Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
||
POO - Programação Orientada a Objetos - Exercício Resolvido 5 - A classe Dado (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento) - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 9577 vezes |
||
Pergunta/Tarefa: Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Para este exercício você deverá criar uma classe Dado para representar um dado e que nos permitirá rolá-lo e tirar valores que variarão de 1 a 6, ou seja, um dado de seis lados. A classe deverá conter os seguintes campos de dados e métodos: a) Um campo de dados constante privado do tipo int que define quantas faces o dado possui. O valor desta constante deverá ser 6. b) Um campo de dados privado do tipo int chamado valorFace que guardará o valor atual da face do dado. c) Um construtor sem argumentos que cria um novo objeto da classe Dado e define o valor da variável valorFace como 1. d) Métodos get() e set() para a variável privada valorFace. O método set() deve garantir que o valor fornecido como argumento esteja dentro da faixa esperada. Se o valor for inválido, exiba uma mensagem "Valor inválido para a face do dado". e) Um método rolar() que vai "rolar" o dado e guardar o resultado na variável valorFace. O valor sorteado deverá estar na faixa de 1 até a quantidade de faces do dado. f) Um método chamado getQuantidadeFaces() que retorna um int representando a quantidade de faces do dado. Crie um método main() para testar a classe Dado. Sua saída deverá ser algo parecido com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Dado.java:
Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Dado:
|
||
![]() |
||
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |