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Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em C++ - Desafio de Programação Resolvido em C++

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Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  int quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos;
  int quant_total_animais, quant_patas_total;
    
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  cout << "Informe a quantidade de galinhas: ";
  cin >> quant_galinhas;
  cout << "Informe a quantidade de vacas: ";
  cin >> quant_vacas;
  cout << "Informe a quantidade de porcos: ";
  cin >> quant_porcos;
    
  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais = quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos;
  cout << "Quantidade de animais: " << quant_total_animais << endl;
    
  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total = quant_galinhas * 2;
  quant_patas_total = quant_patas_total + (quant_vacas * 4);
  quant_patas_total = quant_patas_total + (quant_porcos * 4);
  cout << "Quantidade de patas: " << quant_patas_total << endl;
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}


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Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Como usar o modificador protected em suas variáveis e métodos Java

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O modificador protected pode ser aplicado às variáveis e métodos de uma classe. Membros de uma classe marcados como protected podem ser acessados por qualquer classe no mesmo pacote (package) ou por suas classes derivadas (subclasses), mesmo que estas classes estejam em pacotes diferentes.

Contudo, a discussão sobre este modificador é um pouco mais profunda. Subclasses residentes em outros pacotes tem algumas limitações em relação ao acesso de variáveis e métodos marcados como protected em suas superclasses. Em resumo, uma subclasse em um pacote diferente pode sobrescrever métodos protected de suas superclasses. Além disso, instâncias destas subclasses podem acessar ou modificar variáveis protected herdadas de suas superclasses, assim como chamar os métodos protected herdados. Porém, estas instâncias não têm liberdade para efetuar estas ações em outras instâncias das mesmas subclasses.

Veja um exemplo no qual mostramos como acessar variáveis marcadas como protected em uma classe a partir de sua classe derivada:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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// superclasse
class Pessoa{
  protected String nome;

  public String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  public Aluno(){
    this.nome = "Osmar J. Silva";
  }
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
    System.out.println(a.getNome());
  } 
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Python - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

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Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa Python que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

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# método principal
def main():
  # vamos ler o primeiro lado do triângulo
  lado_a = int(input("Informe o primeiro lado do triângulo: "))
  
  # vamos ler o segundo lado do triângulo
  lado_b = int(input("Informe o segundo lado do triângulo: "))

  # vamos ler o terceiro lado do triângulo
  lado_c = int(input("Informe o terceiro lado do triângulo: "))
    
  # os lados informados formam um triângulo?
  if((lado_a < (lado_b + lado_c)) and (lado_b < (lado_a + lado_c)) 
    and (lado_c < (lado_a + lado_b))):
    # é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    if((lado_a == lado_b) and (lado_b == lado_c)):
      print("O triângulo é equilátero")  
    else:
      # é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      if((lado_a == lado_b) or (lado_a == lado_c) or (lado_c == lado_b)):
        print("O triângulo é isósceles")  
      else:
        # é escaleno
        print("O triângulo é escaleno")
  else:
    print("Os lados informados não formam um triângulo.")
  
if __name__== "__main__":
  main()



jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como definir o conteúdo HTML de um elemento usando a função html() do jQuery

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O método html("conteúdo") permite definir o conteúdo (innerHTML) de todos os elementos encontrados em uma determinada condição. Considere os seguintes elementos P:

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<p>Sou o primeiro parágrafo</p>
<p>Sou o segundo parágrafo</p>

Veja agora o código JavaScript que define o conteúdo HTML destes dois parágrafos:

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<script type="text/javascript">
<!--
  function definirInnerHTML(){
    var texto = "<b>Veja este texto</b>";
	
    // define o conteúdo para os elementos P
    $('p').html(texto);
  }
//-->
</script>

Lembre, porém, que a prática mais comum é definir o conteúdo HTML de um elemento identificado por um id.

O retorno deste método é um objeto jQuery, que pode ser usado para possíveis encadeamentos de chamadas de métodos.


C# ::: Windows Forms ::: TextBox

C# Windows Forms - Como criar uma caixa de texto TextBox do tipo senha (password)

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Algumas vezes precisamos fazer com que um TextBox se comporte como uma caixa de texto do tipo senha. Para isso só precisamos manipular sua propriedade PasswordChar. Esta propriedade pode ser definida em tempo de design (usando a janela de propriedades Properties) ou em tempo de execução. Veja:

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private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o caractere a ser usado como máscara para a
  // digitação dos caracteres de senha
  textBox1.PasswordChar = '*';
}

Em tempo de execução o valor da propriedade PasswordChar pode ser obtido da seguinte forma:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o caractere a ser usado como máscara para a
  // digitação dos caracteres de senha
  textBox1.PasswordChar = '*';

  // vamos obter o caractere usado como máscara para a digitação
  // dos caracteres de senha
  char letra = textBox1.PasswordChar;
  MessageBox.Show("O caractere usado para a propriedade PasswordChar é: " +
    letra);
}

É possível também forçar o TextBox a usar o caractere de senha usado pelo Windows. Para isso só precisamos fornecer o valor true para a propriedade UseSystemPasswordChar. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // queremos que o caractere usado como máscara para a digitação
  // de senhas seja o mesmo do sistema
  textBox1.UseSystemPasswordChar = true;
}



Fórmulas da Física ::: Mecânica ::: Fórmulas de Cinemática

Fórmula da Distância - Como calcular a distância dados a velocidade e o tempo decorrido

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É muito comum, durante uma viagem ou conversa com amigos, querermos saber qual foi a distância percorrida quando sabemos a velocidade da viagem e o tempo gasto. Para isso podemos usar a seguinte fórmula:

\[d = v \cdot t \]

Onde:

d = distância percorrida em metros (m);
v = velocidade em metros por segundo (m/s);
t = tempo em segundos (s);

Embora metros e segundos sejam as medidas mais adequadas para a resolução deste tipo de problema (por serem as unidades padrões do SI - Sistema Internacional), você pode usar quilômetros em vez de metros, desde que o tempo seja medido em horas, com a velocidade em Km/h (quilômetros por hora).

Vamos ver um exemplo?

1) Um jatinho realiza o percurso entre Brasília e São Paulo em 2h, com uma velocidade de 500km/h. Calcule a distância entre as duas cidades considerando essas informações.

Resolução:

Aqui nós temos o tempo do percurso em horas, e a velocidade em quilômetros por hora. Dessa forma não precisamos converter para metros e segundos.

Tudo que temos a fazer é jogar na fórmula as informações que já temos. Veja:

\[d = 500 \cdot 2 \]

\[d = 1000 \]

Assim, a distância entre as duas cidades é de 1.000km.


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