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Escreva um programa Java para exibir a soma dos cubos de dois números informados pelo usuário. Faça a leitura da entrada do usuário - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 247 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para exibir a soma dos cubos de dois números informados pelo usuário. Faça a leitura da entrada do usuário como um número inteiro tanto para o primeiro número quanto para o segundo. A saída do seu código deverá ser a soma do primeiro número elevado ao cubo mais o segundo número também elevado ao cubo. Sua saída deve ser parecida com: Informe o primeiro número: 4 Informe o segundo número: 3 A soma dos cubos dos dois números é: 91.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os dois números System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos obter a soma dos cubos dos dois números double soma = Math.pow(n1, 3) + Math.pow(n2, 3); // e mostramos o resultado System.out.println("A soma dos cubos dos dois números é: " + soma); } } |
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C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6125 vezes |
A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; // vamos exibir a largura e altura da imagem MessageBox.Show("A imagem carregada possui a largura de " + imagem.Width + " pixels e altura de " + imagem.Height + " pixels."); } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um arquivo existe usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 13950 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado arquivo existe antes de efetuarmos alguma operação. O trecho de código abaixo mostra como você pode implementar uma função file_exists() em C que pode ser usada em seus programas. O segredo aqui é tentar abrir o arquivo passado como argumento para a função. Se o arquivo for aberto com sucesso, sabemos que ele existe e a função retorna o valor 1 (true), do contrário retorna 0 (false):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Implementação de uma função file_exists() em C. Se o arquivo existir o valor 1 (true) será retornado. Caso contrário a função retornará 0 (false). */ int file_exists(const char *filename) { FILE *arquivo; if(arquivo = fopen(filename, "r")) { fclose(arquivo); return 1; } return 0; } int main(int argc, char *argv[]) { // testa se o arquivo existe if(file_exists("c:\\testes.txt")){ printf("O arquivo existe no local especificado.\n"); } else printf("O arquivo NAO existe no local especificado.\n"); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Node.js ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é o Node.js e como baixar, instalar e testar seu funcionamento no WindowsQuantidade de visualizações: 1261 vezes |
O que é o Node.js Então todos os seus amigos estão comentando sobre Node.js e você não tem a mínima idéia do que se trata? Neste pequeno tutorial falaremos um pouco sobre essa ferramenta, faremos o download do instalador no Windows 10 (deve funcionar em outras versões também) e no final testaremos a instalação para termos certeza de que já estaremos prontos para desenvolver algumas idéias. O Node.js é uma plataforma server-side, ou seja, que executa do lado do servidor web e escrito a partir do Google Chrome's JavaScript Engine (V8 Engine), o motor de interpretação e/ou compilação de códigos JavaScript do navegador Google Chrome. Esta ferramenta foi desenvolvida por Ryan Dahl e desde então tem sido adotada em vários projetos web e sofre melhorias a cada versão. O objetivo principal do Node.js é facilitar o desenvolvimento de aplicações web que sejam mais rápidas e de fácil escalabilidade. Este web server (sim, o Node.js é um servidor web tal como o Apache Web Server, Tomcat, etc) usa um modelo direcionado a eventos (event-driven) e sem bloqueio de I/O, o que o torno leve e muito eficiente, perfeito para aplicações de tempo real e acesso intensivo a dados e que possam ser executadas em ambientes distribuidos. O Node.js é uma plataforma open source e cross-platform, ou seja, permite que nossos códigos rodem em diferentes sistemas operacionais com poucas ou nenhuma alteração. Além disso, aplicações Node.js são escritas em JavaScript e são executadas dentro do runtime do próprio Node.js. Para completar, esta ferramenta nos fornece uma extensa biblioteca de módulos JavaScript, o que simplifica ainda mais o desenvolvimento de aplicações web. Baixando e instalando o Node.js Para fazer o download do Node.js, direcione o seu navegador para a URL https://nodejs.org/en/download. Você encontrará os binários e instaladores para Windows, MacOS e Linux. Para este tutorial eu baixei o instalador para o Windows 64-bit Windows Installer (.msi), node-v12.16.3-x64.msi, com o tamanho de 18,8Mb. Execute o instalador e siga o passo-a-passo da instalação. Um detalhe importante é informar, para a instalação, um diretório que não contenha espaços. Veja: Depois de escolhido o local de instalação, continue e logo você verá a seguinte tela: Aqui o instalador nos informa que alguns módulos rpm precisam ser compilados com C/C++ antes de serem instalados. Se você quiser instalar tais módulos, algumas ferramentas tais como Python e o Visual Studio Build Tools deverão ser baixadas. Mas se você não quiser, não precisa se preocupar com isso agora. Apenas clique o botão Next e finalize a instalação. Testando a sua instalação do Node.js Finalizada a instalação, chegou a hora de fazermos o teste. Abra um janela de comando (cmd) e digite: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- node -v Opcionalmente você pode digitar --version em vez de -v. O resultado será a versão do Node.js que você acaba de instalar. Para concluir, vamos testar a interface de linha de comando do Node. Abra de novo a janela de terminal do Windows e digite apenas: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- node Agora você verá o sinal ">" aguardando os seus comandos. Digite algo como: console.log('Que beleza. O Node.js está pronto!'); Pressione a tecla Enter e o Node.js exibirá o conteúdo digitado. Para sair do comando de linha do Node e voltar para o terminal do Windows, basta pressionar Ctrl+D. Pronto! Agora você já pode ver nossas dicas de Node.js e dar continuidade aos seus estudos. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de dimensões de uma matriz em C# usando a propriedade RankQuantidade de visualizações: 7863 vezes |
A propriedade Rank de um array do C# pode ser usada para obtermos a quantidade de dimensões de uma matriz (unidimensional, bidimensional, tridimensional, etc). Esta propriedade retorna um inteiro contendo a quantidade de dimensões. Veja o código para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // cria uma matriz de duas dimensões: quatro linhas // e duas colunas int[,] matriz = new int[4, 2]; // obtém a quantidade de dimensões int dimen = matriz.Rank; Console.WriteLine("Este array possui " + dimen + " dimensões."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Este array possui 2 dimensões. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como ler o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez usando a função fgets() da linguagem CQuantidade de visualizações: 28488 vezes |
A função fgets(), disponível no header cstdio ou stdio.h, é usada para ler caracteres de um arquivo e armazená-los em um vetor de caracteres. Esta função recebe três argumentos. Veja:char *fgets(char *buffer, int num, FILE *file); No exemplo abaixo usamos um laço while() para ler o conteúdo até que o final de arquivo EOF seja encontrado. Desta forma, como sabemos que cada linha no arquivo termina com um marcador de fim de linha, fica fácil ler cada linha. É claro que se a linha sendo lida for maior que o tamanho do buffer, o efeito não será conseguido. Observe ainda que cada linha lida contém o caractere de fim de linha anexado a ela: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> const int TAM_BUFFER = 255; // quantidade de caracteres // a serem lidos no buffer de cada vez int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); char buffer[TAM_BUFFER]; // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL){ // vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo // e armazenar no buffer while(fgets(buffer, TAM_BUFFER, arquivo)){ printf("%s\n", buffer); } fclose(arquivo); // libera o ponteiro para o arquivo } else{ printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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