Você está aqui: C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Escreva um algoritmo C++ que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) - Exercícios Resolvidos de C++

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo C++ que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) gerados pelo computador. Logo em seguida, mostre os números gerados de forma randômica e depois coloque o vetor em ordem crescente, mostrando no final os valores ordenados.

Atenção: O vetor deverá ser ordenado usando a ordenação da bolha (Bubble Sort).

Sua saída deve ser parecida com:

Vetor gerado aleatoriamente:

34 31 5 72 98 71 13 34 27 76 

Vetor ordenado de forma crescente:

5 13 27 31 34 34 71 72 76 98
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>
#include <time.h>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar um vetor de inteiros de 10 elementos
  int valores[10];
  
  // vamos inicializar o gerador de números aleatórios
  srand(time(NULL));
	  
  // vamos preencher o vetor com os valores randômicos
  for(int i = 0; i < 10; i++){
    valores[i] = rand() % 100;
  }
    
  // mostra o vetor gerado
  cout << "Vetor gerado aleatoriamente:\n";
  for(int i = 0; i < 10; i++){
    cout << valores[i] << "   ";
  }
    
  // agora vamos ordenar o vetor de forma crescente
  cout << "\n\nVetor ordenado de forma crescente:\n";
    
  // ordena o vetor usando a ordenação Bubble Sort
  for (int i = 0; i < 10; i++){
    for (int j = i; j < 10; j++){
      if (valores[i] > valores[j]){
        int aux = valores[i];
        valores[i] = valores[j];
        valores[j] = aux;
      }
    }
  }

  // mostra o vetor ordenado
  for(int i = 0; i < 10; i++){
    cout << valores[i] << "   ";
  }
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}


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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversa

Quantidade de visualizações: 695 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

def exibirInverso(valor):
  # sua implementação aqui
Observe que você poderá usar, na resolução, somente os operadores aritméticos. Não é permitido o uso de métodos adicionais ou presentes em classes da linguagem Python.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 932
O valor invertido é: 239
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console:

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# método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem
# inversa
def exibirInverso(valor):
  # a parada da recursividade é o valor igual a 0
  if valor != 0:
    print(valor % 10, end ="")
    valor = valor // 10
    exibirInverso(valor) # efetua uma nova chamada recursiva

# método principal
def main():
  # solicita um valor inteiro ao usuário
  numero = int(input("Informe um valor inteiro: "))
  # exibe o valor na ordem invertida
  print("O valor invertido é: ", end =" ")
  exibirInverso(numero)
  
if __name__== "__main__":
  main()



C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar um array de strings em ordem alfabética em C# usando a classe StringComparer

Quantidade de visualizações: 17132 vezes
Nesta dica mostrarei como classificar um vetor de strings C# em ordem alfabética. Para isso nós vamos usar um objeto da classe StringComparer.

Veja o código completo para o exemplo:

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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
        "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      Console.WriteLine("Ordem original:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) {
        Console.WriteLine(cidades[i]);
      }

      // vamos criar um objeto da classe StringComparer
      StringComparer ordenar = StringComparer.CurrentCultureIgnoreCase;

      // agora classificamos o vetor em ordem alfabética
      Array.Sort(cidades, ordenar);

      Console.WriteLine();
      Console.WriteLine("Ordem alfabética:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) {
        Console.WriteLine(cidades[i]);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:
Goiânia
São Paulo
Rio de Janeiro
Curitiba

Ordem alfabética:
Curitiba
Goiânia
Rio de Janeiro
São Paulo


Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para Engenharia

Quantidade de visualizações: 384 vezes
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é:

x = raio × coseno(__$\theta__$)
y = raio × seno(__$\theta__$)

E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y):

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; programa LISP que converte Coordenadas Polares
; em Coordenadas Cartesianas
(let((raio)(theta)(graus)(x)(y))
  ; vamos ler o raio e o ângulo
  (princ "Informe o raio: ")
  (force-output)
  (setq raio (read))
  (princ "Informe o theta: ")
  (force-output)
  (setq theta (read))
  (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ")
  (force-output)
  (setq graus (read))
  
  ; o theta está em graus?
  (if(eq graus 1)
    (setq theta (* theta (/ pi 180.0)))    
  )
  
  ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas 
  (setq x (* raio (cos theta)))
  (setq y (* raio (sin theta)))
  
  ; exibimos o resultado
  (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)"
    x y)
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio: 1
Informe o theta: 1.57
Theta em graus (1) ou radianos (2): 2
As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00)


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid

Como definir a altura padrão das linhas em um TStringGrid do Delphi usando a propriedade DefaultRowHeight

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A propriedade DefaultRowHeight é útil quando queremos obter ou definir a altura padrão das linhas de um TStringGrid. Por padrão, o valor desta propriedade é 24 pixels.

Veja no trecho de código abaixo como o valor desta propriedade é obtido:

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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter a altura padrão das linhas
  // do TStringGrid
  Memo1.Lines.Add('A altura padrão das linhas do TStringGrid é: ' +
    IntToStr(StringGrid1.DefaultRowHeight));
end;

Ao executar este trecho de código você terá o seguinte resultado:

A altura padrão das linhas do TStringGrid é: 24.

Podemos definir a altura padrão das linhas do TStringGrid em tempo de design ou execução simplemente definindo um valor inteiro para sua propriedade DefaultRowHeight. Veja:

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----------------------------------------------------------------------

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos definir a altura padrão das linhas
  // do TStringGrid
  StringGrid1.DefaultRowHeight := 50;
end;

Quando novas linhas são adicionadas por meio da propriedade RowCount, suas alturas serão aquelas da propriedade DefaultRowHeight.


Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como validar uma data em Java usando a classe GregorianCalendar

Quantidade de visualizações: 12798 vezes
Esta dica mostra a você como validar uma data em Java usando a classe GregorianCalendar. Veja que estamos usando o método set() para atribuir valores aos campos ano, mês e dia. Contudo, o valor para o dia está incorreto. Desta forma, ao chamarmos o método getTime() uma exceção do tipo IllegalArgumentException será lançada. Veja o código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    try{
      GregorianCalendar data = new GregorianCalendar();
      data.setLenient(false);
      data.set(GregorianCalendar.YEAR, 2008); // ano
      data.set(GregorianCalendar.MONTH, 11); // mês
      // dia inválido
      data.set(GregorianCalendar.DATE, 32);
      
      // a validação da data ocorre aqui
      Date temp = data.getTime();
    }
    catch(Exception e){
      System.out.println("Data inválida.");
      e.printStackTrace();
    }
  } 
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Data inválida.
java.lang.IllegalArgumentException: DAY_OF_MONTH
at java.util.GregorianCalendar.computeTime(Unknown 
Source)
at java.util.Calendar.updateTime(Unknown Source)
at java.util.Calendar.getTimeInMillis(Unknown Source)
at java.util.Calendar.getTime(Unknown Source)
at Estudos.main(Estudos.java:14)



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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