Você está aqui: Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como excluir o item ou itens selecionados em uma TListBox do Delphi usando a função DeleteSelected

Quantidade de visualizações: 12957 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos excluir o item ou os itens selecionados em uma TListBox. Isso pode ser feito com o auxílio do método DeleteSelected da classe TListBox. Veja um trecho de código no qual excluímos apenas o item selecionado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar alguns itens na ListBox
  ListBox1.Items.Add('Goiânia');
  ListBox1.Items.Add('Curitiba');
  ListBox1.Items.Add('Brasilia');
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir o item selecionado
  ListBox1.DeleteSelected;
end;

É possível conseguir o mesmo resultado usando o método Delete() do objeto Items (do tipo TStrings). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir o item selecionado
  ListBox1.Items.Delete(ListBox1.ItemIndex);
end;

Note que o método Delete() do objeto Items exige o índice do elemento a ser removido. Com o método DeleteSelected da classe TListBox esta exigência não existe. Além disso, o método DeleteSelected permite excluir mais de um elemento selecionado, ou seja, ele excluir todos os elementos selecionados. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar alguns itens na ListBox
  ListBox1.Items.Add('Goiânia');
  ListBox1.Items.Add('Curitiba');
  ListBox1.Items.Add('Brasilia');

  // para que este exemplo funcione corretamente, a ListBox
  // deverá permitir seleção múltipla
  ListBox1.MultiSelect := True;
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir todos os itens selecionados
  ListBox1.DeleteSelected;
end;

Execute este código, selecione mais de um item e clique no botão para verificar o resultado.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Java Básico - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 30 - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sênior

Quantidade de visualizações: 3039 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras:

a) De 5 a 7 anos - Infantil;
b) De 8 a 10 anos - Juvenil;
c) De 11 a 15 anos - Adolescente;
d) De 16 a 30 anos - Adulto;
e) Acima de 30 anos - Sênior.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar a idade do nadador
    System.out.print("Informe sua idade: ");
    int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
     
    // vamos verificar a categoria do nadador
    if((idade >= 5) && (idade <= 7)){
      System.out.println("Sua categoria é Infantil");  
    }
    else if((idade >= 8) && (idade <= 10)){
      System.out.println("Sua categoria é Juvenil");  
    }
    else if((idade >= 11) && (idade <= 15)){
      System.out.println("Sua categoria é Adolescente");  
    }
    else if((idade >= 16) && (idade <= 30)){
      System.out.println("Sua categoria é Adulto");  
    }
    else if(idade > 30){
      System.out.println("Sua categoria é Sênior");  
    }
    else{
      System.out.println("Não pertence a nenhuma categoria.");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Sistema

Como retornar a versão do .NET a partir de seus códigos VB.NET usando Environment.Version.ToString()

Quantidade de visualizações: 6901 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber qual a versão do .NET Framework no qual nosso programa VB.NET está sendo executado. Para isso nós podemos usar o método Environment.Version.ToString(), que retorna a versão do Runtime do .NET Framework como uma string.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos obter a versão do .NET 
    Dim versao As String = Environment.Version.ToString()

    ' vamos mostrar o resultado
    Console.WriteLine("A versão do .NET é: " & versao)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

A versão do .NET é: 3.1.23


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas

Como gerar números aleatórios em Python usando o método random.randint() da biblioteca NumPy

Quantidade de visualizações: 2399 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos gerar números inteiros randômicos usando random.randint() da biblioteca NumPy. Note que a geração de números aleatórias é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science.

Veja um exemplo da forma mais simples do uso da função random.randint():

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um número inteiro aleatório de 0 (incluído) à
  # 10 (não incluído) 
  valor = random.randint(10)
  print("O número sorteado foi: ", valor)  

if __name__== "__main__":
  main()


Ao executar este código teremos um resultado parecido com:

O número sorteado foi: 3

Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um número inteiro aleatório de 5 (incluído) 
  # à 10 (não incluído) 
  valor = random.randint(5, 10)
  print("O número sorteado foi: ", valor)  

if __name__== "__main__":
  main()

A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng().


Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Java HashMap - Como fornecer uma chave e obter seu valor correspondente em um HashMap

Quantidade de visualizações: 8749 vezes
O uso de um HashMap só se justifica quando podemos guardar os mapeamentos e recuperá-los de forma rápida e fácil. Para isso, a classe HashMap nos fornece o método get(). Este método recebe a chave a ser pesquisada e retorna o valor associado a ela. Veja sua assinatura:

public V get(Object key)
Se a chave informada não estiver no HashMap, o valor null é retornado. Mas, cuidado, como o HashMap aceita valores null tanto para as chaves quanto para os valores associados a cada chave, é possível que o valor null retornado se refira ao valor associado à chave pesquisada. Uma boa idéia é usar o método containsKey() em conjunto com get().

Veja um exemplo no qual usamos o método get() para retornar o valor associado à chave informada:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();
 
    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
       
    // vamos obter o valor correspondente à chave 2
    String c = clientes.get(2);
 
    // vamos exibir o resultado
    if(c != null){
      System.out.println("O valor para esta chave é: " + c);
    }
    else{
      System.out.println("O HashMap não contém a chave informada.");
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O valor para esta chave é: Salvador Miranda de Andrade


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros void na linguagem C - Curso de Linguagem C para iniciantes

Quantidade de visualizações: 16304 vezes
Em dicas desta seção você aprendeu que é possível criar ponteiros para os mais diferentes tipos. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

int *ponteiro_int;
float *ponteiro_float;
double *ponteiro_double;

Existe, porém, um tipo de ponteiro que pode ser usado com todos os tipos de dados existentes ou ainda a serem criados. Este tipo é conhecido como void, ou seja, um ponteiro genérico e pode ser declarado da seguinte forma:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

void *ponteiro; // ponteiro genérico

Veja um trecho de código no qual usamos um ponteiro genéríco para apontar para variáveis de diferentes tipos:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int valor = 20;
  float valor2 = 5.23;

  void *ponteiro; // ponteiro genérico

  ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro
  printf("%d\n", *(int *)ponteiro);

  ponteiro = &valor2; // aponta para um float
  printf("%0.2f\n", *(float *)ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma observação importante é a necessidade de uma conversão explícita (cast) no momento de desreferenciar um ponteiro genéríco. Neste caso ele precisa ser convertido para o tipo de ponteiro sendo usado no momento. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

printf("%d\n", *(int *)ponteiro);

A parte (int *)ponteiro converte o ponteiro genérico em um ponteiro do tipo int e o símbolo * externo é usado para desreferenciar. Se essa conversão não for feita teremos um aviso e erro na maioria dos compiladores. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

printf("%d\n", *ponteiro);

[Warning] dereferencing 'void *' pointer
invalid use of void expression  

Embora essa conversão seja necessária quando estamos desreferenciando um ponteiro genérico, podemos abrir mão dela na atribuição de um ponteiro genérico a um ponteiro de um tipo específico:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro
int *ponteiro_int = ponteiro;
printf("%d\n", *ponteiro_int);

Para finalizar, saiba que as funções malloc() e calloc() retornam ponteiros void, ou seja, ponteiros genéricos que podem ser atribuídos a ponteiros de qualquer tipos. Neste caso, o ponteiro retornado por estas funções aponta para a primeira posição do bloco de memória requisitada.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 67 usuários muito felizes estudando em nosso site.