  // vamos fechar o handle
  CloseHandle(hArquivo);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

PHP para iniciantes - Como usar o tipo de dados float do PHP

Quantidade de visualizações: 12260 vezes
Números de ponto-flutuante, ou float (também conhecido com double ou real) representam números com casas decimais. Assim como o tipo integer, a faixa de limite deste tipo depende da arquitetura da máquina na qual o PHP está sendo executado. A faixa de números de ponto-flutuante em PHP equivale à faixa do tipo de dados double de seu compilador C. Geralmente esta faixa está entre 1.7E-308 e 1.7E+308 com 15 dígitos de precisão. Se precisarmos de uma precisão ainda maior, podemos usar as extensões BC e GMP.

O PHP reconhece números de ponto-flutuante escritos de duas formas diferentes. Eis a que usamos mais comumente:

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3.14
0.017
-7.1

E a forma usando notação científica:

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0.314E1   // 0.314*101, ou 3.14
17.0E-3   // 17.0*10-3, ou 0.017

Valores de ponto-flutuante são apenas representações aproximadas de números. Por exemplo, em muitos sistemas, 3,5 é na verdade representado como 3,4999999999. Isso quer dizer que devemos ter cuidado ao comparar valores de ponto-flutuante usando ==. O mais correto é comparar usando várias casas decimais:

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if(int($a * 1000) == int($b * 1000)){
 // comparação baseada em três casas decimais
}

Se quisermos verificar se uma variável é do tipo float, podemos usar as funções is_float() ou is_real(). Veja:

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<?
  $valor = 0.6;

  if(is_float($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo float';
  }
?>



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

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