Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Um programa Java que lê uma palavra ou frase e a escreve na tela de forma invertida, ou seja, de trás para frente - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 610 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar uma palavra ou frase e escreva-a na tela de forma invertida, ou seja, de trás para frente. Seu código deverá, obrigatoriamente, usar um laço for. Sua saída deverá ser parecida com: Informe uma palavra ou frase: Gosto de Java e Python A palavra ou frase original é: Gosto de Java e Python A palavra ou frase de trás para frente é: nohtyP e avaJ ed otsoG Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // para efetuar a leitura da entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar uma palavra ou frase System.out.print("Informe uma palavra ou frase: "); String frase = entrada.nextLine(); // vamos exibir a palavra ou frase informada System.out.println("\nA palavra ou frase original é:\n" + frase); // agora vamos exibir a palavra ou frase de trás para frente System.out.println("\nA palavra ou frase de trás para frente é:"); for(int i = frase.length() - 1; i >= 0; i--){ System.out.print(frase.charAt(i)); } System.out.println(); } } |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Python Insertion Sort - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 3463 vezes |
Nesta dica veremos como implementar a ordenação Insertion Sort, Insertion-Sort, ou Ordenação por Inserção na linguagem Python. A ordenação Insertion Sort, Insertion-Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com a forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim por diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem Python agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método que permite ordenar o vetor de inteiros # usando a ordenação Insertion Sort def insertionSort(vetor): # percorre todos os elementos do vetor começando # pelo segundo elemento for i in range(len(vetor)): atual = vetor[i] # o valor atual a ser inserido # começa a comparar com a célula à esquerda de i j = i - 1 # enquanto vetor[j] estiver fora de ordem em relação # a atual while((j >= 0) and (vetor[j] > atual)): # movemos vetor[j] para a direita e decrementamos j vetor[j + 1] = vetor[j] j = j - 1 # colocamos atual em seu devido lugar vetor[j + 1] = atual # função principal do programa def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11] # exibimos o vetor na ordem original print("Ordem original:\n") for i in range(len(valores)): print(valores[i], end = " ") # vamos ordenar o vetor agora insertionSort(valores) # exibimos o vetor ordenado print("\n\nOrdenado:\n") for i in range(len(valores)): print(valores[i], end = " ") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlgQuantidade de visualizações: 155 vezes |
Pergunta/Tarefa: A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo. Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do carro sem desconto: 25000 Informe o ano do carro: 2010 Desconto concedido: 1750 Valor do carro com desconto: 23250 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 30500 Informe o ano do carro: 1985 Desconto concedido: 3660 Valor do carro com desconto: 26840 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 16800 Informe o ano do carro: 1990 Desconto concedido: 2016 Valor do carro com desconto: 14784 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N Total de carros com ano até 2000: 2 Total geral a pagar: 64874 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real total_geral: real ano: inteiro total_carros_ano_2000: inteiro resposta: caractere inicio // vamos inicializar os valores de algumas variáveis total_geral <- 0 total_carros_ano_2000 <- 0 // repete até que o usuário informe o valor "N" repita // vamos ler o valor do carro sem desconto escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ") leia(valor_carro) // vamos ler o ano do carro escreva("Informe o ano do carro: ") leia(ano) // o ano é menor ou igual a 2000 se ano <= 2000 entao valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0) // vamos somar mais este carro total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1 senao valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0) fimse // calculamos o valor do carro com o desconto valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto) escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto) // somamos mais este valor ao total geral total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ") leia(resposta) // adiciona uma quebra de linha escreval() ate resposta = "N" // mostramos os resultados escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000) escreval("Total geral a pagar: ", total_geral) fimalgoritmo |
Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico |
Exercícios Resolvidos de Lisp - Como somar dois números em Lisp - Escreva um programa Lisp que leia dois números e mostre a sua somaQuantidade de visualizações: 1170 vezes |
Exercício Resolvido de Lisp - Como somar dois números em Lisp - Escreva um programa Lisp que leia dois números e mostre a sua soma Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Common Lisp que solicita ao usuário dois números inteiros e mostre a sua soma. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor: 2 Informe o segundo valor: 8 A soma é 10 Veja a resolução completa para o exercício em Common Lisp usando o compilador Steel Bank Common Lisp (SBCL), comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar n1) (defvar n2) (defvar soma) ; Este o programa principal (defun Soma() ; Vamos ler o primeiro valor (princ "Informe o primeiro valor: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) (setq n1 (read)) ; Vamos ler o segundo valor (princ "Informe o segundo valor: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) (setq n2 (read)) ; Agora vamos efetuar a soma dos dois números (setq soma (+ n1 n2)) ; E mostramos o resultado (format t "A soma é ~D" soma) ) ; Auto-executa a função Soma() (Soma) |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar um ou mais elementos no Revit usando a função PickElementsByRectangle() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 139 vezes |
A Seleção por Retângulo (ou Retângulo de Seleção) do Revit funciona da seguinte forma: a) Desenhe uma caixa de seleção ao colocar o cursor em um dos lados do elemento a ser selecionado e arraste-o na diagonal para formar um limite retangular. b) Para selecionar somente os elementos que estejam completamente dentro do limite da caixa de seleção, arraste o cursor da esquerda para a direita. c) Para selecionar quaisquer elementos que estejam completamente ou parcialmente dentro do limite da caixa de seleção, arraste o cursor da direita para a esquerda. Via código C# usando a API do Revit, nós podemos pedir para o usuário selecionar elementos usando o retângulo de seleção por meio da função PickElementsByRectangle() do objeto Selection e retornar os elementos selecionados em uma IList. O primeiro passo é obter uma referência ao documento atual UIDocument a partir de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós obtemos o objeto Selection a partir do UIDocument e chamamos a sua função PickElementsByRectangle(). Finalmente, de posse da lista IList de elementos selecionados nós só precisamos acessar sua propriedade Count para verificar a quantidade de elementos que o usuário selecionou. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ou mais elementos"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione um ou // mais elementos usando a seleção de retângulo e os // guardamos em uma lista IList<Element> selecionados = selecao.PickElementsByRectangle( "Selecione os elementos"); // agora mostramos a quantidade de elementos selecionados TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou " + selecionados.Count + " elementos."); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar esta macro você verá uma mensagem TaskDialog com o seguinte aviso: Você selecionou 4 elementos. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como verificar a existência de um cookie usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 11515 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma função obterCookie() que recebe o nome de um cookie e nos retorna seu valor ou null. Se o retorno for diferentes de null então sabemos que o cookie existe e podemos prosseguir com alguma operação. Em outras dicas dessa seção você pode aprofundar seu conhecimento de cookies em JavaScript. Veja o código JavaScript completo para o exemplo, incluindo o código HTML: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // verifica se o cookie "nome_visitante" existe var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante'); if(nome_visitante != null){ document.writeln("O cookie nome_visitante existe"); } else{ document.writeln("O cookie nome_visitante não existe"); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O cookie nome_visitante existe |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
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