Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
POO - Programação Orientada a Objetos - Ex. 2 - A classe Circulo (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento) - Lista de Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 18839 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Circulo para representar círculos. Esta classe deverá conter os seguintes atributos e métodos: a) Uma variável privada do tipo double chamada raio que guardará o valor do raio atual do circulo. b) Métodos get() e set() públicos que permitem definir e acessar o valor da variável raio. c) Um construtor que recebe o valor do raio como argumento. d) Um método getArea() que calcula e retorna a área do círculo. e) Um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo. f) Um método aumentarRaio() que recebe um valor double e o usa como percentual para aumentar o raio do círculo. Crie uma classe contendo um método main() para testar a funcionalidade da classe Circulo. Eis um exemplo de entrada e saída: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Circulo.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Circulo{ private double raio; // guarda o raio atual do círculo // construtor que recebe o valor do raio como argumento public Circulo(double raio){ this.raio = raio; } // permite obter o raio do círculo public double getRaio(){ return raio; } // permite definir o raio do círculo public void setRaio(double raio){ this.raio = raio; } // obtém a área do círculo public double getArea(){ double area = Math.PI * Math.pow(this.raio, 2); return area; } // obtém a circunferência do círculo public double getCircunferencia(){ double circunferencia = (2 * Math.PI) * this.raio; return circunferencia; } // permite aumentar o raio de acordo com uma porcentagem fornecida public void aumentarRaio(double porcentagem){ this.raio = this.raio + (porcentagem / 100.0) * this.raio; } } Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Circulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Circulo Scanner entrada = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); Circulo c = new Circulo(raio); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); // vamos aumentar o raio do circulo em uma determinada porcentagem System.out.print("\nInforme o percentual de aumento do raio: "); double percentual = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); c.aumentarRaio(percentual); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); } } |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar uma substring de uma string C# usando o método Substring() da classe String - C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 32167 vezes |
Esta dica mostra como obter parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, extrair uma substring a partir de uma string. Isso pode ser feito por meio da função Substring() da classe String da linguagem C#. Veja que temos que fornecer o índice do primeiro caractere (começando em 0) e a quantidade de caracteres que serão obtidos. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto muito de C#"; Console.WriteLine("A frase é: " + frase); // obtém a substring "muito" string substring = frase.Substring(6, 5); Console.WriteLine("Substring obtida: " + substring); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto muito de C# Substring obtida: muito |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlgQuantidade de visualizações: 220 vezes |
Pergunta/Tarefa: Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais: Galinhas = 2 patas Vacas = 4 patas Porcos = 4 patas O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de galinhas: 8 Informe a quantidade de vacas: 3 Informe a quantidade de porcos: 11 Quantidade de animais: 22 Quantidade de patas: 72 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro inicio // vamos ler a quantidade de cada animal escreva("Informe a quantidade de galinhas: ") leia(quant_galinhas) escreva("Informe a quantidade de vacas: ") leia(quant_vacas) escreva("Informe a quantidade de porcos: ") leia(quant_porcos) // vamos calcular a quantidade de animais quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais) // vamos calcular a quantidade de patas quant_patas_total <- quant_galinhas * 2 quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4) quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4) escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total) fimalgoritmo |
C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 15921 vezes |
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza. Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // define a estrutura Livro struct Livro{ char *titulo; int codigo; int paginas; }; // função que aloca e retorna um ponteiro para uma // estrutura Livro struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){ // aloca memória para uma estrutura Livro struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); // preeche os membros da estrutura temp->titulo = titulo; temp->codigo = codigo; temp->paginas = paginas; return temp; } int main(int argc, char *argv[]){ // obtém uma instância da estrutura Livro struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(a != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", a->titulo, a->codigo, a->paginas); } // obtém uma segunda instância da estrutura Livro struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(b != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", b->titulo, b->codigo, b->paginas); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Titulo: Programando em Java Codigo: 345 Paginas: 120 Titulo: JavaScript - Guia Codigo: 540 Paginas: 800 Pressione qualquer tecla para continuar... |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir diretórios em Delphi usando a função RemoveDir()Quantidade de visualizações: 15179 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações Delphi precisam remover diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função RemoveDir() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando o diretório a ser excluído e retorna um valor true se o diretório foi excluído com sucesso e false em caso contrário. Para que o diretório seja excluído com sucesso ele deverá estar vazio. Veja um trecho de código no qual usamos a função RemoveDir() para remover um diretório: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var diretorio: String; begin // vamos excluir o diretório abaixo diretorio := 'C:\estudos_delphi\arquivo'; if RemoveDir(diretorio) then ShowMessage('Diretório excluído com sucesso.') else ShowMessage('Não foi possível excluir o diretório.'); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Diretório excluído com sucesso. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de um determinado caractere em uma string usando a função strpbrk() da linguagem CQuantidade de visualizações: 16012 vezes |
Podemos facilmente obter quantas vezes um determinado caractere aparece em uma palavra, frase ou texto. Para isso, só precisamos usar a função strpbrk() da linguagem C, que retorna um ponteiro para a primeira ocorrência do caractere que estamos pesquisando. A partir daí só precisamos utilizar um laço para atingir a funcionalidade desejada. Lembre-se de que, se o caractere não for encontrado, um ponteiro nulo NULL será retornado:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { char texto[] = "Gosto muito de C e C++"; char letra[] = "o"; char *pos_atual; int quant = 0; pos_atual = strpbrk(texto, letra); while(pos_atual != NULL){ quant++; pos_atual = strpbrk(pos_atual + 1, letra); } printf("A letra \"%s\" foi encontrada %d vezes\n", letra, quant); system("pause"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A letra "o" foi encontrada 3 vezes Pressione qualquer tecla para continuar... |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Android Java - Como usar a classe Toast em suas aplicações Android |
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