Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Escreva um método Java que aceita um int como argumento e retorna a diferença entre o número fornecido e o número 13. Se o número for - Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 406 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que aceita um int como argumento e retorna a diferença entre o número fornecido e o número 13. Se o número for maior que 13, retorne o dobro da diferença absoluta.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 7
O resultado é: 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos pedir para o usuário informar um inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int num = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos chamar a função diferenca() e obter seu resultado
    int dif = diferenca(num);
......


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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar a quantidade de vezes que um caractere aparece em uma string Ruby usando a função count()

Quantidade de visualizações: 7978 vezes
O método count() da classe String da linguagem Ruby pode ser usado para obter a quantidade de vezes em que um determinado caractere aparece em uma string. Para isso, só precisamos fornecer o caractere que será pesquisado. O retorno será um número inteiro. Veja o exemplo:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos obter a quantidade de vezes em que o
# caractere "o" aparece na frase
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O caractere "o" aparece 3 vezes


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em JavaScript

Quantidade de visualizações: 1239 vezes
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem JavaScript.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[a^2 = c^2 - b^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem JavaScript:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  var c = 36.056; // medida da hipotenusa
  var b = 30; // medida do cateto adjascente
  
......


Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto oposto é: 20.00087838071118

Como podemos ver, o resultado retornado com o código JavaScript confere com os valores da imagem apresentada.


C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como criar um vector de inteiros em C++ e inserir elementos usando a função push_back()

Quantidade de visualizações: 7137 vezes
Este exemplo mostra como declarar um objeto da classe container vector da STL (Standard Template Library), inserir alguns inteiros usando a função push_back() e percorrê-los usando um iterador.

Veja o código completo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
......


Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

54
13
87


PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

PHP para iniciantes - Como obter a diferença em horas entre duas datas (e suas respectivas horas)

Quantidade de visualizações: 13315 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar as funções mktime() e gmdate() da linguagem PHP para obter e retornar a diferença em horas entre duas datas, e suas horas, é claro. Note que vamos fornecer duas datas diferentes (e suas horas) e vamos obter a diferença entre elas em segundos.

Veja o código completo:

<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>

<?php
  // data e hora inicial = 23/11/2006 - 13:23:15
  $data_inicial = mktime(13, 23, 15, 11, 23, 2006);
  // data e hora final = 23/11/2006 - 10:23:15
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A diferença em horas entre as duas datas é: 09:00:00


Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com Dart

Quantidade de visualizações: 552 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Dart, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Dart que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// vamos importar a biblioteca dart:math
import "dart:math";

// vamos declarar a classe Circulo
class Circulo{
  double xc;
  double yc;
  double raio;
   
  // construtor da classe Circulo 
  Circulo(double xc, double yc, double raio){
    this.xc = xc; // x do centro
    this.yc = yc; // y do centro
    this.raio = raio; // raio do círculo
  }
}

// agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto{
  double x;
  double y;
   
  // construtor da classe Ponto 
  Ponto(double x, double y){
    this.x = x; // coordenada x
......


Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.


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