Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Um programa que lê um salário e concede um aumento de 20% para os salários inferiores a R$ 800,00 - Desafio de Programação Resolvido em Java

Quantidade de visualizações: 4465 vezes
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê um salário e concede um aumento de 20% para os salários inferiores a R$ 800,00

Pergunta/Tarefa:

A empresa XYZ decidiu conceder um aumento de 20% aos funcionários com salários inferiores a R$ 800,00. Faça um programa Java que solicita o salário do funcionário e mostre o valor do salário reajustado ou uma mensagem, caso o funcionário não tenha direito ao aumento.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o salário: 520
O salário informado foi: 520.0
O salário reajustado é: 530.4 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:



Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como aplicar cores alternadas às colunas de um TDBGrid do Delphi (efeito zebrinha)

Quantidade de visualizações: 9427 vezes
Em algumas situações gostaríamos de aplicar o efeito zebrinha, ou seja, aplicar cores alternadas às colunas de um controle TDBGrid. Esta técnica é muito útil quando temos grids com várias colunas e queremos facilitar a visualização dos dados por parte dos usuários.

A forma mais comum de se aplicar cores alternadas às colunas do DBGrid é por meio do evento OnDrawColumnCell. Veja o trecho de código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.DBGrid1DrawColumnCell(Sender: TObject; const Rect: TRect;
  DataCol: Integer; Column: TColumn; State: TGridDrawState);
var
  grid: TDBGrid;
begin
  // obtém um referência ao DBGrid
  grid := sender as TDBGrid;

  // o número da coluna é par?
  if Odd(DataCol) then
    grid.Canvas.Brush.Color := clWhite
  else
    grid.Canvas.Brush.Color := clYellow;

  // vamos terminar de colorir a célula
  grid.DefaultDrawColumnCell(Rect, DataCol, Column, State);
end;

Execute este código e verá que a primeira coluna é pintada de branco, a segunda de amarelo, a terceira de branco e assim por diante. Note que neste código eu não tratei a seleção de células, na qual a cor do texto se iguala ao branco do fundo da célula. Veja mais dicas nesta seção para saber como realizar esta tarefa você mesmo.

Fique atento ao fato de que este código aplica as cores alternadas às colunas mesmo se estas forem colunas persistentes com cores já definidas por meio do Object Inspector.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Android Java ::: android.widget ::: Toast

Como usar a classe Toast em suas aplicações Android

Quantidade de visualizações: 9819 vezes
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

java.lang.Object 
   android.widget.Toast 

Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivo.estudos;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;

public class EstudosActivity extends Activity
{
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
    {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
        
        Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);         
        button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){             
           public void onClick(View v) {                 
              Toast.makeText(EstudosActivity.this, 
        	 "Bem-vindo à minha aplicação Android", 
        	 Toast.LENGTH_SHORT).show();             
           }         
        });
    }
}

O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<Button 
    android:id="@+id/btn"
    android:layout_height="wrap_content"     
    android:layout_width="wrap_content"     
    android:text="Clique" />

Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Criando dois vetores de inteiros de forma que a soma dos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30

Quantidade de visualizações: 602 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere os seguintes vetores:

# dois vetores de 5 inteiros cada
a = [50, -2, 9, 5, 17]
b = [0 for x in range(5)]
Escreva um programa Python que preencha o segundo vetor de forma que a soma dos respectivos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30.

Sua saída deverá ser parecida com:

Valores no vetor a: 50   -2   9   5   17   
Valores no vetor b: -20   32   21   25   13
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# método principal
def main():
  # dois vetores de 5 inteiros cada
  a = [50, -2, 9, 5, 17]
  b = [0 for x in range(5)]
    
  # vamos preencher o segundo vetor de forma que a soma dos
  # valores de seus elementos seja 30
  for i in range(len(a)):
    b[i] = 30 - a[i]
    
  # vamos mostrar o resultado
  print("Valores no vetor a: ", end="")
  for i in range(len(a)):
    print("{0}  ".format(a[i]), end="") 
    
  print("\nValores no vetor b: ", end="")
  for i in range(len(b)):
    print("{0}  ".format(b[i]), end="") 
  
if __name__== "__main__":
  main()



C++ ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como alocar memória dinâmica usando o operador new do C++

Quantidade de visualizações: 12118 vezes
Em algumas situações precisamos alocar memória dinamicamente. Em C++ isso é feito com o auxílio do operador new. Este operador permite alocar uma determinada quantidade de bytes, alinhados de forma a representar o objeto para o qual queremos reservar memória.

Veja um exemplo de código no qual alocamos memória dinâmica para uma variável do tipo int:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // aloca memória para um objeto do tipo int
  int *ponteiro = new int;

  // vamos definir o valor para o objeto recém-alocado
  *ponteiro = 20;

  // vamos exibir seu valor
  cout << *ponteiro << endl;

  // vamos liberar a memória
  delete ponteiro;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Note que aqui a memória foi alocada e guardada em um ponteiro. Veja também o uso do operador delete para liberar a memória alocada. Isso evita os vazamentos de memória tão frequentes em aplicações que lidam com a memória dinâmica.

É claro que este não é o exemplo mais prático. Qual a vantagem de se alocar memória para um int? Declarar uma variável teria sido mais eficiente.

A alocação de memória dinâmica é mais útil quando estamos lidando com objetos mais complexos que os tipos básicos. Alguns exemplos envolvem a criação de objetos de classes, matrizes, estruturas de dados, etc.

Veja um exemplo no qual temos uma declaração de uma classe chamada Cliente e em seguida alocamos memória para uma instância desta classe:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

// declaração da classe Cliente
class Cliente{
  public:
    Cliente();
    string obterNome();
    void definirNome(string);
  private:
    string nome;
};

// implementação dos métodos da classe
Cliente::Cliente(){} // construtor vazio

// obtém o nome do cliente
string Cliente::obterNome(){
  return this->nome;
}

// define o nome do cliente
void Cliente::definirNome(string nome){
  this->nome = nome;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // aloca memória para um objeto da classe Cliente
  Cliente *c = new Cliente();

  // vamos definir o nome do cliente
  c->definirNome("Osmar J. Silva");

  // vamos exibir o nome do cliente
  cout << c->obterNome() << endl;

  // vamos liberar a memória usada
  delete c;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Nome do cliente: Osmar J. Silva


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como criar funções em Ruby - Como criar e usar funções na linguagem Ruby

Quantidade de visualizações: 7602 vezes
Funções ou métodos em Ruby são definidos usando-se a palavra chave def e finalizando com a palavra end. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# define o método
def escrever
  puts "Estou estudando Ruby"  
end

# efetua uma chamada ao método
escrever

Para definir uma método que aceita parâmetros, as variáveis devem ser colocadas entre parênteses. Estas variáveis são locais e portanto acessíveis somente no corpo do método. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# define o método
def escrever(texto, quant)
  quant.times do
    puts texto
  end
end

# efetua uma chamada ao método
escrever("Estou estudando Ruby", 5)

Ao executar este último exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 143 usuários muito felizes estudando em nosso site.