Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Escreva um programa Java que cria e imprime um número de telefone aleatório no formato 0XX-XXXXX-XXXX (note o zero no início). Os hífens devem - Desafio de Programação Resolvido em Java

Quantidade de visualizações: 218 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que cria e imprime um número de telefone aleatório no formato 0XX-XXXXX-XXXX (note o zero no início). Os hífens devem ser incluídos na saída final. A primeira parte do número não pode conter os dígitos 8 nem 9, e o número formado na terceira parte não pode ser maior que 5487. A segunda parte pode incluir todos os dígitos de 0 a 9 e não há restrição de maior ou menor valor.

Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com:

Resultado: 050-07534-1907
Resultado: 045-93369-0191
Resultado: 031-89386-3050
Resultado: 071-00928-2383
Resultado: 014-76112-5080
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Random;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos precisar da classe Random
    Random rand = new Random();

    // vamos gerar a primeira parte do número do telefone
    int segundo = rand.nextInt(8); // descarta o 8 e o 9
    int terceiro = rand.nextInt(8); // descarta o 8 e o 9
    String parte1 = "0" + segundo + terceiro;
    
    // vamos gerar a segunda parte do número do telefone
    int quarto = rand.nextInt(100000); // descarta maiores que 99999
    String parte2 = Integer.toString(quarto);
    // precisamos adicionar zeros à esquerda do número
    while (parte2.length() < 5){
      parte2 = "0" + parte2;
    }
    
    // vamos gerar a terceira parte do número do telefone
    int quinto = rand.nextInt(5488); // descarta maiores que 5487
    String parte3 = Integer.toString(quinto);
    // precisamos adicionar zeros à esquerda do número
    while (parte3.length() < 4){
      parte3 = "0" + parte3;
    }
    
    // monta o resultado final
    String res_final = parte1 + "-" + parte2 + "-" + parte3;
    System.out.println("Resultado: " + res_final);
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 370 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como acessar os caracteres de uma string C++ individualmente usando um iterador

Quantidade de visualizações: 10919 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar um iterador para percorrer todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós vamos combinar um iterator e as funções begin() e end().

Veja o código C++ completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <string>
#include <iostream>
 
using namespace std;
 
// função principal do programa C++ 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar um objeto da classe string
  string palavra("FACULDADE");
  
  // agora criamos um iterador para a string
  string::iterator it;
   
  // e usamos um laço for para percorrer o iterador
  // do início ao fim 
  for(it = palavra.begin(); it < palavra.end(); it++){
    // e mostramos os caracteres individuais
    cout << *it << "\n";
  } 
     
  cout << "\n" << endl;	    
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

F
A
C
U
L
D
A
D
E


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução switch do C#

Quantidade de visualizações: 26162 vezes
A instrução switch da linguagem C# é útil quando queremos testar condições nas quais o uso de if..else if..else poderia ser considerado excessivo ou não aplicável. Esta instrução recebe uma variável como argumento e testa seu valor por meio de cláusulas case.

Veja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite um número inteiro: ");
  int valor = int.Parse(Console.ReadLine());

  switch(valor){
    case 1:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 1");
      break;
    case 2:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 2");
      break;
    case 3:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 3");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Valor incorreto.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}


Note que a instrução switch possui uma cláusula default para os casos nos quais o valor da variável não estiver presente em nenhuma das cláusulas case. Observe também o uso da instrução break para evitar a avaliação das cláusulas seguintes àquela na qual o valor desejado foi encontrado.

Qualquer objeto, valor ou tipo referência que puder ser convertido em um valor inteiro, caractere, enumeração (enum) ou string pode ser usado como argumento para uma instrução switch. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite uma letra: ");
  char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower());

  switch(letra){
    case "a":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra a");
      break;
    case "b":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra b");
      break;
    case "c":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra c");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Letra inválida.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível haver cláusulas case vazias. Neste caso, o bloco de instruções é executado caso o valor da variável seja encontrado em qualquer uma das cláusulas. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite uma letra: ");
  char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower());

  switch(letra){
    case "a":
    case "b":
      Console.WriteLine("Você digitou a ou b");
      break;
    case "c":
    case "d":
      Console.WriteLine("Você digitou c ou d");
      break;
    case "e":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra e");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Letra inválida.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número em Delphi

Quantidade de visualizações: 13466 vezes
O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em Delphi que permite calcular a potência de um número inteiro:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// uma função recursiva para elevar uma determinada
// base ao seu expoente
function potencia(base, expoente: Integer): Integer;
begin
  if expoente = 0 then
    Result := 1
  else
    Result := base * potencia(base, expoente - 1);
end;

// vamos chamar a função recursiva
// a partir do Click de um botão
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter o resultado de 4 elevado a 3
  ShowMessage('4 ao cubo é igual a: ' +
    IntToStr(potencia(4, 3)));
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while da linguagem Dart

Quantidade de visualizações: 2185 vezes
O laço while (enquanto), ou loop while, é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções ENQUANTO uma condição estiver sendo satisfeita. A condição para a execução desse laço é o retorno de uma condição true ou false.

Veja um exemplo no qual usamos o laço while para contar de 0 até 10:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

void main() {
  int cont = 1;

  while (cont < 10) {
    print(cont);
    cont++; // aumenta cont em 1
  }
}

Este código, quando executado, gera o seguinte resultado:

1
2
3
4
5
6
7
8
9

É importante observar que um laço while pode nunca ser executado. Para isso basta que o teste condicional na entrada do laço retorne um resultado falso.

Veja agora como usar um laço while para encontrar os 10 primeiros múltiplos de 5 e 7:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

void main() {
  int cont = 0;
  int numero = 1;

  // queremos encontrar 10 múltiplos de 5 e 7
  while (cont < 10) {
    if ((numero % 5 == 0) && (numero % 7 == 0)) {
      print(numero);
      cont++;
    }

    // incrementa o número
    numero++;
  }
}

Quando executamos este código nós obtemos o seguinte resultado:

35
70
105
140
175
210
245
280
315
350


Veja mais Dicas e truques de Dart

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 66 usuários muito felizes estudando em nosso site.