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Java ::: Classes e Componentes ::: JTree |
Java Swing - Como obter o texto do ítem selecionado na JTreeQuantidade de visualizações: 11164 vezes |
Nesta dica veremos como usar o método getLastSelectedPathComponent() da classe JTable do Java Swing para obter o texto do item (nó) selecionado na árvore. Veja como fazemos um cast (conversão) para um objeto da classe DefaultMutableTreeNode antes de podermos acessar o nó retornado. O resultado será igual ao que temos na imagem abaixo: ![]() Veja o código Java Swing completo para este exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.tree.*; public class Estudos extends JFrame{ JTree arvore; public Estudos(){ super("Exemplo de uma JTree simples"); DefaultMutableTreeNode raiz = montarArvore(); arvore = new JTree(raiz); JButton btn = new JButton("Obter Texto"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ if(!arvore.isSelectionEmpty()){ DefaultMutableTreeNode no = (DefaultMutableTreeNode) arvore.getLastSelectedPathComponent(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "Texto do ítem selecionado: " + no.toString(), "JTree", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE); } } } ); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(arvore); c.add(scrollPane); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } private DefaultMutableTreeNode montarArvore(){ DefaultMutableTreeNode raiz = new DefaultMutableTreeNode("Cidades"); DefaultMutableTreeNode regiao = new DefaultMutableTreeNode("Região"); regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Centro-Oeste")); regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Norte")); regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Sul")); raiz.add(regiao); return raiz; } } |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms |
Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#Quantidade de visualizações: 665 vezes |
Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#. Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo: ![]() Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual. Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create(). Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo. Eis a listagem do código C#: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Windows.Forms; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal(); janela.uidoc = this.ActiveUIDocument; janela.ShowDialog(); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } // classe para representar o formulário public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form { public UIDocument uidoc; public System.Windows.Forms.TextBox txtX0; public System.Windows.Forms.TextBox txtY0; public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0; public System.Windows.Forms.TextBox txtX1; public System.Windows.Forms.TextBox txtY1; public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1; // construtor da classe public JanelaPrincipal() { this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela this.Width = 390; // largura da janela this.Height = 240; // altura da janela // define a posição atual da janela this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen; // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto Label label1 = new Label(); label1.Text = "X Inicial:"; label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20); label1.Height = 15; label1.Width = 80; Label label2 = new Label(); label2.Text = "Y Inicial:"; label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20); label2.Height = 15; label2.Width = 80; Label label3 = new Label(); label3.Text = "Z Inicial:"; label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20); label3.Height = 15; label3.Width = 80; txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40); txtX0.Width = 80; txtX0.Height = 15; txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40); txtY0.Width = 80; txtY0.Height = 15; txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40); txtZ0.Width = 80; txtZ0.Height = 15; Label label4 = new Label(); label4.Text = "X Final:"; label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80); label4.Height = 15; label4.Width = 80; Label label5 = new Label(); label5.Text = "Y Final:"; label5.Location = new System.Drawing.Point(120, 80); label5.Height = 15; label5.Width = 80; Label label6 = new Label(); label6.Text = "Z Final:"; label6.Location = new System.Drawing.Point(220, 80); label6.Height = 15; label6.Width = 80; txtX1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtX1.Location = new System.Drawing.Point(20, 97); txtX1.Width = 80; txtX1.Height = 15; txtY1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtY1.Location = new System.Drawing.Point(120, 97); txtY1.Width = 80; txtY1.Height = 15; txtZ1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtZ1.Location = new System.Drawing.Point(220, 97); txtZ1.Width = 80; txtZ1.Height = 15; // botão que desenha o eixo nas coordenadas indicadas Button button1 = new Button(); button1.Text = "Desenhar Eixo"; button1.Location = new System.Drawing.Point(95, 160); button1.Width = 150; button1.Click += new System.EventHandler(DesenharEixo); // botão que fecha a janela Button button2 = new Button(); button2.Text = "Fechar"; button2.Location = new System.Drawing.Point(265, 160); button2.Width = 80; button2.Click += new System.EventHandler(FecharJanela); // adiciona os controles à janela this.Controls.Add(label1); this.Controls.Add(label2); this.Controls.Add(label3); this.Controls.Add(label4); this.Controls.Add(label5); this.Controls.Add(label6); this.Controls.Add(txtX0); this.Controls.Add(txtY0); this.Controls.Add(txtZ0); this.Controls.Add(txtX1); this.Controls.Add(txtY1); this.Controls.Add(txtZ1); this.Controls.Add(button1); this.Controls.Add(button2); } // função usada para desenhar um novo eixo no documento atual private void DesenharEixo(object sender, System.EventArgs e) { // primeiro obtemos uma referência ao documento atual Document doc = uidoc.Document; // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo XYZ inicio = new XYZ(Double.Parse(txtX0.Text), Double.Parse(txtY0.Text), Double.Parse(txtZ0.Text)); XYZ final = new XYZ(Double.Parse(txtX1.Text), Double.Parse(txtY1.Text), Double.Parse(txtZ1.Text)); // construímos a linha Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final); // iniciamos uma nova transação using(Transaction t= new Transaction(doc)) { t.Start("Criar um novo Grid"); Grid grid = Grid.Create(doc, linhaGeometrica); t.Commit(); } } // função usada para fechar a janela private void FecharJanela(object sender, System.EventArgs e) { this.Close(); } } } Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma matriz é uma matriz identidade usando CQuantidade de visualizações: 1783 vezes |
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero. Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas: ![]() Veja um código C completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int n = 3; // ordem da matriz quadrada int matriz[n][n]; // matriz quadrada int i, j, linha, coluna; int identidade = 1; // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for (i = 0; i < n; i++){ for (j = 0; j < n; j++) { printf("Elemento na linha %d e coluna %d: ", (i + 1), (j + 1)); scanf("%d", &matriz[i][j]); } } // agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade for(linha = 0; linha < n; linha++){ for(coluna = 0; coluna < n; coluna++){ if(matriz[linha][coluna] != 1 && matriz[coluna][linha] != 0){ identidade = 0; break; } } } // agora mostramos a matriz lida printf("\n"); for (i = 0; i < n; i++) { for (j = 0; j < n; j++) { printf("%d ", matriz[i][j]); } printf("\n"); } if (identidade){ printf("\nA matriz informada é uma matriz identidade."); } else{ printf("\nA matriz informada não é uma matriz identidade."); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 1 Elemento na linha 1 e coluna 2: 0 Elemento na linha 1 e coluna 3: 0 Elemento na linha 2 e coluna 1: 0 Elemento na linha 2 e coluna 2: 1 Elemento na linha 2 e coluna 3: 0 Elemento na linha 3 e coluna 1: 0 Elemento na linha 3 e coluna 2: 0 Elemento na linha 3 e coluna 3: 1 1 0 0 0 1 0 0 0 1 A matriz informada é uma matriz identidade. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string C++ começa com uma determinada substring usando a função compare()Quantidade de visualizações: 7954 vezes |
Este exemplo usa a função compare() da classe string para verificar se uma string começa com uma determinada substring em C++. Se o resultado for positivo, o valor 0 é retornado. Do contrário obteremos um valor diferente de 0. Veja a forma da função que usaremos: int compare(size_t pos1, size_t n1, const string& str) const; int compare(size_t pos1, size_t n1, const char* s) const; a) Fornecendo uma variável como parâmetro; b) Fornecendo uma string entre aspas. O truque aqui é fornecer a posição inicial e a quantidade de caracteres que queremos testar. #include <iostream> #include <string> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar duas strings string str1("Gosto de programar em Java"); string str2("Gosto"); // agora vamos testar se a primeira string começa com a segunda if(str1.compare(0, str2.size(), str2) == 0){ cout << "A string começa com \"Gosto\""; } else{ cout << "A string não começa com \"Gosto\""; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A string começa com "Gosto" |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em VB.NETQuantidade de visualizações: 1367 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código VB.NET completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim primo As Boolean = True ' Vamos assumir que o número é primo ' vamos solicitar um número inteiro positivo Console.Write("Informe um número inteiro positivo: ") Dim numero As Integer = Integer.Parse(Console.ReadLine()) ' o número é negativo? If numero < 0 Then Console.WriteLine("Número inválido.") ' é 0 ou 1? ElseIf ((numero = 0) Or (numero = 1)) Then Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo.") ' passou até aqui. Vamos testar se o número é primo Else For i As Integer = 2 To (numero / 2) Step 1 ' se passar no teste, não é primo If (numero Mod i = 0) Then primo = False ' recebe False Exit For End If Next If (primo) Then Console.WriteLine("O número informado é primo") Else Console.WriteLine("O número informado não é primo") End If End If Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VB.NET |
Veja mais Dicas e truques de VB.NET |
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