Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Entrada e Saída em Arquivos (File Input/Output - IO)

Como ler o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez usando o método readLine() da classe RandomAccessFile da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 12951 vezes
Uma das operações mais frequentes em um programa é a leitura do conteúdo de arquivos. A classe RandomAccessFile nos fornece o método readLine() que é muito útil quando precisamos ler as linhas de conteúdo em um arquivo.

O método readLine() lê bytes consecutivos do arquivo, começando na posição atual do ponteiro de arquivos até alcançar um caractere marcador de final de linha ou o fim do arquivo. Cada byte é convertido em um caractere tomando-se o valor do byte para os oito bits de menor ordem do caractere e definindo os oito bits de ordem alta do caractere como zero. Desta forma, este método não suporta Unicode completamente. Uma linha de texto é finalizada por um caractere de retorno de carro ("\r"), um caractere de nova linha ("\n"), um caractere de retorno de carro seguido por um caractere de nova linha, ou o final do arquivo. Caracteres de final de linha não são incluídos na string retornada pelo método.

É importante observar que, a cada chamada ao método readLine(), o ponteiro de arquivo é avançado e posicionado para a leitura subsequente. Veja o exemplo:

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // uma instância de RandomAccessFile para leitura e escrita
    try{
      RandomAccessFile arquivo = 
        new RandomAccessFile("C:\\java\\conteudo.txt", "rw");

      // vamos ler o conteúdo do arquivo uma linha de cada vez
      String linha;
      
      while((linha = arquivo.readLine()) != null){
......


Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Posição do ponteiro: 27
Primeira linha do arquivo
Posição do ponteiro: 53
Segunda linha do arquivo
Posição do ponteiro: 78
Terceira linha do arquivo

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como copiar os caracteres de uma string para outra usando a função strcpy() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 12537 vezes
Pessoas acostumadas com Delphi, Java ou PHP podem pensar que a tarefa de copiar o conteúdo de uma string para outra em C pode ser tão simples quanto o código a seguir:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char frase1[] = "Gosto de PHP";
  char frase2[50]; // pode receber até 49 caracteres
......


Este código não funciona. No Dev-C++ (MingW) a seguinte mensagem de erro de compilação é exibida:

incompatible types in assignment 
......


Em C, a forma correta de copiar os caracteres de uma string para outra é obtendo ponteiros para a posição inicial das duas strings, percorrer todos os caracteres da primeira e atribuí-los um de cada vez nas posições de memória reservadas para a segunda string. Veja o protótipo da função strcpy(), usada para tal finalidade:

char *strcpy(char *destino, const char *origem);
......


Como podemos ver, a função copiará todos os caracteres contidos na string origem para a string destino. É importante observar que a string destino deverá ser declarada de forma que todos os caracteres a serem copiados possam ser acomodados sem que o programa corra o risco de escrever em áreas de memória reservadas a outras finalidades. Veja um exemplo completo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char frase1[] = "Gosto de PHP";
  char frase2[50]; // pode receber até 50 caracteres
......



C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em C++ usando a função sin()

Quantidade de visualizações: 2547 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem C++. Esta função, disponível no header math.h, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

#include <iostream>
#include <math.h>
#include <cstdlib>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Seno de 0 = " << sin(0) << "\n";
  cout << "Seno de 0 = " << sin(1) << "\n";
......


Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0
Seno de 0 = 0.841471
Seno de 0 = 0.909297

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como multiplicar um vetor ou uma matriz por um escalar no NumPy do Python - Python NumPy para Engenharia

Quantidade de visualizações: 3821 vezes
Esta dica de Python e NumPy é direcionada, principalmente, aos estudantes de Engenharia Civil, que se deparam, logo no início do curso, com o estudo da Geometria Analítica e gostariam de entender melhor a multiplicação de vetores por um escalar. Lembre-se de que um escalar é um valor único, enquanto vetores e matrizes são estruturas que guardam vários valores ao mesmo tempo.

Nosso primeiro exemplo será feito em cima de um vetor com os seguintes valores: [3, -5, 4, 1, 9]. O escalar usado será o valor 2, ou seja, temos que multiplicar cada valor no vetor pelo valor 2 e, dessa forma, obtermos um novo vetor.

Veja como a linguagem Python facilita esta operação:

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # declara e cria o vetor
  vetor = np.array([3, -5, 4, 1, 9])
  
  # agora vamos multiplicar este vetor pelo escalar 2
  escalar = 2
  novoVetor = vetor * escalar
......


Este código Python vai gerar o seguinte resultado:

Vetor inicial: [3 -5 4 1 9]
Valor do escalar: 2
Novo vetor: [6 -10 8 2 18]

Veja agora como podemos efetuar a mesma operação em uma matriz de 2 linhas e 3 colunas (recorde que, em Python, uma matriz nada mais é que um vetor de vetores, ou seja, cada elemento do vetor contém outro vetor):

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # declara e cria a matriz
  matriz = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1), (11, 9, 7)])
  
  # agora vamos multiplicar esta matriz pelo escalar 2
  escalar = 2
  novaMatriz = matriz * escalar
......


Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Matriz inicial: [[4 12 50]
[5 3 1]
[11 9 7]]
Valor do escalar: 2
Nova matriz: [[8 24 100]
[10 6 2]
[22 18 14]]


jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX

Apostila jQuery - Quais as diferenças entre os métodos ajax(), get() e post() do jQuery?

Quantidade de visualizações: 10497 vezes
Existem algumas diferenças substanciais entre os métodos ajax(), get() e post(). Conhecê-las e saber quando usar cada um destes métodos poderá tornar seus códigos mais dinâmicos e eficientes.

O método ajax() é o mais completo para requisições HTTP e pode ser usado com mais de um dezena de parâmetros. Este método é considerado um método de nível baixo (low level) já que permite um maior controle sobre a requisição AJAX. Além disso, se precisamos de mais flexibilidade, este é o método a ser usado.

Os métodos get() e post() são métodos de nível mais alto (higher level) e aceitam pouco mais que três parâmetros cada um. Use estes métodos quando não precisar de muito controle sobre a requisição AJAX. Estes métodos, por exemplo, não fornecem formas de tratar possíveis erros na requisição HTTP.

Nesta seção você encontrará exemplos de cada um desses métodos.


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para Engenharia

Quantidade de visualizações: 5006 vezes
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é:

x = raio × coseno(__$\theta__$)
y = raio × seno(__$\theta__$)

E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y):

# importamos a biblioteca NumPy
import math as math
  
def main():
  # vamos ler o raio e o ângulo
  raio = float(input("Informe o raio: "))
  theta = float(input("Informe o theta: "))
  graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ")

  # o theta está em graus?
  if graus == "1":
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio: 1
Informe o theta: 1.57
Theta em graus (1) ou radianos (2): 2
As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00)


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 19 usuários muito felizes estudando em nosso site.