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Como excluir o item selecionado em uma JListQuantidade de visualizações: 11306 vezes |
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/* Este exemplo mostra como excluir o item selecionado em uma JList. */ import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JList lista; public Estudos() { super("A classe JList"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria itens compostos de nomes final String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria um novo DefaultListModel DefaultListModel modelo = new DefaultListModel(); // Atribui elementos ao DefaultListModel for(int i = 0; i < nomes.length; i++){ modelo.addElement(nomes[i]); } // Cria a JList lista = new JList(); // Atribui o DefaultListModel à JList lista.setModel(modelo); // Define a seleção única para a lista lista.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION); // Um botão que permite excluir o item selecionado JButton btn = new JButton("Excluir selecionado"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ int indice = lista.getSelectedIndex(); // exclui o item selecionado if(indice > -1) ((DefaultListModel)(lista.getModel())) .remove(indice); } } ); // Adiciona a lista à janela c.add(new JScrollPane(lista)); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
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PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila PHP para iniciantes - Como testar múltiplas condições usando a construção if...elseif...else da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 9127 vezes |
A construção if...else (se...do contrário) pode ser extendida com o uso de elseif para testar múltiplas condições. Desta forma, você pode ter quantos blocos elseif (ou então se) você desejar. Veja o trecho de código a seguir:<?php $valor = 20; if($valor == 15){ echo "O valor é igual à 15"; } elseif($valor > 15){ ...... Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor é maior que 15 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como pesquisar um item em uma list e removê-lo usando a função remove() do PythonQuantidade de visualizações: 8228 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a função remove() do tipo de dados list para pesquisar um item em uma lista e removê-lo. Observe que, se o item a ser removido não for encontrado, um erro do tipo ValueError será exibido. Veja o código completo para o exemplo: # função principal do programa def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] # exibe a lista print(valores) try: valor = int(input("Informe o valor a ser removido: ")) valores.remove(valor) ...... Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] Informe o valor a ser removido: 2 O valor foi removido com sucesso [5, 12, 2, 3, 32, 18] Observe que a função remove() da list remove apenas o primeiro item encontrado, ou seja, se a lista possuir mais de um valor igual, apenas o primeiro será removido. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
jQuery para iniciantes - Como obter valores de elementos de formulários HTML usando a função val() do jQueryQuantidade de visualizações: 7914 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método val() da biblioteca jQuery para obter o conteúdo dos elementos de formulários HTML. Veja, por exemplo, como obter o conteúdo de uma caixa de texto com o id "nome": <script type="text/javascript"> <!-- function obterTexto(){ var texto = $('#nome').val(); ...... Lembre-se de que este método atuará apenas no primeiro da possível série de elementos retornados sob uma determinada condição. O retorno val() do jQuery é uma string. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHPQuantidade de visualizações: 9649 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } ...... Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe. Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; // uma variável estática que permite contar as instâncias // desta classe public static $contador = 0; // construtor da classe Produto function __construct(){ ...... Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1. É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo: // vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio // de uma referência a uma das instâncias da classe Produto ...... não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado. |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com PythonQuantidade de visualizações: 440 vezes |
Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios. Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science. Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído): # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 0 (incluído) à 10 (não incluído) ...... Ao executar este código teremos um resultado parecido com: O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4] Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja: # importamos o módulo random da bibliteca NumPy from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 50 (incluído) à 101 (não incluído) ...... Agora o resultado será parecido com: O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55] Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja: from numpy import random def main(): # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios # de 1 (incluído) à 21 (não incluído) valores = random.randint(1, 21, 8) # agora vamos converter o vetor para uma matriz ...... Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com: A matriz gerada foi: [[17 5 2 9] ...... A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng(). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Quem Somos |
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
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