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Um programa C++ que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos - Desafio de Programação Resolvido em C++

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a duração do evento em segundos: 3712
Duração do evento: 01:01:52
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>
#include <iomanip>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar as variáveis que vamos usar
  int duracao_segundos, horas, minutos, segundos;
  	
  // vamos solicitar a duração do evento em segundos
  cout << "Informe a duração do evento em segundos: ";
  cin >> duracao_segundos;
	
  // vamos obter a quantidade de horas do evento
  horas = duracao_segundos / 3600;
  // vamos obter os minutos
  minutos = (duracao_segundos / 60) % 60;
  // vamos obter os segundos restantes
  segundos = duracao_segundos % 60;

  // vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos
  cout << "Duração do evento: " << setfill('0') << setw(2) << horas
    << ":" << setfill('0') << setw(2) << minutos << ":" 
    << setfill('0') << setw(2) << segundos;
	   
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}


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C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C++ - Como usar construtores em suas classes C++

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Quando um objeto de uma classe C++ é criado, a linguagem chama um construtor para tal classe. Se nenhum construtor estiver definido, um construtor padrão é invocado. Este construtor aloca memória para o objeto, mas não o inicializa.

Um construtor é um método que definimos em nossas classes C++ e que possui o mesmo nome da classe. Um construtor não possui tipo de retorno e não retorna nenhum valor. Em geral construtores são públicos, mas, é possível termos construtores privados. Neste caso, somente um método estático da classe poderia criar novos objetos da classe (quando puder dê uma olhada no padrão de projeto Singleton).

O uso mais frequente dos métodos construtores é quando queremos inicializar valores das variáveis e demais recursos no momento da criação de uma nova instância da classe. Esta é uma técnica útil, visto que não precisamos dispor de esforço extra para inicializar as variáveis de instância de um objeto, individualmente, após sua criação.

Vamos ver um exemplo da definição e uso de construtores em uma classe C++? Comece analisando o código para o arquivo de definição da classe Pessoa:

Código para Pessoa.h:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// vamos evitar múltiplas inclusões do
// arquivo de cabeçalho (header file)
#ifndef PESSOA_H
#define PESSOA_H

// vamos incluir o header string
#include <string>

using namespace std;

class Pessoa{
  public:
    // construtor da classe Pessoa
    Pessoa(string, string, int);
    // método que permite retornar o nome da pessoa
    string getNome();
    // método que permite retornar o e-mail da pessoa
    string getEmail();
    // método que permite retornar a idade da pessoa
    int getIdade();
  private:
    // variáveis privadas
    string nome;
    string email;
    int idade;      
};

#endif

Veja a assinatura do método construtor:

Pessoa(string, string, int);

Note que na lista de parâmetros do construtor não precisamos informar os nomes dos parâmetros, apenas seus tipos. Veja agora o arquivo de implementação para esta classe:

Código para Pessoa.cpp:

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// arquivo de implementação para a 
// classe Pessoa

// vamos incluir o header Pessoa.h
#include "Pessoa.h"

// implementação do construtor
Pessoa::Pessoa(string nome, string email, int idade){
  this->nome = nome;
  this->email = email;
  this->idade = idade;
}

// método que permite obter o nome da pessoa
string Pessoa::getNome(){
  return this->nome;                  
}

// método que permite obter o email da pessoa
string Pessoa::getEmail(){
  return this->email;                  
}  

// método que permite obter a idade da pessoa
int Pessoa::getIdade(){
  return this->idade;                  
}    

Note que na implementação do método construtor nós recebemos os argumentos para os parâmetros e os usamos para inicializar as variáveis privadas da instância da classe. Observe o uso do ponteiro this para nos referirmos à instância atual da classe Pessoa.

Finalmente, veja o código para o método main() do programa. É aqui que criamos um novo objeto da classe Pessoa e usamos seu método construtor para inicializar suas variáveis privadas de uma só vez:

Código para main.cpp:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>

// vamos incluir a classe Pessoa
#include "Pessoa.h"

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
    // vamos criar um novo objeto da classe Pessoa
    Pessoa *p = new Pessoa("Osmar J. Silva", 
      "osmar@arquivodecodigos.net", 38);    
    
    // vamos exibir os dados da pessoa
    cout << "Nome: " << p->getNome() << endl;
    cout << "E-Mail: " << p->getEmail() << endl;
    cout << "Idade: " << p->getIdade() << endl;
    
    system("PAUSE");
    return EXIT_SUCCESS;
}

Além do construtor, uma classe C++ possui também um método destrutor. Veja minhas dicas relacionadas a este assunto para aprender como definir e usar destrutores em suas classes C++.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como adicionar caracteres ao final de uma string C++ usando a função push_back()

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A função push_back() do C++ é útil quando precisamos adicionar caracteres individuais ao final de uma string. Veja um exemplo:

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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  string str = "Gosto muito de PHP";
  string temp;

  // vamos percorrer os caracteres da primeira string
  // e adicioná-los na segunda um de cada vez
  for(int i = 0; i < str.length(); i++){
    temp.push_back(str[i]);
  }

  // exibe o resultado
  cout << temp << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de PHP

Note que usamos um laço for para percorrer individualmente todos os caracteres da primeira string e adicioná-los um de cada vez na segunda string. Veja uma variação deste código, no qual exibimos o conteúdo da primeira string invertido:

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----------------------------------------------------------------------

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  string str = "Gosto muito de PHP";
  string temp;

  // vamos percorrer os caracteres da primeira string
  // e adicioná-los na segunda um de cada vez.
  // desta vez vamos obter o resultado invertido
  for(int i = str.length() - 1; i >= 0; i--){
    temp.push_back(str[i]);
  }

  // exibe o resultado
  cout << "String original: " << str << endl;
  cout << "String invertida: " << temp << endl;;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este novo código C++ nós teremos o seguinte resultado:

String original: Gosto muito de PHP
String invertida: PHP ed otium otsoG


C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados size_t da linguagem C++

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O tipo size_t é definido no arquivo stddef.h e em outros headers, e sua definição pode ser encontrada da seguinte forma:

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typedef unsigned long size_t; 

Este tipo é usado para definir tamanhos de strings e blocos de memória. Foi proposto pelo ANSI C.

É comum encontrar size_t substituindo unsigned int ou unsigned long. Muito frequente também é ver este tipo recebendo o resultado de uma chamada ao operator sizeof. Veja:

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#include <iostream>

using namespace std;

int main(){
  // vamos obter a quantidade de bytes em um int
  size_t tam = sizeof(int);
  
  cout << "Um inteiro nesta arquitetura contém: " <<
    tam << " bytes" << endl;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Um inteiro nesta arquitetura contém: 4 bytes


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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