Você está aqui: C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
|
Arquivos e diretórios em C++ - Como escrever em arquivos usando a função WriteFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 9189 vezes |
|
A função WriteFile() da Win32 API é útil quando precisamos escrever em arquivos. Esta função foi projetada para escritas síncronas e assíncronas, enquanto WriteFileEx() é somente para escritas assíncronas. Veja o protótipo desta função: BOOL WINAPI WriteFile( HANDLE hFile, LPCVOID lpBuffer, DWORD nNumberOfBytesToWrite, LPDWORD lpNumberOfBytesWritten, LPOVERLAPPED lpOverlapped ); Antes de escrevermos em um arquivo, é importante entendermos o significado dos parâmetros da função WriteFile(): a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo no qual queremos escrever. Este handle deve ser criado com os direitos de acesso de escrita GENERIC_WRITE. b) LPCVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que contém os dados que serão escritos no arquivo. c) DWORD nNumberOfBytesToWrite - O número de bytes a serem escritos no arquivo. d) LPDWORD lpNumberOfBytesWritten - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes escritos. A função WriteFile() define o valor desta variável como zero antes de fazer seu trabalho ou verificação de erro. d) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro. Veja um trecho de código no qual usamos a função WriteFile() para escrever duas linhas em um arquivo texto:
|
|
![]() |
|
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |