Você está aqui: HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 7035 vezes |
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
// e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() E agora um círculo preenchido: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
// e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
// vamos preencher o círculo
contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
contexto.fill(); // preenche de fato
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
|
|
Veja mais Dicas e truques de HTML5 |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |








