Você está aqui: C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C++ Básico |
Como calcular média ponderada em C++ - Ler o nome de um aluno e as notas de três provas - Desafio de Programação Resolvido em C++Quantidade de visualizações: 548 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escrever um programa em C++ que leia o nome de um aluno e as notas das três provas que ele obteve no semestre. No final informar o nome do aluno e a sua média (ponderada), onde o primeiro e o segundo teste têm pesos de 30% e o terceiro 40%. Sua saída deverá ser parecida com: Nome do aluno: MICHELE LEMOS Informe a primeira nota: 6.7 Informe a segunda nota: 5.4 Informe a terceira nota: 9.5 A média do aluno MICHELE LEMOS é: 7.43 Veja a resolução comentada deste exercício usando a linguagem C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <string> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema double nota1, nota2, nota3, media; string nome; // vamos ler o nome do aluno cout << "Nome do aluno: "; getline(cin, nome); // vamos ler as notas cout << "Informe a primeira nota: "; cin >> nota1; cout << "Informe a segunda nota: "; cin >> nota2; cout << "Informe a terceira nota: "; cin >> nota3; // agora vamos calcular a média ponderada media = (nota1 * (30 / 100.0)) + (nota2 * (30 / 100.0)) + (nota3 * (40 / 100.0)); // e mostramos a média obtida cout << "A média do aluno " << nome << " é: " << media << endl; cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
![]() |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 10668 vezes |
O tipo de dados int da linguagem C++ é usado quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo int int idade = 45; cout << "A idade é: " << idade << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } A capacidade de armazenamento do tipo int depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos INT_MIN e INT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << INT_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << INT_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo inteiro aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int soma = INT_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que INT_MAX + 2 deveria retornar: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um int é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo int ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo int: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um int: " << sizeof(int) << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Tamanho de um int: 4 bytes |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em C++ usando a função rename()Quantidade de visualizações: 11681 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int rename(const char *oldname, const char *newname); a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos arquivos contém caracteres inválidos; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código C++ no qual renomeamos um arquivo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este arquivo char arq_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; char arq_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt"; // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso if(rename(arq_antigo, arq_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este arquivo wchar_t arq_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt"; wchar_t arq_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt"; // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso if(_wrename(arq_antigo, arq_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros |
C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPIQuantidade de visualizações: 47520 vezes |
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar. Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela. Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte. Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <windows.h> // define o nome da classe de janela const char nomeJanela[] = "aCodigos"; // esta é a Window Procedure LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam){ switch(msg){ case WM_CLOSE: DestroyWindow(hwnd); break; case WM_DESTROY: PostQuitMessage(0); break; default: return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, lParam); } return 0; } // função de entrada da aplicação int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){ WNDCLASSEX wc; HWND hwnd; MSG Msg; // vamos registrar a Window Class wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX); wc.style = 0; wc.lpfnWndProc = WndProc; wc.cbClsExtra = 0; wc.cbWndExtra = 0; wc.hInstance = hInstance; wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1); wc.lpszMenuName = NULL; wc.lpszClassName = nomeJanela; wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); if(!RegisterClassEx(&wc)){ MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // cria a janela hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela, "Minha primeira aplicação Win32", WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, 350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL); if(hwnd == NULL){ MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // mostra a janela ShowWindow(hwnd, nCmdShow); UpdateWindow(hwnd); // Este é o laço de mensagens (Message Loop) while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){ TranslateMessage(&Msg); DispatchMessage(&Msg); } return Msg.wParam; } Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |