Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Como usar expressões regulares em Java - Expressões regulares para iniciantes

Quantidade de visualizações: 48167 vezes
O suporte a expressões regulares ou regex tem sido parte da plataforma Java desde a versão 1.4. Contidas no pacote java.util.regex, as classes regex suportam a comparação de padrões de forma similar à linguagem Perl, mas, usando classes e a sintáxe da linguagem Java. Todo o pacote se limita a três classes: Pattern, Matcher e PatternSyntaxException. A versão 1.5 introduziu a interface MatchResult.

Use as duas classes Pattern e Matcher juntas. Defina e expressão regular com a classe Pattern. Então use a classe Matcher para verificar o padrão em relação à fonte de entrada. Uma exceção é lançada quando o padrão tem um erro de sintáxe na expressão.

Estas classes não possuem construtores. Em vez disso, compilamos uma expressão regular para obter um padrão, e então usamos o Pattern retornado para obter seu Matcher baseado na fonte de entrada:

Pattern pattern = Pattern.compile(<regular expression>); 
Matcher matcher = pattern.matcher(<input source>);


Uma vez que tenhamos um Matcher, tipicamente processamos a fonte de entrada a fim de encontrarmos as similaridades contidas. Usa-se o método find() para localizar similaridades do padrão na fonte de entrada. Cada chamada a find() continua a partir do ponto onde a última chamada parou, ou na posição 0 para a primeira chamada. As similaridades encontradas são retornadas pelo método group():

while(matcher.find()){ 
  System.out.printf"Found: \"%s\" from %d to %d.%n", 
......


O código a seguir mostra um programa básico de expressões regulares, que pede ao usuário que informe tanto a expressão regular quanto a string que será comparada:

import java.util.regex.*; 
import java.io.*;

public class Regex{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Console console = System.console(); 

    // Obtém a expressão regular 
    String regex = console.readLine("%nInforme a expressão: "); 
    Pattern pattern = Pattern.compile(regex); 

    // Obtém a entrada 
......


Mas, o que realmente é uma expressão regular? A classe Pattern fornece detalhes mais profundos, mas, basicamente uma expressão regular é uma sequência de caracteres que tenta encontrar semelhanças em outra sequencia de caracteres. Por exemplo, podemos procurar o padrão literal de "eles" duplos "ll" na string "Hello, World". O programa anterior encontraria o padrão "ll" começando na posição 2 e terminando na posição 4. A posição final é a posição do próximo caractere depois do fim do padrão de semelhança.

Strings de padrão como "ll" não são muito interessantes, relatando somente onde elas estão literalmente na fonte de entrada. Padrões de expressões regulares podem incluir meta-caracteres especiais. Meta-caracteres fornecem habilidades poderosas de comparação. É possível usar os 15 caracteres "([{\^-$|]})?*+." como meta-caracteres em expressões regulares.

Alguns meta-caracteres indicam o agrupamento de caracteres. Por exemplo, os caracteres de colchetes [ e ] permitem especificar um grupo de caracteres nos quais uma similaridade ocorre se qualquer um dos caracteres entre colchetes for encontrado no texto. Por exemplo, o padrão "co[cl]a" retornará similaridade com "coca" e "cola". Ele não se igualará a "cocla", uma vez que [] é usado para igualar apenas um caractere. Veremos mais sobre quantificadores mais adiante, quando quisermos encontrar alguma coisa múltiplas vezes.

Além de tentar encontrar caracteres individuais, podemos usar os colchetes [ e ] para igualar uma faixa de caracteres, tais como as letras de j-z, definidas como [j-z]. Isso pode também ser combinado com um literal string, como em "foo[j-z]" que encontraria "fool", mas não encontraria "food", uma vez que l está na faixa de j à z e d não está. Podemos também usar o caractere ^ para representar negação, com um literal string ou uma faixa. O padrão "foo[^j-z]" encontrará palavras que começam como foo mas que não terminem com uma letra de j à z. Assim a string food agora seria encontrada. Faixas múltiplas podem ser combinadas como em [a-zA-Z] para informar as letras de a à z maiúsculas ou minúsculas.

Enquanto literais strings são ótimos como primeira lição sobre expressões regulares, as coisas mais típicas que a maioria das pessoas usam em expressões regulares são as classes de caracteres pré-definidos. É aqui que os meta-caracteres . e \ são importantes. O ponto . é usado para representar qualquer caractere. Assim, a expressão regular ".oney" encontraria money e honey, e qualquer outro conjunto de 5 caracteres que terminem em oney. O caractere \ por sua vez, é usado com outros caracteres para representar um conjunto completo de letras. Por exemplo, enquanto podemos usar [0-9] para representar um conjunto de dígitos, podemos também usar \d. Podemos ainda usar [^0-9] para representar um conjunto de caracteres que não sejam dígitos. Ou podemos usar o caractere \D. Todas estas strings de classes de caracteres são definidas na documentação da plataforma Java para a classe Pattern, uma vez que elas não são fáceis de serem lembradas. Eis aqui um sub-conjunto de algumas classes de caracteres pré-definidos especiais:

* \s -- whitespace (espaço em branco)
* \S -- non-whitespace (não seja espaço em branco)
* \w -- word character [a-zA-Z0-9] (caractere de palavra)
* \W -- non-word character (não caractere de palavra)
* \p{Punct} -- punctuation (pontuação)
* \p{Lower} -- lowercase [a-z] (minúsculas)
* \p{Upper} -- uppercase [A-Z] (maiúsculas)


Se você quiser usar uma destas strings no programa Regex mostrado acima, você as define como mostrado. \s se iguala ao espaço em branco. Se, contudo, você quiser definir a expressão regular via código, você precisa se lembrar que o caractere \ tem tratamento especial. Devemos escapar a string no código fonte:

String regexString = "\\s"; 
......


Aqui, os caracteres \\ representam uma única barra invertida na string. Há outras strings especiais para representar literais strings:

* \t -- tab (tabulação)
* \n -- newline (nova linha)
* \r -- carriage return (retorno de carro)
* \xhh -- hex character 0xhh (caractere hexadecimal)
* \uhhhh -- hex character 0xhhhh (caractere hexadecimal)


Os quantificadores tornam as expressões regulares mais interessantes, pelo menos quando combinados com outras expresssões tais como classes de caracteres. Por exemplo, se quisermos encontrar uma string de três caracteres de a-z, poderíamos usar o padrão "[a-z][a-z][a-z]". Mas não precisamos fazer isso. Em vez de repetir a string, adicionamos um quantificador após o padrão. Para este exemplo específico, "[a-z][a-z][a-z]" pode ser representado como "[a-z]{3}". Para uma quantidade específica, o número vai dentro das chaves {}. Podemos também usar ?, * ou + para representar zero ou uma vez, zero ou mais vezes, ou uma ou mais vezes, respectivamente.

O padrão [a-z]? encontra um caractere de a-z zero ou uma vez. O padrão [a-z]* encontra um caractere de a-z zero ou mais vezes. O padrão [a-z]+ encontra um caractere de a-z uma ou mais vezes.

Use quantificador com cuidado, prestando muita atenção aos quantificadores que permitem zero similaridades.

Quando usamos as chaves {} como quantificadores, devemos definir uma faixa. {3} significa exatamente 3 vezes, mas poderíamos dizer {3,}, que define no mínimo três vezes. O quantificador {3,5} encontra um padrão de 3 a 5 vezes.

Há mais sobre expressões regulares que o que mostramos aqui. A arte de usá-las envolve descobrir a expressão regular correta para a situação atual. Tente diferente expressões com o programa Regex e veja se ele encontra o que você está esperando. Certifique-se de tentar diferentes quantificadores para entender realmente suas diferenças. Observe que quantificadores geralmente tentam incluir o maior número de caracteres para uma similaridade possível.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como acessar os caracteres de uma string individualmente usando índices na linguagem C

Quantidade de visualizações: 9371 vezes
Como em C uma string é vetor (array) de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como esta tarefa pode ser realizada:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra[] = "Arquivo";
 
  // vamos acessar o primeiro caractere da string
  char letra = palavra[0];
  printf("O primeiro caractere e %c\n", letra);
......


Ao executarmos este códigos nós teremos o seguinte resultado:

O primeiro caractere e A
O quinto caractere e i


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como pesquisar substrings em strings usando a função index() da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 8205 vezes
Este exemplo mostra como pesquisar uma substring em uma string usando o método index() do Python. A assinatura desta função é:

index(substring[, start[, end]])


onde substring é a substring a ser pesquisada e start e end são argumentos opcionais que definem os índices de início e fim da pesquisa.

Se a substring não for encontrada, uma exceção do tipo ValueError é levantada. Se for encontrada, o índice do primeiro caractere é retornado.

Veja o código Python completo para a dica:

def main():
  frase = "Gosto de Python e JavaScript"

  try:
    indice = frase.index("Python")
  except ValueError:
    print("A palavra não foi encontrada")
......


Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A palavra foi encontrada no índice 9.


C# ::: Windows Forms ::: TextBox

C# Windows Forms Avançado - Como rolar as linhas de um TextBox para o fundo (parte inferior) usando a API do Windows

Quantidade de visualizações: 6645 vezes
Em algumas situações gostaríamos de rolar para baixo (fundo) o conteúdo de um TextBox de múltiplas. Para isso podemos usar a API do Windows, mais especificamente a mensagem WM_VSCROLL com o valor SB_BOTTOM para seu parâmetro wParam. O valor do parâmetro lParam é zero.

Veja um trecho de código que rola para baixo o conteúdo de um TextBox. Antes de executar este exemplo, tenha a certeza de ter um TextBox de múltiplas, com barras de rolagem e conteúdo que force o aparecimento das barras de rolagem.

Comece adicionando a linha:

using System.Runtime.InteropServices;
......


na seção de usings do seu formulário ou classe. Em seguida adicione o trecho de código abaixo no corpo da classe, como um método:

[DllImport("user32.dll", EntryPoint = "SendMessage", 
  CharSet = CharSet.Auto, SetLastError = true)]
......


Finalmente coloque o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // antes de executar este exemplo certifique-se de que
  // a propriedade Multiline do TextBox esteja definida
  // como true e a propriedade ScrollBars contenha o valor
  // Vertical ou Both
  textBox1.Multiline = true;
  textBox1.ScrollBars = ScrollBars.Vertical;
    
  // constante para a mensagem WM_VSCROLL
  const uint WM_VSCROLL = 0x115;
......



C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Vetores e matrizes em C++ - Como passar vetores e matrizes para as suas funções C++

Quantidade de visualizações: 11726 vezes
Muitas vezes precisamos passar um vetor ou uma matriz C++ para nossas funções. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito. Observe que a passagem de uma matriz para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores da matriz dentro do método será refletida na matriz original:

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
// função usada para exibir os valores
// da matriz
void exibir_matriz(int matriz[], int quant)
{
  for(int i = 0; i < quant; i++){
    cout << matriz[i] << endl;
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
......


Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

54
3
89
6
1


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados TINYINT do MySQL

Quantidade de visualizações: 20271 vezes
O tipo de dados TINYINT do MySQL é usado quando precisamos armazenar valores inteiros que se encaixem na faixa de -128 a 127. Este tipo ocupa 1 byte de espaço (8 bits).

Veja um trecho de código no qual criamos uma tabela MySQL chamada produtos contendo três campos:

CREATE TABLE produtos(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  categoria TINYINT UNSIGNED NOT NULL,
......


Aqui nós usamos o tipo TINYINT para a categoria do produto. Isso quer dizer que poderemos ter no máximo 127 categorias diferentes no sistema. Mas, note o uso do modificador UNSIGNED após o nome do tipo de dados. Este modificador faz com que o valor seja somente positivo, o que altera a faixa de valores positivos para 0 até 255. Valores negativos não serão permitidos.

Veja agora uma instrução SQL INSERT que insere um novo produto na tabela recém-criada:

INSERT INTO produtos VALUES(null, 23, 'CAMISETA REGATA AX');
......


Se o valor fornecido para a categoria estiver fora da faixa permitida para um TINYINT você verá a seguinte mensagem de erro:

Out of range value adjusted for column 'categoria' at row 1 (Erro: 1264)

Vamos verificar o comportamento deste tipo de dados em uma função MySQL? Veja o código que cria uma função somar():

DELIMITER $$

DROP FUNCTION IF EXISTS somar $$
CREATE FUNCTION somar(a TINYINT, b TINYINT) RETURNS TINYINT
......


Veja que os parâmetros e o retorno da função são do tipo TINYINT. Eis uma demonstração de como chamá-la:

SELECT somar(4, 3) AS soma;

Experimente fornecer valores que, quando somados, excedam a capacidade de um TINYINT e observe o comportamento da função.

Para finalizar, note que é comum informarmos o tipo TINYINT com um valor inteiro em parênteses, por exemplo, TINYINT(2). Este número nos parênteses não interfere em nada nos valores a serem armazenados. Ele é usado para controlar a largura do campo na exibição do valor nos resultados de uma query SELECT ou como um lembrete da quantidade de dígitos a serem usados no campo.


Veja mais Dicas e truques de MySQL

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 18 usuários muito felizes estudando em nosso site.