Você está aqui: Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se duas palavras são anagramas uma da outra - Solução usando ordenação de strings

Quantidade de visualizações: 276 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dadas duas palavras p1 e p2, escreva um código Java que informa se uma palavra é anagrama da outra. Um anagrama é uma espécie de jogo de palavras criado com a reorganização das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez.

Para esta solução você deverá, obrigatoriamente, usar a ordenação das duas strings em ordem alfabética.

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe a primeira palavra: perda
Informe a segunda palavra: pedra
As duas palavras são anagramas uma da outra.
Resposta/Solução:

Veja a resolução com código comentado em Java:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso



Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Manipulação de imagens em Java - Como converter uma imagem JPG colorida para uma imagem na escala cinza (gray scale)

Quantidade de visualizações: 10804 vezes
Uma das formas mais comuns de se converter uma imagem colorida para uma imagem na escala cinza (grayscale) é desenhar a imagem colorida em um BufferedImage do tipo TYPE_BYTE_GRAY. Veja o resultado na imagem abaixo:



E agora o código completo para o exemplo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso



Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos da interface Set para representar a união de dois ou mais conjuntos na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 3578 vezes
Na teoria dos conjuntos, a união de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que pertencem a pelo menos um destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A união desses dois conjuntos é C = {1, 2, 3, 5, 8, 19, 30}.

Na programação Java podemos representar a união de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

1
2
3
5
8
19
30


Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Laços

Exercícios Resolvidos de Java - Laços - Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões

Quantidade de visualizações: 713 vezes
Exercício Resolvido de Java - Laços - Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões

Pergunta/Tarefa:

Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões:

1) __$S_1 = \frac{1}{1} + \frac{3}{2} + \frac{5}{3} + \frac{7}{4} + \text{...} + \frac{99}{50} __$

2) __$S_2 = \frac{2^1}{50} + \frac{2^2}{49} + \frac{2^3}{48} + \text{...} + \frac{2^\text{50}}{1} __$

3) __$S_3 = \frac{1}{1} - \frac{2}{4} + \frac{3}{9} - \frac{4}{16} + \frac{5}{25} - \text{...} - \frac{10}{100} __$

Resposta/Solução:

Em ambas as expressões nós temos o último termo nos informando os valores limites. Dessa forma, basta fixarmos um laço for ou laço while com estes limites.

Veja a resolução deste exercício em código Java console:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Primeira expressão: 95.5007946616706
Segunda expressão: 1.5608286920413398E15
Terceira expressão: 0.6456349206349207


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Manipulação de arquivos em Java - Como obter o tamanho de um arquivo em bytes usando o método length() da classe File do Java

Quantidade de visualizações: 11710 vezes
A classe File, do pacote java.io da linguagem Java, nos fornece o método length(), que retorna o tamanho de um arquivo em byes. O retorno é do tipo long.

Veja como podemos usá-lo no código abaixo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Tamanho do arquivo em bytes: 143060


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java ArrayList para iniciantes - Como excluir todos os elementos de uma ArrayList usando seu método clear()

Quantidade de visualizações: 10974 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método clear() da classe ArrayList, da linguagem Java, para limpar seu conteúdo, ou seja, excluir todos os seus itens de uma só vez.

Veja o código completo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack +10.000 Dicas e Truques de Programação e +500 Exercícios Resolvidos em Java, Delphi, C#, C, C++, Python, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Liberar Acesso

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A lista contém 4 itens
Agora a lista contém 0 itens


Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: C#
3º lugar: PHP
4º lugar: Python
5º lugar: Delphi
6º lugar: JavaScript
7º lugar: C
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..


© 2021 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados | Versión en Español | Versão em Português