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Java Swing - Como retornar o texto do ítem selecionado na JTree

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Nesta dica veremos como usar o método getLastSelectedPathComponent() da classe JTable do Java Swing para obter o texto do item (nó) selecionado na árvore. Veja como fazemos um cast (conversão) para um objeto da classe DefaultMutableTreeNode antes de podermos acessar o nó retornado.

O resultado será igual ao que temos na imagem abaixo:



Veja o código Java Swing completo para este exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.tree.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTree arvore;  
 
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma JTree simples");
     
    DefaultMutableTreeNode raiz = montarArvore();
    arvore = new JTree(raiz);  
 
    JButton btn = new JButton("Obter Texto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          if(!arvore.isSelectionEmpty()){
            DefaultMutableTreeNode no = (DefaultMutableTreeNode)
              arvore.getLastSelectedPathComponent();
 
            JOptionPane.showMessageDialog(null,
          "Texto do ítem selecionado: " + no.toString(), 
          "JTree", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
          }
        }
      }
    );
 
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(arvore);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
     
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  private DefaultMutableTreeNode montarArvore(){ 
    DefaultMutableTreeNode raiz = new DefaultMutableTreeNode("Cidades"); 
    DefaultMutableTreeNode regiao = new DefaultMutableTreeNode("Região"); 
    regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Centro-Oeste"));
    regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Norte"));
    regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Sul"));     
          
    raiz.add(regiao); 
    return raiz; 
  }
}


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Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para Engenharia

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Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é:

x = raio × coseno(__$\theta__$)
y = raio × seno(__$\theta__$)

E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y):

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; programa LISP que converte Coordenadas Polares
; em Coordenadas Cartesianas
(let((raio)(theta)(graus)(x)(y))
  ; vamos ler o raio e o ângulo
  (princ "Informe o raio: ")
  (force-output)
  (setq raio (read))
  (princ "Informe o theta: ")
  (force-output)
  (setq theta (read))
  (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ")
  (force-output)
  (setq graus (read))
  
  ; o theta está em graus?
  (if(eq graus 1)
    (setq theta (* theta (/ pi 180.0)))    
  )
  
  ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas 
  (setq x (* raio (cos theta)))
  (setq y (* raio (sin theta)))
  
  ; exibimos o resultado
  (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)"
    x y)
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio: 1
Informe o theta: 1.57
Theta em graus (1) ou radianos (2): 2
As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00)


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como repetir os elementos de um vetor ou matriz usando a função repeat() da NumPy do Python

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A função repeat() da biblioteca NumPy do Python é usada quando queremos repetir os elementos de um vetor ou matriz um determinado número de vezes. Em sua forma mais simples esta função pede um array e um número inteiro indicando a quantidade de repetições.

Veja o código Python completo para o exemplo:

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# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar um vetor contendo 5 elementos
  vetor = np.array([5, 3, 9, 1, 4])

  # agora vamos aplicar a função repeat() a este vetor
  novo_vetor = np.repeat(vetor, 3)

  # vamos mostrar o resultado
  print("O vetor original é: {0}".format(vetor))
  print("O novo vetor é: {0}".format(novo_vetor))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O vetor original é: [5 3 9 1 4]
O novo vetor é: [5 5 5 3 3 3 9 9 9 1 1 1 4 4 4]

Veja agora o efeito desta função em uma matriz de 2 linhas por 3 colunas:

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# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar uma matriz de 2 linhas e 3 colunas
  matriz = np.array([(1, 2, 3), (4, 5, 6)])

  # agora vamos aplicar a função repeat() a esta matriz
  nova_matriz = np.repeat(matriz, 3, 0)

  # vamos mostrar o resultado
  print("A matriz original é:\n\n{0}".format(matriz))
  print("A nova matriz é:\n\n{0}".format(nova_matriz))

if __name__== "__main__":
  main()

Note que informei o valor 0 para o terceiro parâmetro da função repeat(). Isso faz com que os elementos da matriz sejam repetidos no eixo x. Veja:

A matriz original é:

[[1 2 3]
 [4 5 6]]

A nova matriz é:

[[1 2 3]
 [1 2 3]
 [1 2 3]
 [4 5 6]
 [4 5 6]
 [4 5 6]]


Se trocarmos o valor 0 por 1, o resultado será:

A matriz original é:

[[1 2 3]
 [4 5 6]]

A nova matriz é:

[[1 1 1 2 2 2 3 3 3]
 [4 4 4 5 5 5 6 6 6]]



Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função each

Quantidade de visualizações: 359 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte array de int:

# vamos criar um array com 5 elementos
valores = [8, 3, 10, 4, 7]
Escreva um programa Ruby que usa a função each para percorrer os elementos deste array e exibir seus valores, todos na mesma linha e separados por espaço.

Sua saída deverá ser parecida com:

8 3 10 4 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby:

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# vamos criar um array com 5 elementos
valores = [8, 3, 10, 4, 7]

# vamos usar a função each para percorrer
# os itens do array e exibir seus valores
valores.each { | valor | print valor.to_s + " " }

Veja agora essa mesma resolução usando uma pequena variação, dessa vez usando each...do:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# vamos criar um array com 5 elementos
valores = [8, 3, 10, 4, 7]

# vamos usar a função each para percorrer
# os itens do array e exibir seus valores
valores.each do | valor |
  print valor.to_s + " "
end



Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Portugol - Como testar se um ano é bissexto em Portugol - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 984 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Portugol que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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// Como testar se um ano é bissexto em Portugol
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro ano

    // vamos solicitar que o usuário informe um ano
    escreva("Informe o ano: ")
    leia(ano)

    // vamos verificar se o ano informado é bissexto
    se (((ano % 4 == 0) e (ano % 100 != 0)) ou (ano % 400 == 0)) {
      escreva("O ano informado é bissexto.")
    }
    senao {
      escreva("O ano informado não é bissexto.")
    }
  }
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes

Como testar se uma variável ou constante é do tipo integer - Como usar as funções is_int() e is_integer() do PHP

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Em algumas situações precisamos verificar se uma determinada ou constante é do tipo integer, ou seja, possui um valor inteiro, sem casas decimais. Isso pode ser feito por meio das funções is_int() e is_integer(). Elas retornam um valor true se o arguemento for um inteiro e false em caso contrário.

Veja um exemplo completo de como usá-las:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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<?php
/*
  Em algumas situações podemos querer saber se
  o tipo de uma variável é integer, ou seja,
  contém um valor inteiro (sem casas decimais).
 
  Este teste pode ser feito com o auxílio da
  função is_int() ou is_integer(). Esta função 
  retorna um valor true ou false dependendendo do 
  tipo de variável sendo testada.    
  */ 
 
  $valor = 10;
 
  if(is_int($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo integer';
  }
?>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A variável $valor é do tipo integer

Esta dica foi revisada, atualizada e testada com o PHP 8.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

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