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C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em CQuantidade de visualizações: 2673 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int numero, i; int primo = 1; // verdadeiro, true // vamos solicitar um número inteiro positivo printf("Informe um número inteiro positivo: "); scanf("%d", &numero); // o número é negativo? if(numero < 0){ printf("Número inválido.\n\n"); } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ printf("Número válido, mas não é primo.\n\n"); } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ for (i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = 0; // recebe false break; } } if(primo){ printf("O número informado é primo\n\n"); } else{ printf("O número informado não é primo\n\n"); } } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como registrar a quantidade de vezes que o usuário visitou a sua página HTMLQuantidade de visualizações: 106 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos cookies em JavaScript para gravar e exibir para o usuário a quantidade de vezes que ele visitou o nosso site ou página. Veja que, no código, nós temos duas funções: gravarCookie(), que recebe o nome, o valor e a direção do cookie em dias, e obterCookie(), que recebe o nome do cookie e retorna o seu valor. O resultado ficará parecido ao que temos na figura abaixo: ![]() E agora o código JavaScript completo para o exemplo, incluindo a página HTML: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite gravar um cookie function gravarCookie(nome, valor, diasDuracao){ var dataExpiracao = new Date(); dataExpiracao.setTime(dataExpiracao.getTime() + (diasDuracao * 24 * 3600 * 1000)); document.cookie = nome + "=" + escape(valor) + ((diasDuracao == null) ? "" : "; expires=" + dataExpiracao); } // função quer permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ var c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> </HEAD> <BODY> <script type="text/javascript"> // verifica se o visitante já esteve aqui var vezes = obterCookie('visitas'); if(vezes != null){ document.write("<h1>Esta é a sua " + vezes + "ª visita.</h1>"); gravarCookie("visitas", ++vezes, 30); } else{ // é a primeira vez. grave a visita // grava um cookie que durará 30 dias gravarCookie("visitas", 1, 30); document.write("<h1>Esta é a sua primeira visita ao site</h1>"); } </script> </body> </html> |
Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython |
Como definir o texto de um wx.Button do wxPython em tempo de execução usando a função SetLabel()Quantidade de visualizações: 6637 vezes |
O texto (rótulo) de um wx.Button do wxPython pode ser definido em tempo de execução com uma chamada ao método SetLabel(). Este método recebe uma string contendo o novo texto do botão. Veja um exemplo wxPython completo: # vamos importar a biblioteca wxPython import wx # a classe que representa a aplicação wxPython class Janela(wx.Frame): def __init__(self): wx.Frame.__init__(self, None, -1, "Usando wx.Button", size=(350, 200)) # Cria um painel panel = wx.Panel(self) # Cria um botão e o adiciona no painel self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", pos=(10, 10), size=(100, 25)) # Anexa um evento ao botão self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn) # Método que será chamado ao clicar o botão def OnBtnClick(self, event): # novo texto do botão novo_texto = "Fui clicado!" # altera o texto do botão self.btn.SetLabel(novo_texto) if __name__ == "__main__": app = wx.App() janela = Janela() janela.Show(True) app.MainLoop() |
GoLang ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em GoLang dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 1042 vezes |
Nesta dica de Go veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código GoLang completo para esta tarefa: // pacote principal package main // vamos importar o módulo de formatação de // entrada e saída import "fmt" // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var x1, y1, x2, y2, m, n float32 var sinal string // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto fmt.Print("Coordenada x do primeiro ponto: ") fmt.Scanln(&x1) fmt.Print("Coordenada y do primeiro ponto: ") fmt.Scanln(&y1) // vamos ler as coordenadas do segundo ponto fmt.Print("Coordenada x do segundo ponto: ") fmt.Scanln(&x2) fmt.Print("Coordenada y do segundo ponto: ") fmt.Scanln(&y2) sinal = "+" // vamos calcular o coeficiente angular da reta m = (y2 - y1) / (x2 - x1) // vamos calcular o coeficiente linear n = y1 - (m * x1) // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if n < 0 { sinal = "-" n = n * -1 } // mostra a equação reduzida da reta fmt.Printf("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f", m, sinal, n); } Ao executar este código GoLang nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como verificar se uma determinada data é um dia útil usando PHPQuantidade de visualizações: 247 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível usar um código PHP para verificar se uma determinada data é um dia útil. Para isso nós usamos o argumento "w" para retornar um valor inteiro para o dia da semana e testamos se ele é diferente de 0 e 6, ou seja, sábado e domingo. Veja o código PHP completo: <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <?php // data: 22/11/2006 $data = mktime(0, 0, 0, 11, 22, 2006); $dia_semana = date("w", $data); // domingo = 0; // sábado = 6; // verifica sábado e domingo if(($dia_semana != 0) && ($dia_semana != 6)){ echo "Esta data é um dia útil"; } else{ echo "Esta data NÃO é um dia útil"; } ?> </body> </html> Quando executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Esta data é um dia útil |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
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