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Como quebrar uma string Java em suas partes usando o método split() da classe StringQuantidade de visualizações: 3502 vezes |
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O método split() da classe String é usado quando queremos quebrar uma string em suas partes e obter, como retorno, um vetor (matriz ou array) de objetos da classe String. Veja sua assinatura:public String[] split(String regex) Veja que o argumento regex é uma expressão regular que será usada para separar as partes da string. Veja um trecho de código no qual separamos todas as palavras de uma frase usando o caractere de espaço como delimitador: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String frase = "Gosto muito de programar em Java e PHP"; // vamos obter as partes da string usando o espaço como delimitador String partes[] = frase.split("\\s+"); // vamos percorrer as partes obtidas for(int i = 0; i < partes.length; i++){ System.out.println(partes[i]); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de programar em Java e PHP Tenha cuidado. Se uma expressão regular inválida for fornecida para o método split(), uma exceção do tipo PatternSyntaxException será atirada. Há uma sobrecarga do método split() com a seguinte assinatura: public String[] split(String regex, int limit) Esta sobrecarga nos permite definir a quantidade de vezes que o padrão da expressão regular será aplicado e afeta a quantidade de partes da string que serão retornados. Veja: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String frase = "Gosto muito de programar em Java e PHP"; // vamos obter as partes da string usando o espaço como delimitador String partes[] = frase.split("\\s+", 3); // vamos percorrer as partes obtidas for(int i = 0; i < partes.length; i++){ System.out.println(partes[i]); } } } Ao executarmos este código o resultado será: Gosto muito de programar em Java e PHP |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar de uma matriz é uma matriz identidade usando PythonQuantidade de visualizações: 908 vezes |
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero. Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas: Veja um código Python completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não: # método principal def main(): n = 3; # ordem da matriz quadrada matriz = [[0 for x in range(n)] for y in range(n)] # matriz quadrada identidade = True # vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for i in range(n): for j in range(n): matriz[i][j] = int(input("Elemento na linha {0} e coluna {0}: ".format( (i + 1), (j + 1)))) # agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade for linha in range(n): for coluna in range(n): if (matriz[linha][coluna] != 1) and (matriz[coluna][linha] != 0): identidade = False break # agora mostramos a matriz lida print() for i in range(n): for j in range(n): print(matriz[i][j], end=' ') print() if identidade: print("\nA matriz informada é uma matriz identidade.") else: print("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 1 Elemento na linha 1 e coluna 2: 0 Elemento na linha 1 e coluna 3: 0 Elemento na linha 2 e coluna 1: 0 Elemento na linha 2 e coluna 2: 1 Elemento na linha 2 e coluna 3: 0 Elemento na linha 3 e coluna 1: 0 Elemento na linha 3 e coluna 2: 0 Elemento na linha 3 e coluna 3: 1 1 0 0 0 1 0 0 0 1 A matriz informada é uma matriz identidade. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 7301 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como criar sua própria função substring() para obter uma substring a partir de uma string em CQuantidade de visualizações: 16553 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring a partir de uma string. A linguagem C já fornece algumas funções que tornam isso possível. No entanto, nenhuma destas funções permite especificar o índice inicial da substring. Sendo assim, o trecho de código abaixo mostra como escrever uma função substring() que permite informar a string de origem, o índice inicial e a quantidade de caracteres que serão obtidos. O retorno da função será um ponteiro para a substring obtida:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> char *substring(char *origem, int inicio, int quant){ char *res = origem; int i = 0; // posição inicial menor que 0 ou // posição inicial muito exagerada? if((inicio < 0) || (inicio > strlen(origem))) inicio = 0; // quantidade de caracteres muito exagerada? if(quant > inicio + strlen(origem)) quant = strlen(origem) - inicio; // obtem os caracteres desejados for(i = 0; i <= quant - 1; i++){ res[i] = origem[inicio + i]; } // marca o fim da string res[i] = '\0'; return res; } int main(int argc, char *argv[]) { char texto[] = "Gosto muito de C e C++"; // não podemos bagunçar a string original char sub_temp[128]; strcpy(sub_temp, texto); // 10 caracteres começando // no índice 6 char *res = substring(sub_temp, 6, 10); // exibe o resultado puts(res); // exibe a string original puts(texto); system("pause"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: muito de C Gosto muito de C e C++ |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante em Ruby usando a função to_f da classe StringQuantidade de visualizações: 6823 vezes |
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo ponto-flutuante (float ou double). Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_f da classe String. Veja o exemplo: # um número fracionário declarado como string valor = "3.5" # vamos somar este número a um outro resultado = 30 + valor.to_f # exibe o resultado puts resultado Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: 33.5 |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço for do Python - Apostila Python para iniciantes - O laço forQuantidade de visualizações: 12467 vezes |
O laço for (laço para) em Python é um pouco diferente daquele encontrado em Java, C ou C++. Na verdade, o laço for da Python está mais para o laço foreach do C# e o novo laço for do Java 1.5. Em Python, o laço for funciona com sequencias (range), ou seja, a cada iteração do laço, um elemento da sequencia é retornado. Vamos ver isso mais de perto. Veja o exemplo a seguir: def main(): for i in range(1, 11): print(i) if __name__== "__main__": main() Este trecho de código exibirá os números de 1 até 10. Veja que o último limite não é incluído na contagem. Este exemplo pode também ser escrito assim: def main(): for i in [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10]: print(i) if __name__== "__main__": main() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
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