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Como usar a API Geolocation do HTML5

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A API Geolocation foi uma das adições mais importantes ao HTML5. Por meio desta API, os usuários podem compartilhar sua localização com seus sites favoritos. Um código JavaScript pode, por exemplo, capturar sua latitude e longitude, enviar para o backend de um servidor web e permitir que algumas aplicações façam coisas tais como encontrar lojas e locais mais próximos de você ou até mesmo mostrar sua localização em um mapa.

Nos dias atuais (março de 2020), a maioria dos navegadores web e dispositivos móveis (celulares, computadores de bordo de veículos, etc) dão suporte à API Geolocation. É claro que, antes de usá-la, temos que estar atentos à algumas considerações:

1) A localização mais precisa é aquela fornecida por um GPS, e este geralmente não está presente em laptops ou desktop. No entanto, alguns sistemas operacionais possuem a capacidade de obter tal localização se você estiver usando posicionamento de WI-FI e também por meio do seu endereço IP (Internet Protocol).

2) O usuário poderá se recusar a fornecer sua localização. Assim, fique atento a este fato e teste sempre a existência da API Geolocation e também a concordância do usuário antes de efetuar alguma ação crucial nas suas aplicações.

3) Alguns navegadores web restringem o acesso à API Geolocation somente em ambiente HTTPs. Fique atento a este detalhe também.

Vamos agora ver um trecho de código JavaScript que verifica a existência da API Geolocation no navegador:

<html>
<head>
  <title>Testando a existência da API Geolocation</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  if(window.navigator.geolocation) {
    window.alert("A API Geolocation foi encontrada.");
......


Notem que o novo objeto geolocation foi adicionado ao objeto navigator, já existente nos navegadores desde suas primeiras versões, e tudo que fizemos foi testar a existência de tal objeto.

Pronto! Agora que já sabemos para que serve a API Geolocation e como verificar a existência do objeto geolocation, o passo seguinte é aprender como detectar a latitude e longitude do usuário. Nesta seção você encontrará mais dicas relacionadas a isso.

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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como obter a quantidade de caracteres em uma palavra ou texto usando a função Length() do Delphi

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Em algumas situações precisamos saber o tamanho de uma string, ou seja, quantos caracteres ela contém. Isso pode ser feito por meio da função Length(). Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
  tamanho: integer; // declara uma variável do tipo inteiro
begin
  nome := 'Osmar';

......


Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string em um valor inteiro em Ruby usando a função to_i da classe String

Quantidade de visualizações: 11020 vezes
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo inteiro. Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_i da classe String.

Veja:

# um número inteiro declarado como string
valor = "34"

# vamos somar este número a um outro
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

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C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como retornar a coluna da célula selecionada em um DataGridView do C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 14363 vezes
Muitas vezes precisamos obter a coluna atual de uma determinada célula selecionada no DataGridView. Isso pode ser feito obtendo-se o índice da coluna da célula selecionada e então fornecendo este índice para a propriedade Columns da classe DataGridView. O retorno será um objeto da classe DataGridViewColumn, que representa uma coluna no DataGridView. Podemos usar esta classe para obter o índice da coluna que contém a célula selecionada, percorrer todas as células de uma determinada coluna, etc.

Veja um trecho de código no qual obtemos o DataGridViewColumn representando a coluna da célula selecionada:

private void button3_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter a coluna da célula selecionada
  DataGridViewColumn colunaAtual = 
    dataGridView1.Columns[dataGridView1.CurrentCell.ColumnIndex];
......



Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em Java dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 988 vezes
Nesta dica de Java veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Java completo para esta tarefa:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para ler os dados
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
    System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: ");
    double x1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: ");
    double y1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
    System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: ");
    double x2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: ");
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
......


temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é primo em C

Quantidade de visualizações: 1992 vezes
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um código C completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int numero, i;
  int primo = 1; // verdadeiro, true
	
  // vamos solicitar um número inteiro positivo
  printf("Informe um número inteiro positivo: ");
  scanf("%d", &numero);
    
  // o número é negativo?
  if(numero < 0){
    printf("Número inválido.\n\n");
  }
  // é 0 ou 1?
  else if((numero == 0) || (numero == 1)){
    printf("Número válido, mas não é primo.\n\n");
  }
......


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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